Política

Bolsonaro se opõe a realização do carnaval em 2022: “Por mim não teria”

Foto: Buda Mendes / Getty Images

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quinta-feira (25) que, se dependesse dele, não haveria carnaval ano que vem. A declaração foi dada em entrevista dada à Rádio Sociedade da Bahia, após pergunta sobre a nova onda de Covid-19 na Europa e restrições impostas por alguns países como forma de frear o avanço da doença. Por outro lado, ele afirmou ser contra a aplicação de medidas restritivas no Brasil em razão da economia.

A entrevistadora perguntou como ele via as medidas impostas na Europa e se era favorável à realização do carnaval. Bolsonaro respondeu:

“Por mim não teria carnaval. Só que tem um detalhe: quem decide não sou eu. Segundo o Supremo Tribunal Federal, quem decide são os governadores e os prefeitos. Não quero aprofundar nessa que poderia ser uma nova polêmica.”

Sobre as restrições na Europa, o presidente disse: “Estou vendo que alguns países da Europa estão retomando sim medidas de lockdown. Se tiver outro locldowns no Brasil, em estados e municípios, vai quebrar de vez a economia. Esse é a nossa preocupação.”

Portal iG

Opinião dos leitores

    1. Na contra mão são os que estão promovendo carnatal, festas de final de ano e CARNAVAL!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Covid: São Gonçalo do Amarante realiza ‘Mega Dia’ de vacinação e testagem neste sábado (27)

Foto: Divulgação / São Gonçalo do Amarante

O município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, vai realizar neste sábado (27) o “Mega Dia” de vacinação contra a Covid em toda a cidade. As unidades de saúde (veja mais abaixo quais) vão funcionar das 7h30 às 12h.

O município também vai disponibilizar teste rápido para Covid-19 a toda população. Não é preciso estar sintomático ou ter alguma prescrição médica para se testar – a demanda é livre.

O objetivo da prefeitura é mapear a circulação atual da Covid no município.

As vacinas e os testes vão estar disponíveis na unidades de saúde de Jardim Lola, Amarante, Novo Santo Antônio, Golandim I, Cidade das Flores, Centro e Ruy Pereira.

A prefeitura também ampliou a dose de reforço para o público a partir de 18 anos que já recebeu a segunda dose há pelo menos cinco meses. Antes, essa dose era restrita a pessoas acima de 60 anos.

Veja quem pode se vacinar

Dose de reforço

  • Pessoas acima de 18 anos e trabalhadores da saúde (atuando nos serviços de SGA) que completaram 5 meses da segunda dose;
  • Pessoas com imunossupressão que tomaram a D2 nos últimos 28 dias.

Segunda dose

  • Oxford/AstraZeneca para quem tomou a D1 até dia 4 de outubro
  • Pfizer para quem tomou a D1 até dia 4 de outubro
    CoronaVac para quem tomou a D1 nos últimos 28 dias.

Primeira dose

  • População acima de 12 anos.

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

OMS considera nova variante do coronavírus ‘preocupante’ e a batiza de Omicron

Foto: DIVULGAÇÃO / NIAID-RML

A OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou como ‘preocupante’ a variante B.1.1.529 do coronavírus causador da Covid-19 e vai chamá-la de Ômicron, informou o órgão após uma reunião do Grupo Consultivo Técnico sobre o Vírus SARS-CoV-2 nesta sexta-feira (26).

Autoridades sanitárias da África do Sul notificaram na quarta-feira (24) a OMS sobre a nova cepa, que é potencialmente mais contagiosa e com múltiplas mutações.

“A situação epidemiológica na África do Sul foi caracterizada por três picos distintos nos casos notificados, o último dos quais foi predominantemente a variante Delta. Nas últimas semanas, as infecções aumentaram abruptamente, coincidindo com a detecção da variante B.1.1.529. A primeira infecção B.1.1.529 confirmada conhecida foi de uma amostra coletada em 9 de novembro de 2021”, diz a OMS em comunicado.

A Pfizer já anunciou que em duas semanas vai saber se a cepa provoca perda de eficácia da vacina desenvolvida por ela em parceria com a BioNTech.

A Ômicron passa a integrar a lista de variantes de preocupação, que é composta pelas variantes Alfa (Reino Unido), Beta (África do Sul), Gama (Brasil), e Delta (Índia).

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Corpo de Bombeiros do RN registra 72 salvamentos na praia de Pipa

Foto Ilustrativa: Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, através do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), realizou 72 salvamentos na Praia de Pipa, no município de Tibau do Sul, a 85 km de Natal. Ao todo, a corporação também registrou 6.300 orientações e 5.300 advertências durante o período de janeiro a novembro de 2021. Os dados são da Secretaria do GBS e foram divulgados nesta quinta-feira (25).

“Em 2020, durante todo o ano, contabilizamos 50 salvamentos, 6.500 orientações e 3.800 advertências. Tudo leva a crer que vamos superar esses números em dezembro, principalmente de orientações e advertências, ou seja, atuando na prevenção ostensiva, que é a nossa principal medida para evitar óbitos por afogamento”, disse o major Roberto Oliveira, comandante do Grupamento de Busca e Salvamento.

Ainda de acordo com o oficial do Corpo de Bombeiros, uma das causas para o crescimento desse tipo de ocorrência são as ‘famosas’ correntes de retorno, sendo uma das maiores causas de afogamento nas praias brasileiras. Elas são provocadas porque, nos locais onde existem essas correntes, as ondas não quebram, arrastando o banhista para o fundo do mar. O major explicou também que, ao perceber que está em uma corrente de retorno, o banhista deve manter a calma e não gastar energia nadando contra a maré.

“O primeiro passo é manter a calma. Não sair perpendicular à praia, e sim pelas laterais da corrente de retorno. Além disso, se estiver próximo a alguém, é importante fazer sinal e buscar ajuda”, finalizou o major Roberto Oliveira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

ALRN é bicampeã no Prêmio Unale Assembleia Cidadã com e-Legis

Foto: Reprodução

O trabalho de modernização da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte segue se destacando pelo País. Concorrendo ao prêmio Unale Assembleia Cidadã 2021, o sistema e-Legis conquistou o bicampeonato da categoria Gestão durante a 24ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que vem sendo realizada ao longo da semana em Campo Grande (MS). O prêmio coroa os resultados do Legislativo potiguar e ratifica a excelência do trabalho desempenhado pela Casa, além de ter sido premiado na mesma categoria em 2019.

“O êxito na premiação demonstra para todo o Brasil o direcionamento correto e o trabalho eficiente de todos os setores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Me orgulha representar uma Casa com profissionais tão competentes. Mérito e reconhecimento também ao presidente do Legislativo potiguar, deputado Ezequiel Ferreira, por não medir esforços para que os servidores possam desempenhar suas funções com tamanha competência e maestria”, disse o deputado Gustavo Carvalho.

O sistema e-Legis é uma ferramenta desenvolvida pela Casa para gerenciar o ciclo do processo legislativo, tornando-o totalmente eletrônico, desde a concepção das proposições nos gabinetes parlamentares até a sua votação em Plenário. “Esse prêmio é fruto não apenas do esforço do setor de tecnologia da Assembleia do Rio Grande do Norte, mas também de toda a equipe que compõe o parlamento potiguar. É o reconhecimento de um trabalho exitoso que, inclusive, já vem sendo cooperado com outras Casas Legislativas do Brasil, a exemplo da Assembleia de Santa Catarina”, comemorou Mario Sérgio, diretor de tecnologia da ALRN.

O mérito foi compartilhado também pela diretora administrativa da Assembleia do RN, Dulcinea Brandão. “Essa premiação reflete o reconhecimento das outras casas legislativas do País e da Unale, principalmente, quanto a excelência na gestão do presidente Ezequiel Ferreira frente ao Parlamento potiguar. Uma conquista justa e merecida, sem deixar de ressaltar a qualidade dos nossos concorrentes, mas o nosso diferencial é ter um sistema desenvolvido pela equipe da própria Casa”, destacou Dulcinea.

O e-Legis começou a ser desenvolvido em 2018 com sua primeira versão implantada em agosto de 2019. Com a pandemia do Covid-19, em 2020, e a adoção das medidas de distanciamento social, a necessidade de criar alternativas para dar continuidade às atividades legislativas impulsionou o desenvolvimento do Módulo de Plenário do e-Legis, integrado com o painel eletrônico, e do Sistema de Deliberação Remota (SDR). A experiência positiva foi notada por outras instituições, que demonstraram interesse via termo de cooperação técnica e cessão de direitos de uso.

O prêmio foi divulgado nesta sexta-feira (26) durante encerramento da 24ª Conferência da Unale. Cada projeto vencedor receberá a quantia de R$ 20 mil para serem investidos em projetos futuros, além do selo da Assembleia Cidadã e o troféu transitório – que será entregue em solenidade na Assembleia Legislativa do RN e que fica em exposição na Casa pelo prazo de um ano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Projeto “Olhar Digital” lança sua sexta fase, desta vez em prol da Toca de Assis


Inspirada em ações realizadas pelo mundo, a campanha “Olhar Potiguar – Arte e Solidariedade Unidas” consiste numa ação conjunta com mais de 100 fotógrafos profissionais do Rio Grande do Norte, os quais doaram duas imagens de suas autorias para que sejam comercializadas no website oficial do projeto, por um preço fixo de R$ 100,00, além de outros produtos personalizados com imagens da fauna, flora e paisagens potiguares.

O movimento liderado pela fotógrafa Leila Cunha Lima Almeida, está iniciando sua sexta fase, com campanha que busca arrecadar recursos a serem destinados para a Toca de Assis, instituição que atende moradores de rua.

Além dos posters que serão impressos em papel fotográfico tamanho 30x45cm, é possível também adquirir outros produtos, como canecas e camisetas, com as mesmas imagens disponíveis. As peças serão entreguem num prazo de até 30 dias após o encerramento das vendas.

Escolha uma ou mais fotos e contribua com essa corrente de solidariedade! www.olharpotiguar.com.br / @olhar_potiguar

Sobre a TOCA DE ASSIS

As Filhas e Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento são dois Institutos de Vida Consagrada, distintos, com seu próprio Governo, Constituições e casas, que vivem uma mesma essência de Carisma e Espiritualidade, cada qual da sua maneira, ambos provenientes do Movimento Toca de Assis.

Do ano de 1997 até o início do ano de 2009 tínhamos uma única Regra de Vida. Conforme orientações da Igreja, a partir de então cada Instituto elaborou a sua própria. Tendo nascido de uma mesma inspiração, o Instituto Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento expressa este Carisma com um rosto feminino, a exemplo de Clara que foi a expressão feminina da inspiração de Francisco.

Aos 13 de maio de 1994, dia de Nossa Senhora de Fátima, deu-se início na Praça Bento Quirino em frente à Basílica Nossa Senhora do Carmo em Campinas-SP, o movimento “Toca de Assis”. Aos Domingos, o então seminarista Roberto Lettieri, vários jovens e casais, uniam-se com o objetivo de levar o Amor de Deus aos mais pobres e abandonados que se encontravam em situação de indigência nas ruas.

Crescendo em número enquanto Movimento Toca de Assis, percebeu-se a necessidade da criação de uma personalidade jurídica para se concretizar a existência e ajuda na manutenção desta Obra, sendo que no ano de 1997, recebeu o nome de Fraternidade de Aliança Toca de Assis. Desde então, a Igreja passou a nos acompanhar mais de perto, na pessoa do então Arcebispo Dom Gilberto Pereira Lopes. No ano de 2001, as Casas fraternas existentes somente na cidade de Campinas-SP começaram a expandir-se para outros Estados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Ministério da Saúde emite alerta para secretarias sobre risco de nova variante

Foto: Breno Esaki / Agência Saúde DF

O Ministério da Saúde emitiu nesta sexta-feira (26) um alerta para secretarias estaduais e municipais sobre o risco da nova variante do coronavírus, identificada pela primeira vez na África do Sul.

Mais cedo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata de voos provenientes da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

O alerta da pasta foi enviado hoje pela manhã apontando os riscos existentes no Brasil da variante originária na África do Sul. Atualmente existem quatro Variantes de Preocupação (VOCs): alfa (Reino Unido), Beta (África do Sul), gama (Amazônia) Delta (Índia).

Os 129 Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) espalhados pelo Brasil já foram notificados sobre o risco. Até o momento nenhum caso da nova variante foi registrado no Brasil.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Dia RN

VÍDEO MEIO-DIA RN: Confira o programa desta sexta-feira e a entrevista com o cantor Giullian Monte

Confira programa desta segunda-feira (22). O Meio-Dia RN, com este blogueiro, debateu os principais assuntos no Estado, pelo país e no mundo. Nesta edição, também houve entrevista com o cantor Giullian Monte. Clique abaixo e assista via YouTube.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Gilberto Kassab e Robinson Faria reúnem filiados do PSD RN e falam sobre eleições 2022

Foto: Divulgação

O presidente Nacional do PSD, Gilberto Kassab esteve nesta sexta-feira (29), em Natal, para o encontro estadual do PSD RN e posse da nova executiva estadual do PSD Mulher.

No evento, Kassab destacou o trabalho de fortalecimento da legenda para as eleições 2022, convidou as mulheres para reforçarem os quadros do partido e destacou a liderança política de Robinson Faria no Estado.

“Eu geralmente envio vídeos para os encontros estaduais do PSD, mas aqui no RN fiz questão de vir pessoalmente. Fizemos uma pesquisa no Brasil inteiro para começar a orientar os nossos diretórios e o pré-candidato a deputado federal que conseguiu o maior percentual de votos no seu estado foi o Robinson Faria. Algo extraordinário!”, disse Kassab.

O presidente estadual, Robinson Faria, garantiu que no RN o partido terá nominatas fortes para deputados federais e estaduais e que o projeto local é oposição ao Governo Fátima e apoio à reeleição do Presidente Jair Bolsonaro, já que a executiva nacional do partido garantiu total liberdade.

O Encontro do PSD RN também deu posse à vereadora Camila Araújo como presidente do PSD Mulher; prefeita Mariana Almeida, como vice; e prefeita Divanize Oliveira como secretária da executiva estadual.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura do Assú esclarece caso do ônibus que conduzia pacientes de maneira inapropriada para tratamento em Natal

A Prefeitura do Assú publicou nota nesta sexta-feira (26) mediante o caso do ônibus que transporta os pacientes da cidade para tratamento em Natal, e não estava sendo conduzido da maneira apropriada.

Na nota, é destacado que foi designado em novo condutor para o veículo em questão e que retornará com os pacientes que estão fazendo tratamento em na capital. Além disso, afirmou que irá apurar a situação e que lamenta o ocorrido.

Confira a nota na íntegra abaixo:

A Secretaria Municipal de Saúde tomou conhecimento que na manhã desta sexta-feira (26) o ônibus que transporta os pacientes de Assú para tratamento na cidade de Natal/RN não estava sendo conduzido com a devida atenção.

Imediatamente, foi designado um novo condutor para auxiliar na condução do veículo mencionado, e que retornará com os pacientes que estão em atendimento na capital.

A Secretaria de Saúde lamenta o ocorrido e irá apurar toda a situação mediante processo administrativo e, que após a conclusão, dará conhecimento a todos sobre a apuração.

Ressaltamos que todo o procedimento se dará respeitando a ampla defesa e contraditório; contudo, não deixaremos de aplicar as sansões devidas, se assim couberem.

Estamos à disposição da População.

Atenciosamente,

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Presidente do PSDB anuncia retomada das prévias neste sábado (27)

Foto: Cristiano Mariz / Agência O Globo

O presidente do PSDB, Bruno Araújo, informou que o partido pretende retomar a votação das prévias neste sábado, das 8h às 17h. A sigla escolheu a empresa BeeVoter para prosseguir a votação, que ocorre por meio de um aplicativo, após inúmeros problemas de instabilidade. Araújo também afirmou que até às 20h de sábado o PSDB já terá o nome do candidato à Presidência para as eleições de 2022.

— (As votações serão) no mesmo horário que se dá no processo de eleições na Justiça Eleitoral. A ideia é que, logo que se encerre (as votações), nós possamos fazer o processo de apuração — afirmou Bruno.

O presidente tucano afirmou também que a sigla testou o sistema da nova empresa durante toda a madrugada desta sexta-feira. Segundo Araújo, o app da BeeVoter foi submetido a um teste de horas feitas pela empresa, pelo partido e também pela equipe técnica dos candidatos — Arthur Virgílio (AM), Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP). Ainda segundo Araújo, durante esta tarde serão realizados mais testes e os últimos ajustes para a votação.

Para ler a matéria na íntegra acesse AQUI.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *