E TERÁ COMO? Carlos Bolsonaro diz que país não terá transformação rápida por vias democráticas

O vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), escreveu na noite desta segunda-feira (9) em rede social que, por vias democráticas, não haverá as mudanças rápidas desejadas no país.

A postagem do filho do presidente foi alvo de críticas de políticos e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que viram nela uma ofensa ao sistema democrático brasileiro.

“Por vias democráticas a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos… e se isso acontecer. Só vejo todo dia a roda girando em torno do próprio eixo e os que sempre nos dominaram continuam nos dominando de jeitos diferentes!”, disse Carlos.

A família Bolsonaro tem um histórico de declarações de exaltação ao período da ditadura militar, que vigorou no Brasil de 1964 a 1985.

“Não há como aceitar uma família de ditadores”, reagiu Felipe Santa Cruz, presidente nacional da OAB, que chegou a ser atacado recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro, que fez referências à morte do pai dele na ditadura. “É hora dos democratas do Brasil darem um basta. Chega”, disse à Folha.

Além de afirmar que não haverá transformações rápidas no país por vias democráticas, Carlos escreveu que o atual governo tenta colocar o Brasil “nos eixos”, mas que os “avanços são ignorados, e os malfeitores esquecidos”. Após ser criticado, escreveu mais tarde: “Agora virei ditador? Pqp! Boa noite a todos!”

Apontado como responsável pela estratégia do presidente nas redes sociais, Carlos provocou turbulências no primeiro semestre após ataques a integrantes do governo do pai, mas vinha evitando polêmicas nos últimos meses.

As postagens desta segunda foram feitas enquanto seu pai, Jair Bolsonaro, está internado em um hospital de São Paulo após passar por cirurgia no domingo (8), a quarta decorrente da facada que levou há um ano durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG).

O vice-presidente, general Hamilton Mourão, alvo recorrente de ataques de Carlos, ficará no comando da Presidência da República até quinta-feira (12).

O PSDB se manifestou em repúdio às declarações do filho do presidente e afirmou que “a democracia é a única opção possível.”

Parlamentares ligados a partidos de esquerda também se manifestaram. A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) chamou a postagem de “inequívoco ataque à democracia”.

A deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) reforçou o coro em defesa da democracia e afirmou que “o nosso avanço será pela pluralidade e não pela censura e repressão.”

Na campanha de 2018, uma declaração de outro filho do atual presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), sobre fechar o STF (Supremo Tribunal Federal) foi repudiada no meio jurídico e político.

Em vídeo gravado em julho e disponível na internet, mas que veio à tona a uma semana do segundo turno, ele respondia a pergunta sobre uma hipotética possibilidade de ação do Exército em caso de o STF impedir que Bolsonaro assuma a Presidência.

“Cara, se quiser fechar o STF, sabe o que você faz? Você não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo. Não é querer desmerecer o soldado e o cabo, não”, disse.

Nesta segunda, Eduardo Bolsonaro também provocou polêmica ao tirar uma foto ao lado do pai no hospital. Na imagem, ele exibe uma arma na cintura. O presidente prometeu indicar Eduardo para ser embaixador do Brasil em Washington.

Segundo pesquisa Datafolha feita no mês passado, 70% da população diz acreditar que os filhos de Jair Bolsonaro mais atrapalham do que ajudam seu governo.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Luigi Starace disse:

    Melhor ter filhos da ditadura que filhos de politicos como luladrao melhor uma sociedade limpa segura e studiosa que uma sociedade ensigura cheia de ladroes em tds as enstituçoes aonde o povo de bem morre a cada horas

    • Nilvan Rodrigues da Silva disse:

      Luigi Starace, Vivemos hoje uma democracia sequestrada.
      Não só os filhos de militantes e camponeses sequestrados que participaram da guerrilha do Araguaia foram vítima uma realidade de nossa DITADURA.
      Temos muitos relatos e estudos das vítimas, muitas que ainda procuram os pais biológicos, ou de familiares que tiveram filhos sequestrados. Link abaixo do registro em livro expõe essa página negra de nossa história. Link:https://operamundi.uol.com.br/memoria/55530/livro-revela-casos-de-criancas-sequestradas-pela-ditadura-militar-no-brasil
      Não se pode brincar em cercear a liberdade de expressão, de imprensa, de organização e de pensamento. Ditadura nenhuma não nos serve. Nem de direita, nem de esquerda. Ditadura nunca mais.

  2. Waldemir disse:

    O Carlos está certo esse nossos parlamentares eståo so preocupados em nao ir preso pelo que fizeram no passado o STF e o pior deles vamos usar o JEEP o SOLDADO e o CABO o mais rapido possivel

  3. Nilvan Rodrigues da Silva disse:

    Pode até demorar até que a população mude a conjuntura. De qualquer forma ditadura nenhuma justifica intervir pra destruir a democracia. Nunca o apoio popular poderia validar a existência de qualquer ditadura. Percebendo os erros e equívocos que existem e possam ter existidos, a democracia significa governo do povo. Toda democracia é fruto da participação popular. Não existe projeto de sociedade superior a democracia na atualidade. #DitaduraNuncaMais

  4. sergio disse:

    Agora, que despencou na opinião pública (demorou), já pensam em virar a mesa. Imagina quando o Queiroz tiver que abrir a boca!
    Nunca pensei em que teria saudades do Temer…

  5. Justus disse:

    Quando José Dirceu disse isso em entrevista a jornal, a OAB ficou calada. Benedita da Silva apelou para o derramamento de sangue em congresso do PT e foi aplaudida pela cúpula e platéia (o vídeo correu a internet). A OAB disse alguma coisa?

  6. ALEXANDRE MAGNO disse:

    Todos sabemos que nenhum presidente conseguirá implementar as mudanças necessárias ao Brasil com essa justiça privilegiada e esse congresso Câmara e senado coberta de regalias . Vamos deixar de hipocrisia o que ele falou e verdade sim , faça uma pesquisa honesta com o povo e pergunte se o povo quer essa falsa democracia que só serve pra dar emprego a bandidos e não ajuda em nada o país.

  7. Paulo disse:

    VC.
    Constituição que só criou direitos, deveres poucoe fracos E Leis frouxissimas para meliantes de todo tipo de crime, justiça e congresso devem satisfação ao povo Brasileiro por suas inércia, acomodacao e incompetências.

  8. LULADRÃO disse:

    Intervenção militar urgente o Brasil. Com esse congresso na oSTF o Brasil nunca passará de ser um país de corruptos.

  9. Vitor Silva disse:

    Num mesmo dia um filho do presidente exibe arma na cintura numa visita ao pai e o outro diz que as mudanças que quer não virão com a democracia.

  10. Ricardo disse:

    "O Brazil nunca será uma Venezuela.." cuma é?

    • Anti-Político de Estimação disse:

      Desse jeito estamos caminhando a passos céleres para uma ditadura de direita, ao estilo dos países africanos, comandados há décadas por ditadores e familiares.

    • Ceará-Mundão disse:

      Não sei qual dos dois postou a bobagem maior. Dois que torcem a favor da ORCRIM vermelha. Servem de prova do que disse o filho Carlos. Será difícil consertar o Brasil enquanto houver ","nascidos no Brasil" (não são brasileiros de verdade) que torcem contra o país. Por que nãos nos deixam em paz?

COMENTE AQUI