Diversos

13 coisas que você nunca deve fazer em grupos de WhatsApp

whats_0

O que parecia ser a solução dos problemas para quem tem uma vida agitada, longe da família e com equipes de trabalho muito grandes, os grupos de WhatsApp têm, em sua maioria, se tornado verdadeiros karmas para os usuários do aplicativo. Mensagens que não acabam mais, fotos e mais fotos que lotam os arquivos dos celulares e os áudios e vídeos mais desnecessários estão entre as principais reclamações.

Para evitar constrangimentos, brigas sérias e até mesmo aquela mágica do “silenciar grupo”, reunimos no Dia Internacional da Família 13 dicas de etiquetas indispensáveis para você ser agradável, inspirador e educado com seus conhecidos. Veja abaixo e não se esqueça da máxima de Confúcio: “não faça aos outros, o que você não quer que seja feito a você.”

1 – Você já viu anjos e cachorros fofos falando bom dia? Então, por que manda todos os dias um desses? Respeite o horário comercial, chega de mensagem motivacional às 5h da manhã.

2 – Refletir é sempre bom! Pense duas vezes antes de mandar uma mensagem no grupo. Se não interessar ou envolver, pelo menos, metade do grupo, mande no particular. Não deixe constrangido um membro ao perguntar algo específico. E se mesmo assim, alguém o fizer, não seja inconveniente de se intrometer no assunto.

3 – Corrente? Só se for de ouro! Você conhece alguém que ficou rico, morreu ou encontrou o amor da sua vida em três dias só com aquelas mensagens que viralizam pelas redes sociais? Então pronto, não precisa mandar!

4 – Só mande gravações de voz em último caso. Você gostaria de apertar o play e uma brincadeira ecoasse do seu telefone no meio do seu trabalho? Então, por que você faz isso com os outros?

5 – As orações foram criadas para serem usadas. Se você é daqueles que mandam uma palavra por mensagem, saiba que a culpa do “silenciar grupo” é toda sua, além, claro, de acabar com a bateria do celular dos outros integrantes.

6 – Exagero de emoji, sério? Quantos anos você tem?

7 – Novos aplicativos, velhos costumes: Caps Lock só é aceitável se você realmente quiser enfatizar ou gritar com alguém. Caso contrário, a caixa baixa se faz necessário e bem mais elegante.

8 – “Eu vi que você leu e não respondeu”. Esta é uma frase que não pode aparecer nunca em seu vocabulário. Você não está do outro lado do celular para saber o que está acontecendo com a pessoa. Cobrar respostas não é nada elegante.

9 – Nick estranho ou duvidoso são totalmente descartáveis. Ninguém é obrigado a descobrir quem está falando.

10 – Cada vez mais frequente nos ambientes profissionais, o Whatsapp pode ser uma arma se você não tomar cuidado com a sua foto. Aquela foto antes da balada, ou mesmo aquela depois, já na padaria às seis da manhã, podem ser ignoradas. Invista em fotos mais neutras, menos comprometedoras para a sua imagem.

11 – Todo bom grupo tem o engraçadinho dos “pornôs”. Nunca seja essa pessoa, isso não é legal e ainda constrange os outros participantes.

12 – Fotos fortes, como de acidentes e pessoas decapitadas, são de extrema deselegância. Não se esqueça de que elas são de tragédias, não há motivo para compartilhar.

13 – Nunca compartilhe mensagens religiosas, bênçãos do Papa, do preto velho e do pastor. Religião e política são temas que não devem ser discutidos e sempre serem respeitados.

Fonte: Terra

Opinião dos leitores

  1. Essa bosta nao deixa EU terminal meu comentario.
    Vamos la.
    Discutir nao é brigar. É expor seu ponto de vista.
    EU DISCUTO: POLITICA, FUTEBOL E RELIGIAO.
    GRAÇAS A DEUS VC NAO ESTA EM NENHUM DOS .MEUS GRUPOS.
    SUA POSTAGEM NAO TEM NENHUM. VALOR.
    Ainda fui ler ate o fin.

  2. Concordo plenamente, principalmente quando a criação do grupo é pra uma determinada causa. Geralmente são para dar recados e se comunicar sobre assuntos pertinentes ao tema do grupo. Ai fica um monte de bom dia, imagem, Gif, vídeo no meio. A maioria mandados as 5 da manhã ou a meia noite. Desnecessário. Ai a gente se incomoda com esses sem noção, mas não pode sair do grupo pq nele é mandado informações importantes. Odeio grupos .

  3. Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
    Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.

    Muito obrigado
    Manuela Silva

  4. Preciso fazer meu tcc urgente e estou completamente perdida, espero que consiga iniciar com as dicas do seu site. Muito obrigada por compartilhar esse conhecimento.

  5. Escreve aí que as pessoas parecem um bando de zumbis nas ruas , metrô, trens etc, escravos de seus celulares, afinal qual é a prioridade da vida?
    Ser chefe do seu celular ou escravo dele?

  6. O dificil para mim está sendo duas amigas, pois uma delas fica desconfiada de mim quando eu demoro a responder as mensagens de bom dia e de amizade. Mas me sinto sufocada, por isso não gosto de responder sempre. A outra amiga também manda todos os dias mensagens de bom dia e boa noite, as vezes de boa tarde também. Eu sempre respondo, pois sei que ela se sente muito sozinha, mora sozinha, e as vezes sofre muito com a solidão. Mas que é dificil, isto é… enfim, estou tentando aos poucos ir parando de responder, não totalmente, mas queria responder no máximo uma vez ao dia. Tenho muita consideração por elas, por isso estou tentando ainda responder, mas sinceramente, sou péssima com amizades, tenho vontade de ficar bem isolada de tudo e de todos, não sou muito normal não kkkkk

    1. Eu não uso whatsapp, a um ano aproximadamente, na verdade fui obrigado a criar um a dez dias atras com um número descartável por conta de um curso de ead que estou fazendo, o TCC é em grupo uma integrante tirava print e me enviava das conversas e combinados, porem alguma coisa que eu falava ela não mandava logo minhas opiniões ficaram suprimidas fui obrigado a usar porem só tenho esse grupo, e não me comunico com nenhum de meus contatos com esse numero descartável quando acabe o TCC vou excluir novamente esse Whats e não sei se voltarei a usalo um dia…

  7. "A boca fala o que o coração está cheio" É isso, pronto! Se você não tem conteúdo, vai sair vomitando porcarias por aí, virtual ou não.

  8. Melhor, nem estar no grupo se for seguir isso ai!
    Isso não é regra nenhuma e sim o que pensa o estagiário que escreveu a página,,,

  9. mas como consigo bloquear correntes religiosas, estou com Sá….. cheio de receber centenas por dia

  10. Tem ainda uma décima quarta regra: Não compartilhe uma lista destas no seu grupo. Certamente alguém do grupo vai achar que vc está mandando pra ela e se ofender. Ou lhe dar uma resposta pela "ofensa"

  11. Bom, essas regras já valiam o desde o tempo do telefone. Horário comercial é das 8:00 hs às 18:00 hs.

  12. o problema é que o pessoal tem liberdade para criar um grupo de ignorantes, mas renomea-lo como "Os Certinhos", "Os sábios", "Os filhos de Deus", etc…

  13. se todos compreendessem bem oque foi dito nesse post ajudaria a deixar os grupos de whatssapp mais saudáveis

  14. Obrigada vai ser muitl util para mim,vou deixar em grupo acredito que tb vam aderir estas dicas valiosas.

  15. BOA NOITE, ADOREI SUAS DICAS VALEU E MUITO.
    EU FICO UMA LEOA QD MANDAM MSG Q TEM
    Q PASSAR P/ OUTRAS PESSOAS.

  16. Gostaria de saber se as pessoas que enviam correntes de orações e mensagens de auto estima é perigoso o número do telefone ser clonado??
    Torço para que seja verdade. Tenho falado para as pessoas mas não acreditam. Grata.

  17. Eu admito não sei falar no WhatsApp Fui muito ansiosa fico mandando uma mensagem atrás da outra que ia ajuda sobre isto

  18. Fico muito chateada quando postam sacanagens. Os grupo são como na vida real, quem sai pelado pela rua? Isto atenta contra a moral. Quem põe cartazes pornôs? A lei proibe. Por que nos grupos pessoas desrespeitam outras desta forma. Se sei que o grupo foi criado p sacanagem eu não entro,mas, grupo de família fazer isto é desrespeito.

  19. Gostei muito desse ensinamento, vou colocar em prática! Eu estava usando muitas mensagens já prontas. Obrigado

  20. Gostei! Ainda não tinha visto dicas tão explicadinhas, embora todos ou Boa parte das pessoas q usam o App já sabem disso e mesmo cometem os mesmos erros!

  21. Me perdoe a sinceridade, mas é por causa dessa sua ideologia 13 que o país está este caos. Ninguém quer saber de nada e não aprende nada e o desrrespeito se concretiza em todas as esferas sociais
    PoPorque em tuto tem que ter uma politica sadia e um verdadeiro Deus que embora todos saibam muitos resistem em aceitá-lo ´ Jesus ´. Obrigado!

    1. Isso mesmo. Falou tudo! Religião e politica( principalmente) tem e deve ser discutida sim.!

    2. Francisco, me perdoe a sinceridade também. Não existe política sadia. Sinônimo de política é ladroagem, robalheira, e tudo que destrói os menso favorecidos. Para aprender de Deus, é preciso ter interesse em buscá-lo. Para falar com ele, é só crer e elevar o pensamento ao céu. E sinceramente, religião, cada um tem a sua e quer convencer os outros que a sua é melhor. Eu tenho a minha e sei que não é a placa dela que vai me salvar. Isso depende só de mim.

  22. Concordo em especial com o tópico 13, em que pessoas querem ter na religião a importância que não têm na sociedade.

    1. primeiro se vc nao tem importancia na socieade nao tera nem no whatsapp

  23. "Religião e política são temas que não devem ser discutidos".

    Até parece. No whatsapp é o que mais tem.

    1. religião eu até concordo, agora política tem sim e deve ser discutida, são líderes que escolhemos e que fazem um trabalho que interfere em nossas vidas, deve ser discutido tudo o que fazem

  24. O Item 13 depende do tipo de grupo a qual você participa, se for um grupo do seu circulo religioso como por exemplo, comunidade católica, é claro que pode enviar mensagem do Papa, claro né!
    Essas observações variam muito de que tipo de grupo você participa, o sucesso da coisa é ter bom senso.

  25. Acredito que é bom mensagem religiosa
    Mas apenas uma por para meditar sobre ela! Falei

  26. Comentar…para mim mensagens religiosas não deveria nunca parar, N falar de Deus é provar que não há Vida em voçe, porque se tivesses Vida falarias sempre ds vida para os outros. aquele que querer compartilhar comigo, ai stá o meu whatssap: 845071411-Moçambique

    1. Querido,ser cristão ou não ser cristão não importa se vc manda mensagens pelo celular sobre Deus , é oque é esta dentro de vc.Deis acredita em seu interior não em seu exterior

    2. Querido,ser cristão ou não ser cristão não importa se vc manda mensagens pelo celular sobre Deus , é oque é esta dentro de vc.Deus acredita em seu interior não em seu exterior

  27. Gostei desta colocação!
    Se todos penssase da mesma forma,não estaria como está, a maioria dos grupos de whstsapp não estão cumprindo nada em questa dessas 13 dicas!!!

  28. E aquekas pessoas que não fazem mais parte da equipe e não sai do grupo pra ouvir as conversas? Afe

  29. No caso pelo contragimento que passei perante a sociedafe ,posso processar ppr imagem indevida da intetnet….??

  30. O meu administrador chamou a atenção minha e de mais duas pessoas pode isso devido a explicaçãde vendas que eu fiz!!

  31. Tenho dois tanque de 16 metro comprimento por 3 de largura gostaria de saber quntos alevinos cabi em cada tanque,vou deixar meu cotato para mais e
    xplicações( 31)997400177 obrigado

  32. Oi gostaria de saber se eu bloquear uma pessoa do whatsapp ela vai estar bloqueada tambem no grupo q temos?

    1. Claudia se você bloquear alguem ela so estara bloqueada no privado. Em grupos ela podera conversar com você normalmente

    2. se nao aceita uma pessoa no grupo, saia dele, tenha uma atitude digna

  33. Concordo plenamente e assim que eu me comporto diante dessas situações,mais infelizmente sempre tem os que estão só mesmo para fazer certos tipos de coisas que não agradam tds!!!!

  34. Achei muito boa essas dicas, pois na minha escola esto fazendo um trabalho sobre como interagir de maneira agradaveu.

  35. eu uso emoji quando quero especificar o real sentimento da frase. Tipo: ta bom 🙂 … ta bom :/ … ta bom 🙁 … ta bom 😉 … etc (aí tudo bem?)

  36. Comentar…Na minha sincera opinião,a número 13 deveria ser de caráter privado ou grupo característico,assim pode-se ou pelo menos evitar constrangimento.

  37. Muito bom!
    acabei de ter problemas no grupo que fazia parte.
    Mais uma vez, Sai!

  38. Não faça nada no grupo? Acho que quando se trata de grupo profissional tudo isso vale. Mas quando se trata de grupo familia, amigos… Etc. Nada se aplica. Afinal pra que ter contatos com amigos que nao possa extravasar? Pra que ter um grupo mórbido e egoísta. Falta de respeito e educação e uma coisa bem diferente de liberdade de expressão. Leiam sobre isso. ??

    1. Concordo.
      Isso quer dizer q em 99% nao se aplica o q se surgere.

  39. Ola
    Qndo surgiu o zappi todos acharam maravilhoso
    Mas esta se tornando aqui onde estou
    Uma briga sem fim
    Preciso de autorizacao do wats aquele item q podemos por a regras e fixar no topo
    O meu e de mulheres…como sao
    Teimosas
    Cegas
    N entende
    Enfim se colocar aqui tudo
    Enche o pc Kkkkkkk
    Me ajuda por favor.
    a maioria do grupo sao pesdoas normais
    N quero acabar desfazer ou deletar alguem por causa da minoria.
    Obrigada.

    1. Odeio esses diminutivos para whatsapp. Escreve direito. Fica muito mais elegante.

  40. vcs sabem oque significa whats zap eu nao sei falem pra mim oque e por favor valeu ai quem responde amo falar e escrever na web

    1. O nome é WhatsApp. Que vem da giria em inglês what's up que quer dizer algo como: como está? Ou: O que se passa?

  41. Boa tarde para todos!!!
    Eu estive observando as 13° dica, e das 13 concordo as 12 dicas. Por que ? Porque as vezes, as pessoas pedem pra ouvir um verso bíblico, querem discutir o assunto, e, ainda que, elas discordem em alguns pontos, eu jamais devo entrar em discrepância com ele (a). Até porque, a própria palavra de Deus, por meio das escrituras sagradas, nos afirma que honroso é para o homem, devia-se de contendas, mas todo tolo é intrometido. (proverbios19:3)
    No mesmo livro, no capítulo 25:8, diz, que não é para nós nos precipitarmos em demandar com alguém, para que depois, ao fim, eu ou qualquer outra pessoa, não fique sem ação quando o meu próximo me puser em apuros. Esses escritos foi deixado pelo servo do Senhor, Salomão. Porem, infelizmente, são pouquíssimas pessoas que tem atentado para isto.
    Saulo De Tarso, que a bíblia chama de Paulo De Tarso, devido a mudança que Deus fez na vida dele, até seu nome foi mudado, deixou escrito em Colossenses 4:4e5, que é para nós andarmos com sabedoria para com os que estão de fora, ( os não evangélicos) remindo o tempo, para que a nossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que nós venhamos saber como convém a responder a cada um.
    Quer dizer; se Paulo instruiu o povo de colossos ( os colossenses) acredito que, estava ocorrendo alguns tipos de incômodo como certamente tem ocorrido nos dias de hoje. A DIFERENÇA É QUE; nem todos atentam para isso, quem converter as pessoas ao cristianismo a qualquer custo, discutindo, desrespeitando ao próximo, se degradiando, e isso é erradíssimo E AONDE FICA O LIVRE ARBÍTRIO? Só quem pode convencer o homem do pecado e converter ao cristianismo É DEUS. E quanto a nós, evangélicos, só nos é cabível expor a palavra de DEUS, QUE É A VERDADE, COM SABEDORIA. Pois, em 1°Coríntios 14:33,38e40 Deus diz, que Ele (DEUS) não é Deus de CONFUSÃO. Mas, se alguém ignora isto, que ignore. Mas faça-se tudo COM DECÊNCIA e ORDEM
    * Eu quebrei um pouquinho 13° dica, pra que vocês possam perceber, que DEUS, É EXTREMAMENTE ORGANIZADO, e que somos NÓS, INFELIZMENTE, que desorganizamos tudo. Acredito que, o maior problema, até mesmo de nós evangélicos, (não agravando a todos) é está SEMPRE sempre preparados para falar e NUNCA preparado para ouvir. Pois, nem sempre nós iremos ser bem recebidos pelas pessoas, em expor a verdade, que a palavra do SENHOR!
    No entanto, cabe a mim, deixar que Deus mude as pessoas, e não eu, mudar elas, sendo que até eu mesmo também, preciso de mudanças.

    OBRIGADO A TODOS PELA COMPREENSÃO, DIGO QUE GOSTEI MUITO DAS DICAS.
    Boa tarde a todos!

    * Só para lembrar a 13° dica, EU CONCORDO E DISCORDO AO MESMO TEMPO, PORQUE, SE NÓS SOUBERMOS COMO CONVÉM FALAR, NÃO PORQUE DEIXAR DE MENCIONAR A PALAVRA DE DEUS.

    1. Opinião da 13º dica. Cada um é livre para comentar o que quer, e também é livre para sair de qualquer grupo que lhe faça bem. Mas ficar calado e não falar de Deus é o mesmo que negar sua fé.
      Eu continuarei falando que Jesus salva e que te levar para o ceu. e que Ele morreu na cruz por mim e por você para perdoar o seus e meus pecados.

  42. Ola gostaria de fazer parte desse grupo se for da vontade de deus.
    Me chamo ISRAEL meu numero eh (084)8738-5279

  43. Obrigado mim ajudou muito, só q eu estou cm uma dúvida, mandei uma corrente q falava de Deus, dai a menina mandou pra mim dizem q se mandar essas oração quebra a nossa corrente, dai eu respondi, como assim, e a menina não soube mim explicar.

  44. E pessoas que ficam postando fotos pessoais para encher os nossos celular não é desagradável ?

    1. Verdade. Muito desagradável
      uma até vai. Agora qd resolvem mandar umas 20 do fds enche o saco

  45. poxa.. claro que sempre tem aquelas pessoas chatas no aplicativo,, mas se fossemos seguir todas essas regras, o aplicativo que também é pra diversão, ficaria sem graça, a não ser que você fosse politicamente correto e usasse o App só pra uso comercial ou algo envolvido a trabalho..
    O numero 12 por exemplo. Passam tragedias nos jornais todos os dias e não deixa de ser um compartilhamento. Isso é uma questão de separar, para que o grupo foi feito, evangelismo, futebol, noticias, amizades ou pornografia que seja, cada um pode usar o grupo como bem entende, se não concorda com algo do grupo sair é uma opção,,, A ideia é boa, educar as pessoas a não atrapalharem a vida dos outros com bobagens, mas na minha opinião todos precisamos de algo que não seja de todo correto.

  46. Bom dia as 7h00 da manhã é incômodo? Mandei um bom dia em grupo de trabalho as 7h01 causou o maior transtorno. Uma pessoa reclamou e depois virou…

  47. Olá Boa noite.
    Existe uma forma eficaz de um "criador e também sendo ele um administrador ao mesmo tempo"de não ser removido do grupo?

    1. Mas e assim vc cria e administra
      O horrivel e
      Vc criar colocar pessoas q confia e depois essa pessoa com ovtempo fica contra tudo e todos

  48. Eu fui banido do whatsapp na terça feira e ate agora eu nao fui liberado e o cronometo nao esta aparecendo pra mim ver meu tempo q eu tenho

  49. Quer Saber uso mel cel como quiser dane-se quem critica isso só serve pra deixar pessoas mais chatas e seu dia menos amoroso e eu escrevo como bem entender, não to mandando nada pro presidente estou entre amigos e família.

    1. Comentar…isso é apenas dicas de como ser educado no seu entorno seja em qualquer lugar inclusive em grupos, e vç disse que ñ tá nem aí e que é apenas um grupo de família e Amigos mas vç ja parou para pensar se os seus parentes gostam do seu dialeto e a sua forma de se interagir no grupo? não sei quem vç é,mas estou apenas expondo o meu ponto de vista diante do seu comentário.

  50. Podia ser pior eu ñ agoento no final da sexta feira tanta foto de BEBIDAS e aquela clássica legenda: começando os trabalhos! ????????

  51. Muito gostei das dicas,eu não aguento mais receber tantas xícaras de café.,pela manhã as vezes tenho que desligar o celular.

  52. Queria saber como é possível chegar mensagens sem vc mandar pra alguém??
    Porque, está acontecendo comigo, hoje três pessoas receberam mensagens minhas, sem eu mandar nenhuma pra elas hoje!

  53. Essas dicas sao muito boas por que antes de descobrir este site perfeito eu ficava fazendo essas coisinhas no whatsapp e acabava tirando a paciência de muitos dos meus familiares por isso eu recomendo este site para qualquer pessoa!!!??✌

  54. Concordo plenamente até porque esse grupo e um grupo de trabalho gostei muito espero que todos saibam usar para não acabar e assim como eu encontrei meu emprego através do grupo assim como todos possa encontrar também

  55. Concordo com quem diz que política deve ser discutida, mas se é pra discutir discutam pessoalmente ,ou em fóruns de politicas que é o que mais tem por aí, e não no "zap zap". rsrs.Que é lugar pra brincadeiras ,diversão e descontração.
    P.S: Ah e porque as pessoas que criticam erros ortográficos dos outros,também cometeram erros?(Será que é porque todos os seres humanos erram.) Pensem nisso.: )

    1. Pq quando uma pessoa escreveu errado sempre tem um pra fala q o português ta erra, ta incomodado paga uma aula partícula de português pra quem escreveu errado

    2. Isso mesmo ou então contrate um professor a pessoa do contrário vá cuidar de sua vida

    1. Desejo fazê pate e , olha nunca escrevi isso mas já escrevi cada disparate , mas culpo o wassap porque ele gosta de adivinhar o que quero dizer. Mas Parabéns as dicas são muito boas pois mostram c
      omo não ser inconveniente.

  56. VC esta de parabéns por ser tao sábio e educado só pressisamos pelo menos de meia duzia de pessoa como VC para melhorar o mundo.

  57. Concordo com os treze itens. Mas sugerir que se coloque regras na internet é bobagem. A internet já tem as suas próprias regras, ou seja, não tem regras. Tudo isso é bobagem. Agora, não esqueça que tudo que você coloca na rede, é público e é de sua responsabilidade.

  58. Essas regras valem se for um grupo de família ne.. uhsauhsuh
    Mas o mala das correntes NINGUÉM merece msm kk

  59. – Todo bom grupo tem o engraçadinho dos “pornôs”. Nunca seja essa pessoa, isso não é legal e ainda constrange os outros participantes.

    E se o grupo cor de pornôs?

  60. Acho isso tudo que você disse muito bom para as pessoas que tem o wats zap refletir e analizar quando forem mandar essas mensagens. Portanto minha gente pensem e reflitam
    obrigadooooooooooo

    1. PQP essa pergunta, hein!!!!! O texto trata de uma exceção, caso vc não tenha entendido. Se o grupo for de pornografia, é óbvio que não haverá "engraçadinho do pornô", né, Rachel!!?

  61. Deixar de discutir política é pura burrice, pois as consequências dela estão presentes em todos os momentos da nossa vida e seria muita irresponsabilidade, pois está na nossa conta de luz, de água, gasolina, supermercado, etc. Seria uma tremenda irresponsabilidade deixar passar tudo isso em branco e deixar os corruptos nos governarem. Política se discute sim, pois ela faz parte da nossa vida.

    1. Política e religião se discute sim e qualquer otro tema importante.Discordo plenamente! Tantas abobrinhas nas redes, tanto besteirol e assuntos relevantes devem ser evitados? Por isto o baixo nível nas redes sociais.

  62. É isso aí Helena, futebol deveria estar incluído. Concordo com vc. que não tem pior que engolir posts, vídeos e rivalidades particulares de times.

  63. Esqueceu de falar do futebol. Não tem assunto pior que engolir posts, vídeos e rivalidades particulares em um grupo.

  64. Por estas.e outras.que estou evitando mandar mensagens no.grupo, até de : Bom dia, boa tarde e Boa noite.

  65. Muito Bom gostaria que todos compartilhassem desse uma lida e refletisse o wat Zap bem com o Face iria ficar muitooooooo melhor !!!!

  66. Internet, è uma porta aberta então cuidado com o que você postá, você pode ser prejudicado

  67. Religião e politica não se discute? Cala a boca, vc que escreveu isso é um tremendo irresponsavel. Vc vive política, vc veste política, vc come política. Tudo oq vc faz depende das leis votadas pelos politicos corruptos que vc ignorante elegeu. Enquanto vcs ignorantes não descutirem política o pais continuara sendo governado por corruptos. Política se descute sim. Política é parte da vida de cada um.

    1. Na verdade boa conselhos são para não causar, comportamentos, como esse.

    2. Não precisa td isso Moisés seguem os conselhos quem quer vivemos numa democracia.

  68. O que mais impressiona, tanto no post, como na maioria das respostas, são os erros horrendos de português. Dá pra contar nos dedos as respostas escritas corretamente.
    Quanto ao post, realmente desnecessário, pois o chatos continuarão chatos e sem noção. E como em redes sociais e afins tudo é permitido (inclusive eu falar dos erros de português alheios), se você sente- se incomodado, saia do grupo, delete o contato, e, se não puder, ignore. O importante é sermos felizes e de bem com a vida! Beijos

    1. Dane-se Os Erros De Português Isso é INTERNETÊS língua da internet dane-se que tem erros vc perde tempo por isso não estamos mandando um texto culto pro presidente estamos falando com amigos , família e etc

  69. Eu sempre pensei isso.
    Mas achava que eu tava errada.
    Meu esposo ate me critica como ministra da educação.

  70. 13 – Nunca compartilhe mensagens religiosas, bênçãos do Papa, do preto velho e do pastor. Religião e política são temas que não devem ser discutidos e sempre serem respeitados.

    Não se discutir política, assunto público por excelência???!!!

    Vai discutir o quê? A vida dos outros?

    Um povo que não discute política, despolitizado, portanto, tem o governo que merece!

    1. Olá. Concordo plenamente, discutir o quê? Acho que as pessoas não pensam antes de escrever.
      Esse é nosso país. Ainda que em grupo, a discussão mais freqüente nas conversas, sejam elas virtuais ou não, deveriam ser sobre política, mas, as pessoas preferem, futebol e novela, ou, vida alheia, como colocado por você. Lamentável.

    2. Vai descutir sobre seu caderno,o que seu professor passou?ao inves de ir num site so para dizer q a unica coisa q tem para falar é politica

  71. Concordo.So não acho caixa alta deselegante. CHAMADOS ATENCIOSO .MESMO PQ AS VEZES ESTAMOS ESCONDERIJOS E O Entra o teclado dito inteligente.

  72. Essas dicas são mais do que bem-vindas para um bom convívio em grupos de Whatsapp. Quem reclama do artigo com argumentos infantis do tipo "faço o que eu quiser" ou "os incomodados que se mudem" no mínimo parece demonstrar uma certa incapacidade de viver em sociedade (seja no virtual seja no real).

  73. São de grande utilidade. Estas dicas.
    Pois, quando vc fica sem aceitar. E bloqueia a pessoa ou o grupo…
    Trantam vc, como se fosse um extraterrestre.
    Precisa curtir aquelas idiotices. Como se vc estivesse sem cérebro ou inteligência.

  74. Com certeza o desrespeito tomou conta do planeta e está levando o mundo para a autodestruição.
    Se é assim que os meninos desrespeitosos querem assim será, pois, a natureza é implacável. Se os desrespeitosos continuarem a desrquilibrá-la, ela vai se equilibrar, mesmo que seja à custa de todas as vidas da terra.
    Fisicamente falando, nós não passamos de vice trecos de sub- troços.
    O respeito é fundamental para a sobrevivência da humanidade.
    Na hora da morte, são os desrespeitosos os que vão se desesperar e com isto, SOFRER MUITO.

  75. Adorei é issso mesmo: tem fanaticos que nao interagem com outro,assuntos sempre postão santinhos, e orações.

  76. Muito bom realmente e verdade as pessoas se deixam levar falam coisas que nao tem nada haver muito melhor falar pessoalmente quando quer esclarecer alguma diferenca pessoal o aplicativo nao feito pra isso.

  77. Ótimas observações, parabéns. Gostei muito do conteúdo. Ensina a não ser tão vulgar

  78. Pior do que perder tempo escrevendo, foi eu ter perdido tempo lendo. Palhaçado do cacete! Apesar de não fazer a maior parte das coisas aí citadas, acho que cada um faz o que quer, muito formalzinho isso aí, você deve ser o tipo de pessoa que usa o Whatsapp apenas para trabalho. Não tem amigos e nem familiares, ou se tem, são um bando de chatos de galoxa igual a você. Está incomodado? Saia do grupo ou bloqueei o contato. PONTO. mimimi do krl!

    1. E vc deve ser o palhação, que não tem o que fazer da vida e que enche o saco de todo mundo!!!
      O piadista sem graça, o desocupado, o garotinho dos emojis, o pornozeiro sem noção.
      As mensagens de pessoas como vc que são perda de tempo.
      Ele deu uma dica de educação, um toque para que as pessoas tenham limite. A sua resposta prova que desconhece essa palavra.
      Vai lá mandar meme, babacão!!!

    2. E você Renata, deve ser uma das chatas, n ta satisfeita é só bloquear a pessoa ou melhor, apague o seu wats.

    1. É claro né … Se comportar igual a um imbecil sem noção pra sair enchendo a mensagem de emoji, mandando áudio o tempo todo, Mandando várias correntes, Encher o grupo de pornôs é muito legal não é ? Cresce cara. Isso é coisa de criança mimada

  79. Sabia que existe a opção de "mudo" no WApp? Além disto existe o "sair do grupo, bloquear"… Tem também um on/off no cek e um "delete app"

  80. Quanta educação né. Além de mal educado, foi bem BURRINHO pois não entendeu nada do pq o WhatsApp ensino isso tdo e pago o mico dando um de rebelde revoltado.. Af…… Se vc tiver Whatsapp deve ser um DESASTRE, Vai estuda vai!!

  81. Concordo 100% reférente ao seu uso, onde deveria ser utilizado para indagações que exigem respostas rápidas e não para bate papo ente os participantes.

  82. Formalidade entre amigos e familiares!?
    Me desculpem melhor não nem participar.
    Se não se adapta não se inclua.
    Formalidade excessiva é para grupo de trabalho. Em familia e entre amigos o principal é relaxar.

    1. De tudo que eu li até agora esta foi a melhor resposta Ainas. Curta e direta dizendo o que eu gostaria de ouvir. Parabéns!

  83. Mais pura babaquisse esse post, regra de etiqueta pra grupo ? Pqp , ñ quer configura o celular baixa somente oque vc quiser, fotos ? Cada um usa a que quiser e ngm tem q dar opinião na foto de ngm , fodas se a pessoa quer coloca a foto do perfil pelada ou do jeito que for cada um faz oq quer , ngm tem q cuidar da vida de ngm n , silencia a desgraça do grupo e para de falar merda , maior babaca fresco(a) quem fez esse grupo !

    1. Engraçado a maioria que está reclamando da matéria, mal conseguem digitar uma frase correta. Fica com a impressão que são um bando de atoas, analfabetos funcionais. Desses que dirigem enquanto mandam msg no app

  84. Minimizar o excesso de carência também é uma boa dica. Existem pessoas que estão desocupadas e começam a utilizar seu tempo livre para encher o grupo com milhares de mensagens, fotos e vídeos totalmente desnecessários. Isso ocupa espaço no celular e depois gasto de tempo para apagar. .. Pensar que pessoas tem outras coisas pra fazer além do grupo.

  85. Nada ver tempos mesmo qui fazer comentários dos políticos corruptos do PT e compartilhar as notícias de roubalheiras qui fizeram da Petrobras a roubobras temos qui espalharem nos grupos nas mídias sociais e da criminalidade e outras coisas mais somos democráticos

  86. Ooooooh que legal!!!!!
    Em que mundo a gente tá que não somos capazes de ouvir alguma babaquice dessa e abstrair? Regrinha de etiqueta pra grupo de amigos… Tá… Senta lá Cláudia. Pra isso existe silenciar grupo… configurar o celular pra não sair baixando tudo… o resto é só fechar os olhos… esse mundo tá cada vez mais fresco…

    1. O mundo está é cada vez mais cheio de pessoas como você, sem noção.

  87. Soh sobre o áudio q discordo
    É muito mais rápido e prático, pra que os outros nao ouçam, aperte o play e coloque no ouvido o telefone, como se estivesse falando (em uma ligação normal) q Soh vc ouvirá o áudio, simples e fácil #ficadica

    1. Ele está dizendo no grupo, não no particular. Eu tbm acho muito útil o áudio, só não concordo em grupos. Até pq configurar o whats pra não receber fotos e vídeos existem, mas pra áudio não, baixa sozinho.

  88. Muito boas dicas, mais tem gente aqui chiando, kkkk, acho que se identificou com os malas que fazem isso.

  89. Tá certo que "os incomodados que se mudem", mas na verdade, os "sem noção" nunca mudam, então não adiantam dicas pra quem não vai dar a mínima, nem que você "desenhe".

  90. Jura que vc naum tem nada mais interessante para escrever? Q triste!
    É só sair… simples assim…
    O pior é conviver com gente chata e sem noção (e como tem) e aí, meu querido, não dá para apertar um "silenciar" ou um "sair"… e nem por isso a gente morre! Bom senso!
    FICAADIKA.
    Beijos de luz

    1. Me lembrei de um cara chato da minha facul.. Só compartilha merda e ainda se acha… Vítor passivao

  91. Vídeos de crianças machucadas , ou sendo espancadas, ou com deformidades congênitas, etc. E tbm vídeos de espancamentos, pois isso choca as pessoas.

  92. Nunca compartilhar pornos, vc não sabe se foi consensual, se a filmagem ou foto foi autorizada e se foi com certeza não era p ser espalhado.

  93. Tem algumas pessoas do grupo que tem que se direto. Alguém tem que falar que é um chato. Senão Ele nunca vai desconfiar.

  94. Item número 1 principalmente, por favor!!!! Já tive que bloquear parente que levanta às 4:40 da manhã querendo dar mensagem motivacional de bom dia… como manter o bom humor se me tiram 2:30 preciosas de sono que ainda tenho? Ahhhh vá assistir "telecurso" e depois conversa…

  95. Acho que faltou uma alem das mensagens de futebol…… essa aki….. Se voce mandou mensagem e a pessoa nao reapondeu , nao fica ligando pra ela pois ela pode estar ocupada ou nao kerendo te atender nakele instante.

  96. Bom dia. Muito legal as "dicas" também penso assim. Muitas mensagens, fotos e dicas, não tem nada ha haver e chega ha ser até irritante.

  97. Concordo. Tá ficando cada vez + chato olhar q há msg, pq mts xs já imaginamos o q vem. É VEM, isso é o pior.

    1. Pq? Por que exatamente vc acha engraçado esta parte? Ja parou pra pensar que pode ser apenas um preconceito arraigado seu?

  98. Muito boas as dicas. Seria conveniente que algumas pessoas seguissem estas regras, inclusive eu. Vou me policiar.

  99. Faltou uma coisa nessa lista: JAMAIS encha a paciência dos outros integrantes com imagens de times ou jogadores de futebol, pois além de ser chato nem todo mundo torce pelo seu time.

    1. Perfeito Priscila: esses assuntos de futebol enchem o saco tb.

    2. Verdade Já Cansei vejo o grupo tem 166 mensagens sobre briga de times que saco! odeio futebol!

  100. Que bom seria, se todos seguisse, esta dica, ficaria bem melhor, a comunicação do zapp, obrigado, gostei e aprendi.

  101. Claro, temos que respeitar a todos pontos de vistas. Temos que fazer um bom uso deste importante instrumento de aproximação das pessoas, whatsapp. Temos que ser éticos sem perder a alegria natural que aproxima as pessoas e nem ser chatos em querer impor aquilo que nunca fomos. Um abraço e muita paz no coração eacima de tudo:"alegria, alegria…"
    Adilson

  102. Isso mesmo aurora nos fizemos um grupo lá no João xxiii e logo saí pois tornou um meio de enviar pornografias e mandava psra um e todos viam

  103. Vixxxeee eheheheh olha muito obrigado pela ajuda pela dica affffffff há coisas que eu não sabia uiaaaa agora entendi alguma bronca que tomei!!! Muito obrigado.

  104. Exagero de emoji: faço direto 😀 Quem fala comigo e não me conhece imagina que eu tenho 15 anos. E tenho 34

  105. Exagero de emoji: faço direto 😀 Quem fala comigo e não me conhece imagina que eu tenho 15 anos

  106. Muita gente criticando porque só lendo sacaram que são uns malas.
    Tá certo mesmo. Etiqueta é isso.
    Uso o zapzap para trabalhar e para contato com amigos.
    Se você tem INTIMIDADE com alguns amigos é outra história, vale tudo.
    Nada mais aborrecido que um mala tumultuando um grupo de zapzap.

    1. Tem um cara no meu grupo que as 6h00 já acorda imitando Gal Costa. Quem aguenta? Kkkkkkkkk. E o pior, no áudio que não da pra bloquear.

  107. Porra! Bom post… muita gente tem que ler isso ai. O grupo da minha família está silenciado eternamente. Todo dia, super cedo, é mensagem de bebê, cachorro, gato… aff! Não aguento!

  108. Affs eu falo o que eu quiser no Watsapp se eu cobrar resposta das minhas amigas o problema é meu não gostei desse site!!

  109. Quanta besteira, é sempre assim qualquer app que fica popular vem sempre uns idiotas se achando o "rei do padrão web" para falar sobre boas maneiras. Amigão entenda uma coisa, cada um sabe o que faz, se incomoda um grupo, existe a opção de remover a pessoa do mesmo, olha como é simples resolver. Tem que ser MUITO atoa para escrever 13 merdas, cheguei na quinta já tinha parado de ler, porque se as 5 primeiras são esse lixo imagina o resto. E ainda arrasta um bando de bobo que fica achando isso o máximo.

    1. Vc leu até o 5,deve ser pq, vc faz tudo isso.
      Só pode!! Trágico!!

    2. Eu super apoio a sua opinião…adorei….li todos os itens e achei alguns certo.mas como tudo na vida sempre tem uns idiotas casando motivos para por "etiquetas e bons modos em todo mundo".eu já recebi te tudo no meu zap zap. e quando não gosto apago ou saio de um grupo…e simples assim os incomodados que se mude .vamos agir como pessoas inteligentes e não deixar um merda vim falar o que vc deve ou não fazer..fica a dica

  110. Muito boa mensagem. Nada pior que notícias chatas e mensagens de provocação sobre futebol, política e religião. Este espaço é de troca de idéias sadia, não impede o veículo de uma noticia seria . Mas nao deve ser um canal para divulgar coisas contrangedoras como fazem a maioria da mídia. Vamos dar mais importância as coisas annimadoras!

  111. Elaborado por pessoa ranzinza, anti-social, sem amigos e por sinal muito delicada. Em um grupo social, fica quem quer e se sair não precisa poupar palavras, dizer pq saiu e pronto!

    1. adorei seu comentário e a mais pura verdade…vc esta certo

  112. Blog para idosos! Só falou besteira. Quem escreveu esse artigo deve ter uma vida muito chata. Não dá pra aproveitar 6 dúzia desta asneira escrita!

    1. Porém, vc leu a matéria e ainda comentou… No blog "idoso"

  113. OLA
    DESCULPE MAS GOSTARIA DE FALAR ALGO
    1 – A RESPEITO DO " CAP LOG " SE VOÇE REPARAR O ESTOU USANDO NESTE MOMENTO E COMO TENHO PROBLEMAS DE VISÃO, PARA MIM ESTE MEIO FAZ COM QUE AS LETRAS FIQUEM MAIORES, PORTANDO AS POSSO VER MELHOR. POR ISSO AS USO E NÃO SE DEVE PENSAR QUE ESTOU GRITANDO OU QUALQUER COISA QUE O VALHA. É SIMPLESMENTE O QUE PRA MIM FACILITA.
    2 – SE TENHO AMIGOS E SE TODOS OU QUASE TODOS SÃO DA MINHA IGREJA, NÃO VEJO PORQUE NÃO PASSAR MSG MOTIVACIONAIS, AGORA SE VOÇE NÃO É EVANGELICO E MESMO ASSIM É MEU AMIGO,SE ESTA NO MEU GRUPO SAIBA QUE VERA E MUITAS MSG MOTIVACIONAIS CRISTIANAS, NÃO VOU DEIXAR DE POSTAR SÓ PORQUE UM OU 10 NÃO SÃO EVANGELICOS COMO EU.

    1. E NÃO MENCIONARAM NADA A RESPEITO, DAS OFENSAS E INSULTOS INSANOS NOS DIA DE FUTEBOL, DAS FOFOCAS DAS NOVELAS, DAS MENTIRAS ESPALHADAS TODOS OS DIAS, ENTUPIR TUDO DE PROPAGANDA, RECEBER MENSAGENS DE PROMOÇÃO TODA HORA ENCHER A CAIXA DE MENSAGEM DE LIXO ELETRONICO NADA DISSO INCOMODA NÃO, MAS UMA MENSAGEM DE ANIMO ABENÇOAR OS FOMILIARES E AMIGOS , INCOMODA!!

    2. David, já ouviu em falar de zoom? Se vc consegue enxergar as letras do teclado. Vc consegue digitar sem ser em caixa alta.

  114. Vão dizer tudo isso para grupos de jornalistas ahahaha…fotos de tragédias, mensagens as 3h, voz, texto, caixa alta, e tudo de errado q está ai acontece…ahahhaha

  115. Religião, política e futebol se discute sim. Ditado errado e que induz as pessoas a não questionar os porquês temos tanto religiosos ricos, jogadores milionarios e políticos corruptos. Se discute sim e busca melhoria.

    1. O problema não é discutir, é divulgar. Um jogo que ta ganhando, pq vc torce para aquele time. É falar bem da presidência, pq vc tem cargo comissionado, é falar de religião a todo o instante pq vc crê naquilo desde que se conhece por gente. Acho que qnd todos estão de acordo em falar sobre isso, tudo bem. Mas, e quando não?

  116. Acho a maior bobagem essa de achar que isto tá errado e aquilo está certo. O feio é que é bonito. Todas religiões estão certas, principalmente as minhas : Candomblé e Macumba que são originárias da África onde apareceu a raça Um mana, portanto é a original. As outras vieram depois, são boazinhas, principalmente para Valdomiro Santiago, Silas Malafaia, Edir Macedo, que sempre está tirando dinheiro de seus bolsos para ajudar os menos favorecidos. Esses senhores são excelencia em caridade. Irmã Dulce não se compara a eles . e Madre Tereza de Calcutá? Odeio receber conselhos, principalmente quando não pedi. VAMOS FAZER SEMPRE COMO SEMPRE FIZEMOS. E ENFIA SEU CONSELHO NA TOCA DO TATU. PT ROUBANDO PRÁ TODO LADO E EU VOU ME PREOCUPAR COM WHATSZAP, VÁ TRABALHAR SEU OTÁRIO, TENHO 86 ANOS E VOU OBEDECER SEUS CONSELHOS RIDÍCULOS. VOU FAZER UM TRABALHO BEM FORTE PARA SECAR SUA MÃO E NUNCA VAI CONSEGUIR TIRAR O CAPS LOCK DE cena.Outra coisa: Quando DEUS distribuiu o tal de Bom Senso o fez de uma forma tão genial, que até aquelas pessoas que nunca se contentam com nada, acham que já o tem em quantidade suficiente. Vá prá debaixo da terra seu conselheiro fajuto do TERRA.

  117. 1° Whatsapp não é ferramenta de trabalho. 99,9% das empresas proíbem o uso de celular durante o expediente, então não precisa dessa porrada de regra
    2° A grande maioria dos grupos de whatsapp são de zoeira. Isso tbm inutiliza, grande parte das regras acima.
    3° Silenciar grupo é a melhor parte do whatsapp. Na verdade a melhor parte do todo é usar o telefone no silencioso, mas isso não é regra, só uma dica pra quem participa de um grupo superativo.
    4° Se vc não sabe quem está falando, vendo o nick do whatsapp, pesquise o numero na sua agenda.
    5° Se vc está no transito, não pode usar o celular. Mas se precisar, mande mensagem de voz, não precisa tirar os olhos da estrada pra isso.
    6° Se alguém leu e não respondeu, eu cobro mesmo. Não respondeu pq?

    Tentei chegar a 13, mas não consegui… Malz ae 🙂

    1. Você está enganado. Muitas empresas usam o whatsapp para agilizar comunicação…

    2. É verdade, meu marido tem 65 anos trabalha em uma mulinacional e teve que aprender a usar o app, para comunicação dentro da empresa. Portanto repensem o uso do app, tendo um pouco mais de modose educação, porque nem tudo é só zueira no mundo virtual.

    3. Que lamentável seu comentário:
      1º Watsapp é ferramenta de trabalho sim, vários assuntos profissionais eu trato por ele de maneira eficiente. De onde você tirou que 99,99% das empresas proíbem o uso de celular durante o expediente? Isso não é regra e não vale para todos os casos.
      2º Mais uma vez você falou uma grande bobagem ao afirmar que a maioria dos grupos são de "zoeira". Você deve estar se referindo aos seus grupos.
      3º Quem utiliza o celular racionalmente vai utilizá-lo no modo silencioso sempre que possível, claro.
      4º Pesquisar número na agenda? Muito prático mesmo.
      5º Mandar mensagem de voz ao dirigir é tão proibido quanto falar ao celular.
      6º Se leu e não respondeu é porque não pode responder, está ocupado.
      Não conseguiu chegar ao 13? Se não consegue terminar isso, qual projeto termina na sua vida?

    4. Amigo, sua informação não está correta. Muitas empresas hoje em dia permitem, e até incentivam o uso de celular. Onde trabalho, inclusive, trocaram nossos aparelhos celulares para que possamos participar dos grupos da empresa. O whatsapp acelera a divulgação de informações.
      Mas, fora isso, também acho o post um tanto desnecessário, pois os "malas" continuarão existindo, e seguirão sem noção.

  118. Na boa….. kkk não gosta de grupos? não participe….. o watts é uma ferramenta super informal e tem que ser usada do modo que cada um quer e ponto final. Independente de Empres, familia ou amigos….

    1. Se vc achou algum desses conselhos errados então pense bem, pois vc deve ser o chato ou a chata do grupo.

  119. Pois e sempre tem esses engraçadinhos, meu celular ta cheio de tanta fotos e videos pornôs. Vou ter que atualizar meu celular porque ta lento tanto besteira.

  120. Sobre o item 4
    Acredito que uma galera não sabe, mas durante uma reprodução de áudio, se encostar o celular no ouvido, o som passa automaticamente para o fone do celular. Basta ouvir os áudios recebidos como se tivesse em uma ligação, assim apenas você ouve e não incomoda ninguém. hehe

    1. Isso mesmo, bem lembrado!! E se você afastar o telefone do ouvido, a reprodução é interrompida. Portanto, não há motivos pra banir as mensagens de áudio. O APP é bom.

  121. Ótimas dicas. As pessoas estão se associando a pornografias e ñ estão dando conta disso. Estão servindo de meio de propagação aos psicopatas da tecnologia. No futuro bem próximo, sentiram as conseguências

  122. 1 – Todo grupo deve ser silenciado no exato momento em que é criado ou incluído, no trabalho celular não deve tocar a não ser que seja caso de morte
    2 – Todo mundo tem um grupo de putaria, então nesse vale tudo. Correntes ninguém suporta mesm.
    3 – Se você quer falar porque tem outros de escrever, saiba que o teclado do Android tem uma função de converter voz em texto. Porque ficar falando como se fosse walkie-talkie é insuportável
    4 – Mande quantos emojis quiser e quantas mensagem quiser, o celular é seu, o grupo é seu, os amigos são seus. Se você só tem amigo imbecil e chato como o autor da reportagem é melhor não ter nenhum grupo com ele!

    1. Você só está levando em consideração grupos de amigos! Assim é fácil, pois você sabe com quem está lidando. Só que nem sempre os grupos são formados somente por amigos. Há grupos de pessoas do trabalho, da família etc. Em tais grupos há uma diversidade de índoles e pensamentos. Quando os grupos são dessa natureza, a máxima egoísta "se não gostou, saia" não vale, pois causa constrangimento a quem vai sair. Essas dicas da reportagem, no meu entender, se referem a esses grupos familiares, de trabalho etc, onde nem sempre as pessoas integrantes tem uma amizade entre si. É óbvio que em grupos de pessoas mais chegadas, boa parte do que está escrito acima não se aplica, porque você sabe com quem está lidando.

    2. Simples:
      Seja formal onde isto exige.
      Mas se dê o prazer de relaxar entre os seus afins.

  123. Acho ridículo e inoportuno correntes das mais diversas e querer impor religião em redes sociais.

  124. Por um momento, cheguei a pensar que fosse ironia. Que tal usarmos nosso whatsapp como quisermos?

    1. Sim…. como quisermos, não deve haver censura. Mas bom senso deve haver sempre.

  125. Seu grupo deve ser bem chato ou só contém vc. Pq nada pode. Eu hein, então monta um grupo com pessoas q nao falam, ou seja, não participe de grupo.

  126. Sensacional. Concordo com todos os ítens. As pessoas precisam se informar melhor para poder utilizar essa nova ferramenta.

  127. Valeu as dicas. Todos cometemos deslizes, sempre é bom ler e aprender. Porque, temos a mania de só ver o defeito do outro, mas que muitas vezes está em nós!

  128. Excelente! Concordo. E se você disser alguma coisa em contrário ao "besteirol ", ainda é massacrado.

    1. É bem por aí mesmo, Vera! Eu achei ótimas as dicas, está faltando educação e bom senso, tanto no whatsapp quanto nos comentários. Preferem jogar pedras a refletir sobre o incômodo que causam, a deselegância das ações. Mas podem pensar melhor, todas as dicas são super válidas! Não é porque você faz que deixa de ser inconveniente, viu, Juliano?

  129. A palavra chave se chama "BOM SENSO"! Infelizmente, este anda muito esquecido! Todos querem postar o que dá na cabeça, sem empatia com o destinatário da mensagem! São pensamentos egoístas do tipo "o grupo é meu e eu posto o que eu quiser! Quem não gostou, que caia fora!"

  130. Alguns itens tem coerencia, mas todos temos o livre arbítrio, nao gosta das mensagens saia do grupo, faça um grupo com pessoas do seu mesmo modo de pensar, nao gosto de correntes e mensagens que deprime….

  131. Amei Lara ótima informação vou compartilhar é sempre bom o insentivo de boas práticas!!!
    Beijo

  132. Gostei dessa iniciativa isto acontece na maioria dos grupos principalmente no meu vou compartilhar está matéria. ..valeu!!!

  133. Hummm isso é sério não é gente!!!nunca devemos ser enganados por ninguém! Isso tem quer muito cuidado sim e as vezes são pessoas desconhecidos em todos os sites!!!abra os olhos para não ser enganados!!!!

  134. Sugestões excelentes. Boas maneiras são especialmente aceitáveis em todos os relacionamentos. Parabéns para todos os que decidiram seguir esse pequenos passos.

  135. Recente no uso do zap, cometo o deslize de mensagem de áudio. Acho mais prático do que escrever, mas vou me policiar.

  136. Que bobagem!!! Já temos que seguir regras e padrões o tempo todo, vamos ser livres pelo menos aqui!! Quem não estiver satisfeito é só sair!!

  137. Existe um erro grave no whatss app: quando o administrador cria o grupo deveria ter dar opção ao "convidado" de aceitar ou nao!

    1. Pois é, acredite, há pessoas que compartilham esse tipo de imagem como se fossem fotos aceitáveis. Falta bom senso.

  138. O 13º é inaceitável, política e religião devem ser discutidos e respeitados sempre. Por nao se discutir política, olha onde estamos e em qual cenário! #acordaBrasil

    1. Concordo com vc Nerio, Religião e politica devem ser comentados, é por isso q. estamos no mundo q. estamos, falta td, AMOR, RESPEITO, EDUCAÇÃO, SAÚDE ETC, ETC…pq tem família q. não instruem seus filhos na religião como na política e outros assuntos, e assim vão seguindo caminhos q. a vida lhe mostra, q. nem sempre é o melhor!!!

  139. boa noite muito bom mas tá faltando mais verbos é que as palavras que o povo estão publicando a maioria delas são sacanagem isso é falta de respeito

  140. MUITO COERENTE TODAS ESTAS DICAS !!! PENA QUE POUCOS SIGAM !!! FALTA MUITO ÉTICA INCLUSIVE VIA CEL .

    1. SÃO APENAS DICAS , NAO QUER DIZER Q VC DEVA SEGUIR OBRIGATORIAMENTR

  141. Concordo com todas essas questões
    É preciso ter senso p enviar as coisas. A tal de corrente religiosa……credo!!!! É preciso entender que temos valores diferentes.

    1. O evangelho faz parte de algumas crenças religiosas, porém não de todas, então é sim.

    2. Não é uma religião, mas um livro de ficção que orienta diversas religiões. Define uma posição religiosa. Menos orações, mais ações!!! ATEA.org.br

    3. "Livro de ficção". Isso foi tão desrespeitoso… Especialmente após o comentário de alguém que visivelmente crê no Evangelho!

  142. Como tudo aqui no brasil é banal, o watsap ñ poderia ser diferente. Isso deve ser jugado pela consciência de cada um.

  143. Bacana! Com alguns itens eu concordo. Acho que o WhatsApp aproxima as pessoas. Penso que isso é o que legal! As coisas que nao nos interessar, deletamos.

  144. Muito bom… quanto aos pornôs… se que quiser ver pornô entro em um grupo específico no assunto… religião… hum… cada um tem a sua, não precisamos impor nada… evangeliza-se sendo educado e tratando os outros como gostaria que fosse tratado… quando você ama o próximo você simplesmente respeita e não impõe nada a ninguém…. existem grupos próprios…

  145. só discordo das mensagens religiosas, acho que sabendo usar esses meios de comunicação podem ser ótimos meios de evangelização de que tanto precisamos.

    1. Sandra, cada pessoa tem o direito de seguir ou não uma crença religiosa e nem sempre a escolha é pela fé cristã.

  146. A 14 dica não está aí mas seria: pontue suas frases, não esqueca os acentos…porque ninguém merece ficar tentando decifrar o que você quis dizer! Portanto, leia e releia antes de fazer suas postagens.

  147. Muito bom,tem pessoas que estão pensando que ele é pra ser transformado em um divã. Afinal whatsapp,não é psicanalista.

  148. Boas dicas. Tem algumas que não concordo, mas, a maioria é muito interessante por em pratica.

  149. Ainda não é exatamente o que penso. Mas fico contente pela pauta. Recurso novo demanda alguns ajustes e posturas

  150. É DIFICIL!… E CONVIVER, ATÉ COM PARENTES, COMO SE VOCÊ ESTIVESSE NUMA RODA DE JUÍZES COM MUITA ATENÇÃO NO QUE VOCÊ FALA, PORQUE, SE FALAR UM "A" FORA DO CONTEXTO, CAEM TODOS TE CONDENANDO! EU JÁ SOFRI ISSO!… EU NÃO CONCORDO COM O ITEM 13 PORQUE DEUS TEM QUE SER LEVADO A TODOS E É UMA MANEIRA DE EVANGELIZAR!…

    1. Po, Dora, seu comentário ja quebrou umas quatro regras acima. Evangelizar? Serio? Que mala. Nem todos gostam, sabia?Guarde sua religião pra vc e tire suas frases do Caps Lock. Isso, o botão na esquerda do teclado. Boa. Paz.

    2. Tudo em caixa alta para chamar a atenção, está errado tbem!

    3. É RODRIGO? KKKKK OLHA O MEU COMENTARIO: PARECE QUE ESTAMOS NUMA RODA DE JUIZES, NE? EM QUALQUER LUGAR SÓ ESCREVO ASSIM POR MOTIVO DE POUCA VISÃO . VALEU O SEU COMENTÁRIO, MUITO OBRIGADA!

    4. Todos temos direito de escolha e a necessidade tem que partir de quem procura e não de quem deseja ajudar. Religião também no livre arbítrio. Então permita o conhecimento e procura, não a imposição

    5. Viva a ATEA.org.br Mais ações, menos orações! Entendeu porque o item 13???

  151. O que me incomoda muito são as correntes… Excelente as dicas, vejo-as como regras importante para o uso adequado deste Aplicativo… Parabéns!

  152. Adorei às dicas, estou em vários grupos e alguns dos quais tem participantes inadequados. querem resposta pra todas as besteiras que enviam, e tb mandam videos horrorosos, de pessoas que cometer suicídio, pessoas desdentadas , com obsidade mórbida, pra que isto, eu detesto e não faço essas palhaçadas.

  153. Bom dia! Parabéns, gostei muito das dicas ,espero q amaioria absorva e coloque em prática.

  154. Confesso: já mandei MSG d voz e deixei minha veterinária constrangida! Bem feito quem mandou abrir na frente d todo mundo. Estamos rindo até hoje!

    1. Sem dúvida ela acreditou que era importante para que não fosse escrita. Quando você recebe algo que não é costumeiro de alguém, é normal creditar um importância maior. Se fosse o contrário, acredito que também agiria da mesma forma.

  155. Adorei, recebo isso todos os dias, fico até com vontade de excluir a pessoa que posta.

  156. Excelente! Com certeza todos, já cometemos alguns desses deslizes.
    Pior, é qdo vc coloca uma foto "engraçada" e com o texto explicando a situação; em um grupo familiar e alguém posta a foto no FACE.

  157. Ja que e assim tao sencivel.. melhor nao participar de nehuma rede social… Brinca quem suporta as brincadeiras.

    1. Mas grande parte dos grupos não foram criados com essa finalidade. Quem deturpa a ideia são algumas pessoas que esquecem a real finalidade deles.

    2. Existem dois tipos de pessoas que fazem isso. As crianças mimadas e os adultos retardados

  158. No item 13 se no grupo todos forem evangélicos as regras são claras para quem entra!
    Dentro de cada grupo as regras devem ser claras então quem as viola deve ser banido… E pronto!!!

  159. Mudando para outra rede social, temos reações absurdas em postagens no Facebook, do tipo "Pessoa é encontra decapitada no Nova Betânia…" ai lá embaixo no Post vemos 1500 LIKES ou curtidas, como se fosse "normal" curtir ou se agradar ver um ser humano decapitado. E por ai vai…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Dia RN

[VÍDEO] MEIO–DIA RN: Confira o programa desta sexta-feira

Confira o programa desta sexta-feira (8). O MeioDia RN, com este blogueiro, debateu os principais assuntos no Estado, pelo país e no mundo.  Clique abaixo e assista via YouTube.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

[VÍDEO] ATENÇÃO MOTORISTAS: Salgado Filho parcialmente interditada

Vídeo: Cedido

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) interditou no início da tarde desta sexta-feira (8) um trecho da Avenida Salgado Filho, em frente ao Midway Mall. O motivo: o asfalto começou a ceder no local. 

Pela imagem divulgada pela própria STTU, o sentido interditado é Centro – Zona Sul.  Os carros podem trafegar em apenas uma faixa. A outra opção é desviar e ir pela Alberto Silva.

Desde a metade da manhã que já circulam vídeos de um buraco jorrando água na lateral do Shopping, o que representava um perigo para motoristas, pedestres e, principalmente, motociclistas.

Opinião dos leitores

  1. Isto é uma vergonha. Natal dia de chuva é um desafio paraos motoristas, ruas alagadas, buracos por toda parte, descaso total dos governantes.
    Tanto dinheiro para as obras de drenagem desde a época da copa e nada foi feito.
    Pagamos IPTU caro e nada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Piso de Camelódromo do Alecrim cede e boxes são interditados após problemas em sistema de drenagem

Foto: Pedro Trindade

O piso do Camelódromo do Alecrim, em Natal, cedeu na manhã desta sexta-feira (8). Foram identificados problemas no sistema de drenagem, localizado abaixo do centro comercial. Por segurança, nove boxes precisaram ser interditados e área passará por obras.

A Defesa Civil Municipal esteve no local na manhã desta sexta-feira e encaminhou laudo à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), que executará os reparos. A expectativa é que as obras sejam concluídas neste sábado (9). Os demais boxes seguem funcionando regularmente.

O local foi isolado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). A pasta afirma monitora a região, instalada sobre um sistema de drenagem de água. A recomendação é que comerciantes e consumidores evitem a área interditada.

O prejuízo é mais um transtorno causado pelas chuvas que caem na capital desde o último sábado (3). Segundo o setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), somente nos primeiros três dias de julho choveu mais que o esperado para todo o mês.

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

VÍDEO: Walkyria Santos dá bronca no filho ao vê-lo virar garrafa de uísque durante show

A cantora Walkyria Santos durante a apresentação no São João de Campina Grande, no último domingo (3), deu uma bronca no filho Bruno César Santos, de 20 anos, ao vê-lo virar uma garrafa de uísque. A cena foi registrada em vídeo e compartilhada no perfil da cantora no Instagram.

Na publicação feita nesta quarta-feira (6), em tom bem humorado, ela escreveu na legenda “peguei no flagra, viu, Bruno César”.

O vídeo começa com um áudio: “quando você está no show da sua mãe e ela te pega virando um uísque”. Na imagem, Bruno aparece virando a garrafa, até que Walkyria chama o nome dele, com uma mão na cintura, e volta a dançar e cantar.

98 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra 2 óbitos por Covid-19 nas últimas 24h; novos casos são 891

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (8). São 534.459 casos totalizados. Nas últimas 24 horas foram registrados 891 novos casos e dois (2) óbitos (São Miguel e Natal).

Óbitos confirmados para Covid-19: 8.283. Em investigação são 1.337. Recuperados são 514.049. Casos suspeitos somam 3.060 e descartados são 1.002.930. Estimativa de casos em acompanhamento: 12.127.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: População interdita marginal da BR-101 e cobra soluções para alagamentos em bairro de Parnamirim

Moradores do bairro de Emaús, em Parnamirim, realizam protesto para que a prefeitura resolva problemas de alagamentos no bairro nesta sexta-feira (8). Durante o ato, os cidadãos queimaram pneus e interditaram a marginal da BR-101. Em vídeo, eles convidam mais pessoas para se juntarem ao ato e cobram ações por parte do poder público. De acordo com eles, a prefeitura da cidade não está tomando providências para resolver os problemas de alagamentos que assolam o bairro.

Há dias Emaús sofre com problemas causados pelo transbordo de lagoas de captação, além de vários pontos de alagamento por conta de problemas estruturais e de drenagem. Com isso, o nível de água subiu em várias ruas da região. Com o grande volume de chuva na manhã desta sexta, os problemas persistem e a população cobra ações. Os transtornos das chuvas tembém são sentidos em outras cidades do litoral ao Leste e outras regiões do estado.

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Parnamirim, esse é um problema persiste por causa da grande quantidade de chuvas em um curto período de tempo. Além disso, a cidade apresenta cerca de 100 pontos de alagamento ao todo, fora o transbordo das lagoas de captação. “Nenhuma cidade do Brasil estaria preparada para a quantidade de chuvas que caiu. A prefeitura está nas ruas fazendo as ações com as bombas, inclusive pedimos ajuda ao exército brasileiro, que chegou com uma bomba para dar suporte”, explicou.

Por meio da assessoria, a prefeitura informou que Parnamirim tem 23 lagoas de captação e todas elas encheram, agravando ainda mais a situação. “Muita gente acha que o problema é só Emaús, e não é. Estamos com vários pontos de alagamento”, disse. A prefeitura afirma que já existem bombas de drenagem atuando em diversos pontos da cidade, sendo eles, lagoa de Antônio Pontes com duas bombas, Parque das Orquídeas, Santa Tereza, na Lagoa do Aderbal, próximo a linha do trem. Foi pedido ajuda ao exército, que chegou com mais uma bomba de drenagem para tentar solucionar o problema.

Outro problema encontrado foi a falta de um mangote, um tipo de mangueira usado para drenagem, que está esgotado nas lojas de materiais de Natal. Uma das bombas usadas ficou ativa por cerca de 24h, mas queimou devido ao grande volume de água. Atualmente, três escolas municipais estão funcionando no acolhimento de pessoas desabrigadas. Essas escolas estão recebendo, também, algumas pessoas de Nísia Floresta. A assessoria não soube especificar o número de pessoas desabrigadas e desalojadas e quais escolas estão fazendo esse trabalho de acolhimento.

Opinião dos leitores

  1. A população no geral, antes de cobrar seja a quem for, tem que ter educação moral de não jogar lixo nas ruas. O mesmo indivíduo que cobra, é o mesmo que joga lixo no meio da rua que entope o sistema de drenagem e em muitas vezes acarretando todo esse transtorno. O brasileiro é um ser muito escroto, pois ele só quer ter direito, mas dever que é bom, NADA.

  2. Tomara que os parnamirinenses lembrem-se de tudo na hora de apoiar esse prefeito para alguma coisa. Péssima gestão! Hoje o secretário foi ao RN tv dizer que não fez a manutenção das bombas das lagoas de capitação!

    1. Se for esperar pelo governo federal, melhor esperar deitado. Se ficar em pe, vira estátua.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: Buraco se abre na Avenida Salgado Filho nesta sexta-feira, próximo ao Midway Mall

Após lotação do sistema drenagem, um buraco se abriu na Avenida Salgado Filho, sentido Ponta Negra no início da tarde desta sexta-feira (8). Por conta disso, água está jorrando no asfalto. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), uma equipe está no local e isolou a área. Também é esperado a ajuda da Defesa Civil.

 

Opinião dos leitores

  1. Fazem quantos anos que esse buraco existe? Parar uma avenida por alguns dias pra consertar ou arrumar, nenhum órgão responsável faz, mas querer bloquear a avenida para uma obra que vai durar meses, pode! E ainda existe a possibilidade de nem concluir, igual é a obra da Av. Jerônimo Câmara que até hoje não se concluiu. Típico do jeitinho brasileiro, só arrumar ou consertar depois que o estrago tá feito.

    1. São feitas da machucam de vc e NostraDá kkkkk bem fraquinhos kkkk

  2. As ruas de Kieve não tem tantos buracos e crateras quanto Natal depois da chuva. Prefeito fraco, péssima gestão. Isso era previsível. Deveria responder por abandono.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Homem abre fogo em condomínio de luxo no Recife e deixa mortos e feridos

Foto: Reprodução

O fim de um relacionamento motivou uma tragédia em prédio de luxo do bairro de Boa Viagem, zona sul do Recife, em Pernambuco. O casal identificado como Emerson Raulino Alexandre, 47, e Lizia Regina de Albuquerque Melo, 50, entrou em processo de separação. Após ter o acesso proibido pela ex-companheira, há cerca de dois dias, o dono de uma frota de caminhões se dirigiu ao prédio na manhã de hoje e atacou a tiros a ex-mulher, a enteada e o namorado da enteada. Duas pessoas morreram, incluindo o atirador.

Regina e a filha Mayara Lícia Melo de Oliveira Britto, 20, foram levadas para um hospital particular do Recife, segundo o Samu. A mãe, segundo testemunhas, está em estado grave, com um tiro na cabeça, e a filha teve um ferimento de raspão. Já o genro Breno Filipe Sales, 25, chegou a ser socorrido no Hospital da Restauração, mas não resistiu ao ferimento no peito.

O crime ocorreu no edifício Morada dos Navegantes, um prédio de alto padrão. Segundo a esposa do síndico do edifício, Taciana Borges, um clima de tensão já pairava pelo imóvel há alguns dias. Emerson era tido por funcionários do local como uma pessoa “difícil”.

“Desde anteontem a enteada dele tinha avisado ao porteiro que não queria que ele entrasse mais. Ela disse que a mãe estava em processo de separação e que ele era muito agressivo com ela. Eu conversei com o porteiro para que ele orientasse Emerson a não entrar. Porque até então todos pensavam que ele era o proprietário do imóvel e não podemos proibir a entrada de um proprietário sem medida cautelar contra ele”, explicou ela, ao UOL.

O porteiro, aponta Taciana, não se sentiu confortável em dar a notícia ao atirador por saber que ele tinha um temperamento agressivo. Hoje, no entanto, por volta das 7h, Emerson conseguiu acesso ao interior do edifício e subiu para o apartamento da ex-esposa, no 4º andar. Após um tempo, vários tiros se iniciaram dentro do imóvel.

“Ele chegou por volta das 4h da manhã e ficou rondando o prédio. Por volta das 7h, na troca de turno, ele conseguiu entrar quando um carro saiu. O zelador foi falar com ele e ele estava armado. Pouco tempo depois, ouvimos os tiros. Eu subi para o meu apartamento e quando estava passando pelo 4º andar, ouvi mais um tiro. Tinha um morador que viu o genro no elevador baleado. Quando vimos a tragédia, acionamos o Samu”, contou Taciana.

UOL

Opinião dos leitores

  1. Esses cornos estão sempre aprontando, aos invés de retirar os chifres e partir p outra, sai atirando p matar todo mundo.

    1. Já estou ouvindo a música do assobio. Todo mundo armado. Qualquer mal-entendido, tome bala e pegue a vala.

  2. Maldito. Isso deve ser de esquerda pq os de direita sabe controlar os sentimentos e sabe onde é e onde num é pra usa arma

  3. Esse é um esquerdopata revoltado, porque a mulher o largou por um bolsonarista motociclista. Agora ele vai tatuar o caneco e virar canequeiro pra se vingar da muié kkkk

    1. é só procurar o perfil do cara no facebook que você encontrará: “brasil acima de todos, deus por cima de tudo” Votou 17, e ia votar de novo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Governadora decreta emergência em 14 municípios; RN estima 3 mil desalojados

Foto: Magnus Nascimento

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, anunciou que vai decretar emergência pública em 14 cidades nesta sexta-feira (8) em razão das fortes chuvas que têm acometido o estado nos últimos dias. A reunião onde ocorreu o anúncio terminou no início da tarde desta sexta-feira, com participação de membros de diversas pastas do Estado e forças de segurança, como Bombeiros e Polícia Militar.

De acordo com o comandante da Defesa Civil do Estado, coronel Marcos Carvalho, são 62 mil pessoas afetadas pelas chuvas e a estimativa é que 3 mil pessoas estejam desalojadas, principalmente na faixa litorânea, entre Touros e Baia Formosa.

A governadora informou que solicitou apoio ao Ministério da Defesa e do Desenvolvimento Regional. “Falei com General Richard, comandante do Exército no Nordeste, que colocou o Exército Brasileiro à disposição, já definindo um oficial do Exército que vai ficar em contato permanente com nosso governo para que possamos ter essas ações conjuntas”, apontou.

Entre os encaminhamentos, a governadora pediu reforços nas estradas junto ao Departamento de Estradas e Rodagens do RN (DER-RN) e o reforço da Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Militar aos municípios afetados pelas chuvas.

A chefe do executivo potiguar também determinou atenção especial no tocante às barragens do Rio Grande do Norte com relação a eventuais transbordamentos. “As chuvas têm sido muito intensas. Esse trabalho desenvolvido pela Emparn através do Observatório do Cima é fundamental, estratégico para que possamos tomar as medidas necessárias”, completou.

Os municípios que estão em emergência decretada são Extremoz, Macaíba, Nísia Floresta, Touros, Ceará-Mirim, Natal, Parnamirim
Canguaretama, Tibau do Sul, Várzea, Montanhas, Nova Cruz, Pedro Velho e Espírito Santo, além de Baía Formosa que está em situação de alerta.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Eu acho que era isso que essa megera queria, decretar estado de Calamidade pra fazer compras sem licitação.
    Tudo que tá acontecendo é culpa da incompetência dela.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Brasileiro é o primeiro árbitro Fifa a se declarar gay: “Sem filtro e finalmente eu mesmo”

Foto: Marcos Ribolli

O árbitro Igor Benevenuto se declarou homossexual em entrevista ao podcast do ge “Nos Armários dos Vestiários”, uma série jornalística que detalha a homofobia e o machismo no futebol brasileiro. O mineiro, de 41 anos, é o primeiro juiz do quadro da Fifa a manifestar a homossexualidade publicamente.

“Ser árbitro me coloca em uma posição de poder que eu precisava. Escolhi para esconder minha sexualidade? Sim. Mas é mais do que isso. Eu me posicionei como o dono do jogo, o cara de autoridade, e isso remete automaticamente a uma figura de força, repleta de masculinidade. Eu queria ter esse comando e exigir respeito, como quem diz: ‘Ei, eu estou aqui! Vocês vão ter de me engolir e respeitar, me dar a oportunidade de estar entre vocês no futebol porque, sim, eu sou gay, mas sou uma pessoa normal, como todo mundo. Vocês não são melhores do que eu porque gostam de mulher'”, diz Igor na entrevista.

“O difícil é lidar com o medo que tenho de morrer. Vivemos no Brasil, o país que mais mata gays no mundo. Aqui não é apenas preconceito, é morte. É um submundo. Os gays no futebol estão em uma caixa de pandora. Jogadores, árbitros, torcedores… E nós somos muitos! Já não há espaço dentro desse armário apertado. Já não cabe mais. Chega! Sigo não suportando as piadas. A diferença é que agora não mais ficarei sufocado.”, finaliza.

GE

 

Opinião dos leitores

  1. O Brasil mata mais gays, negros, mulheres, trans, homens, crianças, velhos…É o país onde mais se mata gente poha…criminalidade descontrolada…independente de ser qualquer coisa cara pálida!!!! Mania que se tem hoje em dia de rotular tudo buscando alguma atenção e vantagens obscuras….vão viver suas vidas seus mimizentos dos infernos!!!! Geraçãozinha de merda!!!!!!!!!!

  2. Pronto, mais um “minoria” revoltada, precisando de afirmação e atenção… pode ser gay, cidadão, vc ganha respeito pela pessoa que é e não pelo barulho que faz, fazer alvoroço pra mídia não ajuda na sua luta pra ser aceito, só o torna mais uma “revoltada vitimizada” midiática, mal resolvido na juventude e frustrado na vida adulta. E TENHO DITO!!!

  3. Notícia tão importante, quanto a tatuagem no caneco da Anita.
    Cada um faça o que quiser, não precisa ficar falando não.

  4. Se tem medo de morar no Brasil e morrer, vá para Coreia do Norte, Irã ou Cuba. Aqui morrem todos os duas pessoas de todo tipo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *