‘A Justiça haverá de triunfar’, diz Lewandowski a militantes pró-Lula

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse ontem que a “Justiça haverá de triunfar”, durante audiência com um grupo de militantes que está em greve de fome há 10 dias e reivindica a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista foi preso e condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato.

Durante a audiência, os manifestantes comentaram com Lewandowski a situação das pessoas no campo e demonstraram preocupação com um futuro governo que não olhe para os pobres. Também disseram que “nosso líder” está preso, em referência a Lula.

Ao final da conversa, o ministro fez suas considerações. “Precisamos ter confiança e paciência que a Justiça haverá de triunfar por todos os segmentos, classes, categorias sociais”, disse Lewandowski aos militantes, que chegaram ao Supremo carregando exemplares da Constituição Federal.

O grupo pediu audiência com todos os ministros do STF, mas só foi atendido até agora por Lewandowski, que deixou por aproximadamente 15 minutos a sessão plenária da Corte, enquanto se discutia o sacrifício de animais em rituais de religiões de matriz africana.

Em abril, Lewandowski votou a favor da liberdade de Lula, mas o plenário do Supremo, por 6 a 5, decidiu não conceder habeas corpus ao ex-presidente, em um sessão tensa que durou quase 11 horas.

Naquela sessão, Lewandowski chamou de ilegalidade a previsão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) de prisão de Lula logo após a conclusão da análise dos recursos naquela instância. “A ilegalidade está justamente na falta da fundamentação para motivar essas prisões. O Tribunal Regional Federal decidiu pela prisão automática, o que não existe em nenhum país”, afirmou Lewandowski na época, no voto mais enfático em defesa de Lula.

“É preciso restituir a liberdade de alguém se houver reforma da sentença condenatória, com juros e correção monetária? Não. A vida e a liberdade não se repõem jamais”, completou o ministro naquele julgamento.

SAÚDE. O médico Ronald Selle Wolff, da rede pública de Porto Alegre, acompanhou os sete militantes em greve de fome na audiência desta quinta-feira com o ministro.

“Eu não confio na Justiça do Brasil, mas não foi uma surpresa ver o ministro Lewandowski nos acolher e ouvir as nossas reivindicações. E mais: dizer que iria interceder para que a Justiça fosse feita”, disse Ronald.

Segundo o médico, os militantes estão com a saúde “bem fragilizada”. Eles tomam água com sais minerais e eventualmente fazem reposição de glicose.

ESTADÃO CONTEÚDO

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Waldemir disse:

    Quando diz dos milhões da Petrobras
    O que fez esse verme para recuperar um centavo NADA ou ele quiz dizer que pode usar milhões da Petrobras para o PT e para ele que deve ter uma boa boquinha nessa grana

  2. Bruno Cortêz disse:

    Esse ministro de constitucionalista não têm nada, rasgou a constituição quando do impedimento de Dilma.

    Não confio nele.

  3. Tarcísio Eimar disse:

    O quinto dos infernos também lhe espera

  4. Ana disse:

    Acho que ele quis dizer " o mal triunfará". Esse junto com o Gilmar é o exemplo da pior espécie que nosso judiciário já produziu.

  5. jorge disse:

    Solta também o FERNANDINHO BEIRA MAR,é tão bandido quando o LULA
    OAB AJUDE O BRASIL !!!!
    Juízes com 60 dias de férias + férias forense ,aumento de salários ,querendo soltar um bandido condenado …..e a OAB A TUDO ASSISTE CALADO !!!!

  6. Joca disse:

    Esse VERME ….para soltar o luladrao ele é a favor ,mas para aumentar o seu salário ele fala MERDA ,dizendo que ele fez parte do resgate de bilhões da lava-jato ,cadê a OAB QUE NÃO ABRE A BOCA PRA NADA????

  7. Joca disse:

    Esse Ministro é tão de tudo oque NÃO PRESTA NO MUNDO ,que para aumentar o salário ele se coloca como se fosse ele que resgatou bilhões da operação lava-jato ,mas eu o mesmo que votou para soltar o ladrao condenado LULA,esse não presta !!!

  8. Expedito Junior disse:

    Se a justiça triunfar, o que é pouco provável, o Lula não sai mais da cadeia.

  9. Beto disse:

    Manda um médico sério fazer esses mesmos exames e, os resultados serão diferentes dos achados por esse médico(se for) canalha petralha.

COMENTE AQUI