CRISE COVID-19: Doria, Witzel e Dino crescem nas redes; Bolsonaro cai mas mantém larga vantagem

A crise provocada pela pandemia de coronavírus alavancou a popularidade virtual dos governadores João Doria (PSDB-SP)Wilzon Witzel (PSC-RJ) e Flávio Dino (PC do B-MA), enquanto fez cair o índice em relação ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Ainda assim, Bolsonaro segue disparado no chamado IPD (Índice de Popularidade Digital), medido pela consultoria de dados Quaest. O IPD compila informações do Twitter, Facebook, Instagram e, agora, em sua versão 2.0, também analisa Youtube, Google Trends e acessos a Wikipedia.

O IPD, que varia de 0 a 100, também passou a ser medido diariamente, possibilitando a comparação dos políticos entre os dias 25 de fevereiro e 25 de março, quando o país começou a sentir os efeitos da pandemia.

No período, Bolsonaro caiu de 83,1 para 69,1 —queda de 16,8%. Em patamar bastante abaixo do presidente, os governadores, porém, experimentaram altas proporcionais significativas. Doria cresceu 66,1%, Dino subiu 54,9% e Witzel, 39,6%.

O tucano foi de 10,55 a 17,52. Dino aparecia com 12,74 e alcançou 19,73. Já Witzel variou entre 9,76 e 13,62. Isso significa que os governadores despertaram mais interesse dos internautas e tiveram mais engajamento e alcance nas suas redes sociais.

Felipe Nunes, CEO da Quaest e professor de ciência política da UFMG, diz que, apesar do expressivo capital político digital de Bolsonaro, adversários antes combalidos nas redes voltam a ter destaque.

“Isso é explicado fundamentalmente pela maneira como os governadores estão reagindo e interagindo com Bolsonaro nas redes. Esses três atores estão se recuperando. Ainda estão longe, mas foram os que mais ganharam no período”, afirma.

FOLHAPRESS

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. André disse:

    O mais interessante é a matemática, 83,1 – 69,1 = 16,8 ops errei é 14 pontis kkkkk, vê se tenta me enganar da próxima vez.

  2. Anderson José disse:

    Os robôs estão de fora?

  3. LEO disse:

    Quanto mais batem no Bolsonaro,mais ele cresce….Bolsonaro 2022!!!!!!!

  4. Leonardo disse:

    A fonte:
    FOLHA…

  5. disse:

    Isso é uma mentira da gota serena.
    Kkkkkkkkkkkkkkkk
    Quem foi mesmo que cresceu?????
    Kkkkkkkkkkkkk
    Dino???
    Quem é Dino no jogo do bicho??
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

COMENTE AQUI