Diversos

Instituições não podem ser atacadas, diz Aécio sobre denúncia contra Lula

Ao comentar a denúncia apresentada pelo Ministério Público de São Paulo à Justiça contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou nesta quinta-feira (10) que, nessa hora, é necessário ter “serenidade para apresentar resposta a questionamentos”.

“Acho que todos temos que ter nessa hora serenidade para apresentarmos resposta a todos os questionamentos. Isso serve para todos. Eu me incluo entre essas pessoas. Tem que haver espaço a ampla defesa. O que não podemos fazer numa hora como essa é ter como defesa o ataque às nossas instituições”, disse o presidente do PSDB.

O petista é acusado de ocultação de patrimônio, uma modalidade do crime de lavagem de dinheiro, e falsidade ideológica no caso do tríplex em Guarujá, no litoral paulista, conforme a denúncia do MP apresentada na noite de quarta (9).

Também foram denunciados a mulher de Lula, Marisa Letícia, e um dos filhos do casal, Fábio Luís Lula da Silva, esses dois acusados apenas de lavagem de dinheiro.

Se aceita a denúncia pela Justiça, Lula passa a ser réu numa ação criminal.

Nesta quarta, o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, disse à Folha desconhecer o conteúdo da denúncia, mas criticou a apuração e destacou que a “ação só confirma a parcialidade com que o assunto está sendo conduzido”.

Aécio aproveitou para fazer ataques ao governo petista, a quem culpou pelas crises econômica, política e social. “Só as nossas instituições sólidas vão nos tirar da crise. O Congresso funcionando, fazendo seu papel, a Justiça, o MP, a PF. É uma decisão de um promotor que tem que ser respeitada e cabe a quem foi acusado apresentar sua defesa”.

Folha Press

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Estamos defendendo um valor cristão”, diz Lewandowski sobre Lula vetar trecho que impedia presos de visitar as famílias no Projeto de Lei das ‘saidinhas’

Foto: CNN/reprodução

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou, nesta terça-feira (16), que o Governo Federal defendeu valores cristãos e constitucionais ao vetar o trecho do PL das saidinhas que impede presos do regime semiaberto de visitar as famílias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

DENGUE: Ministra da Saúde culpa negacionismo por baixa vacinação

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, colocou, nesta terça-feira (16/4), o “negacionismo” como um elemento essencial para a baixa adesão à vacinação contra a dengue. A afirmação foi realizada em audiência na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, quando a ministra foi questionada por parlamentares sobre as ações de combate à doença.

“Já estamos fazendo a redistribuição, mas, se não houvesse um negacionismo às vacinas, certamente as famílias estariam levando as suas crianças e seus jovens para serem vacinados. Esse é o ponto fundamental que eu queria colocar”, disse Nísia Trindade.

As cobranças dos senadores são pelo fato de haver um grande estoque de vacinas contra a dengue que estão prestes a vencer. O jornal O Globo divulgou que elas somam 145 mil que vão expirar até o fim deste mês. O Ministério da Saúde (MS) distribuiu um lote com 668 mil unidades da proteção aos municípios.

O Ministério da Saúde determinou que as vacinas têm como público-alvo crianças e adolescentes com idades de 10 a 14 anos. No entanto, a adesão tem sido baixa.

Nísia Trindade acrescentou ainda que o ministério fará uma redistribuição das doses para novos 154 municípios. No entanto, não foram informados ainda quais serão eles.

“Fizemos um elenco de municípios a partir de critérios técnicos definidos pelo comitê assessor do programa de imunização, numa pactuação com os estados e municípios. Não é uma decisão isolada da ministra da Saúde. É uma decisão junto com os estados e municípios através dos seus conselhos nacionais”, pontuou a ministra.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] O DESVIO FOI EMBORA: Nível de rio em Lajes volta a subir após chuvas e compromete construção de desvio na BR-304

O volume de água do Rio Ponta da Serra, em Lajes, voltou a subir após chuvas nesta terça-feira (16) e comprometeu o que já havia sido feito para a construção do desvio na BR-304, depois que uma ponte se rompeu no dia 31 de março.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

VÍDEO: Chuva alaga ruas e água invade restaurante em Pipa

As chuvas que atingiram o município de Tibau do Sul nesta terça-feira (16), causaram transtornos na região. Ruas ficaram alagadas. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a água invadindo um restaurante localizado na praia de Pipa.

Em nota, a Prefeitura de Tibau do Sul comunicou que o município recebeu um volume atípico de chuva para o esperado no período e as situações de alagamento identificadas foram todas normalizadas. A Defesa Civil Municipal não chegou a ser acionada.

Ainda segundo a nota, a ladeira do largo de São Sebastião, onde fica o estabelecimento que aparece nas imagens, tem sinalização de alerta e perigo em toda extensão do muro.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Em 15 dias RN atinge 70% do volume de chuvas esperado em abril, diz Emparn

Foto: Elisa Elsie/governo do RN

No Rio Grande do Norte choveu em abril de 2024, segundo mês da quadra chuvosa, um total de 99,5mm, representando 70% da média esperada (146,8mm), de acordo com o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Os dados são equivalentes até a última segunda-feira (15). Neste período, as regiões que mais receberam chuvas foram o Agreste Potiguar, com 87,8%, e Central Potiguar, que atingiu 70,2%.

Um conjunto de fatores favorecem o cenário. Entre eles a atuação do sistema meteorológico, Zona de Convergência Intertropical, associada ao aumento das temperaturas superficiais das águas do oceano Atlântico (que estão aquecidas em torno de 2°C acima da média) e a topografia do estado, com serras e outras formações rochosas que influenciam no movimento das massas de ar, que juntos favorecem a formação de nuvens com chuvas nesta época do ano, informou a Emparn.

“Estamos no segundo mês da quadra chuvosa e a previsão é de continuidade das chuvas até o final de mês ficando dentro ou um pouco acima da média esperada”, declarou o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

Sobre as temperaturas, o potiguar segue sentindo mais calor. “As temperaturas, em Natal, por exemplo, já começam o dia com 25ºC e à noite por volta dos 28°C. Isso a combinação de alta umidade, em torno de 80% e baixa circulação de ventos”, disse Bristot.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

OAB/RN e CAARN inauguram Casa da Advocacia nesta segunda-feira (22) em Mossoró

Um sonho da advocacia potiguar está prestes a se tornar realidade. A Casa da Advocacia Padre Sátiro Cavalcanti Dantas será inaugurada nesta segunda-feira (22) em Mossoró, seguindo o projeto de interiorização dos serviços da Ordem Potiguar.

A solenidade acontece a partir das 18h30, com a presença do presidente do CFOAB, Beto Simonetti, do presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros e da CAARN, Ricardo Lucena.

Construída com recursos da OAB/RN, CAARN e repasse do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), a Casa da Advocacia está localizada no centro da cidade e foi pensada para oferecer mais comodidade à advocacia na região Oeste. O espaço vai contar com espaço de coworking, sala de atendimento, centro de inclusão digital, sala de reunião, além de copa e um espaço de convivência.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

NOVAS IMAGENS mostram como começou a agressão de Glauber Braga a militante do MBL

 

 

Foto: Reprodução

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, avisou que entrará com um pedido de cassação do deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ) após o parlamentar expulsar a chutes da Câmara um militante do MBL.

O aviso foi dado pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho “03” de Bolsonaro, após a briga envolvendo Braga e Gabriel Costenaro nesta terça-feira (16/4), no anexo II da Câmara, em Brasília.

A briga aconteceu na tarde desta terça após Braga ser questionado pelo militante do MBL perto do corredor de comissões da Câmara sobre a regulamentação de aplicativos de transporte.

Pelas imagens, é possível ver o deputado federal do PSol expulsando Costenaro aos chutes. Após a confusão, o grupo foi conduzido ao departamento de Polícia Legislativa da Câmara.

No local, Braga também trocou insultos com o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), um dos líderes do MBL. Kim esteve no local para defender o colega militante do movimento.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

VÍDEO: Ministro critica greve em universidades federais e diz que governo mantém diálogo

 

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ministro da Educação, Camilo Santana, criticou a greve nas instituições federais de ensino, iniciada na segunda-feira (15) em todo país. Segundo o ministro, não haveria necessidade da paralisação porque o governo Lula (PT) mantém as negociações.

“Pessoalmente recebi dois sindicatos, fazendo apelo de que não havia necessidade de fazer greve agora. Greve para mim é quando não há mais diálogo, quando acabou negociação ou toda e qualquer possibilidade de melhorias”, disse Camilo, em audiência no Senado nesta terça (16). “Reconhecemos necessidade de melhorar servidores técnico-administrativos.”

amilo ainda afirmou que, na greve, quem perde é o Brasil e o alunos. “Prejuízo é para Brasil e para alunos e queremos evitar isso. Mas governo é aberto ao diálogo”.

A paralisação teve início com a adesão de 21 instituições e, nesta terça, chegou a 24 universidades, institutos federais e Cefets, segundo balanço Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior).

entidade afirmou que, além da recomposição salarial, existe a necessidade de investimentos públicos nas instituições federais de educação, diante da corrosão desses investimentos no governo passado, sob Jair Bolsonaro (PL).

Em nota encaminhada na segunda, o MEC (Ministério da Educação) da gestão diz que busca alternativas de valorização dos servidores da educação. No ano passado, o governo federal promoveu reajuste de 9% para todos os servidores, argumentou a pasta.

Docentes e outros servidores grevistas planejam fazer uma marcha em Brasília na quarta (17).

Fonte: Folha de São Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Professores da UFRN aprovam greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, 22

Foto: Agecom/UFRN

Os docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vão entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (22). A decisão é resultado de um plebiscito, que contou com a participação de 1.820 dos 2.396 docentes aptos a votar. A consulta registrou 62,52% dos votos favoráveis e 34,06% dos votos contra a deflagração da greve. Se abstiveram na votação 3,40% dos participantes. O resultado foi lavrado em ata pela comissão responsável pelo plebiscito, após o encerramento da votação, nesta terça-feira (16).

Para o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, a participação histórica da categoria representa a vitória da democracia. Negrão destacou que “o ADURN-Sindicato encaminhou o indicativo, construiu o plebiscito e fez valer o voto de todos e todas as professoras e professores da ativa. Durante todo o processo de construção desse movimento, o ADURN-Sindicato privilegiou a escuta de sua base”, afirmou.

Além da consulta, duas assembleias e encontros com docentes dos campi do interior foram realizados, com o objetivo de ouvir aqueles e aquelas que são representadas(os) pela entidade. “A participação massiva dos e das docentes, sem dúvidas, traz um grande peso à greve que será deflagrada no próximo dia 22 de abril, por tempo indeterminado. O ADURN-Sindicato saúda os professores e professoras que participaram desse momento histórico, em que o plebiscito se confirma como a instância mais democrática o possível para decisões dessa magnitude” , reforçou Oswaldo.

Os docentes possuem reivindicações em duas frentes. Com o conjunto dos servidores públicos federais, pleiteiam reajuste salarial linear de 7,06% em 2024, 7,06% em 2025, e 7,06% em 2026, totalizando 22,8%. Já a demanda específica da categoria é, principalmente, a reestruturação das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Na proposta de reestruturação, encaminhada pelo PROIFES-Federação, Os reajustes propostos são: 9,39% em 2024, 6,82% em 2025 e 6,82% em 2026, totalizando 23,03%.

Nesta quarta-feira (17), o Conselho de Representantes do ADURN-Sindicato se reúne na sede da entidade para dar os encaminhamentos necessários para a deflagração da greve. “O próximo passo é criar junto com o Conselho o nosso comando de greve para notificar a reitoria a respeito da decisão da categoria”, explicou o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão.

Foto: Reprodução ADURN

Fonte: Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. os caras ganham mais de 20 mil e estão achando pouco. TA SERTO!
    galera do setor 2, faz o L hehehehehehe

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *