Polícia

Após deixar o Brasil, Olavo de Carvalho presta depoimento à PF remotamente

Foto: reprodução/YouTube

O escritor Olavo de Carvalho prestou depoimento à Polícia Federal na última quarta-feira (24) por videoconferência. A oitiva ocorre depois dele ter deixado o Brasil dias após ter sido notificado da necessidade de ser ouvido pelas autoridades. Atualmente, Olavo está nos Estados Unidos.

A oitiva ocorreu no âmbito de um inquérito que corre no STF (Supremo Tribunal Federal) e investiga a organização de uma “milícia digital criada para atacar e desacreditar as instituições democráticas”. A suspeita é de que por meio das redes sociais ele incentivou ataques contra o Supremo, o Congresso e outros entes públicos.

Olavo negou as acusações. Ele deixou o Brasil de carro, rumo ao Paraguai, onde embarcou em um voo aos Estados Unidos. Ele já estava em território norte-americano. Olavo esteve no Brasil para realizar tratamento médico, tendo em vista que no país da América do Norte os tratamentos de saúde tem custo bastante elevado, e no Brasil ele poderia realizar procedimento de maneira gratuita.

R7

Opinião dos leitores

  1. Será que o MINTOmaníaco das rachadinhas vai afastar o delegado desse inquérito como fez em vários outros que investigaram os mais próximos dele?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

ÔMICRON NO MUNDO: Variante já está em pelo menos 25 países

Foto: Divulgação

Os Estados Unidos registraram, nesta quarta-feira (1º), o primeiro caso de Covid-19 ligado à variante ômicron do coronavírus, informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Além dos EUA, há casos confirmados desta mutação – identificada pela primeira vez na África do Sul -, em ao menos outras 24 nações

Autoridades sanitárias da Califórnia disseram que a nova variante do vírus foi identificada em um paciente do estado, que está em isolamento.

“O indivíduo era um viajante que voltou da África do Sul em 22 de novembro de 2021”, disse o CDC em comunicado. Anthony Fauci, conselheiro da força-tarefa da Casa Branca no combate ao coronavírus, disse em entrevista coletiva que o primeiro infectado recebeu duas doses da vacina e apresenta sintomas leves.

Nenhuma das atuais vacinas contra a Covid-19 evita 100% a infecção e a transmissão. No entanto, as chances de o vacinado se infectar e transmitir são menores – e de desenvolver uma doença grave são menores ainda.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] MUITO TRISTE: Candidato que fazia teste físico para Polícia Civil tem mal súbito após prova e não resiste

Que tristeza. O candidato Luan Torquato, de Alagoas, fazia o Teste de Aptidão Física (TAF) para a Polícia Civil do RN nessa quarta-feira (1º), mas quando estava prestes a concluir, faltando apenas dois segundos, passou mal e foi socorrido para a UPA da Cidade da Esperança.

De acordo com relato de uma mulher que se prontificou a acompanhar o candidato na unidade de Saúde, ele esteve consciente e ficou aparentemente bem após ser medicado. Contudo, ainda se queixava de dores no peito. Outro candidato foi até a UPA para acompanhá-lo no turno da noite, mas ele voltou a passar mal e faleceu na unidade.

O tempo mínimo que restou foi suficiente para que ele ficasse reprovado no exame físico, já que os candidatos precisam cumprir o percurso em 12 minutos. Se não conseguirem, são eliminados do teste.

Para ajudar, foi criado uma vaquinha para levar o corpo de volta para Alagoas. Veja abaixo:

Uma nota de pesar foi emitida pelo Classificados da Polícia Civil do RN, destacando que Luan “era dedicado ao sonho de ser policial e sempre nos ajudava com as listas de ranking informal”. Confira:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Maple Bear Natal conquista 10 medalhas para o RN em Olimpíada Internacional de Matemática

Fotos: Cedida

A Maple Bear Natal colocou o Rio Grande do Norte no topo da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras ao conquistar dez medalhas durante a competição, que foi realizada no mês de setembro, e teve os resultados divulgados nesta semana. Foram três medalhas de ouro, seis de prata e uma de bronze nas categorias regional (Nordeste) e nacional.

As competições acontecem por turmas, na própria escola, e os alunos resolvem de forma conjunta nove questões de matemática baseadas no cotidiano e uma em língua estrangeira. Os estudantes precisam demonstrar a resolução de cada questão e isso também é avaliado. As provas foram aplicadas de surpresa, aumentando ainda mais o desafio.

Na olimpíada deste ano, a Maple Bear Natal conquistou três medalhas de ouro na categoria regional, competindo com outras escolas do Nordeste, com as turmas do 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental, e conquistou duas medalhas de prata, com os alunos do 7º e 8º ano. A escola também foi vitoriosa a nível nacional, com quatro medalhas de prata, com as turmas do 4º ao 7º ano, e uma medalha de bronze, com o 8º ano do ensino fundamental II.

O professor de matemática Alex Alvarez esteve à frente das turmas medalhistas do 5º e 8º ano e avaliou a conquista como fruto de um trabalho continuado. Ele relembra que em 2019 a escola também garantiu três medalhas de ouro e duas de prata na mesma olimpíada, com as turmas que esse ano foram premiadas.

“Desde o ensino infantil, os alunos da Maple Bear Natal trabalham a matemática para o cotidiano, para resolver problemas da vida, criando uma base para o futuro, em que terão um conhecimento muito forte sobre a matemática”, garantiu o professor.

A professora Renata Freire, do 6º e 7º ano, destacou como a Matemática Sem Fronteiras promove a autonomia dos estudantes, que controlam todo o processo de resolução das provas, com um trabalho colaborativo. Essa postura está diretamente ligada à metodologia de ensino canadense desenvolvida na escola.

“Na Maple Bear Natal, os estudantes são estimulados desde muito cedo a refletir e resolver problemas. E mais do que isso: eles explicam o pensamento deles, quais estratégias estão usando. Isso com certeza contribui para esse posicionamento diante do desafio e esses resultados na olimpíada”, asseverou.

“É um resultado muito expressivo. Conquistas como essas evidenciam ainda mais o cuidado no desenvolvimento de habilidades e competências que contribuem para um processo de ensino e aprendizagem de excelência”, observou o professor Olavo Vitorino coordenador do ensino fundamental II da Maple Bear Natal.

Matemática Sem Fronteiras

A Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (MSF) é uma competição em equipes para estudantes do ensino fundamental e médio. No Brasil, a MSF é organizada pela Rede POC – Rede de Programas de Olimpíadas do Conhecimento, programa de intercâmbio que tem como objetivo estimular o interesse dos estudantes pela inovação, ciência e tecnologia. A MSF promove a aproximação do estudo da matemática, o interesse pelo trabalho cooperativo e mostra a importância das línguas estrangeiras modernas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Após ouvir secretário de Saúde, CPI da Covid é prorrogada por mais quinze dias

Foto: Reprodução / ALRN

A CPI da Covid da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte terá um prazo mais amplo para finalizar seus trabalhos. Na reunião dessa quarta-feira (1º), os deputados aprovaram a prorrogação dos trabalhos por 15 dias, dando prazo de finalização até o dia 17 de dezembro.

A data é considerada suficiente pelos parlamentares para a finalização dos trabalhos, incluindo as informações dos demais depoentes. O secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia, foi ouvido e tratou sobre os contratos em apuração.

Investigado em 11 dos 12 contratos, Cipriano Maia teve a oitiva mais longa da CPI da Covid. O parlamentar respondeu aos questionamentos dos parlamentares, principalmente com relação às tratativas com fornecedores e à adesão a uma compra coletiva de respiradores através do Consórcio Nordeste.

Cronograma

Na reunião, ficou definido que a CPI vai ter seu desfecho no dia 16 de dezembro, um dia antes do prazo final. Até lá, os deputados ainda vão ouvir, na quinta-feira (2), serão ouvidos Carlos José Cerveira de Andrade e Silva, auditor-geral da Control, na condição de convidado, Luciana Daltro de Castro Pádua Bezerra, assessora Especial do Governo do RN, também na condição de convidada, além dos investigados Fernando Galante Leite e Cleber Isaac Souza Soares, para falar sobre a compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste. Ambos serão ouvidos através de videoconferência.

Para a próxima semana, está prevista para o dia 9 a leitura do relatório do deputado Francisco do PT. Para o dia 15, haverá a apresentação de sugestões, enquanto no dia 16 será votado o relatório com as modificações que forem aprovadas.

Por dentro do RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Senado vota hoje (02) medida que cria Auxílio Brasil

Foto: Divulgação

O Senado vota nesta quinta-feira a medida provisória (MP) que criou o programa Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família e novo programa social do governo de Jair Bolsonaro.

Já aprovada pela Câmara, a medida precisa ser analisada até a próxima terça-feira para não perder validade. O prazo curto deve fazer com que a medida seja aprovada sem alterações.

O relator da MP, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), disse ao GLOBO que não fará mudanças no texto.

— Não vou deixar caducar (perder validade) nas minhas mãos, não vou fazer mudanças para não correr o risco — afirmou.

Ele disse que a Câmara ampliou o benefício, previsto inicialmente para atender 17 milhões de pessoas. Esse número subirá para 20 milhões.

O relator afirmou que ainda não está claro se o governo consegue pagar um benefício de R$ 400 para essa quantidade de famílias, mas que não irá alterar esse ponto.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Guedes vê Eletrobras ‘condenada à irrelevância’ e risco para Correios

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quarta-feira (1º) que a Eletrobras está “condenada à irrelevância”, os Correios correm risco de perder mercado nos próximos anos e a Petrobras “está sob risco”. A fala foi feita durante evento de certificação de governança de estatais no Ministério da Economia.

Em seu discurso, Guedes argumentava a favor da privatização das estatais. Sobre a Eletrobras, cujo processo de privatização está em andamento no governo, o ministro disse que ela não tem capacidade de fazer os investimentos necessários para acompanhar um crescimento de “4% ou 5%” do país.

“A Eletrobras teria que investir R$ 15,7 bi todo ano só para manter o fornecimento de energia elétrica, a fatia de mercado dela do fornecimento de energia elétrica. Ela só consegue investir R$ 3,5 bilhões, então ela está condenada à irrelevância. Se o Brasil crescer ela desaparece, se o Brasil ficar pequenininho, parado, em recessão,e ela continua importante”, disse Guedes.

O ministro ainda disse que, em funcionamento, a Eletrobras impede que outras empresas entrem no mercado porque nenhuma instituição privada.

“Se você tem uma estatal dominando o mercado ninguém entra”, afirmou o ministro.

Logo depois, Guedes defendeu a venda dos Correios. Segundo ele, a estatal terá que virar uma empresa de logística e há um risco de “dois ou três anos” virar irrelevante no mercado.

“Todo mundo que tá fazendo vendas e entregas digitais já tá preferindo montar sua própria empresa de logística, então ou vende ou perde o valor”, disse.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Fim da gratuidade do circular da UFRN deve atingir pelo menos 14 mil alunos

O fim da gratuidade no sistema de transporte que dá acesso à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ameaça afetar pelo menos 14.528 mil alunos. O ônibus passou a ser pago a partir desta quarta-feira (1º) após mudança anunciada pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), que alega desequilíbrio no sistema de transportes de Natal.

A pasta aponta que a cobrança é temporária e que a gratuidade pode ser retornada à medida que as aulas na universidade voltem. O anúncio gerou reclamações na comunidade estudantil, que promoverá um ato em frente à secretaria nesta quinta-feira (02), às 10h.

De acordo com dados da Superintendência de Tecnologia da Informação da UFRN, em relação às cidades limítrofes à Natal, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Parnamirim, a universidade possui 6.213 estudantes matriculados em cursos. Já em relação a discentes de outras cidades da Grande Natal, como Extremoz, Ceará-Mirim, São José de Mipibu, Nísia Floresta, Monte Alegre, Vera Cruz, Maxaranguape, Ielmo Marinho, Arês, Goianinha e Bom Jesus, são 8.315 alunos. O quantitativo leva em consideração os níveis acadêmicos: Básico, Fundamental, Médio, Técnico, Graduação e Pós Graduação.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[FOTOS] Bandidos explodem caixa eletrônico em posto do Cidade Satellite

O caixa eletrônico do posto de combustíveis localizado na entrada do conjunto Cidade Satélite, em Natal, foi explodido na madrugada desta quinta-feira (2).

De acordo com informações repassadas ao Blog, quatro homens fortemente armados chegaram ao local e já explodiram o caixa. Não foi confirmado se eles conseguiram acesso ao dinheiro ou não.

Na fuga, eles abandonaram um veículos utilizado durante a ação criminosa. Ainda não há informações de presos, até o momento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

José Dias sobre saúde do governo Fátima: “Descaso e incompetência”

O deputado estadual José Dias criticou a saúde no governo Fátima Bezerra, em especial quanto a gestão do hospital Walfredo Gurgel, que diariamente vem apresentando cenas lamentáveis de descaso e falta de zelo com a coisa pública. Um verdadeiro caos com superlotação, pacientes morrendo por falta de atendimento ou atendidos no chão, filas de ambulâncias paradas por falta de macas, animais nos corredores e muito mais.

Ele comparou a situação no principal hospital do estado com a situação de uma guerra, onde as pessoas são atendidas no chão. “Assistimos a episódios tristes e impactantes. Vimos a dedicação dos médicos, onde os esforços são realmente emocionantes, mas ficamos impactados, a cena é indescritível”, disse.

“Isso mostra o descaso e a incompetência que o Governo do Estado promove. Um governo que diz que tem recursos de mais de meio bilhão para investir no ano que vem, mas não tem a sensibilidade de gastar o que é necessário para dar pelo menos dignidade aquele que está sofrendo nos hospitais do RN”, criticou.

O parlamentar informou que no mês passado o Governo do Estado baixou uma portaria transferindo para os municípios os pacientes que não podiam ser atendidos na rede estadual. “Só que os municípios também não têm condição. Temos que tomar uma atitude séria”, completou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Kelps critica gestão do PT na Educação do RN: “O que melhorou? Nada!”

O deputado estadual Kelps Lima criticou a gestão do PT sobre a educação do RN. Além de atualmente comandar a pasta sob o governo próprio, o partido também participou de outras gestões na titularidade da Secretaria. Kelps lembrou que gestão enfrentava uma greve que só foi enfraquecida por conta da pandemia.

“O PT ficou na secretaria de Educação mais da metade da gestão passada e o que melhorou? Nada! E digo mais: ano passado a governadora não quis pagar o piso dos professores. Nos tínhamos uma greve e a greve parou porque tivemos uma pandemia”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *