Cristo Redentor é iluminado com as cores do Líbano em homenagem às vítimas da explosão em Beirute

Foto: Agência O Globo

O monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, recebeu na noite desta quinta-feira uma projeção da bandeira do Líbano em homenagem às vítimas da trágica explosão que aconteceu na zona portuária de Beirute, a capital do país, na última terça-feira, e que já deixou 145 mortos, 5 mil feridos e 300 mil desabrigados.

No alto do Corcovado iluminado, o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar, também fez uma oração pelas vítimas com o cônsul geral do Líbano no Rio de Janeiro, Alejandro Bitar.

A homenagem é uma iniciativa do Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro, da comunidade libanesa no Rio de Janeiro, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, das Igrejas Melquita, Maronita e Ortodoxa e das instituições líbano-brasileiras do Rio de Janeiro.

No Vaticano, o Papa Francisco fez um apelo em prol de Beirute durante a audiência geral de quarta-feira.

— Rezemos pelas vítimas e suas famílias e rezemos pelo Líbano, para que, com o compromisso de todos os seus componentes sociais, políticos e religiosos, possa enfrentar este momento trágico e doloroso e, com a ajuda da comunidade internacional, superar a grave crise que está atravessando — disse.

Os danos materiais do desastre ocorrido em Beirute são estimados entre US$ 3 bilhões e US$ 5 bilhões, e o porto, por onde chegavam dois terços das importações do país, foi completamente destruído. As buscas por dezenas de desaparecidos continuam.

Acredita-se que a explosão foi resultado da combustão de 2.750 toneladas de nitrato de amônio, material altamente inflamável que estava armazenado no porto desde 2014, após o navio que o transportava ser abandonado. Ainda não se sabe, porém, o que causou a detonação da substância.

O Globo

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Mito e nào minto disse:

    Nosso total apoio aos irmãos Libaneses . A comunidade Libanesa no Brasil é maior que a propus população do Líbano 🇱🇧 . Um
    País marcado por Destruições e reconstrução durante sua história . Nós Brasileiros, passamos pela nossa primeira castraste de grandes dimensões chegaremos a 100 mil mortos , a nossa diferença é que aqui o nosso presidente lutou de todas as formas para que isso acontecesse . Parabéns presidente , nos tomadores de banho de lama , chegamos lá . O véio duro , esse véio é duro .

    • VTNC disse:

      Os EUA o país mais desenvolvido e com maiores índices de prêmios nobeis do planeta. , já estão na casa de 160 mil óbitos . De acordo com seu deboche com todas estas mortes causado por uma PANDEMIA que ainda não tem remédio a culpa foi de Bolsonaro né Mané , vc já viu a classificação de óbitos no Brasil por 100mil habitantes ? Acredito que deva ter visto porém não entendeu porque os canhotos deste país , quando não analfabetos total são analfabetos funcionais !!!

    • Aurélio do dicionário disse:

      VTCN , você acabou de receber o prêmio NOBEL da língua portuguesa . Para e s lê-lo belo comentário bem embasado é muito bem escrito .

COMENTE AQUI