
Mais de 200 pessoas, incluindo artistas, atores e cineastas, fizeram um ato na tarde de domingo (1º) em defesa do MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) na sede da instituição, no parque Ibirapuera.
Segurando cartazes com a inscrição “Somos todos MAM”, eles deram as mãos no saguão e gritaram “censura, não” e “arte não é crime”. Entre os participantes do ato estavam os artistas plásticos Paulo Pasta, Fabio Miguez e Alex Cerveny, além de diretores de museu e curadores.
O museu paulistano tem sido alvo de ataques desde que, na última terça (26), sediou uma performance com um nu artístico. Num vídeo que circulou nas redes sociais, uma criança aparece tocando a mão e a perna do artista Wagner Schwartz, que estava sem roupa. A performance evoca “Bicho”, obra manipulável da artista Lygia Clark (1920-1988).
No último sábado (30), um grupo fez um protesto na frente do museu, acusando-o de promover a pedofilia, que terminou em agressões físicas contra visitantes e colaboradores da instituição.
O ato deste domingo saiu em defesa do MAM.
“Houve uma deturpação completa do que ocorreu. Eu estava aqui no dia da performance e não houve nada próximo de qualquer ato sexual”, diz o curador Cauê Alves e professor do Departamento de Arte da PUC-SP. “Há uma onda que não está se opondo a coisas pontuais, mas à arte como um todo.”
Presente no ato, a atriz Maria Manoella disse que é uma “tristeza, um retrocesso para as artes e para o país” a campanha contra o MAM.
“É assustador esse movimento de grupos pequenos que ganham voz enorme sem entendimento do que acontece”, comentou o cineasta Caetano Gotardo. Ao seu lado, o também diretor de cinema Gustavo Vinagre concordou: “Escolhem palavras de fácil adesão, como pedofilia, que não tem nada a ver com o que aconteceu.”
Sob gritos de “abaixo, Doria”, os participantes do ato também entoaram críticas ao prefeito de São Paulo, que publicou um vídeo condenando a performance.
O ato terminou com os participantes de mãos dadas dando uma volta pelo museu.
Folhapress
O Brasil está na lama, desde quando putaria é arte. Respeito às nossas crianças. São inocentes.
200 pedofilos e quem apoia faz parte da mesma imundisse nojenta
200 pervertidos e canalhas
com os filhos dos outros é muito bom ne?
1000000x canalhas
sos forcas armadas
intervenção jaaaaaaa
Se isso é arte, agora descobri de onde vem o verbo OBRAR. É incrível como o mal se une. Cabe ao bem imperar e, assim, levar maior quantidade de pessoas que se mostrem indignados com essa “OBRA”.
Quem aponha uma safadeza dessa e pior que esse safado crianças tocando um corpo de um safado nu quem acha isso correto é um pai ou uma mãe de família sem futuro na minha terra isso não é arte mais sim é pedófilia. Acorda povo para a realidade Jesus está voltando satanás tem vedado olhos do povo para as obras dele ser tudo natural.
Se isso é Arte,prefiro ser ignorante e continuar defendendo as nossas crianças! !!????
Se isso é Arte,prefiro ser ignorante e continuar defendendo as nossas crianças! !!
Eu só sei que, meu filho menor de 11 anos eu jamais permitia a presença dele ou mesmo minha em uma "exposição" deste tipo !!! Que inversão de valores são estas !!! Absurdo !!! Esta "abertura política" naufragou este nosso Brasil !! Saudades da "Ditadura"
Uma nojeira. É claro que esses dementes vão espernear e fazer o miseravel discurso mi, mi, mi.
Acho que a falta de limites no país está gerando um caos. Qualquer palavra pode gerar um processo criminal. Um homem nu virou arte polêmica e a presença de uma criança no meio. Nada. Absurdo
200 bandidos ou baitolas, para apoiar um absurdo deste, despois o filho vira um baitola ai fica reclamando da fila para tentar curar o filho
O MAM não fez nada! Quem supostamente cometeu o crime do Art. 240 do ECA foram os produtores e artistas do ato.
Eu queria falar mais de Lula…funcionou antes..ele.não pára de cair nas pesquisas…vamos falar mal dele…
A culpa é do Lula….
Viajandória é o melhor Prefake, digo, prefeito. ..Não falem mal dele…
Perdoem me a falta de cultura e por favor se possível me esclareçam, que critérios definem como arte uma criança interagindo com um homem nu
Pergunta perfeita Paulo Cardoso, quais os critérios estabelecidos para que várias crianças fossem expostas a nudez de um estranho, e que houvesse a necessidade de uma destas crianças tocasse no homem nu? Nois ñ ficamos nus na frente das nossas crianças, porque, que um estranho teria o direito de ficar nu na frente daquela criança?
Lixos! Canalhas, mil vezes canalhas!
Bando de sem vergonhas.