Após testes, Rússia diz que aplicará vacina contra covid-19 em outubro

Foto: Andre Melo Andrade/Estadão Conteúdo

Os ensaios clínicos da vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa Epidemiológica e Microbiológica da Rússia (Gamalei) foram concluídos, e já foi iniciada a etapa de registro, segundo informações divulgadas neste sábado (1º) pelo ministro da Saúde do país, Mikhail Murashko.

“A vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pelo centro Gamalei concluiu os ensaios clínicos e agora os documentos para o seu registro estão sendo preparados”, declarou Murashko, citado pela agência de notícias local TASS.

Segundo o ministro, médicos e professores serão os primeiros a receberem a vacina, e espera-se que ela seja distribuída para diversas regiões da Rússia a partir do próximo dia 10.

“Estamos planejando que a campanha de vacinação mais extensa, que será gradualmente acrescentada ao novo sistema de cuidados, começará em outubro”, afirmou.

Murashko acrescentou que a segunda vacina russa, desenvolvida pelo centro Vector, está atualmente em processo de ensaios clínicos. Segundo ele, o Ministério da Saúde acredita que receberá em um mês e meio ou dois meses mais dois pedidos de permissão para realizar ensaios clínicos de novas vacinas.

Na sexta-feira (31), o epidemiologista americano Anthony Fauci demonstrou preocupação e afirmou que espera que China e Rússia estejam realmente fazendo os devidos testes antes de aplicar as vacinas que estão desenvolvendo contra o novo coronavírus.

Fauci deu a declaração depois que as autoridades russas disseram que estavam próximas de aprovar a imunização, adiantando-se aos esforços dos Estados Unidos.

A Rússia vem registrando uma pequena melhora na tentativa de conter a propagação do vírus SARS-CoV-2, com menos de 6 mil novos casos de infecção por dia. Hoje, foram confirmadas mais 95 mortes por covid-19, 66 a menos que ontem. Desde o início da pandemia, foram reportados 845.443 contágios e 14.058 óbitos.

R7

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. José Macedo disse:

    A vacina da Oxford está chegando o governo do JB vai investir mais de um bilhão para poder comprar , fábricar e distribuir
    Quanto a chinesa do dória.
    Quanto custará e quem vai pagar ?
    Será só para os paulistas?
    Ou vocês acreditam que virá de graça,. Os chineses são muitos agressivos quando se trata de negócios.

  2. Gostosa disse:

    Independente de ser da esquerda , da direita , do meio ou da frente , temos que admitir que Jair Messias Bolsonaro se comportou de forma infantil , irresponsável, e foi e continua sendo um péssimo líder de nação no combate ao corona vírus.

  3. Ilton disse:

    O que vamos fazer com as toneladas de cloroquina? Esse mito se tornou todinho com esse engodo

    • Raimundo disse:

      Não se preocupe.
      Cloroquina é muito barata.
      Você deveria se preocupar com os 45 milhões do consórcio nordeste.
      Caso você adoeça de covid, o que espero sinceramente que não aconteça, você tem a opção de ficar em casa tomando chá e torcer que não se agrave.
      Os principais médicos do Brasil, que adoeceram, tomaram.

    • Palmikto podre disse:

      O gado vai ficar comendo no pasto com ivermectina . A vacina fica Lara os que acreditam na ciência . Se sobrar , tira o gado do cocho e usa . Mummmmmmmm

    • Luciano disse:

      Vai ser usada por quem quer ficar bom quem não quiser igual a você espere os respiradores fantasmas que Fátima comprou e nunca recebeu pra você usar na uti

COMENTE AQUI