Saúde

Após pico em março, mortes por covid no Brasil estão em queda há 6 meses

Foto: Andre Coelho/Getty Images

O número mensal de mortes por data real por covid-19 está em queda desde que atingiu o pico, em março deste ano, quando foram 80.831 vítimas da doença. Nós meses seguintes, o total mensal vem caindo sucessivamente, até que chegou em setembro ao menor número desde novembro de 2020.

Números de cada mês:

  • Março: 80.831;
  • Abril: 76.464;
  • Maio: 54.205;
  • Junho: 47.677;
  • Julho: 27.811;
  • Agosto: 16.998;
  • Setembro: 10.534.

Os dados referem-se às datas em que realmente ocorreram as mortes, e não às datas em que foram notificadas. O número de notificações é divulgado diariamente neste site do Ministério da Saúde. Já as mortes por data real são divulgadas uma vez por semana pelo Ministério da Saúde em boletim epidemiológico. A edição mais recente traz dados até 18 de outubro.

É possível que os números mais recentes aumentem nos próximos boletins, à medida que as autoridades identificam as datas das mortes. Esse dado pode demorar até 16 meses para ser conhecido.

De 603.465 mortes confirmadas até 18 de outubro, 588.936 têm a data real conhecida pelo Ministério da Saúde. Ou seja, ainda não se sabe exatamente em que data aconteceram 2,4% das mortes registradas até a última data de atualização dos dados.

Em março, durante o mês de pico da pandemia, o país atingiu o maior número de mortes ocorridas em 24 horas. No dia 29 de março de 2021, o Brasil teve 3.434 vítimas, de acordo com a atualização mais recente. O maior número de notificações em 24 horas só foi registrado 10 dias depois, 8 de abril, com 4.249 mortes reportadas em 1 dia.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Eu – e muitos potiguares – gostaríamos imensamente de saber o que passa pela cabeça das pessoas e eslecialmente dos nossos conterrâneos, ao ouvir Bolsonaro dizer que não tem culpa de nada… Diante de mais de 600 mortes por covid ou consequência; do esquema que chegou a ser montado para recebimento de propina em negociações para compra […], além da indústria das Fakes News montadas para desacreditar inclusive as vacinas e fazer propaganda da Cloroquina e Ivermectina, descarada e publicamente.

  2. Estamos longe de termos um ponto final sobre esta pandemia, são muitos dados divergentes em todo o mundo. Sou a favor de todas as formas de combate a esta doença, só não se pode é ficar na inércia vendo pessoas morrerem.

  3. VIVA A VACINA, QUE O GENOCIDA DISSE QUE NÃO TOMASSE E QUEM QUIZESSE SEGUIR SEU EXEMPLO TAMBÉM NÃO TOMARIA.

    1. Comprou a vacina depois de muita pressão e de praticamente 500 mil mortes nas costas, não é Mané apoiador das rachadinhas com leite moça?

    2. Gomes falar besteira é de um burrice sem precedentes, melhor ficar calado e ler um pouco. Leia a linha do tipo do COVID no mundo, os estudos para produção de vacinas e a inserção do Brasil nesse cenario, vcs vivem de narrativas, sem nenhum embasamento teórico, repetindo feito papagaio, por sinal, a discussão sobre a eficácia das vacinas continua, não resta dúvidas que a queda das mortes se deu por sua ação, o que teremos de verificar ao longo do tempo é se esses benefícios se sustentam ou se vamos ter um vale de lágrimas em decorrência dos efeitos não dedos e colaterais dessas mesmas vacinas.

    1. Kkkkkkkkkk tá apoiado, falou com seu muuuuuuuuu a voz da sabedoria.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Hospital do Coração e Humana Saúde realizam “Tributo aos Profissionais da Saúde” com Filarmônica UFRN e participação de Roberta Sá

Trazer esperança, paz e comunhão aos profissionais da saúde do Rio Grande do Norte. Esses são alguns dos objetivos do “Tributo aos Profissionais da Saúde”, que acontece na próxima quarta-feira (15), às 20h, no Anfiteatro do Campus da UFRN. Com apresentação da Filarmônica UFRN, o show traz o brilhantismo da suavidade de ritmos nacionais e regionais, embalados pela participação especial da cantora potiguar Roberta Sá.

O evento é promovido pelo Hospital do Coração e Humana Saúde, através do Programa Djalma Maranhão da Prefeitura do Natal, e conta com apoio cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. O Tributo é uma forma de agradecer aos heróis da vida real por todos os esforços durante a pandemia da Covid-19.

“Esse é o segundo fim de ano de uma pandemia terrível, que assola todo o mundo. Vivemos momentos de muita tensão e perdas, mas também de muita solidariedade. Não poderíamos fazer diferente. Essa é uma oportunidade de agradecer a todos os profissionais, que se entregaram de corpo e alma na luta contra esse inimigo. O show é uma das maneiras que o Hospital do Coração e a Humana Saúde encontraram para homenagear os heróis da vida real. É imprescindível também ressaltar o apoio da Prefeitura do Natal junto à realização desse evento que colabora com a cultura local”, enfatiza o diretor administrativo do Hospital do Coração, Nelson Solano.

O público terá oportunidade de prestigiar de perto e fazer parte dessa homenagem. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos através de cadastro pelo link https://eventos.lais.ufrn.br/e/tributosaude. Será permitido um por CPF e, no dia do concerto, o acesso se dará mediante apresentação do ingresso virtual e documento com foto. Para quem tomou a vacina no Rio Grande do Norte, após cadastrado na plataforma de ingresso, o mesmo será encaminhado automaticamente para o e-mail informado no cadastro. Já quem se vacinou em outros estados, a comprovação será feita no dia do evento, mediante apresentação de carteira de vacinação e documento de identificação.

Filarmônica UFRN

Nascida como Orquestra Sinfônica da UFRN em 2009, o grupo mudou o seu nome para FILARMÔNICA UFRN, em 2019. Regido pelo maestro André Muniz, a Filarmônica vem, a cada concerto, se firmando como um dos principais ensembles orquestrais do Nordeste. O grupo, de 50 integrantes, é formado exclusivamente por alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, oriundos dos cursos técnico, licenciatura, Bacharelado e Mestrado em Música. Em 2018, tornou-se a primeira orquestra Brasileira a se apresentar perante o Papa durante a UrdienzaGenerale do Vaticano, no dia dedicado a padroeira das Américas.

Roberta Sá

Nascida em Natal (Rio Grande do Norte) em 1980, aos nove anos mudou-se para o Rio de Janeiro. Depois de um período dedicado às aulas de canto, Roberta Sá fez seu debut nos palcos em 2002.

Com oito álbuns lançados ao longo de sua carreira, a artista vem se consagrando como uma das melhores cantoras brasileiras. Dentre os trabalhos de Roberta estão: “Braseiro” (2005); “Que Belo Estranho Dia Pra Se Ter Alegria” (2007); DVD ao vivo no show “Pra Se Ter Alegria” (2010); “Quanto o Canto é Reza” (2010); “Segunda Pele” (2012); “Delírio” (2015); “Delírio no Circo” (2016) e “Giro” (2019).

A cantora já participou de grandes projetos e dividiu o palco com nomes importantes da música, dentre eles: Chico Buarque, Ney Matogrosso, Gilberto Gil, Trio Madeira Brasil, Alcione, Lenine, Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Alejandro Sanz, João Bosco, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Diogo Nogueira, António Zambujo, Xande de Pilares, Jorge Aragão, Pedro Luís, Moreno Veloso, Daniel Jobim e Mariana Aydar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Jamais vou exigir o passaporte de vacina”, diz Bolsonaro para apoiadores

Foto: Reprodução / Foco do Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta 4ª feira (8.dez.2021) que “jamais” exigirá o “passaporte de vacina” da covid-19. O chefe do Executivo é contrário e critica a exigência de comprovante de imunização. Deu a declaração para apoiadores na saída do Palácio da Alvorada.

“O Supremo [Tribunal Federal] deu poderes para governadores e prefeitos, né? Eu falo da minha linha: eu não fechei nenhum botequim. E jamais vou exigir o passaporte de vacina de vocês”, disse.

O presidente falou sobre o assunto ao ouvir uma apoiadora reclamar da exigência do comprovante no Estado do Pará. Bolsonaro afirmou que governadores “tem autoridade” para adotar medidas do tipo. “Não queiram que a gente resolva todos esses problemas”, disse.

Nessa 3ª feira (7.dez), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que o país exigirá quarentena de 5 dias para pessoas não vacinadas que venham ao Brasil. O teste negativo de covid também continuará sendo exigido.

Apesar do anúncio, a portaria sobre as novas regras para a entrada nas fronteiras brasileiras ainda não foi publicada pelo governo.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Dia RN

VÍDEO MEIO-DIA RN: Confira o programa desta quarta-feira

Confira programa desta quarta-feira (08). O Meio-Dia RN, com este blogueiro, debateu os principais assuntos no Estado, pelo país e no mundo. Clique abaixo e assista via YouTube.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nacional

STF suspende despejos até março de 2022 em todo o país

Foto: ALEX SILVA / ESTADÃO CONTEÚDO

A maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) votou para suspender até março de 2022 as ações de despejo de famílias carentes no país. A Corte validou uma decisão liminar do ministro Luís Roberto Barroso que considera que a situação gerada pela pandemia de Covid-19 agrava a situação dessas pessoas. O julgamento ocorre no plenário virtual e se encerra nesta quarta-feira (8).

O voto de Barroso contra os despejos foi seguido pelos ministros Dias Toffoli, Carmen Lúcia, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Rosa Weber. Em seu voto, o ministro Ricardo Lewandowski destacou que a medida deveria valer enquanto durar a pandemia.

Na última segunda, Barroso afirmou que a Europa vive uma nova onda da doença, com um número sem precedentes de casos e mortes, o que deixa o Brasil em alerta. “Além disso, na Europa se verifica tendência no aumento do número de casos, diversos países voltaram a adotar medidas restritivas. Mesmo após a vacinação, o continente vive uma nova onda de contágios e mortes”, declarou.

A decisão inicial sobre o tema ocorreu em junho. Em outubro, o Congresso Nacional aprovou uma lei estendendo a suspensão das remoções até dezembro. Diante do fim do prazo, Barroso concedeu nova liminar e enviou o caso para avaliação no plenário virtual da Corte. A decisão afeta diretamente 123 mil famílias em imóveis públicos e privados ameaçadas de despejo em todo o país.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pelé volta a ser internado em São Paulo para tratar tumor no cólon

Foto: Reprodução Rede Social

O Hospital Albert Einstein, em São Paulo, divulgou nesta quarta-feira que Pelé está internado para dar sequência ao tratamento contra um tumor no cólon, uma parte do intestino. O Rei do Futebol deu entrada na terça para realizar exames, segundo a sua assessoria de imprensa, e permanece no local. A previsão é de que ele receba alta nos próximos dias.

De acordo com o boletim médico, a lenda de 81 anos está bem, em situação estável, e lida com uma série de procedimentos esperados para o tratamento. A ideia é passar um tempo no Guarujá, no litoral de São Paulo, onde reside, sem precisar passar por novos exames.

“Edson Arantes do Nascimento encontra-se internado no Hospital Israelita Albert Einstein para dar sequência ao tratamento do tumor de cólon, identificado em setembro deste ano. O paciente está estável, e a previsão é que receba alta nos próximos dias”, informou o comunicado oficial. A nota é assinada pelos doutores Fabio Nasri, Alberto Goldenberg, Rene Gansl e Miguel Cendoroglo Neto.

No fim de setembro, Pelé teve alta da mesma unidade, após passar um mês internado devido a uma cirurgia para a remoção de um tumor no cólon direito, realizada no início daquele mês. Durante o período da internação, ele também usou as redes sociais para agradecer às mensagens de carinho.

Duas semanas depois de sua alta hospitalar, já em casa, Pelé usou a rede social de uma de suas filhas para avisar aos fãs que estava bem.

“Invadi a rede da minha filha para deixar uma mensagem maravilhosa. Graças a Deus estou bem, estou melhor. Estou disposto talvez até para jogar domingo que vem, mas graças a Deus, agora falando mais sério: obrigado por tudo, obrigado por todos aqueles que mandam abraço, força. Também, se Deus quiser, logo logo estarei com vocês. Boa sorte a todos e obrigado”, disse em 14 de outubro.

Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

AGORA VAI: Desembargador nega recurso e shopping Via Direta vai à leilão

Foto: Reprodução

Após sucessivas tentativas, parece que enfim o shopping Via Direta irá a leilão. Segundo decisão do desembargador do TJRN, Expedito Ferreira, relator do processo na 3ª Câmara Cível. foi negado o recurso para efeito suspensivo da decisão que autorizou o leilão do shopping para pagamento de dívidas trabalhistas.

A defesa do shopping alegava a pretensão de ver suspenso o leilão descrito nos autos se fundamenta, essencialmente, de que o respectivo bem está sendo oferecido em valor aquém do devido, pontuando-se como reforço que haveria proposta de compra no valor de R$ 165.300.000,00 (cento e sessenta e cinco milhões e trezentos mil reais), o que corresponderia a 60% (sessenta por cento) superior à avaliação judicial.

Porém, o magistrado pontuou que: “não traz a agravante em suas razões quaisquer argumentos que afastem a compreensão lançada pelo julgador originário, não havendo hipótese que sustente a suspensão do referido leilão, nem mesmo a pretensa proposta de compra, na medida em que esta pode se efetivar quando do próprio leilão, cujo valor, inclusive, se faria suficiente à arrematação”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

COVID-19: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante inicia vacinação no aeroporto internacional

Fotos: Reprodução / Prefeitura de São Gonçalo do Amarante

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e em parceria com Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN) e Aeroporto de Natal, instalou dois pontos de vacinação contra covid-19 na área de embarque e desembarque do terminal de passageiros. Um dos pontos é uma sala de vacinação com câmara fria e todo material necessário para a imunização.

A ação foi iniciada, na manhã desta quarta-feira (8), e vai funcionar durante todo o mês de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, horário considerado de maior fluxo de passageiros. Inicialmente, serão destinadas 5 mil doses dos imunizantes, do estoque do município, que poderá receber mais doses da Sesap, se necessário. Além das doses, a Prefeitura está disponibilizando a equipe de vacinação, formada por seis técnicos da SMS, estrutura e material de comunicação visual.

Estão disponíveis vacinas para a primeira e segunda dose, de acordo com o intervalo de cada imunizante, além da dose de reforço (D3), com intervalo de quatro meses em relação à D2. Na área de embarque, a vacinação é acessível para qualquer cidadão que deseje, não necessitando apresentar comprovante de residência.

Uma das primeiras vacinadas no desembarque foi a turista de São Paulo, Aretuza Pereira, que veio com a família para uma semana de férias em Natal. “Eu achei bem prático, né? É a terceira dose que eu estou tomando, a gente já chega aqui no aeroporto e já aproveita pra se vacinar, pra se proteger. Eu achei ótimo”.

“Nós temos um fluxo de 6 mil pessoas, aproximadamente, passando diariamente pelo Aeroporto. A instalação desses locais para imunização é mais uma oportunidade de chamar a atenção daqueles que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra covid-19 ou de facilitar para aqueles que não tomaram a segunda dose, ou a dose de reforço”, disse Jalmir Simões, secretário municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Natal reduz para 4 meses intervalo para aplicação de dose de reforço contra Covid em idosos

Foto: Kleber Teixeira / Inter TV Cabugi

Natal reduziu intervalo para aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para 4 meses, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde.

A partir desta quarta-feira (8), idosos com mais de 70 anos que já tenham completado quatro meses desde que tomaram a segunda dose podem procurar um dos postos de vacinação na capital.

De acordo com a SMS, a medida foi adotada por causa da baixa procura da população. O município já havia aberto a aplicação da dose de reforço para qualquer adulto com mais de 18 anos que tivesse completado cinco meses de aplicação da D2 – inclusive para pessoas que moram em outras cidades.

Ainda segundo a pasta, o município possui 40 mil pessoas aptas a partir de agora para receber o imunizante, dentro dessa faixa etária contemplada.

A D3 vem sendo aplicada em todos os pontos vacinais da cidade (unidades básicas, drives ou trailer da árvore de Mirassol – este último de quinta-feira a domingo) para qualquer munícipe que esteja dentro dos critérios de intervalo, portando documentação comprobatória e que tenha concluído seu esquema vacinal com Coronavac, Oxford ou Pfizer.

g1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

[VÍDEO] DESESPERADOR: Criança é flagrada pendurada em janela de edifício e vizinhos alertam familiares

Um vídeo postado numa rede social mostra moradores de um condomínio em desespero ao ver um garoto pendurado na janela de um apartamento que parece ficar no segundo andar do edifício. A criança se segura com as mãos na moldura do vidro enquanto anda pelo parapeito. A informação foi publicada pelo jornal Estadão.

“O garotinho está na janela, moça. O filho da senhora está na janela. Vai para o quarto, gente. Misericórdia”, grita uma pessoa que está num apartamento em frente e grava a cena. De acordo com o relato que acompanha o vídeo, ele foi feito nesta terça-feira, em Icaraí, Niterói, município da Região Metropolitana do Rio.

Logo depois, três pessoas que estavam na varanda do apartamento entram correndo e uma delas abre a janela e consegue pegar a criança.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra nenhum óbito por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 117

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (08). São 383.729 casos totalizados. Na terça (07) eram contabilizados 383.402, ou seja, 327 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 117 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.509 no total. Nenhum óbito foi registrado nas últimas 24 horas. Na terça (07) eram 7.509 mortes. A Sesap não registrou óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.369.

Recuperados são 273.986. Casos suspeitos somam 189.452 e descartados são 799.344. Em acompanhamento, são 102.284.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *