BB está sendo preparado para ser vendido a estrangeiros, anuncia Correio Braziliense

Foto: Agência Brasil/Divulgação

Aos poucos, sem alarde, o Banco do Brasil está sendo preparado para a privatização. Mas, no que depender do governo, o BB cairá no colo de uma instituição estrangeira, aninciou nesta quarta-feira, o colunista Vicente Nunes, do jornal Correio Braziliense.

Não é segredo para ninguém que, mesmo com as negativas do presidente Jair Bolsonaro — ele sempre diz que o BB é intocável —, os planos de privatização do BB seguem a passos largos.

A estrutura da maior instituição financeira pública vem sendo enxugada para, quando chegar a hora, a venda ocorra mesmo sob protestos.

O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, é o personagem perfeito para levar o plano de privatização adiante. Discreto, não faz nenhuma propaganda do que está fazendo.

Novaes vendeu a participação que o Banco do Brasil tinha na resseguradora IRB Brasil e na Neoenergia. Anunciou acordo para privatizar o BB Banco de Investimentos. Avisou que venderá a BB DTVM e o BB Américas.

Mais: fechou a BB Tur e criou dificuldade para repassar recursos à Cassi, operadora do plano de saúde dos empregados do Banco Brasil. Sem esse repasse, a Cassi pode entrar em colapso. Nesse caso, ainda pode mudar de posição.

Bradesco

De início, quem acompanha o dia a dia das ações do presidente do BB acreditava que o futuro do banco seria a absorção de suas atividades pelo Bradesco. As duas instituições sempre tiveram afinidades. São sócias em várias empresas, como a Cielo, das maquininhas de cartões, e a Elo, bandeira de cartões.

Agora, porém, está claro para todos no BB que, quando a privatização do banco chegar, a preferência será por um comprador estrangeiro. A alegação é a necessidade de aumentar a concorrência bancária no país.

O governo não admite, em hipótese alguma, que nenhum dos bancões brasileiros fique com o BB. A crença é de que a concentração atual do mercado pune consumidores e empresas.

De qualquer forma, nada no Banco do Brasil será feito de forma atabalhoada, para não melindrar o presidente da República.

A determinação de Novaes é fazer o dever de casa para que, no momento certo, o BB esteja pronto para ter seu controle transferido à iniciativa privada.

Correio Braziliense

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Waleska disse:

    O que está acabando com o Brasil é o ódio, a raiva, o olho grande. Ninguém mais se respeita e raciocina.

  2. Henrique disse:

    Quero mais, quero CEF, Petrobrás, esse sonho carrego comigo. Tirem esse peso do estado que serve de cabide para a esquerda lixo

  3. Tiago disse:

    Quando vejo alguém falando em privatizar uma estatal que dá lucro e é um exemplo de gestão para o resto do setor público só me vem a cabeça que essa pessoa não conhece em nada o dia a dia da empresa e em outros casos me parece àquela dor de cotovelo de quem não conseguiu trabalhar em uma delas e agora quer "se vingar". O pior e o melhor do Brasil é o brasileiro. O que gostaria de ver desse governo são duas coisas, a primeira tentar unir a população acabando com essa polarização de 40% da população que dizem amém pra qualquer besteira que Lula ou Bolsonaro dizem, e que só fazem afetar a vida dos outros 60% que querem um lugar melhor pra se viver. A segunda coisa é que as medidas do governo fossem em prol de justiça social e criação de empregos em vez de medidas que em muito pouco ou quase nada ajudam o a parte de baixo da pirâmide.

    • Gaius Baltar disse:

      Se a empresa é exemplo de gestão então não há nenhum problema em competir com outras do mercado, sem que o estado tenha dinheiro empatado nela. A função do estado é regular e não gerir.

    • Douglas disse:

      O que o Banco do Brasil entrega de lucro ao governo federal é em torno de 100 vezes o que o Bradesco entrega de imposto. Fora os impostos que o BB também recolhe como qq outro banco.
      Paulo Guedes quer vender para ele mesmo comprar. Guedes é bilionário. Ele tá nesse ministério para obter vantagens no ramo financeiro e da educação, onde ele e a família investem.

    • Cristian disse:

      Se a empresa dá lucro, não faz sentido privatizar. Tanta estatal inútil e ele quer mexer na útil!

  4. Junin disse:

    Presidente sem moral, diz uma coisa e os caras fazem outra !!! Manda em porra nenhuma, figura de muito mal gosto e mal decorativa esse lacaio dos banqueiros…!!!!

  5. Araújo disse:

    Ha tempo que isso já deveria ter acontecido, privatização já. o Estado tem que estar voltado para Saúde, Educação, Segurança e Infraestrutura.

  6. Paulo Barra disse:

    Só fará falta aos funcionários. Os brasileiros terão alivio da arrogância e intolerância dessa instituição!

  7. Antonio Turci disse:

    Com Mito ou sem Mito essa é a tendência. Não há necessidade, mais, de banco estatal. Até porque, infelizmente, o Banco do Brasil tornou-se igual aos outros, sem nenhum diferencial e praticando as mesmas safadezas dos demais bancos, ou seja, explorando o cliente do mesmo jeito que os outros.

  8. Humilde Iconoclasta disse:

    Será que tetemos esss sorte? BB privatizado ? Não esqueçam da Petrolixo.

  9. Curitiba ja disse:

    Tem que vender mesmo, o ladrão chefe estar solto pode ser que ele leve como fez com a quase finada petrobras

  10. Soletrando disse:

    CONCORDO Allan, QUEM GOSTA DE BOSTA É PINICO, AINDA TEM RETARDADO OTARIO E BURRO, SOB EFEITOS DO ANALFABETISMO , QUE IDOLATRAM ESSE DEMÔNIO….SE ALGUEM QUISER CONHECER O TAL CAPETA, CARNE E OSSO, NAO TENHAM DÚVIDA, ELE EXISTE DE FATO,. SAI DE RETRO ……

  11. Esquerda mi mi mi disse:

    Excelente notícia!
    Espero que seja verdade!

  12. Brasil acima de tudo disse:

    O que eu não consigo entender é como se vende uma empresa que bate recordes de lucro.

    • Martha disse:

      Exaato, e onde milhões de pessoas trabalharam honestamente na instituição, e onde para quem estuda e trabalha dignamente, é um excelente local para isso. Uma pena vê pessoas aqui expressando suas felicidades por vê uma empresa gigante totalmente Nacional ser depenada lentamente até o final e depois ser vendida a preço de bolo. E no final quem vai pagar o preço pela venda é o próprio consumidor.

    • Gaius Baltar disse:

      Porque a função do estado não é gerir empresas. O dinheiro que o acionista estado tem que investir nas estatais pode ser aplicado em áreas onde o estado é indispensável (saúde, segurança, saúde, etc.)

  13. PAULO disse:

    Ja deveria ter sido Vendido !!!!!!

  14. Allan Laranjeiras disse:

    hahaha oba, bem feito para os otários que votaram no "mito" meu tio eh um …….hahahaha

    • #lula Na Cadeia sempre disse:

      Bom é roubar …..como fizeram com a PETROBRAS, deixa de chorar vagabundo, vá aprender a trabalhar, vou dar uma dica ; a carteira de trabalho é azul

    • #lula Na Cadeia sempre disse:

      Só tem medo quem é VAGABUNDO…leu ??? VAGABUNDO, PTralhas são trabalhadores sem nunca terem trabalhado , professora sem tem aluno , kkkk

    • Netto disse:

      Foi por isso que votei nele. Privatiza antes das fintecs acabarem com os bancos.

    • Jorge disse:

      Allan, impressionante vê uma pessoa feliz com a desgraça dos outros, sinal de pequenez. Vc é do tipo, não sendo no meu o problema, pode se lascar. Nome para isso, pequeno e canalha.

    • Paulo Supla disse:

      Carteira de trabalho azul, morreu, sabia não?
      A cor da vez agora é "verde-amarela". Sem direitos, sem nenhuma proteção… aliás, hoje não é mais vantagem emprego formal, pois antes garantia aposentadoria na velhice; com a nova previdência, hoje é – quase – impossível completar tempo para viver a velhice com aposentadoria.
      Melhor receber o "salário* integral, sem qualquer desconto, poupar ou investir o valor desse imposto-roubo que hoje é subtraído do cidadão, sem nenhum retorno.
      Afinal não é esse o plano dos liberais? O cidadão que se vire. Pra que então pagar imposto? Imposto sem retorno para a sociedade é roubo.

COMENTE AQUI