Por Interino
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) criticou nesta quarta (18) algumas das primeiras decisões do presidente interino, Michel Temer, afirmando que elas são “um retrocesso e tem um impacto negativo na proteção e na promoção dos direitos humanos”.
Para o organismo, que expressa “profunda preocupação” com as medidas, o ministério montado por Temer sem mulheres e negros exclui dos mais altos cargos do governo mais de metade da população brasileira.
Destaca que a última vez que o país teve um gabinete sem mulheres foi na época da ditadura militar e considera “alarmante” a eliminação dos ministérios da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos.
O comunicado menciona o anúncio do governo interino de que irá cortar verbas destinadas a programas sociais e lembra que o Brasil ratificou o Protocolo de San Salvador, que veta a adoção de medidas “que piorem a situação dos direitos humanos, sociais e culturais”.
O governo Temer nega que os eventuais cortes afetarão programas sociais.
Crítico do afastamento da presidente Dilma Rousseff, o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, questionou em diversas ocasiões as bases jurídicas do processo de impeachment. Ex-chanceler do Uruguai, Almagro esteve com
Dilma em Brasília na véspera da votação no Senado que aprovou seu afastamento e disse que iria consultar a Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre a legalidade do processo, que para ele “gera dúvidas e incertezas jurídicas”.
O comunicado da CIDH, órgão autônomo ligado à OEA, afirma que Dilma “foi eleita constitucionalmente pelo voto popular” e faz um apelo para que o Legislativo brasileiro julgue o impeachment “estritamente dentro do marco da lei e com apego aos princípios do direito internacional e dos direitos humanos”.
Conclui citando um trecho da Declaração Universal de Direitos Humanos: “A vontade do povo é a base da autoridade do poder público”.
Folha

Esse povo dos Direitos Humanos tem tanta coisa importante pra fazer mas, ficam gastando tempo com essas baboseiras. Competencia nao tem cor nem sexo.
Deveria investigar casos de sequestro de pessoas para uso de escravidao ou prostituicao e muiti mais.
Eu nao aguento mais essas coisas.
De uma coisa vc tem razão Val Lima, não podemos esperar certas coisas de certas pessoas e/ou instituições, não é mesmo?
Por exemplo: O que podemos esperar de Gilmar Mendes? Ou do STF?
O que podemos esperar da Rede Globo, da Veja, da Istoé, da Folha de São Paulo, do Estadão?
O que podemos esperar de Janot e sua Trupe?
O que podemos esperar da República do Paraná?
O que podemos esperar de São Paulo?
O que podemos esperar de Temer, Cunha, Renan, Aécio…
E por último, o que podemos esperar dos Estados Unidos?
Bota, inclua o bandido do Lula nesse seu rol. A hora dele tá chegando já já vai para Curitiba, graças a justiça, não é à toa que ele anda deprimido.
Sérgio cita só um nome desse teu governo corrupto que seja melhor que qualquer um dos exemplos acima ncitados
Esperar o q, de uma comissão basicamente composta por esquerdas em decadência na América do Sul??!!. .
Não tenho conhecimento das críticas dessa "COMISSÃO" a países como Venezuela ou Cuba! Vão catar coquinhos…..
Pura hipocrisia, quem disse que um homem não pode lutar pelo direito de uma mulher? OU um branco lutar pelo direito de um negro? Tenha paciência também.
Direitos humanos + OEA = esquerda
Aproveitem e mandem um caminhão de dinheiro para ajudar a conduzir o País, seus babacas.
Porque esses organismos não fazem isso com Venezuela,Cuba e teocracias no mundo. Estamos numa democracia. Tudo feito conforme a CF.