Opinião

EDITORIAL: GUERRA DE DECRETOS E VAIDADES

A poucos dias de completar um ano de uma pandemia que ceifou milhares de vidas, fez desaparecer muitas empresas e empregos, mudou hábitos, trouxe ansiedade e depressão e fez inúmeras atividades mergulharem em um mar de incertezas, os cidadãos potiguares, principalmente os que vivem na maior cidade, Natal, vivem um drama particular: o de não saber o que fazer, a quem seguir, com quem se orientar, a que legislação obedecer.

E os maiores responsáveis por essa dispensável e deplorável confusão são o Governo do Estado e a prefeitura de Natal, a principal cidade do Rio Grande do Norte.

Decretos, assinados e publicados por estes entes públicos, que deveriam orientar a população, estabelecem ordens, restrições e orientações que levam a direções contrárias.

O show de antagonismo e a guerra de vaidades, que tornam evidente a existência de uma luta para saber quem conquista maiores simpatias, ameaçam transformar a vida do cidadão comum em um pandemônio.

O Governo do Estado controla a Polícia Militar e determina a ampliação do toque de recolher de segunda a sábado e integral no domingo. Mas o funcionamento do comércio e dos serviços está a cargo dos municípios. Está estabelecida a confusão. Afinal, o que pode abrir e o que não pode funcionar? O cidadão pode circular livremente aos domingos ou não?

As classes produtivas, que não são culpadas pelo agravamento da pandemia, elogiam a atuação das prefeituras que não endossam as ordens ainda mais restritivas emanadas pelo governo do Estado. Mas a Polícia Militar tem jurisdição em todo o Estado, incluindo as rodovias estaduais. Lembrando que para trabalhar, comprar ou adquirir e contratar serviços, os cidadãos precisam se locomover livremente.

Está criado o conflito que confunde o cidadão e em nada contribui para o enfrentamento da mais grave crise sanitária dos últimos 100 anos, com consequências funestas para a economia e a vida em sociedade.

Governo do Estado e Prefeituras, a quem o Supremo Tribunal Federal conferiu o direito de estabelecer medidas de controle e prevenção no que diz respeito ao enfrentamento da pandemia, deveriam, antes de emitir decretos conflitantes, esgotar todas as discussões e estabelecer o mínimo de consenso. Somente assim, a população poderia se considerar orientada e ser cobrada a colaborar.

O enfrentamento da crise é vital para que o cidadão possa pelo menos sonhar em retomar a vida normal e reencontrar a paz perdida. Mas, os governantes potiguares – governadora e prefeitos precisam, urgentemente, dar o exemplo. Precisam conversar, dialogar, discutir e buscar o mínimo de consenso.

Não podem continuar com esse duelo por meio dos veículos de comunicação e das redes sociais, numa atitude mesquinha e oportunista.

O Rio Grande do Norte não pode nem deve continuar assistindo a esta guerra insana por holofotes. O povo potiguar merece e precisa contar com governantes que tenham bom senso e espírito público. Coisas que andam ausentes nessa guerra de decretos e de vaidades.

BG

Opinião dos leitores

  1. Infelizmente, estamos no meio dessa guerra. Gostaria de saber o que a governadora fez com tanto dinheiro que recebeu do governo federal, para tratar da pandemia. Nada!!!! Só sabe fazer decretos, As pessoas estão morrendo, por falta de leito e atendimento. Se não agir assim, mais gente vai morrer. Os médicos, enfermeiros, enfim, todos que integram a rede hospitalar estão sem conseguir trabalhar da forma devida, em decorrência da demanda. Vou encerrar, pois a minha revolta é enorme pela incompetência desse governo. Queremos mais leitos, equipamentos hospitalares, insumos, profissionais da áreade saúde. Queremos solidariedade e respeito ao próximo, por parte da população e do governo.

  2. BOM DIA SAÚDE E PAZ! BG VC ESTÁ DE PARABÉNS PELO TRABALHO, POIS MUITAS PESSOAS ESTÃO BUSCANDO ORIENTAÇÕES PELO SEU BLOG , UMA GRANDE AJUDA QUE VC FAZ PARA A POPULAÇÃO (OBG) OBRIGADO BRUNO GEOVANE. Penso que nossos governantes estão perdidos, preocupados apenas com SIGO MESMO quando deveriam pensar em todos. Uma falta de responsabilidade de ambas as partes

  3. Bom dia saúde e paz! BG PENSO QUE A CULPA É SIM DOS GOVERNANTES, MAS O STF QUER GOVERNAR O PAÍS. DEVERIA SER CADA UM NO SEU QUADRADO, VAMOS BRASIL VAMOS REAGIR A ESTE VÍRUS AVANÇA BRASIL PARA O BEM DE TODOS NÓS

  4. Estamos vivendo uma guerra. Os gestores precisam decidir porque a eles demos uma procuração. Sobrevider na guerra é isso: buscar alguma estratégia que cause o menor impacto possível nos seus liderados. Não há o certo e o errado.

  5. Por ser médico o prefeito deveria estar mais preocupado com a vida humana e não com política.
    A governadora está certíssima!!!!
    Lockdown já!!!!

  6. é impressionante essa disputa política que reflete nesses decretos confusos e mal elaborados.
    precisamos nesse momento delicado deixar as divergências políticas de lado e pensar em conjunto para o bem da população.
    O governo vem abrindo leitos en diversos hospitais, isto é melhor q abrir hospital de campanha.

  7. Meu caro Alex Dantas, não há nada no diário oficial justamente por que o prefeito não precisará passar a borracha. Hoje ou amanhã ele volta atrás como há poucos dias quando a Governadora chamou a mídia e deu uma lição de moral. Aí meu caro…ele se convenceu "às pressas ". Espera q tu verás.

  8. Desde 1994 qur Álvaro Dias e Fátima Bezerra se degladiam, trabalhei na Assembléia Legislativa perto dos dois, foi ali que a Bezerradias foi montada.

  9. O que vivemos atualmente é reflexo lá de trás e que começou na eleição. ( esqueceram? )
    Se nesse momento tivesse VACINA não estariamos passando por essa situação de mortes ( Quem foi que não quis comprar as vacinas ainda em 2020? Será que alguém sabe responder?
    Estamos sendo vencidos pelo Vírus o qual somente a vacina o vencerá!!
    Nesse momento precisariamos de prefeitos e governadores que fossem mágicos para essa luta desigual a qual o próprio representante maior da nação está do lado do VÍRUS.
    Que Deus nos ajude!!

  10. BG tomou uma branquinha? Inspirou-se mesmo e disse tudo. A falta de coerência dos nossos gestores é absurda. Aí fica a pergunta, pra que servem os gestores? Nesse panorama, pra nada. Só atrapalham mais q ajudam

  11. A governadora está certa. O povo não se conteve quando foi necessário….as aglomerações foram incessantes….taí o carnaval de Pipa como prova. Agora….fecha tudo! Lockdown na cabeça!

  12. Parabéns! BG. Infelizmente, estamos sofrendo três vezes… A nível nacional, estadual e municipal. População inerte. Salve-se quem puder!

  13. Não se pode isentar o governo federal desse caos. O STF apenas reforçou a autonomia federalista, princípio constitucional pétreo, não excluiu a presidência das suas atribuições maiores, principalmente por ser o maior ente e arrecadador das contribuições dos brasileiros. O caso de Natal se torna absurdo pq o prefeito está constantemente em linha de choque com o que a governadora planeja, determina, pois 2022 se avizinha e o interesse dele é criar a imagem de ser o oposto de tudo que ela representa, até comprar o tal tratamento profilático com ivermectina soa como birra infantil para politizar a pandemia e sambar nas covas dos que sofrem e se enlutam em tamanho teatro. Consenso agora, minado por radicalismos toscos e imprensa corporativista, tá difícil.

  14. Parabéns pela reflexão BG. É ótimo ver comentários sem paixões. Hoje o que se vê são vaidades e paixões falando e decidindo. Uma pena!!! Pois vidas estão sendo perdidas pela ânsia de poder.

  15. Parabéns pelo comentário sóbrio. Hoje o que mais se vê são opiniões movidas pela paixão e decisões tomadas pela vaidade e ânsia de poder o que é uma pena pq isso custa muitas vidas.

  16. A explicação é mais simples do que se possa imaginar. Desde o início dessa Pandemia, tudo que a Governadora decide num sentido, o Prefeito de Natal segue em um rumo oposto, com o objetivo claro de desgastar Fátima Bezerra, pois tem a intenção de se eleger como sua sucessora no pleito de 2022.

  17. Um boa observação a sua BG, sobre as fogueiras das vaidades. Acredito mais nas ações do Governo do Estado, haja vista, ser mais restrito, mas o momento requer essa ação, quanto ao Sr. prefeito, ele tem se mostrado politico e menos sensato. Tem se preocupado mais em agradar do que solucionar.

    1. A onde foi que dei certo no mundo botar o povo pra não sair fe casa?
      Isso não resolve.
      Comprovadamente não resolve.

  18. BG, quero ver se a polícia vai fiscalizar os subúrbios, onde não há toque de recolher, e os bares são lotados todos os finais de semana. A PM vai rondar somente por Petrópolis, Tirol e Ponta Negra.

  19. Gostaria de saber qual é o gênio que elabora esses decretos do Estado…
    Como é que tá proibido a circulação de pessoas no domingo, e no entanto os supermercados estão abertos! As pessoas vão ser teletransportada?

  20. E como eu digo, o povo ainda fica brigando por está classe sebosa que se chama política. Por mim não existia nenhum. O câncer do nosso Brasil.

  21. A autoridade máxima do estado é a governadora. E o entendimento jurídico-constitucional é claro: em havendo oposição entre decretos, o que vale para a lei é o que restringe mais a propagação da pandemia. Goste-se ou não.

    1. O que vale é a constituição que está acima de qualquer decreto, o direito de ir e vir é cláusula pétrea, cala a boca e vai chupar um limão azedo petista fdp

    1. Ah, coitado.
      O esquerdista é cara de pau por natureza.
      A esquerda tenta se aproveitar da pandemia para se promover.
      Na Argentina são 70 mil óbitos.
      Inglaterra 120 mil.
      Itália 100 mil.
      França 85 mil óbitos.
      Índia 160 mil óbitos.
      Aí o Ze Mané quer jogar a culpa em Bolsonaro.
      O esquerdista lota bares e festinhas
      Depois vem falar mal de Bolsonaro…

    2. Todas as pessoas que estão morrendo de COVID no mundo inteiro são brasileiras?

  22. Essa governadora incompetente de uma figa!! Ta vendo ai, cada um com sua opinião ! Amigos, que todos tenham maturidade de pensarem verdadeiramente no próximo, sem ideologias políticas!!

  23. Não vem ao mérito que. Estar certo ou quem estar errado pq isso só acaba em uma coisa só.morte pelo covid,morte das empresas,morte da economia,morte do nosso estado .simples assim

    1. Quanto preconceito em? Independe da profissão do governante, todos são assessorados e a competência de um decreto passa pelo crivo de uma equipe multidisciplinar para um processo de decisão tão difícil quanto esse , por gentileza, busque mais informação, talvez isso venha lhe ajudar em futuro promissor. …

    2. Por ser médico é que ele deveria pensar mais na vida do ser humano e não na sua candidatura ao governo do estado. Ridículo. Deus me livre desse médico!!!!!

  24. A incompetência é geral e mais disseminada que o vírus: está no nível federal, estadual , municipal e na própria população

  25. É verdade eu sonho morrer de covid,e tenho o direito de ir e vir, portanto os governos não tem o direito de interferir em meus desejos, e deveriam deixar pelo menos eu morrer como desejo

  26. Senhor Editor. Este imbróglio poderia ser evitado se a senhora governadora entendesse que foi eleira para govetnar, e não pata ser ditadora. Toque de Recolher e outras restrições que ela está autoritariamente nos impondo é uma falta de respeito sem tamanho. Esse elástico pode virar cordão a qualquer hora e romper-se. O Prefeito tomou atitude respeitosa e equilibrada e, por isto merece nosso apoio e respeito. Parabéns, Prefeito.

  27. O também STF contribuiu para essa confusão !!! Como diz um ditado popular: tem muito cacique para pouco índio.

  28. Acredito que tanto o Estado e os Municípios estão fazendo seu trabalho, a respeito de vaidades, acho que o que está em evidência é a falta de comunicação. Infelizmente, a União, atualmente inerte e com falta de preparo não merece nem comentário.

  29. Vixe BG, que editorial tendencioso! Quer dizer então que o governo federal, que não foi nem citado, não tem nenhuma cota de responsabilidade no caos que se instaurou no país? Procure ao menos disfarçar sua falta de isenção e de compromisso com os fatos, já evidenciados pelo flagrante favorecimento aos comentários postados pro governo federal. Da maneira que está chega-se a conclusão que a culpa da situação tenebrosa que estamos vivendo, não só aqui no RN, é exclusiva do governo estadual e da prefeitura, o que está muito longe da realidade. Sei que esse meu comentário não será postado, assim como vários outros que envio diariamente, em detrimento de caligulas (é seu parente?), Necos, Decos, e outros tantos extremistas, que enchem seu espaço para comentários. Não há problema. Entendo sua posição e irei envia-lo para outros veículos de comunicação do RN. Mas espero que você, ou seu auxiliar a cargo da censura dos posts, leiam e saibam que nem todos os leitores daqui são idiotas.

    1. Falou o eleitor de Lula que comemorou a chegada do corona vírus.
      A esquerda tenta usar o coronavirus como desculpa para falar mal de Bolsonaro…
      Desde março de 2020 o STF disse que essas quarentenas ficariam a cargo dos governadores e prefeitos .
      Então, por que jogar a culpa em Bolsonaro?
      Me diga uma coisa.
      Quantos eleitores Fátima tem no Rio Grande do Norte?
      50%?
      Esses 50% estão adotando as medidas de distanciamento?
      Se não estão a culpa é de Bolsonaro ?
      Lembre que Lula pegou covid em Cuba.
      A culpa é de Bolsonaro?
      No Halloween de Ponta Negra havia umas 10 mil pessoas .
      Uns 90% bem alternativos provavelmente eleitores de Fátima.
      Aí a culpa é de Bolsonaro?
      Na Argentina são 65 mil óbitos .
      O presidente é comunista.
      A culpa é de Bolsonaro?

    2. Esse cidadão não deve ainda saber que o STF deixou a cargo de estados e municípios essa pataquada e que gerou todo esse caos durante essa pandemia, deixando ao governo federal a incumbência se mandar bilhões de reais para que esses entes federativos utilizassem o dinheiro com responsabilidade e em benefício do povo, o que não aconteceu. Basta ver a quantidade de operações policiais devido a corrupção existente em alguns estados brasileiros, no qual políticos desviaram o dinheiro em benefício próprio, tanto que alguns foram destituídos dos cargos, outros foram presos e outros ainda estão na mira da PF.

  30. Realmente seu comentário têm toda razão. estamos sem entender Nada hoje nas feiras da zona Norte grandes aglomerações e povo nem ai e faço o registro principalmente idosos sem mascara . Não sabemos se mandamos nossos filhos para escola o quê fazer ?

  31. Isso mesmo.
    Foram eleitos para governar em favor do povo.
    Se esquecem que momento é de união em prol da população do RN e salvar o máximo de vidas possíveis .
    Infelizmente ainda tem blogs que ao invés de conciliar e ser impassível incita a população gerando brigas desnecessárias .
    Precisamos de empatia e olhar o próximo como se estivéssemos olhando um espelho e vendo nossa imagem refletida

  32. É impressionante o atual momento da Pandemia, é inevitável não reconhecer todo caos instalado na saúde pública brasileira, agora cabe um romaneio de reflexões do por que chegamos a esse estágio de total descontrole na saúde pública em todos os sentidos, nada mais danoso foram o uso político eleitoral do sistema nos únicos 40 anos.
    Temos muitos casos de escândalos e outros tantos de desvio de conduta dos seus gestores que foram os responsáveis diretos pela a saúde em todas as esferas estadual e municipais RN afora.
    É notório que somos vítimas dos descaminhos dos recursos, valores que foram não investidos de forma adequada nas melhorias das instalações hospitalares e unidades de saúde, situação que sentimos pela total ausência de leitos hospitalares para suprir as demandas do atual momento.
    O sistema de saúde pública brasileira e um faz de conta apesar de termos segundo os especialistas o melhor programa de saúde que é o SUS, todavia, sempre usaram ele como moeda de troca dentro da política partidária.
    Agora, no atual momento tudo que venha a ser produzido como meio de manutenção do sistema é só paliativo, pois o quê de fato era para ter sido feito ficou no passado e nos bolsos de muitos políticos que fizeram do sistema o verdadeiro caos.
    Já os decretos são meros instrumentos para ocultar o passado sombrio que a saúde pública nacional foi lançada.
    A vaidade é o usada na medição de forças entre os entes federativos e o nosso povo são espectadores de um filme de horrores, cuja sinopse tem o pior dos piores temas que a falta de respeito pelo próximo.
    Cabe citar aqui que nenhum deles querem ser o Urubu, mas todos se apresentam como Pavão.

  33. Como pode haver feira livre e abrir supermercados no Domingo se o povo está proibido de sair? O prefeito de Natal já deveria ter anulado este ridículo toque de recolher no Domingo, mantendo, no máximo, das 22 às 5 horas.

  34. Abrir leitos o governo do RN não sabe.
    Depois de um ano ainda não deu tempo abrir o suficiente BG??
    A prefeitura tá indo de acordo com a grande maioria do povo, ta respaldada.
    Agora esses petistas, por eles só os desacreditados do STF e os militontos, eles ja não mais consegue enganar como antigamente.
    Não vejo vaidades nisso não.
    Vejo o prefeito pensando junto com o povo, lembra a sua enquete no meio da semana no tocante a ivermectina? Já governo do Estado do RN fazendo merda, na esquerda, na contra mão.
    Eles são muito é Ineficientes e estão desesperados querendo feixar e acabar com tudo.
    De maneira que um vai mais com a maioria, e o outro por caprichos políticos, e o que se tem visto no Brasil e principalmente aqui no Nordeste.

  35. O fato é que se não fosse a Prefeitura de Natal de Álvaro Dias, os comerciantes estariam todos quebrados. Infelizmente o governo do Estado de Fátima não vê por esta ótica quando apenas faz o decreto impondo e ditando algo, se esconde e sumindo dos olofotes não falando e nem criando empatia com nenhuma classe de trabalhador ou empresaariado, a não ser a turma que a segue. Um descaso administrativo de pura má fé e intolerância onde impõe uma ditadura do covid com notícias falsas ou fabricadas pelo próprio Governo de Fátima que de forma proposital permitiu eleições, festas e outras atribuições para haver a sua tão sonhada contaminação popular e fechar tudo. Fátima o RN sofre, chora e derrete por sua causa já que o dinheiro do Governo Federal veio e vc nada fez além de investimentos mínimos além de perder mais de 10 milhões com fraudes e contratos sem nenhum cabimento.
    . Fatima Bezza é a pior governadora que o estado do RN já teve.
    . Só atesta o que realmente o PT faz com o governo. Descontrole, corrupção e ditadura do poder.

  36. Muito bom, Bruno. É a coerência de sua nota que mais precisamos nesse momento. Mas não acredito que venha coerência no agir, pois um poder público que em plena pandemia reduzem leitos é capaz de nos torturar sem piedade. Nada de bom virá.

  37. BG parabéns como sempre vc foi perfeito, cirúrgico no seu editorial, como sempre vc faz a diferença no jornalismo potiguar sempre com muita responsabilidade, coisas que muitas vezes não lemos e não encontramos em outros meios de comunicação por pura simpatias politicas. ?????????????????????????????????????

  38. A TV estatal do RN, em seu telejornal da noite, não falou nada do decreto da Prefeitura de Natal. Uma vergonha. Só mostrou os babões de Fátima ameaçando quem não cumprir o toque de recolher.

  39. Mal exemplo temos do “ jacaré doido” do qual alguns blogueiras potiguares são discípulos, e cujo leitores estão deixando de acessá-los devido a parcialidade.

    1. Cidadão ou vc é cego, esquerdopata ou não vive em Natal. O Prefeito é altamente competente, pois abriu hospital de campanha com UTI, distribuiu medicamentos, não fez campanha política de rua para não gerar aglomerações e foi reconhecido pela população que lhe deu um novo mandato ainda no primeiro turno.

    2. Não fez campanha de rua? Só o que tinha era comissionado com bandeiras nos principais cruzamentos da cidade, fora que veio fazendo propaganda antecipada nas redes sociais da prefeitura durante meses, não é a toa que a PF fez visitas no escritório de publicidade dele a mando do TRE.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Fila de espera para cirurgias eletivas passa de 1,2 milhão de pacientes na rede pública em todo o Brasil

Foto: reprodução/Rede Globo

Uma preocupação dos pacientes da rede pública é com a fila de espera para cirurgias eletivas. O Ministério da Saúde fez um acordo em março de 2023 com os 26 estados e o Distrito Federal para criar a fila nacional de cirurgias eletivas.

Até janeiro de 2024, o programa realizou quase 650 mil operações agendadas que não tinham urgência, quase um terço de catarata; 37 mil pessoas fizeram cirurgia para retirar a vesícula, um aumento de 19% na comparação com o período anterior.

Mas, se de lá pra cá a fila andou, a lista de espera ainda segue longa. O ano de 2024 abriu com mais de 1,2 milhão pacientes nessa situação.

A falta de médicos especializados nos hospitais públicos é mais crítica em alguns estados por causa da má distribuição dos profissionais pelo país. Segundo o Ministério da Saúde, a maioria dos especialistas está concentrada no Sudeste do Brasil e há maior carência no Norte e no Nordeste.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirma que uma das prioridades do governo é dar uma rápida resposta ao que ela classifica de grandes vazios de especialistas no país, principalmente de anestesistas, cardiologistas e oncologistas.

g1/Jornal Nacional

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “Ainda não superamos no Brasil o preconceito contra a iniciativa privada”, diz Luís Roberto Barroso

O presidente do STF Luís Roberto Barroso afirmou nesta segunda-feira (22) que “ainda não superamos no Brasil o preconceito contra a iniciativa privada”, durante um evento na Fundação FHC.

Barroso também disse que “nós ainda somos viciados em Estado”.

O ministro ainda foi além dizendo: “uma coisa que me chama imensa atenção no Brasil é quando uma empresa divulga seu balanço e teve lucro elevado, a manchete é negativa: ‘empresa teve tanto de lucro’. Como se isso não fosse bom para uma economia capitalista que precisa gerar emprego, que precisa gerar tributação, que precisa gerar aumento de renda na sociedade”, finalizou.

Com informações de Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ceará-Mirim: pré-candidatura de Antônio Henrique ganha as ruas

 

A movimentação de pré-candidatos tem acontecido em diversas cidades do Rio Grande do Norte. Em Ceará-Mirim, o pré-candidato pelo PSD, Antônio Henrique tem agendas variadas no município entre reuniões, comemorações e visitas aos distritos do litoral e zona rural.

Numa dessas oportunidades, o pré-candidato reencontrou Maria Cícera, a primeira babá que cuidou dele na infância em Ceará-Mirim. Antônio Henrique registrou a alegria do encontro nas redes sociais: “Fiquei muito feliz, obrigado pela surpresa”, escreveu.

No domingo, Antônio esteve na tradicional Feira das Cinco Bocas. Entre conversas com feirantes e clientes, o pré-candidato encontrou o prefeito Júlio César Câmara. Com índices positivos de aprovação, Júlio César tem sido um importante apoiador da pré-candidatura de Antônio Henrique.

“Estamos andando por todo município conversando com nosso povo, maior patrimônio de nossa cidade. E a receptividade de nossa pré-candidatura é um combustível a mais para que sigamos em frente”, disse Antônio Henrique. O pré-candidato complementou: “Muito me orgulha ter o apoio do prefeito Júlio e sei da responsabilidade. Estou certo que continuaremos trabalhando por Ceará-Mirim”, finalizou.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

STF mantém decisão que obriga Deltan a indenizar Lula por Powepoint

Foto: Agência Estado/Geraldo Bubniak

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou, nesta segunda-feira (22), um recurso contra a decisão que condenou o deputado federal cassado Deltan Dallagnol (Novo-PR) a indenizar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em R$ 75 mil pelo caso que ficou conhecido como “PowerPoint da Lava Jato”.

“A alegada contrariedade à Constituição da República, se tivesse ocorrido, seria indireta, a inviabilizar o processamento do recurso extraordinário”, afirmou.

A ministra analisou um recurso de Dallagnol e da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

Ao STF, a Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu anular a condenação do ex-deputado.

Em nota, a assessoria de Deltan disse que “o STF livra os corruptos e penaliza a Lava Jato”. Para o ex-deputado, a decisão do STF é “‘incrível’ porque contraria regra de obediência obrigatória estabelecida pelo próprio tribunal” de que “a ação por danos causados por agente público deve ser ajuizada contra o Estado ou a pessoa jurídica de direito privado, prestadora de serviço público, sendo parte ilegítima o autor do ato”.

“E o que o STF faz? Fecha os olhos para sua própria regra cogente, quando se trata de favorecer o presidente Lula e prejudicar quem combateu a corrupção”.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. O chefe mor Lula vai fazer aquele churrasco na Granja do Torto com essa granakkkkk

  2. Deltan, você não pode chamar o ex-presidiário de ladrão , que são alguns bilhões ou trilhões que esse cachaceiro, sumiu com sua quadrilha, nada, mixaria.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Policiais Civis decidem deflagrar paralisação geral a partir desta terça-feira (23)

Foto: Sinpol/RN

Em Assembleia Geral na noite desta segunda-feira, 22, os policiais civis do Rio Grande do Norte decidiram iniciar uma paralisação geral a partir desta terça-feira, 23.

“A governadora Fátima Bezerra considera os policiais civis medíocres, pois as propostas apresentadas pelo Executivo têm sido medíocres, que não reconhecem e nem valorizam todo o trabalho que essa categoria tem feito pela Segurança Pública”, comenta Nilton Arruda.

Na tarde desta segunda, mais uma rodada de negociação foi realizada com a equipe do Governo. Na ocasião, o SINPOL-RN e demais entidades aguardavam uma sinalização em relação à proposta de 10% que havia sido aprovada pelos Policiais Civis na última sexta-feira e seria avaliada pelo Comitê Gestor do Estado.

“No entanto, o Governo veio com nova proposta de apenas 5.3%, mais uma vez retrocedendo e desrespeitando os Policiais Civis. Dessa forma, a categoria chegou ao limite e decidiu adotar uma atitude mais dura de luta”, destaca o presidente do SINPOL-RN.

A partir das 8h desta terça-feira os policiais civis devem se concentrar em frente à Central de Flagrantes, em Natal. A categoria também pretende fechar as unidades da PCRN para que a categoria esteja mobilizada.

98 FM Natal

Opinião dos leitores

  1. Os policiais deveria ter cobrado da governadora, quando Bolsonaro era preso, os Estados tinha dinheiro em caixa, agora com essas gastatancias, tá difícil a governadora encontrar fonte pra dar aumento

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula já gastou 1 ano e meio em viagens internacionais nos 3 mandatos

Foto: Ian Jones/Buckingham Palace

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já viajou 1 ano e meio em seus 3 mandatos, somados. Segundo levantamento do Instituto Teotônio Vilela, quando voltou da Colômbia na última quarta-feira (17), Lula completou 545 dias passados no exterior em viagens presidenciais. Eis a íntegra.

Na atual gestão, Lula já passou 74 dias viajando para o exterior. Ou seja: em 15 meses de governo, o presidente já passou 2 meses e 14 dias trabalhando fora do Brasil. A marca, porém, ainda fica bastante distante do recorde anual de Lula: 92 dias –mais de 3 meses– no exterior, em 2009. Pesa, também, o fato de Lula ser o único presidente a ter o 3º mandato.

O levantamento obtido com exclusividade pelo Poder360 mostra que o petista viajou para fora do país 246 vezes enquanto presidente da República desde que assumiu o cargo pela 1ª vez, em 2003. A soma considera as viagens internacionais nos 2 mandatos de 2003 a 2010 e, na atual gestão, até 17 de abril de 2024.

A pesquisa é parte da iniciativa Farol da Oposição, encabeçada pelo PSDB, para municiar políticos tucanos com dados do governo federal.

Nenhum outro presidente brasileiro viajou tanto para o exterior. Comparando a agenda externa dos 5 presidentes da República que o país teve ao longo dos últimos 30 anos, Lula ganha com folga.

De 1995 até 2024, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula, Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) passaram, ao todo, 1.166 dias fora do país. Desse total, 46,7% foram de viagens feitas por Lula, o que representa quase todos os períodos dos demais presidentes somados.

Poder 360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Depois de atrito com Padilha, Lula recebe Lira no Alvorada

Foto: Reuters/Adriano Machado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou a sós com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), no início da noite de domingo (21). O encontro aconteceu no Palácio da Alvorada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RN registra alta de 27% no número de medidas protetivas entre janeiro e março de 2024

Foto: Depositphotos

Segundo dados do Tribunal de Justiça do Rio do Norte (TJRN), entre janeiro e março de 2024, foram concedidas 1.601 medidas protetivas em todo o Estado, o que significa uma média de 17 por dia.

Comparando com o primeiro trimestre de 2023, com 1.259 medidas, o aumento foi de 27,16%. Além disso, o mês de janeiro apresentou o maior crescimento do trimestre, saltando de 488 no ano passado para 626 medidas em 2024, significando alta de 28,27%.

O juiz Fábio Ataíde, diretor da Coordenadoria Estadual da Mulher do Tribunal de Justiça do RN, enfatizou a preocupação com o descumprimento dessas medidas, declarando que, de acordo com os relatos dados pelas mulheres assistidas pelo tribunal, “cerca de 998 homens descumpriram a medida legal desde 2020 até hoje”.

Apesar de reconhecer esse número como significativo, ele ressalta a necessidade de maior controle das medidas protetivas.

Diante do cenário de crescimento de concessão deste mecanismo de proteção e da necessidade de se acompanhar de perto as vítimas, somada à preocupação com a repetição dos episódios violentos, o TJRN lançou o projeto “E-mulher: Vigilância para a Paz”, visando monitorar agressores reincidentes ou que violem medidas protetivas.

O juiz revelou que a reincidência dos casos é central para os trabalhos de proteção das mulheres. “Uma das características da violência doméstica é a repetição. Outra é que ela tanto se perpetua no tempo, o que, ao contrário das outras formas de violência, faz com que as vítimas sofram muitas vezes. Por isso, a repetição é tão importante para a violência de gênero”, explicou.

Dados da violência

Dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) revelam que os casos registrados de descumprimento de medida protetiva aumentaram em 20,8% no Estado, no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2023.

Em números absolutos, foram registradas 325 ocorrências entre janeiro e março deste ano, enquanto no mesmo período do ano passado, foram registrados 269 casos. Outro dado importante destacado pelo levantamento do Judiciário potiguar é o aumento de 70% nos casos de tentativa de feminicídio, que passou de 10 para 17 ocorrências.

Com informações de Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Haddad nega ataque hacker ao sistema de pagamentos do governo e diz que usuário cadastrado foi quem acessou a rede

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), negou que o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) tenha sofrido um ataque hacker. O ministro informou que o que houve foi um problema de “autenticação” de um usuário já cadastrado.

“Olha, a informação que eu tenho é parcial, de que o problema não é do Siafi, o problema não é do sistema. O problema provavelmente foi de autenticação, de acesso. Então, é isso que está sendo apurado. Como é que alguém teve acesso tendo sido autenticado? Ou seja, não foi uma ação de um hacker que quebrou a segurança. Não foi isso, foi um problema de autenticação. É isso que a Polícia Federal está apurando e, obviamente, que está rastreando para chegar nos responsáveis”, disse Haddad a jornalistas.

VEJA TAMBÉM: PF investiga ataque ao sistema de pagamentos do governo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes manda X se manifestar em 5 dias sobre descumprimentos de decisão judicial apontados pela PF

Foto: Antonio Augusto/SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou ao X (antigo Twitter), plataforma comandada por Elon Musk, que se manifeste sobre os descumprimentos de decisão judicial que lhe foram atribuídos pela Polícia Federal. A empresa tem 5 dias para responder, segundo despacho do magistrado do sábado (20).

De acordo com relatório da PF anexado ao inquérito que tem Musk como alvo, o X autorizou transmissão de conteúdo ao vivo de investigados com perfis bloqueados por determinação da Justiça.

Entre essas páginas, estão as de Allan dos Santos, do senador Marcos do Val (Podemos-ES) e dos comentaristas Paulo Figueiredo Filho e Rodrigo Constantino. As transmissões aconteciam a partir de links colocados logo abaixo da descrição dos perfis bloqueados.

Ao responder questionamentos dos agentes federais antes do envio do relatório a Moraes na sexta-feira (19), o X no Brasil havia afirmado que “não houve habilitação do recurso de transmissão ao vivo (live) relativamente às contas e perfis objeto das ordens de bloqueio ou suspensão”.

A rede também informou à PF que bloqueou ou suspendeu 161 contas por ordem do STF e 65 por determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Segundo a representação do X no país, as contas só foram restabelecidas quando houve ordem expressa neste sentido.

De 2019 a 2024, contabiliza a empresa, foram recebidas 88 ordens judiciais de bloqueio e/ou suspensão de contas oriundas do Supremo; no caso do TSE, 29 decisões.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *