Saúde

ATRASO: 203 mil pessoas ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a covid-19 no RN

Foto: Manoel Barbosa/Secom

O Rio Grande do Norte tem 203.750 pessoas que não apareceram para tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19 e estão com o esquema vacinal em atraso. O número consta na plataforma RN Mais Vacina, com atualização feita na manhã deste sábado (23).

Segundo os dados, mais de 2,4 milhões de pessoas receberam pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19 no Rio Grande do Norte. Esse número representa a cobertura de 78% do público-alvo estimado pelo governo estadual.

Já em relação às pessoas que estão com o esquema de vacinas completo, com as duas doses ou a dose única da Janssen, o RN tem mais de 1,7 milhão de pessoas nessa condição. O total equivale a 54% do público-alvo. No entanto, esse número poderia ser maior.

Caso o estado não possuísse as 203.750 pessoas com a imunização em atraso, o total de pessoas completamente vacinadas seria superior a 1,9 milhão, elevando assim a cobertura total de 54% para mais de 60%, levando em consideração os dados fornecidos pela plataforma RN Mais Vacina.

Até o momento, o Rio Grande do Norte já aplicou mais de 4,3 milhões de doses de um total de mais de 5,3 milhões de doses recebidas. A última remessa de vacinas chegou ao estado nessa sexta-feira (22). Ao todo, foram 156.780 doses da Pfizer para aplicação de D1 em adolescentes, D2 e D3.

Portal da Tropical

Opinião dos leitores

  1. Se cada ponto de vacinação lançasse em tempo real na plataforma a dose que está sendo ofertada, não estaria esse atraso todo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

COVID-19: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante inicia vacinação no aeroporto internacional

Fotos: Reprodução / Prefeitura de São Gonçalo do Amarante

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e em parceria com Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN) e Aeroporto de Natal, instalou dois pontos de vacinação contra covid-19 na área de embarque e desembarque do terminal de passageiros. Um dos pontos é uma sala de vacinação com câmara fria e todo material necessário para a imunização.

A ação foi iniciada, na manhã desta quarta-feira (8), e vai funcionar durante todo o mês de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, horário considerado de maior fluxo de passageiros. Inicialmente, serão destinadas 5 mil doses dos imunizantes, do estoque do município, que poderá receber mais doses da Sesap, se necessário. Além das doses, a Prefeitura está disponibilizando a equipe de vacinação, formada por seis técnicos da SMS, estrutura e material de comunicação visual.

Estão disponíveis vacinas para a primeira e segunda dose, de acordo com o intervalo de cada imunizante, além da dose de reforço (D3), com intervalo de quatro meses em relação à D2. Na área de embarque, a vacinação é acessível para qualquer cidadão que deseje, não necessitando apresentar comprovante de residência.

Uma das primeiras vacinadas no desembarque foi a turista de São Paulo, Aretuza Pereira, que veio com a família para uma semana de férias em Natal. “Eu achei bem prático, né? É a terceira dose que eu estou tomando, a gente já chega aqui no aeroporto e já aproveita pra se vacinar, pra se proteger. Eu achei ótimo”.

“Nós temos um fluxo de 6 mil pessoas, aproximadamente, passando diariamente pelo Aeroporto. A instalação desses locais para imunização é mais uma oportunidade de chamar a atenção daqueles que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra covid-19 ou de facilitar para aqueles que não tomaram a segunda dose, ou a dose de reforço”, disse Jalmir Simões, secretário municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Natal reduz para 4 meses intervalo para aplicação de dose de reforço contra Covid em idosos

Foto: Kleber Teixeira / Inter TV Cabugi

Natal reduziu intervalo para aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para 4 meses, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde.

A partir desta quarta-feira (8), idosos com mais de 70 anos que já tenham completado quatro meses desde que tomaram a segunda dose podem procurar um dos postos de vacinação na capital.

De acordo com a SMS, a medida foi adotada por causa da baixa procura da população. O município já havia aberto a aplicação da dose de reforço para qualquer adulto com mais de 18 anos que tivesse completado cinco meses de aplicação da D2 – inclusive para pessoas que moram em outras cidades.

Ainda segundo a pasta, o município possui 40 mil pessoas aptas a partir de agora para receber o imunizante, dentro dessa faixa etária contemplada.

A D3 vem sendo aplicada em todos os pontos vacinais da cidade (unidades básicas, drives ou trailer da árvore de Mirassol – este último de quinta-feira a domingo) para qualquer munícipe que esteja dentro dos critérios de intervalo, portando documentação comprobatória e que tenha concluído seu esquema vacinal com Coronavac, Oxford ou Pfizer.

g1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

[VÍDEO] DESESPERADOR: Criança é flagrada pendurada em janela de edifício e vizinhos alertam familiares

Um vídeo postado numa rede social mostra moradores de um condomínio em desespero ao ver um garoto pendurado na janela de um apartamento que parece ficar no segundo andar do edifício. A criança se segura com as mãos na moldura do vidro enquanto anda pelo parapeito. A informação foi publicada pelo jornal Estadão.

“O garotinho está na janela, moça. O filho da senhora está na janela. Vai para o quarto, gente. Misericórdia”, grita uma pessoa que está num apartamento em frente e grava a cena. De acordo com o relato que acompanha o vídeo, ele foi feito nesta terça-feira, em Icaraí, Niterói, município da Região Metropolitana do Rio.

Logo depois, três pessoas que estavam na varanda do apartamento entram correndo e uma delas abre a janela e consegue pegar a criança.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra nenhum óbito por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 117

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (08). São 383.729 casos totalizados. Na terça (07) eram contabilizados 383.402, ou seja, 327 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 117 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.509 no total. Nenhum óbito foi registrado nas últimas 24 horas. Na terça (07) eram 7.509 mortes. A Sesap não registrou óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.369.

Recuperados são 273.986. Casos suspeitos somam 189.452 e descartados são 799.344. Em acompanhamento, são 102.284.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Influencer posta foto com Rolex e homem invade salão para roubá-la em SP

Foto: Reprodução

A influenciadora Jeniffer Endringer foi assaltada em um salão de beleza em São Paulo, na sexta-feira (3). De acordo com a influencer, o criminoso entrou no local chamando por ela e quando se aproximou pediu o relógio Rolex que ela estava usando.

Horas antes do assalto, a influencer havia postado uma foto chegando ao local e usando a joia. Jeniffer não informou o valor do item, mas peças semelhantes chegam a ser vendidos por US$ 21 mil dólares (cerca de R$ 118 mil).

“Eu postei uma foto com o relógio assim que eu cheguei no salão, por volta das 8h da manhã, a foto não era de perto. E o assalto foi às 12h40. O assaltante tinha certeza que eu ainda estava no salão, pois ele entrou com arma em punho e chamando o meu nome. Ele se arriscou bastante, porque poderia ter algum segurança armado etc”, contou Jeniffer ao Uol.

Única cliente assaltada

A influenciadora disse ainda que foi a única cliente abordada pelo assaltante, que estava com roupa de entregador, máscara, capacete e mochila do iFood. “Ele entrou apenas para levar o meu relógio. O salão estava lotado, mas ele não levou nenhum pertence de outra pessoa. Ele entrou me procurando, dizendo: ‘Quem é a Jeniffer? Cadê a Jeniffer?’. E logo em seguida veio até mim e mandou eu tirar o relógio”, explicou a vítima.

IstoÉ

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Mistura de Pfizer e AstraZeneca com Moderna oferece melhor resposta imunológica

Foto: Reuters

Um importante estudo britânico sobre a mistura de vacinas contra a Covid-19 descobriu, nesta segunda-feira (6), que os vacinados conseguiram uma melhor resposta imunológica quando receberam uma primeira dose de AstraZeneca ou da Pfizer seguida de uma da Moderna após nove semanas.

“Encontramos uma resposta imunológica muito boa em toda a linha, na verdade, mais alta do que o limite estabelecido pelas duas doses da vacina Oxford/AstraZeneca”, disse à Reuters Matthew Snape, professor da Universidade de Oxford, responsável pela pesquisa Com-COV2.

As descobertas que apoiam a mistura de doses oferecerá alguma esperança aos países de renda média e pobre, que podem precisar combinar marcas diferentes entre a primeira e a segunda dose se os suprimentos ficarem baixos ou se tornarem instáveis.

Se a vacina AstraZeneca/Oxford for seguida por uma dose da Moderna ou Novavax (que ainda não foram regulamentadas no Brasil), produziram mais anticorpos e respostas de células T se for comparado contra duas doses de AstraZeneca/Oxford, de acordo com pesquisadores da Universidade de Oxford.

O estudo com 1.070 voluntários também descobriu que uma dose da vacina Pfizer-BioNTech seguida por uma dose da Moderna foi melhor do que duas doses do curso padrão da Pfizer/BioNTech.

A Pfizer/BioNTech seguida pela Novavax induziu anticorpos mais elevados do que duas doses da Oxford/AstraZeneca, embora este cronograma tenha induzido respostas de células T e anticorpos mais baixas do que o cronograma de duas doses da Pfizer/BioNTech.

Nenhuma preocupação de segurança das vacinas foi levantada, de acordo com o estudo publicado na revista médica Lancet.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

STTU divulga operação de trânsito para o Carnatal; confira as ruas que serão bloqueadas

Com o objetivo de atender os foliões e minimizar o impacto no trânsito para quem transita na altura do Corredor da Folia, na Arena das Dunas, a Prefeitura do Natal – por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana – definiu a operação Carnatal. A ação contará com a participação de agentes de mobilidade, viaturas e batedores.

De acordo com o inspetor Carlos Eugênio, trechos das vias da avenidas Prudente de Morais, Lima e Silva e Romualdo Galvão estarão bloqueados a partir das 15h desta quinta-feira (09), na altura do circuito Arena das Dunas.

A orientação para o folião é se dirigir à avenida de transporte público por ônibus, táxis, aplicativo ou carona amiga. O sistema de táxis e aplicativos terão pontos de estocagens na Prudente de Morais, Romualdo Galvão e Padre João Damasceno.

A região também é atendida por várias linhas de transporte como 51, 37, 33a, entre outras oriundas de todas as regiões da cidade, com pontos de embarque e desembarque para passageiros no complexo viário do 4oCentenário, Prudente de Morais e adjacências.

O órgão também está orientando o público com relação ao trânsito das pessoas na região. A STTU pede que os motoristas, os condutores de motocicletas e pedestres respeitem a sinalização. O pedestre para acessar o corredor de folia deve observar a sinalização, atravessar na faixa ou usar as passarelas localizadas em torno do Corredor da Folia. Os telefones 156 e 3232 1003 estarão operando para ocorrências no trânsito e no transporte.

Portal Grande Ponto

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 34,6%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 34,6%, registrada no início da tarde desta quarta-feira (8). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 107.

Até o momento desta publicação são 106 leitos críticos (UTI) disponíveis e 56 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 85 disponíveis e 51 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 38,8% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 22,7% e a Região Seridó tem 40%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: RN possui 106 leitos críticos e 85 leitos clínicos disponíveis

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 12h00 desta quarta-feira (8).

Neste período, haviam 02 pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e 01 aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 106 leitos críticos e outros 85, sendo clínicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

ACREDITE SE QUISER: Site da Central do Cidadão só dá opção de tirar identidade para pessoas transgêneros

Foto: Reprodução

Chegou ao Blog do BG o relato de um leitor que custa a acreditar: tentando tirar a 1ª via de identidade para seus filhos no site da Central do Cidadão, a única opção que aparece são para pessoas transgêneros.

Não há espaço para nenhum outro gênero. Ou seja, qualquer pessoa que deseje tirar a identidade, seja para quem for, será obrigado a marcar a opção de transgênero, valendo para a primeira, segunda ou terceira via.

É possível conferir o caso acessando AQUI.

Por definição, Transgénero ou Transgênero são pessoas que têm uma identidade de gênero que difere do típico do seu sexo atribuído ao nascer. Transgênero também é um termo abrangente: além de incluir pessoas cuja identidade de gênero é o oposto do sexo atribuído, pode incluir pessoas que são não-binárias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *