Opinião

ARTIGO: A Prudente dos Mendigos. Por Marcus Aragão

Foto: Mirella Lopes

A Prudente não é mais de Morais. Pelo menos, no trecho entre as ruas Ceará-mirim e Mossoró, ela é o endereço de um sem-número de mendigos, que estão tomando conta das nossas principais vias, e ninguém faz nada. São cruzamentos com grande fluxo, avenidas e ruas num processo de ocupação pela esmola, diante da mais completa falta de ação das autoridades.

Claro que este é um problema de todas as cidades, mas no volume que constatamos, aqui, ainda não tinha conhecido. A Prudente está na rota desse artigo, pois é uma das principais vias da cidade, onde estão localizadas pequenas, médias e grandes empresas. Natal passa pela Prudente.

Um leitor embriagado pelo politicamente correto pode dizer: “Deixem eles em paz”. Mas pergunto: “Existe paz na sarjeta?” Eles também são filhos de Deus e merecem muito mais do que dormir na companhia do lixo e dos ratos. São vidas estacionadas nas calçadas. Crianças a mercê do sol, chuva, doenças, atropelamentos, e da mais completa falta de higiene e educação. Quem pensa no próximo, não pode aceitar essa situação. Dormir nas ruas é viver o pesadelo da violência social e física.

Essa situação deteriora nossa imagem nos dois sentidos. Tanto porquê constatamos nossas principais ruas tomadas por mendigos de dia, e debaixo das marquises à noite, como também pelo fato da nossa cidade tolerar de braços cruzados inúmeros seres humanos vivendo nessa situação. Não somos os responsáveis por esse triste fato, no entanto não fazermos nada. Se nos negamos a cobrar melhorias, nos aproximamos muito de sermos cúmplices, já que estimulamos com nossa esmola.

— Ruim para o turismo, pior para o comércio.

Não é só o que você doa mas o que a cidade perde. Nossa paisagem decadente reflete diretamente na desvalorização dos imóveis, no acesso às empresas, na proliferação de doenças e, no pior, nas pessoas que vivem com o sinal eternamente fechado em suas vidas.

Não tenho pretensão de solucionar o problema do dia para a noite. Devemos ver como outras cidades estão combatendo essa questão. Hein? Foi a pandemia? Mas o coronavirus atingiu todo o Brasil e não vemos essa intensidade de mendigos nas outras cidades.

Melhor do que dar esmolas, é dar atenção à sua causa. Fui pesquisar como algumas cidades, umas mais e outras menos desenvolvidas, enfrentaram o problema. Segundo o Centro Nacional de Direito sobre Falta de Moradia e Pobreza dos EUA, num estudo realizado em 187 cidades dos Estados Unidos descobriu que 76% proíbem mendigar em locais públicos específicos e os 24% restantes proíbem em toda cidade. Algumas cidades sugerem aos seus cidadãos que façam as doações a instituições de caridade e não aos mendigos. Inglaterra, idem. Em Belfast, foi adotado zonas livres de mendicância e na capital da Nova Zelândia, Wellington, está educando, dando vouchers e exigindo que os mendigos tenham licenças. Em Oklahoma, nos EUA, é proibido pedir esmolas nas proximidades de restaurantes, cafés, escolas, caixas eletrônicos e banheiros públicos.

Uma ideia interessante foi em Albuquerque, no Novo México, que adotou o programa There’s a Better Way (existe um caminho melhor). Uma van sai recolhendo os pedintes que estão interessados em trabalhar, pagando para eles recolherem o lixo das ruas, canteiros e retirar as ervas daninhas.

Aqui no Brasil, Fortaleza implantou uma ação para conscientizar a população a não dar dinheiro, não comprar produtos vendidos por crianças e adolescentes nos semáforos e denunciar a exploração do trabalho infantil. A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação da Criança e da Família Cidadã, lançou a campanha “Não dê esmola. Lugar de criança e adolescente é na escola”. A Prefeitura de Campina Grande lançou um movimento para combater a mendicância de crianças e adolescentes nas ruas: “Quem dá esmola, não dá futuro”. A campanha teve apoio da Promotoria de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente, que instaurou procedimento para cobrar do poder público providências capazes de resolver a situação dos menores pedintes.

Tem quem pense que existem mendigos super bem de vida. — Menos, minha gente. Quem está tão bem assim, não dorme no chão nem deixa seu filho de 5 anos caminhar entre carros em movimento. Mas não descarto que este problema possa ser estimulado por alguns partidos. De uma forma ou de outra, prefiro me ater aos fatos.

Acredito que todos os mendigos, na verdade, querem oportunidades para saírem das ruas. Sonham em terem um teto e alguma possibilidade de emprego. Vamos ajudar cada pedinte a atravessar a rua da amargura sem ser atropelado pela indiferença e pelo preconceito.

Precisamos dar 1 real de atenção a situação deles.

Marcus Aragão
Instagram @aragao01

Opinião dos leitores

  1. Já ouvi um passarinho falar que essa turma e uma empresa que até CNPJ tem ! E dado a escala de trabalho país solos 30 dia e se tiver filhos mais 20 cada! Jaja aceitam pix e dão nf pro cidadão abater do imposto de renda kkkkk

  2. São as leis da infância e adolescência. Se uma criança for flagrada ajudando os pais numa feira de bairro é recolhida e os pais responderão por exploração de menores, se ficam em casa para os pais trabalharem podem se envolver com má companhia. O mesmo acontece nas avenidas e ninguém dar o merecido apoio para que essas famílias tenham um trabalho digno. É a lei do faz de conta! Só serve para punir

  3. Caríssimo, em suas linhas, percebe se tudo, menos a preocupação com os pobres , sua real preocupação é com o turismo e a “IMAGEM” da cidade, acho que você quer é um “SOLUÇÃO FINAL” para este problema. Os pobres sempre foram e serão um problema para a sociedade, principalmente para pessoas que não são pobres, como você, não gosta de ver, ouvir ou ter que encontrar com mendinhos, nem sequer saber da existência de tais seres humanos…. Tenho outro olhar sobre a situação, nem preciso falar sobre o que penso, sei o que faço sobre eles. Pergunto, o que você tem feito para pelos menos diminuir a mendicância, a pobreza, a miséria que te cerca, além de ter ficado em uma sala confortável, com ar condicionado e escrevendo? É preciso refletir sobre a sociedade que estamos deixando de herança. Abraço.

  4. A Prudente dos mendigos, lamentavelmente, faz parte do cenário nacional. E enquanto tivermos governantes que usam a miséria como moeda de troca com programas assistencialistas para serem eleitos, o cenário só tende a piorar.

  5. Não esquentem a cabeça! A partir de 1° de Janeiro, viveremos numa verdadeira Suíça! O Pai dos pobres está de volta! A Picanha está a caminho!

  6. Muita lorota é pouco conteúdo, vai comparar com China, Coreia do Norte, Nicarágua, Honduras, Colômbia, Venezuela, Argentina, Chile, Bolívia kkkkkkkkk, cachorro é espetinho no teu mundo idiota.

    1. Fui a SP, há uma ano eram 21 mil moradores de rua, hj sãoi 34 mil…deixem

  7. Natal é uma cidade entregue ao abandono pelo poder público, principalmente pela prefeitura de Natal e suas secretarias que só servem como cabide de emprego dos políticos, pois ações para coibir o teoricamente errado não existe. Avenidas abandonadas que viraram em seus canteiros centrais verdadeiras favelas ou mesmo lixões, Prudente de Morais, avenida das Alagoas, beira canal e muitas outras, onde as pessoas ficam aglomeradas mendigando e juntando do lixo materiais reciclados para vender, isso sem falar no mercado público que viraram esses canteiros centrais com barracas de madeira onde se vende de tudo a céu aberto, não existe coibição e ou mesmo fiscalização para coibir esse crescimento dessas barracas. Pense num prefeito incompetente e omisso esse de Natal.

  8. Existe pedintes profissionais,isso não é novidade,conheço vaias pessoas aqui em João Câmara que são amparadas pelo estado social,mas continuam mendigando,parei de dar esmolas quando descobri isso.

  9. Excelente artigo. Tive uma loja na Prudente de Morais e decidimos fechar porque não podíamos mais atender um cliente após 16:30, a calçada era tomada por traficantes e mendigos. Várias tentativas de buscar soluções foram inócuas com a prefeitura, MP, Conselhos Tutelares, instituições de caridade, enfim, o jeito foi abandonar o barco. E assim o Tirol vai caminhando de bairro nobre para decadente.

  10. Pensei que o plano diretor seria a solução para todos os problemas da cidade, pelo menos foi assim que o discurso foi vendido pelo gestor municipal, pela bancada governista da CMN e diversos empresários. Fato é que o problema nunca foi o pedaço de papel, mas sim a extrema incompetência por parte da administração pública.

  11. O problema é que muitos aí, são aposentados e se acostumaram com o sistencialismo, lembrando que eles botaram no Brasil um pai dos necessitados e botaram aqui no estado uma mãe, vão pedir a eles, eu estou fora, ajudo os de casa que não são traíras

    1. Típica cidadã de bem!! Despeja ódio e preconceito, acusando pessoas que nem conhece de serem pobres por opção.

    2. Concordo, uma vergonha deixar esse aglomerado pelo centro da cidade, essas pessoas deviam ser realocadas para outro lugar com melhores condições. Não dá para achar que está tudo bem, a cada dia só aumenta o número de pessoas em situação de rua. Eles deviam procurar se capacitar e trabalhar. Até crianças tem nessas travessias e o incompetente do Conselho Tutelar não faz absolutamente nada na cidade, cadê esses conselheiros que são eleitos e recebem dinheiro para fazer essa função?

    3. Pois é canga de lula, nos quatro anos do mito todos os índices brasileiros melhoraram, tais com: emprego, desmatamento, inflação, bolsa Brasil, mortes por arma de fogo, confiança, etc, certamente essa moçada são os filhos do apedeuta que havia acabado com a miséria do país. Ei, lá no mercado da seis vende bridão, arreio, cambito, chibata, dentadura, pomada para assadura, vaselina, tudo que vcs usam, aproveite e veja se tem raspa de jua, é bom para os dentes e garganta.

    4. DOQUINHA, vá chorar nos braços de um macho na calçada de um quartel, ou entregar uma sacola de pen drives em Brasília kkkk. Alienado.

  12. O mais grave nisso tudo, é que a maioria das crianças são “alugadas”. Os pedintes pagam aos pais das crianças para emprestar-lhes por dia. Eu digo porque conheço uma mulher que me contou que sempre vão atrás dos filhos delas.( Ela diz que não aceita) O valor? 20 reais o dia. As crianças sensibilizam as pessoas, menos o Conselho Tutelar e o MP que se fazem de cegos.

  13. Infelizmente a ajuda no sinal e nas esquinas não está acrescentando em nada. Só serve de graduação para as crianças.

  14. A mendicância é uma imposição do sistema. Um sistema explorador, escravista, concentrador e marginalizador. O sistema fez loas quando retiraram direitos dos trabalhadores, privilegiando os patrões, quando tiram ganhos reais dos salários, quando cortam verbas da educação, da saúde, das áreas sociais, tudo para que o mercado não seja arranhado na sua fome monetária. Agora mesmo, estamos diante de um governo criminoso que está prestes a sair e que deixa um orçamento que acentua a fome e a pobreza. Aí vem mostrar solucoes absurdas como proibir mendigos em locais públicos, zona lives de mendigos, licença para ser mendigos, etc. O problema é a prudente de Morais se transformar em prudente dos mendigos, é o comercio e o turismo serem prejudicados com as suas presenças. Joguem-os para um lugar de onde não possam sair para prejudicar o comercio, o turismo e a cidade. Não se fala em criar condições para que se acabe com a mendicância, não se escreve uma letra contra o sistema cruel, privilegiados e desumano que joga todos os anos milhões na condição de pobreza e quando encontramos governantes crueis e masoquistas, como o que temos agora,isso se acentua. O governo bolsonaro jogou 19 milhões para linha abaixo da pobreza e temos 120 milhões de candidatos a entrarem. Mas tocar nesse sistema criminoso não se pode. Melhor esconder os mendigos. A sujeira que o sistema está produzindo não pode ser escondido e ela não está apenas na prudente de morais. É só sair da rota.

    1. não sei pra essa preocupação! a partir de 1º de janeiro acaba a fome e a pobreza, isso é besteira!

    2. Se o sistema que vc fala for o capitalista, não haveria mendigos. Mas trabalhadores consumindo proudutos avidamente. Todos ganham.

    3. Fica até parecendo que o estado natural da Humanidade é a prosperidade igualmente repartida. Aí vem os capitalistas (aqueles que pouparam em vez de torrar com besteira) malvadões e tomam as riquezas dos outros. Pessoas são diferentes nas aspirações, esforços e talentos. Têm diferentes capacidades de poupar, correr riscos, inovar. E vão ser essas pessoas que vão conduzir o processo econômico. Lutar contra essa lei natural é criar mais miséria. Carro já foi algo dos muito ricos, hoje não. Diferenças sempre vão existir. Seja adulto e lide com isso. E pare de inventar números.

  15. Medicância já foi contraveção penal até 2009. Mas mesmo antes disso já era letra-morta. Cidades se degradam devido à tolerância com a medicância, vadiagem, vandalismo, falta de manutenção e limpeza dos equipamentos públicos. Essas coisas vão se assomando e se retroalimentando. Cedo ou tarde temos verdadeiros cenários de ‘waking dead’ feito a Ribeira. O eixo Salgado Filho/Hermes está numa espirial de decadência clara. Imóveis fechados, pichações, mato crescendo no meio-fio (a prefeitura agora deu só para capinar e caiar o canteiro central… mas sem ajardinamento) , a ‘moda’ agora é um monte de fio tombado, emprestando um ar ainda maior de decadência. Interessante como a “Teoria das Janelas Quebradas” funciona.

  16. A maioria com crianças, e nenhum órgão faz nada. Cadê o Ministério Público? Cadê aqueles que queriam proibir as crianças com seus pais na frente dos quartéis??

    1. Eu vi uma reportagem que As crianças são alugadas por 30 reais

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Violência

Suspeito de matar psicóloga em Assú tem prisão preventiva decretada

Foto: Reprodução

A prisão em flagrante de João Batista Carvalho Neto, suspeito de matar a psicóloga Fabiana Maia Veras, de 42 anos, em Assú (RN), foi homologada e convertida em prisão preventiva na tarde desta quinta-feira (25), após passar por audiência de custódia.

A audiência de custódia foi realizada pela Central de Flagrantes de Mossoró às 14h de hoje, por videoconferência. O suspeito está preso desde a noite da quarta-feira (24), na Cadeia Pública de Caraúbas.

Segundo as investigações da Polícia Civil, o servidor do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, João Batista de Carvalho Neto, de 41 anos,  matou a psicóloga Fabiana Maia Veras, de 42 anos, com seis facadas, para conseguir informações sobre a ex-namorada no celular da vítima.

Próximos passos

Agora, o inquérito precisa ser finalizado e enviado ao Ministério Público para oferecimento de denúncia à Justiça. Depois, se a denúncia for recebida, é que tem início a ação penal. Enquanto isso, o suspeito segue preso preventivamente até que a defesa, por exemplo, venha solicitar Habeas Corpus.

Fonte: Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeito Álvaro Dias acompanha avanço nos serviços de construção do Hospital Municipal

Fonte: Cedida

As obras do Hospital Municipal de Natal estão avançando a cada dia e o projeto, que representa o maior investimento na área da saúde da história da cidade, vai se materializando para ser entregue a população. O prefeito de Natal, Álvaro Dias,  visitou o local na tarde desta terça-feira (23) ao lado do secretário municipal de Saúde, Adílson Boldo, para acompanhar o andamento dos serviços. A obra está dividida em etapas, que acontecem paralelamente. A primeira parte da obra é a que está mais avançada. São dois pavimentos onde serão instalados leitos de enfermaria e UTIs. A chamada pelos técnicos ala intermediária também já iniciou as fundações. Além dos leitos para internamento, o complexo hospitalar quando estiver concluído contará com centro de diagnóstico de imagens e laboratório de análises clínicas.

“Essa é uma obra de larga importância para a cidade. Estamos falando de um complexo hospitalar que vai oferecer um serviço de excelência amplo e com várias especialidades aos usuários do sistema de saúde da rede pública municipal. Como cidadão, prefeito e médico, estou realizado, pois estamos vivenciando um momento histórico com a eminência de entregar o hospital”, disse o prefeito Álvaro Dias.
O hospital irá concentrar boa parte dos serviços prestados hoje em unidades que funcionam em prédios alugados e está sendo erguido na avenida Omar O’Grady, no bairro Pitimbu, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cidade Satélite.

Dentro do bloco logístico, estão contemplados setores como almoxarifado, CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico), farmácia central, cozinha, lactário/enteral, refeitório, Central de Material e Esterilização. Além disso, a primeira etapa abrangerá a área administrativa e disponibilizará vestiários, sanitários e alojamentos para os funcionários.

Quando estiver finalizado, o Hospital Municipal vai contemplar diversas especialidades, dentre elas ginecologia, obstetrícia, atendimento neonatal, Centro Cirúrgico e de Diagnóstico. Na totalidade, serão 266 leitos de internação, sendo 40 de UTIs divididos entre UTI adulta geral (20), neonatal (10) e pediátrica (10), além de leitos específicos classificados como PPP – para pacientes de pré-parto, parto e pós-parto (10).

As linhas de atenção planejadas para o hospital preveem atendimentos referenciados a pacientes adultos clínicos para internação hospitalar e cirúrgicos para cirurgias programadas (eletivas), além de atendimento de urgência 24h em ginecologia e obstetrícia de risco habitual e alto risco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Marta anuncia data de aposentadoria da Seleção Brasileira: “Chegou a hora”

Foto: Joel Carrett/AAP/IMAGO

O fim de um reinado! Marta, a maior jogadora da história do futebol feminino, anunciou que 2024 será seu último ano com a camisa da Seleção Brasileira. A camisa 10 da Canarinho quer atuar nos Jogos Olímpicos, o que seria seu último torneio com o país.

“Se eu for para a Olimpíada, vou curtir cada momento, porque, independentemente de ir para Olimpíada ou não, este é meu último ano com a Seleção. Não tem mais Marta a partir de 2025 na Seleção como atleta, não tem”, declarou a seis vezes melhor do mundo à CNN.

“Este é o meu último ano, e eu já posso confirmar aqui. Tem um momento em que a gente tem que entender que chegou a hora. Eu estou muito tranquila com relação a isso, porque eu vejo com muito otimismo esse desenvolvimento que a gente está tendo com relação às atletas jovens”, completou.

A rainha está confiante no sucesso das próximas gerações. Para Marta, o Brasil conta com ótimas atletas que despontarão para o futebol mundial. A jogadora de 38 anos também afirmou que está muito confortável com a passagem de bastão.

“A gente tem uma equipe muito qualificada, com meninas muito talentosas e que, no decorrer dos anos, vocês vão ver que realmente é o que eu estou falando, é um terreno muito fértil. Por esse motivo, eu me sinto muito confortável em dizer: ‘Olha, estou passando pra vocês, vou passar o bastão, e vocês continuem a levar esse legado” completa a jogadora.

Marta foi eleita seis vezes melhor do mundo, conquistou uma Libertadores (2009) e uma Champions (2003/4). Pela Seleção, a meia-atacante do Orlando Pride teve suas campanhas de destaque no tricampeonato da Copa América (2003, 2010 e 2018), além de ser bicampeã dos Jogos Pan-Americanos (2003 e 2007). Ela também tem duas medalhas de prata (2004 e 2008) no currículo.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura entrega sábado nova Praça Paranaguá durante Participa Natal

Foto: Roberto Galhardo/Semsur

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), inaugura neste sábado (27), a nova Praça Paranaguá, no bairro Potengi, por ocasião do Participa Natal que, pela primeira vez, será realizado em praça pública. Acompanhado de secretários, autoridades e servidores das secretarias que prestam serviços no Participa Natal, o prefeito Álvaro Dias entregará aos moradores do conjunto Santarém uma praça totalmente reformada e revitalizada.

Situada nas proximidades da avenida Itapetinga, entre as ruas Maracaju e Cruzeiro do Oeste, a nova praça oferece mais condições de lazer, segurança e bem-estar à população da zona Norte. O Projeto arquitetônico, que compreende uma área total de 2.597 metros quadrados, contempla um passeio público com recomposição de piso, rampas de acessibilidade, bancos e lixeiras novas.

As crianças do bairro ganharam um novo parquinho infantil em madeira de eucalipto e os desportistas receberam uma nova quadra de areia com alambrado e refletores, além de uma Academia da Terceira Idade (ATI).

De acordo com Adson Soares, Secretário Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), a reforma e modernização da Praça Paranaguá é uma importante reivindicação dos moradores do bairro por melhorias no espaço público que proporcionasse bem-estar e mais qualidade de vida à população. “A nova praça Paranaguá atende aos anseios da comunidade. Possui equipamentos modernos e com acessibilidade a portadores de necessidades especiais, fazendo um ambiente muito seguro e agradável para a recreação de toda família”, declarou o secretário.

Fonte: Prefeitura do Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue

Foto: Reprodução/EBC

O Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde contabiliza nesta quinta-feira (25) 3.852.901 casos prováveis de dengue registrados em todo o país nos quatro primeiros meses de 2024. O número representa mais que o dobro de casos prováveis da doença identificados ao longo de todo o ano passado: 1.649.144.

Dados da pasta indicam ainda 1.792 óbitos confirmados por dengue em 2024, além de 2.216 mortes em investigação. O coeficiente de incidência da doença no país, neste momento, é 1.897,4 casos por cada 100 mil habitantes. A letalidade em casos prováveis é 0,05 e a letalidade em casos de dengue grave é 4,43.

A maioria dos casos prováveis segue concentrada na faixa dos 20 aos 29 anos, seguida pelas faixas dos 30 aos 39 anos, dos 40 aos 49 anos e dos 50 aos 59 anos. Já a faixa etária menos atingida é a de crianças menores de 1 ano, seguida por pessoas com 80 anos ou mais e por crianças de 1 a 4 anos.

Minas Gerais ainda responde pelo maior número de casos prováveis de dengue (1.167.056). Em seguida estão São Paulo (927.065), Paraná (391.031) e Distrito Federal (232.899). Já os estados com menor número de casos prováveis são Roraima (252), Sergipe (3.053), Amapá (4.480) e Rondônia (4.715).

Quando se considera o coeficiente de incidência da doença, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar, com 8.267,4 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Em seguida estão Minas Gerais (5.682,2), Paraná (3.417,1) e Espírito Santo (2.994). Já as unidades federativas com menor coeficiente são Roraima (39,6), Ceará (109,3), Sergipe (138,2) e Maranhão (138,4).

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ministro do trabalho discute com deputado sobre regulamentação dos aplicativos de transporte


O ministro do Trabalho Luiz Marinho e o deputado Delegado Caveira (PL-PA) bateram boca durante uma audiência sobre regulamentação das relações de trabalho nos aplicativos de transporte que ocorria nesta quinta (25) na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços.

Fonte: Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Duas pessoas morrem em grave acidente na BR-226, o interior do RN

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um trágico acidente ocorreu na BR-226, entre as cidades de Tangará e Serra Caiada, no interior do Rio Grande do Norte. Dois carros colidiram frontalmente, resultando na morte de duas pessoas e deixando uma terceira gravemente ferida.

A Polícia Rodoviária Federal isolou a área e prestou atendimento, enquanto o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também esteve presente. As circunstâncias que levaram ao acidente ainda são desconhecidas e serão investigadas pela Polícia Civil.

Os corpos das vítimas foram recolhidos pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN).

Fonte: 96 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Suspeito de matar psicóloga em Assu terá audiência de custódia nesta quinta-feira

Foto: Reprodução

O servidor público João Batista Carvalho Neto, suspeito de matar a psicóloga Fabiana Veras, em Assú, passará por audiência de custódia na tarde desta quinta-feira (25). Segundo a defesa do suspeito, ele segue em surto e, até o momento, não deu declarações claras sobre o que teria acontecido entre ele e a vítima.

João Batista está custodiado no município de Caraúbas, no Oeste potiguar, e não está em cela especial porque, apesar de ser formado em Direito, ele não atua como advogado. De acordo com André Dantas, advogado que defende o suspeito, ele já está com toda a documentação médica que atesta os problemas mentais alegados pela defesa do suspeito. Contudo, ainda não há a decisão se haverá o pedido para o relaxamento da prisão.

“Vamos aguardar a audiência de custódia agora à tarde e vamos avaliar o pedido se vamos entrar com o pedido liberatório agora ou se deixaremos para formulá-lo somente no curso natural na comarca de Assu. somente na comarca de assu. Como tudo leva a crer que deverá ser instalado um incidente de insanidade mental, os pleitos liberatórios devem ficar mais à frente”, explicou o advogado André Dantas.

De acordo com o advogado, até o momento, João Batista não falou claramente sobre o que de fato aconteceu e a eventual motivação para a morte da psicóloga. Segundo André Dantas, o suspeito está bem abalado e em surto.

“Visivelmente ele está bem abalado com a situação e é claro que ele está em surto até agora e não tem como proceder uma conversa racional. O que fez, se teve motivação, legítima defesa, se havia um fato passional por trás, nada disso pôde ser dito até agora”, explicou.

Fonte: Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Michelle Bolsonaro é internada após sentir fortes dores

Foto: Reprodução vídeo publicado pela ex-primeira-dama no hospital

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro está internada e se recupera bem. Foi diagnosticada com Influenza A, infecção viral que ataca os pulmões, o nariz e a garganta, com grande potencial de transmissão.

Segundo a Assessoria de Comunicação do PL Mulher, na noite de ontem (24), ela “necessitou de cuidados médicos pois estava sentindo um mal-estar e muitas dores. Michelle foi submetida a exames e foi constatado que ela contraiu o vírus Influenza A. O médico que a atendeu prescreveu vários medicamentos, isolamento e repouso por sete dias. Infelizmente, diante dessa enfermidade, os eventos do PL Mulher que ocorreriam em Aracaju (SE) com a presença de Michelle Bolsonaro, nos dias 26 e 27 de abril, foram adiados, em princípio, para os dias 10 e 11 de maio de 2024”.

Finaliza: “A Presidente do PL Mulher lamenta não poder estar com as sergipanas no próximo final de semana e aguarda, ansiosamente, para encontra-las em maio.

Também agradece a preocupação e as mensagens de incentivo que tem recebido de amigos e apoiadores e espera, em Deus, uma rápida recuperação”.

Fonte:  BZN Notícias

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Servidores da saúde fazem acordo com governo e encerram greve no RN

Foto: Sindsaúde / Reprodução

Os servidores estaduais da saúde decidiram aceitar a última proposta do governo e encerrar a greve da categoria, que já durava três semanas. A decisão aconteceu durante assembleia do Sindsaúde realizada nesta quinta-feira (25), em Natal.

Com isso, os servidores voltarão a trabalhar nesta sexta-feira (26) normalmente.

Nesta quarta (24), representantes dos servidores se reuniram com o secretário estadual de Administração, Pedro Lopes, e receberam uma nova proposta de reajuste salarial.

  • Na reunião, o secretário Pedro Lopes se comprometeu com um primeiro reajuste salarial de 4,6% em janeiro de 2025; seguido de um segundo reajuste em abril de 2025, de acordo com o cálculo da inflação de 2024; um terceiro aumento de 2% em janeiro de 2026; e um quarto reajuste em abril de 2026, com base na inflação do ano anterior.

O governo também concordou em fazer um reenquadramento por tempo de serviço para servidores com mais de 30 anos, com um projeto de lei em 2024 e implementação em maio de 2025.

Outra medida é a equiparação do piso salarial da radiologia ao da enfermagem, com paridade e atualização para dois salários-mínimos em maio de 2025. Haverá uma alteração legislativa para incluir o plantão eventual no cálculo da gratificação natalina, e os passivos de implantação até 2023 serão pagos em 2024, com parcelas mensais até outubro e o saldo em novembro e dezembro.

O Governo também informou que buscará aplicar o piso da enfermagem aos aposentados em maio, dialogando com o Ministério da Saúde. Além disso, está prevista a realização de um novo concurso público para a saúde pública até junho de 2025, incluindo os processos internos em andamento.

Fonte: Portal 98Fm

Opinião dos leitores

  1. O importante não é terminar uma greve, e sim, dar condições de trabalhos aos servidores da saúde, porque em um hospital como o Walfredo Gurgel, o maior do Estado, sem a menor condições de funcionamento, isso que afirmaram foram os próprios funcionários de lá, não adianta os servidores receberem um aumento, e depois o Estado não pagar esse aumento regularmente. Porém eu me pergunto e as verbas que vem de Braslia, desde de quando Bolsonaro era Presidente, que esse presidente mandou mais de 30 remessas de dinheiro para o RN, cadê esse dinheiro? O gato comeu?

  2. Esse sindicato da saúde é um Leão faminto com o governo do Estado, já com a prefeitura de Natal é uma gazela.
    Não dá um pio há anos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *