Polêmica

Bolsonaro ironiza casamento de Lula: “Quero saber se convidou pobre”

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ironizou nesta quinta-feira (19/5) a lista de convidados do casamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com Rosangela “Janja” da Silva. “Quero saber se algum pobre foi convidado para o casamento dele ontem”, disse durante sua transmissão ao vivo nas redes sociais.

“Olha o casamento dele [Lula] ontem… Quero saber se algum pobre foi convidado para o casamento dele ontem. Alguém do MST, do MTST, algum quilombola, algum que no passado aí invadia terras, algum pobre. Pelo o que eu estou sabendo até agora não teve ninguém, só teve gente de boa lá. Ou seja, socialismo para você [população], capitalismo para mim [Lula]”, afirmou Bolsonaro.

O casamento do petista foi realizado em uma casa de eventos na Avenida Morumbi, na zona sul de São Paulo, e contou com a presença de várias personalidades da política e da cultura brasileiras.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Eu E MUITOS PATRIOTAS BRASILEIROS Sabemos Que Lula E A Sua COJA Gosta De Pobres Só Pra Fazerem GREVE E Serem Burro De Carga, Obs A Grande Verdade É Que A Maioria Dos Pobres Ainda Continuam Acreditando Em Saci Pererê

  2. Parece que a “noiva do Aristides” ficou com ciúmes por não ter sido convidada..
    Tem nada não, boneca, no seu se vingue: não convide Lula!!!!

  3. ja votei no barba um dia, hoje sou livre, e vejo a realidade dos que carregam essa bandeira do socialismo, e á desse jeito linguaça pro pobre e caviar, champanhe, , bifi a milanessa pra tropa do pt, e vamos deixar de ser, besta, falar e uma coisa e viver é outra, as palestras feiks do barba foram paraonde, nosso poderia ter doado para um hospital filamtropco , mas para seu institutu lula,kkkkk, e o que dizem, kkkk acordem

    1. Oxi e o auxilio Brasil é o que mesmo? Moeda de campanha eleitoral?

    2. Socialismo no teu “entendimento” é não comer bem?! Se queres ajudar o país, fica em casa em vez de votar.

  4. O corpo com inveja…kkkkk
    Todo mundo sabe que esse aí o bolsomerda é um invejoso do pau pequeno kkkkk

  5. O débil mental ficou p…da vida porque não foi convidado, isso sim!
    Mas, pra quem “se convidou” indo á Rússia e chegando lá, pra não dizer que foi fazer p…nenhuma, não perdeu a viagem e prestou uma justa homenagem aos soldados comunistas!
    Esse bozo é uma piada, viu…

    1. Ainda bem que só falta 7 meses e 10 dias pra esse inferno acabar.

    2. Foi não, ele não iria se misturar a toda sociedade que idolatra corrupto e com eles convivem. O Presidente não tem tempo a perder com toda corja que foi a festa de casamento paga pelos amigos. O falso “pai dos pobres” continua ostentando e vivendo de tudo que o capitalismo pode ofertar e enriquecer os seus. Mas teve a ausência sentida da turma da odebrecht.

    3. Não NostraDeu, nem conta você sabe fazer.
      Só faltam 04 anos, 07 meses e 10 dias.
      A corrupção não volta, nem que para isso as forças armadas tenham que colocar ordem em fraude tipificada por pesquisas fraudulentas

    4. deixa de ser alienado, pura verdade, acorda , seja livre, não seja massa de manobra do barba, ja votei nele um dia, e sua trupe, e igual

    1. Acho que não é ele que tem a mulher para os amigos. Afinal para uma pessoa que não sabe de nada e tudo dele é dos amigos, a dedução fica simples de ter. Cuide de seu líder político descondenado e corrupto como ele é, sem transferir para os outros suas características

    2. Rapaz, não fale de mulher para os amigos, Osmar EnTerra urubuza faz tempo a primeira dama enquanto o presidente vem relaxar com seus comentadores favoritos de Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

21 das 48 lagoas de captação de Natal possuem risco elevado ou médio de transbordamento

Foto: Reprodução

A chegada de chuvas mais intensas, como aquelas observadas em Natal nesse último fim de semana, são um teste para verificar o funcionamento das lagoas de captação, que têm a importante função de garantir a drenagem e infiltração das águas pluviais. Mas, das 48 lagoas de captação localizadas na capital, pelo menos 21 apresentam um elevado risco de transbordamento.

A constatação foi divulgada por meio de relatório elaborado pelo Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES), da Prefeitura Municipal do Natal. Dentre os principais problemas, a maioria das lagoas apresentam vegetação em sua área interna, algumas estão sem vigilância e tiveram suas bombas para drenar a água roubadas. Em alguns locais, também foram observadas ligações clandestinas de esgotos nas lagoas que foram projetadas para receber apenas águas de chuva.

Em Natal, a chuva do final de semana quase superou a média esperada para o mês de julho em todo o Rio Grande do Norte e foi maior do que o volume esperado para a Região Leste, onde está localizada a capital potiguar. O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou um acumulado de 235mm na capital, quando a média para todo o mês era de 245mm.

Sem a drenagem adequada, alguns pontos da cidade continuavam interditados na manhã desta terça (05), como o trecho da Avenida Ayrton Senna que fica ao lado da Lagoa de Pirangi ou Jiqui, no bairro de Neópolis, capital. A Defesa Civil do estado também vai visitar alguns municípios do interior nesta terça (05) que também apresentaram problemas decorrentes das chuvas mais intensas, como a cidade litorânea de Touros.

RISCO ELEVADO DE TRANSBORDAMENTO

Lagoa Dom Pedro I – bairro Pajuçara II

Lagoa de Santarém ou Nova República – Potengi

Lagoa Acaraú – bairro Panatis I

Lagoa do Preá – bairro Lagoa Nova

Lagoa dos Potiguares – bairro Morro Branco

Lagoa do San Vale ou Integração

Lagoa de Cidade Jardim I

Lagoa de Cidade Jardim II

Lagoa dos Xavantes I

Lagoa dos Xavantes II (Caiapós)

Lagoa de Pirangi ou Jiqui – bairro Neópolis

Lagoa do Makro

Lagoa de Pirangi II ou Lagoa do Society

Lagoa do Pirangi

RISCO MÉDIO

Lagoa do Pajuçara 2 ou Visconde de Ouro Preto

Lagoa do Panatis

Lagoa do Jardim Primavera ou Jardim Progresso

Lagoa de São Conrado

Lagoa da Cidade da Esperança

Lagoa do Horto

Lagoa de Mirassol

BAIXO RISCO

Lagoa do Gramorezinho ou do Sapo – bairro de Lagoa Azul

Lagoa do José Sarney – bairro Potengi

Lagoa Vila Verde I (Pajuçara ou Dr Carneiro Ribeiro)

Lagoa do Vila Verde – Parque das Dunas III – bairro Pajuçara

Saiba Mais

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Civil 16 mandados de prisão por tráfico de drogas em Natal

Foto: Divulgação

A Polícia Civil realizou nesta terça-feira (5), a Operação Miragem com o objetivo combater o tráfico de drogas na capital potiguar. Ao todo, a operação visou o cumprimento de 26 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão.

O trabalho foi realizado por meio da Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC) de Natal, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Penal do Rio Grande do Norte. De acordo com a Defesa Civil, diversos bairros foram contemplados pela operação, dentre os quais, estão Mãe Luiza, Paço da Pátria, Felipe Camarão, Alecrim, Cidade Nova, Lagoa Nova e Gramoré.

Os resultados do trabalho vão ser apresentados à imprensa nesta terça-feira, às 12h, na sede da DENARC, localizada na Avenida Ayrton Senna, no bairro Neópolis, Zona Sul de Natal. Para expor os objetivos alcançados, como o número de presos e os materiais apreendidos, vão estar presentes a delegada titular da DENARC, Anna Laura, e o delegado-adjunto, Marcuse Cabral.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Jogos desenvolvidos por alunos na Maple Bear enfatizam soluções empreendedoras para mobilidade urbana em Natal

Foto: Divulgação

Estudantes do quinto ao oitavo ano da Maple Bear Natal, com idades entre 10 e 14 anos, colocaram em prática a conscientização social, o empreendedorismo e a solução de problemas durante o III Hackaton Educacional do Nordeste, uma maratona de ideias promovida em parceria com a For Education Edtech, empresa representante da Google no Brasil, que se encerrou na última sexta-feira (1º).

O tema dessa edição foi a busca por soluções para melhorar a mobilidade urbana e os transportes na capital.

A equipe vencedora foi a CH8, composta pelos alunos João Vinícius, Pedro Medeiros, José Arthur, José Madson, Theo Lima e Marcelo Melo. Eles desenvolveram o jogo Aventuras do Eduardo, no qual o personagem principal é um cidadão natalense que entende sobre mobilidade urbana, mas quer se aprofundar no tema por meio de entrevistas. Ele entrevista pessoas, que vão dando opiniões e soluções para os problemas observados na cidade.

Em segundo, ficou o grupo Spice Girls, composto pelas estudantes Ana Luíza Barbosa, Clara Lamartine, Luane Gianasi, Luíza Baêta, Luisa Leite e Maria Isabel Gurgel, que tiveram como tema central a mobilidade urbana e temas secundários o transporte e a infraestrutura, englobando os problemas que enfrentam as pessoas com mobilidade reduzida.

Em terceiro lugar ficou a equipe Martian Potassium, composta por Ana Clara Bezerra Moura, Gladstone Santos da Costa Junior, Pedro Souza Albuquerque de Araújo Bezerra, Arthur Dutra Torquatro, Henrique Matheus Neves Moreira e Rafael Zampier Ulbrich, que desenvolveram o jogo Metromania, no qual um indivíduo chamado Dan tem o objetivo de melhorar a mobilidade e o transporte público na cidade dele, passando por várias dificuldades no processo.

Sobre o III Hackaton Educacional do Nordeste

Participaram da maratona 15 equipes de 6 alunos, somando 89 crianças e adolescentes. O objetivo final de cada equipe era a programação de um jogo que propusesse soluções para o tema em questão. Os estudantes tiveram até a quinta (30) para finalizar os trabalhos, pernoitando na escola durante a maratona, numa imersão no melhor estilo Campus Party.

A apresentação final das ideais, a entrega das premiações e dos certificados aconteceu na sexta. O Hackaton Maple Bear Natal é destaque na rede Maple Bear, por ser uma iniciativa de sucesso da unidade de Natal. Uma das diretrizes da educação canadenses é a busca de soluções para problemas cotidianos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Inmet emite novo alerta de chuvas para 61 cidades do RN

Foto: Reprodução

As regiões Central, Leste, Agreste e a faixa litorânea da região Oeste estão com alertas de chuvas entre esta terça-feira (5) e a manhã da quarta-feira (6). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o aviso de mau tempo que abrange quatro estados do Nordeste , incluindo 61 cidades do Rio Grande do Norte. As chuvas, no entanto, não devem superar os 50mm por dia.

Pelo alerta do Inmet, apesar da previsão de chuvas em níveis menores das que foram registradas no fim de semana, há riscos de alagamentos e pequenos deslizamentos, principalmente em cidades com áreas de risco e que já tenham sido afetadas em sua estrutura com as chuvas históricas do fim de semana.

Entre a segunda-feira e esta terça-feira, a região Leste do estado teve chuvas próximas aos 50mm em vários municípios, incluindo Parnamirim (47.8mm) e Natal (43.4mm), enquanto Parnamirim e Vila Flor registraram as maiores chuvas, com 53mm. Na região Oeste, Luís Gomes e Venha Ver tiveram chuvas de 47mm, enquanto o Agreste teve precipitações acumuladas acima dos 30mm em Jundiá, Brejinho, Passagem e Nova Cruz.

Natal

Segundo boletim informativo da STTU, a avenida Lima e Silva, entre a avenida Interventor Mário Câmara e rua dos Caicós, permanece interditada devido a pontos de alagamentos intransitáveis. O mesmo problema persiste na Avenida Ayrton Senna, no cruzamento com a avenida das Alagoas e avenida dos Xavantes. Ônibus precisam optar por desvios devido a esses grandes alagamentos.

O prefeito Álvaro Dias visitou alguns pontos da cidade. Um deles foi o bairro Felipe Camarão, um dos mais afetados, tendo uma imensa cratera dividindo a rua Mirassol. Servidores da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social estão realizando cadastro e encaminhando moradores das casas interditadas aos abrigos disponibilizados pela Prefeitura.

Ao todo, 25 residências foram interditadas pela Defesa Civil para que equipes da Secretaria de Infraestrutura realizem o trabalho de proteção das encostas. Quanto à lagoa de captação, 20 equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura estão atuando no trabalho de recuperação de vias, sistemas de drenagem e monitoramento.

Confira cidades que estão sob alerta de chuvas de acordo com o Inmet:

Alto do Rodrigues
Areia Branca
Arês
Baía Formosa
Bento Fernandes
Bom Jesus
Brejinho
Caiçara do Norte
Canguaretama
Carnaubais
Ceará-Mirim
Espírito Santo
Extremoz
Galinhos
Goianinha
Guamaré
Ielmo Marinho
Jandaíra
Januário Cicco
Jardim de Angicos
João Câmara
Jundiá
Lagoa de Pedras
Lagoa Salgada
Lajes
Macaíba
Macau
Maxaranguape
Montanhas
Monte Alegre
Natal
Nísia Floresta
Nova Cruz
Parazinho
Parnamirim
Passagem
Pedra Grande
Pedra Preta
Pedro Avelino
Pedro Velho
Pendências
Poço Branco
Porto do Mangue
Pureza
Rio do Fogo
Santa Maria
Santo Antônio
São Bento do Norte
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
São Miguel do Gostoso
São Pedro
Senador Georgino Avelino
Serrinha
Taipu
Tibau do Sul
Touros
Várzea
Vera Cruz
Vila Flor

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

RJ: após matar irmã, PM bateu com algemas na testa e arrancou as unhas

Fotos: Redes Sociais

Após matar a irmã a tiros na manhã do último sábado (2/7), a PM Rhaillayne Oliveira de Mello (na foto em destaque), presa em flagrante pelo marido, que também é militar, “bateu com as algemas na própria testa” diversas vezes. Segundo laudo do Instituto Médico Legal (IML), ela também arrancou “as unhas dos dedos mínimos da mão”.

De acordo com o jornal O Globo, o laudo do exame de corpo de delito realizado na mulher aponta que ela apresentou um comportamento “sugerindo psicose ou estado pós-traumático”.

Rhaillayne atirou na irmã, a comerciante Rhayna Oliveira de Mello, durante uma discussão. O crime aconteceu em um posto de gasolina, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio. Em depoimento à polícia, o marido da PM afirmou que ela demonstrava estar “claramente sem paciência” nos últimos tempos.

Segundo a perícia feita pelo IML, Rhayna morreu em decorrência de um tiro no tórax, que levou a uma hemorragia interna e lesões pulmonar e vascular. Na noite de domingo (3/7), Rhaillayne teve a prisão em flagrante convertida em preventiva pela Justiça do Rio.

Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Natal vai sediar maior Congresso Educacional do Norte/Nordeste, a ExpoEduc 2022

Foto: Divulgação

Natal irá se tornar a capital da educação no final deste mês de julho, quando irá acontecer o maior Congresso Educacional do Norte/Nordeste, a ExpoEduc 2022. O evento, marcado para os dias 29 e 30 de julho, no Centro de Convenções, irá discutir assuntos de maior relevância do contexto educacional, com a participação de palestrantes de renome nacional e que contribuem para o desenvolvimento do segmento. As inscrições já estão abertas através do expoeduc.com.br

Após o início da pandemia, se reinventar, recriar, reorganizar e inovar se tornaram mais que palavras de ordem. A transformação digital deixou de ser o futuro e se tornou realidade, fazendo com que a escola estivesse na casa de cada aluno. É nesse cenário de vasta multiplicidade e de interconectividade que a EDUCAÇÃO permeia.

Consolidada como um dos maiores eventos educacionais do Brasil, a ExpoEduc vai apresentar uma atmosfera exuberante e renovadora com a participação de grandes pensadores do país, como Rossandro Klinjey, Luiz Felipe Pondé e Max Haetinger para debater e refletir “Uma Nova Escola Para um Novo Tempo”, nesse inusitado e desafiador cenário pós-pandemia.

Com uma estrutura que contará com 50 expositores e 30 palestrantes, a ExpoEduc 2022 vai permitir ao participante uma experiência rica em aprendizado, oportunidades, interação e networking no contexto educacional.

Serviço:
O que: ExpoEduc 2022
Quando: Dia 29 (Das 15h às 22h) e 30 de julho (Das 8h às 20h)
Onde: Centro de Convenções de Natal
Informações: www.expoeduc.com.br

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Parte de residência é engolida por cratera que aumentou de tamanho na zona Oeste de Natal

Fotos: Geraldo Jerônimo

Parte de uma residência desmoronou nesta terça-feira (5) após o crescimento de uma cratera no bairro de Felipe Camarão, zona Oeste de Natal. A casa já estava interditada pela Defesa Civil Municipal e ninguém ficou ferido.

O buraco se formou no último sábado (2) e vem aumentando de tamanho devido às chuvas, que não deram trégua até então. Um idoso precisou ser resgatado nesta segunda-feira (4), por não querer deixar sua residência, que foi interditada pela Defesa Civil.

A Defesa Civil Municipal não confirma quantas casas estão interditadas no local. A cratera ocupava apenas uma mão da rua Mirassol e agora se aproxima das residências dos dois lados da via. O trecho segue isolado, inclusive bloqueando o acesso à rua por outras vias.

O fornecimento de água e energia elétrica no local está suspenso. Um poste cedeu após avanço da cratera, se sustentando apenas pelos fios.

G1 RN

Opinião dos leitores

  1. Senhor, tem misericórdia dos nossos irmão que estão desabrigados por conta das chuvas dos últimos dias! Os dê abrigo e consolo pra superar mais essa dificuldade dentre tantas que já existem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

[VÍDEO] ILHADOS: Morados de Nova Parnamirim não conseguem nem sair de casa

E a situação só piora com as fortes chuvas que caíram na capital nas últimas 24h. Moradores da Av. Abel Cabral estão completamente ilhados. Mais cedo mostramos a rua completamente alagada por volta das 4h30 desta terça-feira (5). E agora pela manhã o nível da água aumentou, e só é possível sair agora do local. Situação caótica.

Veja nas imagens:

Na segunda (4), a situação se repetiu na avenida, devido o intenso volume de chuva que caiu durante o final de semana. De acordo com o levantamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), as chuvas chegaram a 245mm no acumulado entre o sábado e domingo.

Opinião dos leitores

  1. A prefeitura só olha para Nova Parnamirim quando é para cobrar o IPTU. Abel Cabral e Ayrton Senna cheias de buracos. Total descaso da prefeitura

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Caseiro armado bota criminosos para correr em fazenda no RN

Criminosos armados invadiram uma fazenda, localizada às margens da estrada de Muriú, no Rio Grande do Norte, na noite dessa segunda-feira (4).

Apenas o caseiro e outros funcionários da fazenda estavam no local quando os bandidos invadiram a propriedade.

O caseiro, no entanto, estava armado e acabou botando os bandidos para correr. Nenhum pertence foi levado e a polícia ainda busca os suspeitos.

Opinião dos leitores

  1. Se o caseiro não tivesse armado na propriedade privada, os bandidos iriam fazer o que fazem: matar, roubar e destruir.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Manifestações políticas em shows: veja o que é permitido pelo TSE

Foto: Reprodução/Nando Reis/Instagram

O cantor Nando Reis ganhou o noticiário político no último domingo (3) ao criticar o governo e incentivar seus fãs a xingarem o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante show no Ibirapuera, em São Paulo. O episódio reacendeu o debate sobre os limites para manifestações políticas, à medida que se aproximam as eleições.

Além de Nando Reis, Pabllo Vittar, Ludmilla e Daniela Mercury se envolveram em polêmicas recentes por conta de episódios semelhantes. Por outro lado, em junho, durante show na Bahia, a cantora Elba Ramalho pediu que seus fãs parassem de gritar “fora Bolsonaro”, porque não queria “fazer política”.

O que diz o TSE?

Em 2 de julho, a 90 dias do primeiro turno, entrou em vigor uma série de determinações para os pré-candidatos, entre elas, a determinação sobre a contratação de shows com verba pública.

O TSE estabelece que, a partir dessa data, qualquer show contratado com verba pública pode ser interpretado como propaganda institucional, além de gerar condições desiguais de disputa entre os convidados.

Caso essa ordem seja descumprida, a pena pode chegar até a anulação da candidatura.

Showmícios

De acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de outubro de 2021, os showmícios são ilegais. Por 8 votos a 2, os ministros mantiveram o entendimento que vigora desde 2006.

A principal justificativa para a manutenção da proibição é a disparidade de recursos entre partidos e coligações, o que tornaria a disputa desigual, aos olhos da justiça eleitoral.

Manifestações em shows privados e festivais

Quando o assunto são as manifestações políticas em shows e festivais privados, sem nenhuma ligação partidária, seja por parte do público ou do próprio artista, o entendimento do STF é de que os discursos se enquadram na liberdade de expressão, desde que não difame ou ataque um candidato ou alguma parcela da população.

Porém, por serem shows contratados por empresas privadas, é permitido aos contratantes recomendarem tanto aos artistas quanto ao público que evitem discursos políticos durante a apresentação.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Não vai sair uma notinha sobre a pesquisa encomendada pela 98fm? Poxa! Anunciou e ndada? Nem um editorial usando o resultado do perfil dos eleitores, esse da espremer e dizer que o playboy ou o bolsonaro tem vantagem em algum extrato. Olha aí…

  2. Nando Reis drogado fdp, um cara que vive se drogando pode xingar ninguém…o Mito vai ganhar e esses pseudoartistas vão se lascar.

    1. Quem não está sentindo saudades do dinheiro público é a “Globolixo”: O Presidente injetou uma bolada em publicidade, para ver se dá resultado, kkk.

  3. Li aqui que o cornão chamuscado empurrou dinheiro na globo..
    Bora boiada imunda, já pode elogiar a globo…
    🤡🤡🤡🤡
    🔥🔥🔥🔥

  4. Eu gostava dessas manifestações políticas em shows quando gritavam FORA DILMA e FORA TEMER. Gosto quando é gritando MITO…MITO…MITO. Mas se a manifestação for gritando LULA eu não gosto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *