Opinião

EDITORIAL: GUERRA DE DECRETOS E VAIDADES

A poucos dias de completar um ano de uma pandemia que ceifou milhares de vidas, fez desaparecer muitas empresas e empregos, mudou hábitos, trouxe ansiedade e depressão e fez inúmeras atividades mergulharem em um mar de incertezas, os cidadãos potiguares, principalmente os que vivem na maior cidade, Natal, vivem um drama particular: o de não saber o que fazer, a quem seguir, com quem se orientar, a que legislação obedecer.

E os maiores responsáveis por essa dispensável e deplorável confusão são o Governo do Estado e a prefeitura de Natal, a principal cidade do Rio Grande do Norte.

Decretos, assinados e publicados por estes entes públicos, que deveriam orientar a população, estabelecem ordens, restrições e orientações que levam a direções contrárias.

O show de antagonismo e a guerra de vaidades, que tornam evidente a existência de uma luta para saber quem conquista maiores simpatias, ameaçam transformar a vida do cidadão comum em um pandemônio.

O Governo do Estado controla a Polícia Militar e determina a ampliação do toque de recolher de segunda a sábado e integral no domingo. Mas o funcionamento do comércio e dos serviços está a cargo dos municípios. Está estabelecida a confusão. Afinal, o que pode abrir e o que não pode funcionar? O cidadão pode circular livremente aos domingos ou não?

As classes produtivas, que não são culpadas pelo agravamento da pandemia, elogiam a atuação das prefeituras que não endossam as ordens ainda mais restritivas emanadas pelo governo do Estado. Mas a Polícia Militar tem jurisdição em todo o Estado, incluindo as rodovias estaduais. Lembrando que para trabalhar, comprar ou adquirir e contratar serviços, os cidadãos precisam se locomover livremente.

Está criado o conflito que confunde o cidadão e em nada contribui para o enfrentamento da mais grave crise sanitária dos últimos 100 anos, com consequências funestas para a economia e a vida em sociedade.

Governo do Estado e Prefeituras, a quem o Supremo Tribunal Federal conferiu o direito de estabelecer medidas de controle e prevenção no que diz respeito ao enfrentamento da pandemia, deveriam, antes de emitir decretos conflitantes, esgotar todas as discussões e estabelecer o mínimo de consenso. Somente assim, a população poderia se considerar orientada e ser cobrada a colaborar.

O enfrentamento da crise é vital para que o cidadão possa pelo menos sonhar em retomar a vida normal e reencontrar a paz perdida. Mas, os governantes potiguares – governadora e prefeitos precisam, urgentemente, dar o exemplo. Precisam conversar, dialogar, discutir e buscar o mínimo de consenso.

Não podem continuar com esse duelo por meio dos veículos de comunicação e das redes sociais, numa atitude mesquinha e oportunista.

O Rio Grande do Norte não pode nem deve continuar assistindo a esta guerra insana por holofotes. O povo potiguar merece e precisa contar com governantes que tenham bom senso e espírito público. Coisas que andam ausentes nessa guerra de decretos e de vaidades.

BG

Opinião dos leitores

  1. Infelizmente, estamos no meio dessa guerra. Gostaria de saber o que a governadora fez com tanto dinheiro que recebeu do governo federal, para tratar da pandemia. Nada!!!! Só sabe fazer decretos, As pessoas estão morrendo, por falta de leito e atendimento. Se não agir assim, mais gente vai morrer. Os médicos, enfermeiros, enfim, todos que integram a rede hospitalar estão sem conseguir trabalhar da forma devida, em decorrência da demanda. Vou encerrar, pois a minha revolta é enorme pela incompetência desse governo. Queremos mais leitos, equipamentos hospitalares, insumos, profissionais da áreade saúde. Queremos solidariedade e respeito ao próximo, por parte da população e do governo.

  2. BOM DIA SAÚDE E PAZ! BG VC ESTÁ DE PARABÉNS PELO TRABALHO, POIS MUITAS PESSOAS ESTÃO BUSCANDO ORIENTAÇÕES PELO SEU BLOG , UMA GRANDE AJUDA QUE VC FAZ PARA A POPULAÇÃO (OBG) OBRIGADO BRUNO GEOVANE. Penso que nossos governantes estão perdidos, preocupados apenas com SIGO MESMO quando deveriam pensar em todos. Uma falta de responsabilidade de ambas as partes

  3. Bom dia saúde e paz! BG PENSO QUE A CULPA É SIM DOS GOVERNANTES, MAS O STF QUER GOVERNAR O PAÍS. DEVERIA SER CADA UM NO SEU QUADRADO, VAMOS BRASIL VAMOS REAGIR A ESTE VÍRUS AVANÇA BRASIL PARA O BEM DE TODOS NÓS

  4. Estamos vivendo uma guerra. Os gestores precisam decidir porque a eles demos uma procuração. Sobrevider na guerra é isso: buscar alguma estratégia que cause o menor impacto possível nos seus liderados. Não há o certo e o errado.

  5. Por ser médico o prefeito deveria estar mais preocupado com a vida humana e não com política.
    A governadora está certíssima!!!!
    Lockdown já!!!!

  6. é impressionante essa disputa política que reflete nesses decretos confusos e mal elaborados.
    precisamos nesse momento delicado deixar as divergências políticas de lado e pensar em conjunto para o bem da população.
    O governo vem abrindo leitos en diversos hospitais, isto é melhor q abrir hospital de campanha.

  7. Meu caro Alex Dantas, não há nada no diário oficial justamente por que o prefeito não precisará passar a borracha. Hoje ou amanhã ele volta atrás como há poucos dias quando a Governadora chamou a mídia e deu uma lição de moral. Aí meu caro…ele se convenceu "às pressas ". Espera q tu verás.

  8. Desde 1994 qur Álvaro Dias e Fátima Bezerra se degladiam, trabalhei na Assembléia Legislativa perto dos dois, foi ali que a Bezerradias foi montada.

  9. O que vivemos atualmente é reflexo lá de trás e que começou na eleição. ( esqueceram? )
    Se nesse momento tivesse VACINA não estariamos passando por essa situação de mortes ( Quem foi que não quis comprar as vacinas ainda em 2020? Será que alguém sabe responder?
    Estamos sendo vencidos pelo Vírus o qual somente a vacina o vencerá!!
    Nesse momento precisariamos de prefeitos e governadores que fossem mágicos para essa luta desigual a qual o próprio representante maior da nação está do lado do VÍRUS.
    Que Deus nos ajude!!

  10. BG tomou uma branquinha? Inspirou-se mesmo e disse tudo. A falta de coerência dos nossos gestores é absurda. Aí fica a pergunta, pra que servem os gestores? Nesse panorama, pra nada. Só atrapalham mais q ajudam

  11. A governadora está certa. O povo não se conteve quando foi necessário….as aglomerações foram incessantes….taí o carnaval de Pipa como prova. Agora….fecha tudo! Lockdown na cabeça!

  12. Parabéns! BG. Infelizmente, estamos sofrendo três vezes… A nível nacional, estadual e municipal. População inerte. Salve-se quem puder!

  13. Não se pode isentar o governo federal desse caos. O STF apenas reforçou a autonomia federalista, princípio constitucional pétreo, não excluiu a presidência das suas atribuições maiores, principalmente por ser o maior ente e arrecadador das contribuições dos brasileiros. O caso de Natal se torna absurdo pq o prefeito está constantemente em linha de choque com o que a governadora planeja, determina, pois 2022 se avizinha e o interesse dele é criar a imagem de ser o oposto de tudo que ela representa, até comprar o tal tratamento profilático com ivermectina soa como birra infantil para politizar a pandemia e sambar nas covas dos que sofrem e se enlutam em tamanho teatro. Consenso agora, minado por radicalismos toscos e imprensa corporativista, tá difícil.

  14. Parabéns pela reflexão BG. É ótimo ver comentários sem paixões. Hoje o que se vê são vaidades e paixões falando e decidindo. Uma pena!!! Pois vidas estão sendo perdidas pela ânsia de poder.

  15. Parabéns pelo comentário sóbrio. Hoje o que mais se vê são opiniões movidas pela paixão e decisões tomadas pela vaidade e ânsia de poder o que é uma pena pq isso custa muitas vidas.

  16. A explicação é mais simples do que se possa imaginar. Desde o início dessa Pandemia, tudo que a Governadora decide num sentido, o Prefeito de Natal segue em um rumo oposto, com o objetivo claro de desgastar Fátima Bezerra, pois tem a intenção de se eleger como sua sucessora no pleito de 2022.

  17. Um boa observação a sua BG, sobre as fogueiras das vaidades. Acredito mais nas ações do Governo do Estado, haja vista, ser mais restrito, mas o momento requer essa ação, quanto ao Sr. prefeito, ele tem se mostrado politico e menos sensato. Tem se preocupado mais em agradar do que solucionar.

    1. A onde foi que dei certo no mundo botar o povo pra não sair fe casa?
      Isso não resolve.
      Comprovadamente não resolve.

  18. BG, quero ver se a polícia vai fiscalizar os subúrbios, onde não há toque de recolher, e os bares são lotados todos os finais de semana. A PM vai rondar somente por Petrópolis, Tirol e Ponta Negra.

  19. Gostaria de saber qual é o gênio que elabora esses decretos do Estado…
    Como é que tá proibido a circulação de pessoas no domingo, e no entanto os supermercados estão abertos! As pessoas vão ser teletransportada?

  20. E como eu digo, o povo ainda fica brigando por está classe sebosa que se chama política. Por mim não existia nenhum. O câncer do nosso Brasil.

  21. A autoridade máxima do estado é a governadora. E o entendimento jurídico-constitucional é claro: em havendo oposição entre decretos, o que vale para a lei é o que restringe mais a propagação da pandemia. Goste-se ou não.

    1. O que vale é a constituição que está acima de qualquer decreto, o direito de ir e vir é cláusula pétrea, cala a boca e vai chupar um limão azedo petista fdp

    1. Ah, coitado.
      O esquerdista é cara de pau por natureza.
      A esquerda tenta se aproveitar da pandemia para se promover.
      Na Argentina são 70 mil óbitos.
      Inglaterra 120 mil.
      Itália 100 mil.
      França 85 mil óbitos.
      Índia 160 mil óbitos.
      Aí o Ze Mané quer jogar a culpa em Bolsonaro.
      O esquerdista lota bares e festinhas
      Depois vem falar mal de Bolsonaro…

    2. Todas as pessoas que estão morrendo de COVID no mundo inteiro são brasileiras?

  22. Essa governadora incompetente de uma figa!! Ta vendo ai, cada um com sua opinião ! Amigos, que todos tenham maturidade de pensarem verdadeiramente no próximo, sem ideologias políticas!!

  23. Não vem ao mérito que. Estar certo ou quem estar errado pq isso só acaba em uma coisa só.morte pelo covid,morte das empresas,morte da economia,morte do nosso estado .simples assim

    1. Quanto preconceito em? Independe da profissão do governante, todos são assessorados e a competência de um decreto passa pelo crivo de uma equipe multidisciplinar para um processo de decisão tão difícil quanto esse , por gentileza, busque mais informação, talvez isso venha lhe ajudar em futuro promissor. …

    2. Por ser médico é que ele deveria pensar mais na vida do ser humano e não na sua candidatura ao governo do estado. Ridículo. Deus me livre desse médico!!!!!

  24. A incompetência é geral e mais disseminada que o vírus: está no nível federal, estadual , municipal e na própria população

  25. É verdade eu sonho morrer de covid,e tenho o direito de ir e vir, portanto os governos não tem o direito de interferir em meus desejos, e deveriam deixar pelo menos eu morrer como desejo

  26. Senhor Editor. Este imbróglio poderia ser evitado se a senhora governadora entendesse que foi eleira para govetnar, e não pata ser ditadora. Toque de Recolher e outras restrições que ela está autoritariamente nos impondo é uma falta de respeito sem tamanho. Esse elástico pode virar cordão a qualquer hora e romper-se. O Prefeito tomou atitude respeitosa e equilibrada e, por isto merece nosso apoio e respeito. Parabéns, Prefeito.

  27. O também STF contribuiu para essa confusão !!! Como diz um ditado popular: tem muito cacique para pouco índio.

  28. Acredito que tanto o Estado e os Municípios estão fazendo seu trabalho, a respeito de vaidades, acho que o que está em evidência é a falta de comunicação. Infelizmente, a União, atualmente inerte e com falta de preparo não merece nem comentário.

  29. Vixe BG, que editorial tendencioso! Quer dizer então que o governo federal, que não foi nem citado, não tem nenhuma cota de responsabilidade no caos que se instaurou no país? Procure ao menos disfarçar sua falta de isenção e de compromisso com os fatos, já evidenciados pelo flagrante favorecimento aos comentários postados pro governo federal. Da maneira que está chega-se a conclusão que a culpa da situação tenebrosa que estamos vivendo, não só aqui no RN, é exclusiva do governo estadual e da prefeitura, o que está muito longe da realidade. Sei que esse meu comentário não será postado, assim como vários outros que envio diariamente, em detrimento de caligulas (é seu parente?), Necos, Decos, e outros tantos extremistas, que enchem seu espaço para comentários. Não há problema. Entendo sua posição e irei envia-lo para outros veículos de comunicação do RN. Mas espero que você, ou seu auxiliar a cargo da censura dos posts, leiam e saibam que nem todos os leitores daqui são idiotas.

    1. Falou o eleitor de Lula que comemorou a chegada do corona vírus.
      A esquerda tenta usar o coronavirus como desculpa para falar mal de Bolsonaro…
      Desde março de 2020 o STF disse que essas quarentenas ficariam a cargo dos governadores e prefeitos .
      Então, por que jogar a culpa em Bolsonaro?
      Me diga uma coisa.
      Quantos eleitores Fátima tem no Rio Grande do Norte?
      50%?
      Esses 50% estão adotando as medidas de distanciamento?
      Se não estão a culpa é de Bolsonaro ?
      Lembre que Lula pegou covid em Cuba.
      A culpa é de Bolsonaro?
      No Halloween de Ponta Negra havia umas 10 mil pessoas .
      Uns 90% bem alternativos provavelmente eleitores de Fátima.
      Aí a culpa é de Bolsonaro?
      Na Argentina são 65 mil óbitos .
      O presidente é comunista.
      A culpa é de Bolsonaro?

    2. Esse cidadão não deve ainda saber que o STF deixou a cargo de estados e municípios essa pataquada e que gerou todo esse caos durante essa pandemia, deixando ao governo federal a incumbência se mandar bilhões de reais para que esses entes federativos utilizassem o dinheiro com responsabilidade e em benefício do povo, o que não aconteceu. Basta ver a quantidade de operações policiais devido a corrupção existente em alguns estados brasileiros, no qual políticos desviaram o dinheiro em benefício próprio, tanto que alguns foram destituídos dos cargos, outros foram presos e outros ainda estão na mira da PF.

  30. Realmente seu comentário têm toda razão. estamos sem entender Nada hoje nas feiras da zona Norte grandes aglomerações e povo nem ai e faço o registro principalmente idosos sem mascara . Não sabemos se mandamos nossos filhos para escola o quê fazer ?

  31. Isso mesmo.
    Foram eleitos para governar em favor do povo.
    Se esquecem que momento é de união em prol da população do RN e salvar o máximo de vidas possíveis .
    Infelizmente ainda tem blogs que ao invés de conciliar e ser impassível incita a população gerando brigas desnecessárias .
    Precisamos de empatia e olhar o próximo como se estivéssemos olhando um espelho e vendo nossa imagem refletida

  32. É impressionante o atual momento da Pandemia, é inevitável não reconhecer todo caos instalado na saúde pública brasileira, agora cabe um romaneio de reflexões do por que chegamos a esse estágio de total descontrole na saúde pública em todos os sentidos, nada mais danoso foram o uso político eleitoral do sistema nos únicos 40 anos.
    Temos muitos casos de escândalos e outros tantos de desvio de conduta dos seus gestores que foram os responsáveis diretos pela a saúde em todas as esferas estadual e municipais RN afora.
    É notório que somos vítimas dos descaminhos dos recursos, valores que foram não investidos de forma adequada nas melhorias das instalações hospitalares e unidades de saúde, situação que sentimos pela total ausência de leitos hospitalares para suprir as demandas do atual momento.
    O sistema de saúde pública brasileira e um faz de conta apesar de termos segundo os especialistas o melhor programa de saúde que é o SUS, todavia, sempre usaram ele como moeda de troca dentro da política partidária.
    Agora, no atual momento tudo que venha a ser produzido como meio de manutenção do sistema é só paliativo, pois o quê de fato era para ter sido feito ficou no passado e nos bolsos de muitos políticos que fizeram do sistema o verdadeiro caos.
    Já os decretos são meros instrumentos para ocultar o passado sombrio que a saúde pública nacional foi lançada.
    A vaidade é o usada na medição de forças entre os entes federativos e o nosso povo são espectadores de um filme de horrores, cuja sinopse tem o pior dos piores temas que a falta de respeito pelo próximo.
    Cabe citar aqui que nenhum deles querem ser o Urubu, mas todos se apresentam como Pavão.

  33. Como pode haver feira livre e abrir supermercados no Domingo se o povo está proibido de sair? O prefeito de Natal já deveria ter anulado este ridículo toque de recolher no Domingo, mantendo, no máximo, das 22 às 5 horas.

  34. Abrir leitos o governo do RN não sabe.
    Depois de um ano ainda não deu tempo abrir o suficiente BG??
    A prefeitura tá indo de acordo com a grande maioria do povo, ta respaldada.
    Agora esses petistas, por eles só os desacreditados do STF e os militontos, eles ja não mais consegue enganar como antigamente.
    Não vejo vaidades nisso não.
    Vejo o prefeito pensando junto com o povo, lembra a sua enquete no meio da semana no tocante a ivermectina? Já governo do Estado do RN fazendo merda, na esquerda, na contra mão.
    Eles são muito é Ineficientes e estão desesperados querendo feixar e acabar com tudo.
    De maneira que um vai mais com a maioria, e o outro por caprichos políticos, e o que se tem visto no Brasil e principalmente aqui no Nordeste.

  35. O fato é que se não fosse a Prefeitura de Natal de Álvaro Dias, os comerciantes estariam todos quebrados. Infelizmente o governo do Estado de Fátima não vê por esta ótica quando apenas faz o decreto impondo e ditando algo, se esconde e sumindo dos olofotes não falando e nem criando empatia com nenhuma classe de trabalhador ou empresaariado, a não ser a turma que a segue. Um descaso administrativo de pura má fé e intolerância onde impõe uma ditadura do covid com notícias falsas ou fabricadas pelo próprio Governo de Fátima que de forma proposital permitiu eleições, festas e outras atribuições para haver a sua tão sonhada contaminação popular e fechar tudo. Fátima o RN sofre, chora e derrete por sua causa já que o dinheiro do Governo Federal veio e vc nada fez além de investimentos mínimos além de perder mais de 10 milhões com fraudes e contratos sem nenhum cabimento.
    . Fatima Bezza é a pior governadora que o estado do RN já teve.
    . Só atesta o que realmente o PT faz com o governo. Descontrole, corrupção e ditadura do poder.

  36. Muito bom, Bruno. É a coerência de sua nota que mais precisamos nesse momento. Mas não acredito que venha coerência no agir, pois um poder público que em plena pandemia reduzem leitos é capaz de nos torturar sem piedade. Nada de bom virá.

  37. BG parabéns como sempre vc foi perfeito, cirúrgico no seu editorial, como sempre vc faz a diferença no jornalismo potiguar sempre com muita responsabilidade, coisas que muitas vezes não lemos e não encontramos em outros meios de comunicação por pura simpatias politicas. ?????????????????????????????????????

  38. A TV estatal do RN, em seu telejornal da noite, não falou nada do decreto da Prefeitura de Natal. Uma vergonha. Só mostrou os babões de Fátima ameaçando quem não cumprir o toque de recolher.

  39. Mal exemplo temos do “ jacaré doido” do qual alguns blogueiras potiguares são discípulos, e cujo leitores estão deixando de acessá-los devido a parcialidade.

    1. Cidadão ou vc é cego, esquerdopata ou não vive em Natal. O Prefeito é altamente competente, pois abriu hospital de campanha com UTI, distribuiu medicamentos, não fez campanha política de rua para não gerar aglomerações e foi reconhecido pela população que lhe deu um novo mandato ainda no primeiro turno.

    2. Não fez campanha de rua? Só o que tinha era comissionado com bandeiras nos principais cruzamentos da cidade, fora que veio fazendo propaganda antecipada nas redes sociais da prefeitura durante meses, não é a toa que a PF fez visitas no escritório de publicidade dele a mando do TRE.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Bolsonaro diz que Fiocruz entrega 18 milhões de vacinas em abril; Nesta semana 4,6 milhões de doses ainda devem ser entregues

Foto: Bio-Manguinhos/Fiocruz

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse hoje (18), por meio de uma rede social, que a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) vai entregar 18 milhões de vacinas contra a covid-19 até o final de abril. Desse total, segundo o presidente, serão entregues 4,6 milhões de doses ainda nesta semana e mais 6,7 milhões na outra semana.

Na sexta-feira (16) a Fiocruz já havia entregue mais 2,8 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Além das 2,8 milhões liberadas na sexta-feira, 2,2 milhões já haviam sido entregues na última quarta-feira (14).

O presidente disse ainda que a previsão é que o volume de entrega de imunizantes cresça nos próximos meses e que no segundo semestre de 2021, a Fiocruz deve entregar 110 milhões de doses da vacina.

Agência Brasil 

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Brasil registra mais de 12,3 milhões de pessoas curadas da covid-19

Foto: reprodução

O Brasil registrou neste domingo (18) mais 46.738 pacientes recuperados do coronavírus, totalizando 12.391.599 pessoas curadas da doença.

O número de pessoas curadas representa 88,8% do total de casos acumulados.

A quantidade de pessoas curadas no Brasil é mais de dez vezes superior ao número de casos ativos (1.178.137), que são os pacientes em acompanhamento médico.

No mundo, estima-se que 120,5 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid-19 já se recuperaram, de acordo com o site Wolrdometers.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

CPI DA COVID: autor quer convocar ex-ministros Mandetta, Teich e Pazuello; Secretários de Saúde dos estados também devem ser convocados

Fotos: Sérgio Lima/Poder 360

O líder da oposição e autor da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investigará possíveis omissões do governo federal no combate à pandemia de covid-19, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), quer convocar os ex-ministros da Saúde Luiz Mandetta, Nelson Teich e o general Eduardo Pazuello para prestarem depoimento.

A CPI também investigará repasses de verbas federais para Estados e Municípios. Nesse sentido, o senador quer convocar secretários de Saúde. O primeiro ente federativo deve ser Amazonas, onde o sistema de saúde pública entrou em colapso no início deste ano e pacientes morreram por falta de oxigênio.

O MPF (Ministério Público Federal), inclusive, citou uma série de omissões de Pazuello e a lentidão de resposta da pasta diante do avanço da covid-19 no Amazonas que contribuíram para o colapso hospitalar em Manaus.

Um dos pontos que devem ser investigados pela CPI, de acordo com membros da oposição, são relacionados à aquisição de vacinas contra a covid-19. Um deles é a negociação do governo federal com a Pfizer, em agosto de 2020, quando o país teria recusado a oferta da farmacêutica de 70 milhões de doses.

A expectativa é de que os membros da CPI se reúnem na próxima quinta-feira (22) para o primeiro encontro do colegiado. Na ocasião, serão eleitos presidente, vice-presidente e o relator – há acordo para que os cargos sejam distribuídos, respectivamente, para Omar Aziz (PSD-AM), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL). Desta forma, a comissão será comandada por parlamentares de oposição ou independentes, o que reflete a maioria dos integrantes do colegiado.

R7

Opinião dos leitores

  1. Tem que pegar todo mundo nesta CPI: governo Bozo que é um desastre e governadores e secretários estaduais que se aproveitaram das fartas verbas enviadas pelo governo federal

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

Pastor que disse orar pela morte de Paulo Gustavo será processado por homofobia

Foto: reprodução

Dezenas de entidades LGBTQIA + e outros grupos defensores de direitos humanos anunciaram, neste sábado (17), que vão processar na Justiça o pastor José Olímpio, da Assembleia de Deus de Alagoas, que declarou orar pela morte do ator Paulo Gustavo, internado há um mês com covid-19, em estado grave.

“Esse é o ator Paulo Gustavo que alguns estão pedindo oração e reza. E você vai orar ou rezar? Eu oro para que o dono dele o leve para junto de si”, publicou o pastor em suas redes sociais nesta semana.  Após a repercussão negativa do comentário, José Olímpio apagou a publicação.

O artista, de 42 anos, é casado com o médico Thales Bretas, com quem tem dois bebês.

“É urgente que crimes como estes, motivados por homofobia, sejam enquadrados da tipificação da LGBTfobia , na lei de combate ao racismo de n. 7.716/2018, e que punições mais rigorosas e severas sejam tomadas  contra condutas homofóbicas e atos discriminatórios como o em questão”, diz a nota (veja a íntegra abaixo) assinada pelas principais entidades de defesa dos direitos de LGBTs do país ao anunciar que medidas judiciais serão tomadas contra o pastor.

Uma das signatárias do documento, a Aliança LGBT+ afirma que a declaração do pastor não é caso isolado, atinge cotidianamente gays, lésbicas e trans. “Vivemos tempos sombrios. Esta afirmativa foi dita por nós inúmeras vezes nos últimos meses. O mundo enfrenta uma gravíssima pandemia que segue ceifando milhões de vidas pelo globo, o país em que vivemos segue sendo epicentro da pandemia do novo coronavírus”, diz o movimento em nota própria.

“A pandemia que ainda segue em curso transformou o caráter de alguns e revelou o verdadeiro caráter de outros, fazendo com que pudéssemos separar o joio do trigo e sem nenhuma sombra de dúvidas fossemos capazes de compreender melhor o outro”, diz o texto assinado pelo ativista Toni Reis, líder da Aliança LGBT+. O texto de repúdio ao pastor também tem apoio de lideranças evangélicas.

Internado na UTI desde o começo de março, Paulo Gustavo enfrenta complicações da covid-19, está intubado e com pulmão artificial. Seu estado de saúde é considerado crítico. Nas redes sociais, Thales publica atualizações sobre o quadro clínico do companheiro.

A internação de Paulo Gustavo causou comoção entre fãs e artistas, que têm organizado correntes de oração pelo restabelecimento da saúde do ator, conhecido pelos papéis humorísticos, com sucessos tanto no teatro, na TV e no cinema.

O Congresso em Foco não conseguiu localizar o pastor José Olímpio para se manifestar sobre o comentário que fez sobre o ator. O espaço está aberto caso ele queira se manifestar.

“Queremos vida, felicidade e muita cidadania, direitos humanos. Ninguém merece a morte”, disse ao Congresso em Foco o presidente da Aliança LGBTI+, Toni Reis, colunista deste site.

A Aliança enviou ofício ao procurador-geral de Justiça de Alagoas, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, que abra investigação contra o pastor.

Congresso em Foco

Opinião dos leitores

  1. Não li a matetia por não concordar com esse tipo de colocação e do comportamento do pastor, não o defendo, mais prestem atenção, isso virou lugar comum dos dois lados, se formos corretos, devemos rezar para o mesmo pau que bate em Francisco (e bata forte) bata em chico (também forte), não sejamos seletivos e partidários, a lei deve servir para todos de forma igualitaria, pena que o grande guardião da constituição, o STF, constantemente esqueça da carta magna.

  2. Homofobia e racismo são crimes… Já chamar o Presidente da República de genocida, sem ele ser, não é crime!

    1. Crime seria se ele não fosse genocida, o que não é verdade.

  3. Um verdadeiro cristão, e defensor da família; velo exemplo de cristão!! O Satanás agradece.

  4. Não chamem um Canalha desse tipo de Pastor, na verdade isso é um discípulo do satanás como pode um pregador da palavra de Deus desejar morte ao seu semelhante, na verdade esse aí deve ser um pistoleiro escondido em pubitos de igreja.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Ministério Público apura descoberta de 19 respiradores em sala de hospital no Pará; funcionários revelaram que havia uma ‘parede falsa’

Foto: Agência Pará

A Corregedoria do Ministério Público do Pará recebeu, no dia 8 de abril, uma notícia de fato – uma espécie de procedimento administrativo –  denunciando a descoberta de respiradores pulmonares em uma possível parede falsa, no Hospital Regional Abelardo Santos, em Icoaraci, distrito de Belém (PA). O pedido de apuração foi encaminhado à Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) confirma que, no dia 22 de março, foram identificados 19 ventiladores pulmonares em uma sala nas instalações do hospital, mas nega a existência de uma parede falsa.

À CNN, funcionários do prédio revelaram, ontem (17), que uma parede precisou ser quebrada para terem acesso aos ventiladores. A pasta diz ainda que uma comissão interna está apurando as razões dos aparelhos não terem sido utilizados até aquele momento.

O promotor responsável pela investigação, Rodier Barata Ataíde, disse à reportagem que realizou uma análise preliminar da denúncia e, na última quarta-feira (14), determinou diligências para levantar mais informações sobre o caso.“Nós avaliamos que, sim, têm relevância o que está sendo noticiado e precisa de uma apuração.

Especialmente, em dois sentidos: um é direcionado para que esses equipamentos estejam colocados em uso por conta da vida das pessoas que precisam de respiradores e o outro já é quanto às eventuais responsabilidades de gestores por essa ocorrência.”, disse.

Em nota, a Secretaria diz que os respiradores foram imediatamente colocados em uso após a realização de uma análise técnica. De acordo com a pasta, o atendimento de pacientes não foi prejudicado, por conta do hospital estadual já estar com o seu quantitativo de UTI na capacidade máxima, tendo sido os aparelhos distribuídos na rede estadual.

Segundo o despacho do Ministério Público, entre as determinações, a Sespa terá 10 dias úteis para esclarecer se houve uma abertura de procedimento administrativo para apurar responsabilidades, comunicação a órgãos de Segurança Pública e quais outras providências adotadas.

“Até amanhã, serão enviados as solicitações de informações para a Sespa e para a direção do hospital para dizer o que fizeram sobre o caso. Inclusive, estou solicitando também todos os documentos disponíveis, incluindo as notas fiscais dos equipamentos.”, explica.

Respiradores encontrados

Segundo uma funcionária do hospital que aceitou dar entrevista à CNN sob a condição de ter a identidade preservada, os 19 respiradores eram registrados, mas estavam desaparecidos.

Por conta disso, ainda de acordo com ela, o setor financeiro da Sespa estava à procura dos equipamentos, mas a história foi abafada durante o processo de troca de gestão da Organização Social de Saúde (OSS) Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu, que administrava o hospital.

A Direção do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (Issaa), OSS responsável pela atual gestão do hospital diz que preza pela transparência na administração pública e também nega que os 19 respiradores estavam em parede falsa no momento em que foram identificados.

Até o momento, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará não informou o valor pago por equipamento e nem a data de aquisição. Procurada, a Santa Casa de Pacaembu ainda não se pronunciou sobre o caso.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Se preocupem não, o pai do governador que faz parte da CPI,vai apurar rigorosamente este fato.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: Brasil registra 1.657 óbitos e 42 mil novos casos nas últimas 24h

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste domingo (18):

– O país registrou 1.657 óbitos nas últimas 24h, totalizando 373.335 mortes;

– Foram 42.980 novos casos de coronavírus registrados, no total 13.943.071 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 12.391.599, com o registro de mais 46.738 pacientes curados. Outros 1.178.137 pacientes estão em acompanhamento.

Opinião dos leitores

    1. Nordeste veio de guerra, de cabras de coragem e valentes…aqui Bozo não ganhou (e nem vai ganhar)…

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

VÍDEO: Estudante faz campanha para comprar computador após ser enganada por ‘amigo’ que a fez acreditar ter sido aprovada em Medicina na UFRN

Uma estudante passou por uma situação, no mínimo, constrangedora após ter sido enganada por um ‘amigo’ que a fez acreditar que havia sido aprovada para cursar Medicina na UFRN.

Rutinéia gravou um vídeo pedindo doações para comprar um computador que a pudesse auxiliar no acompanhamento do curso de Medicina da UFRN, para o qual ela acreditava ter sido aprovada. No entanto, esse ‘amigo’, que ficou responsável pela inscrição de Rutinéia no SISU não a inscreveu no curso tão sonhado pela garota.

Outros amigos, João e Mateus, ajudaram Rutinéia a gravar outro vídeo pedindo desculpas pelo mal entendido e explicando que o tal ‘amigo’ a quem a estudante havia confiado a inscrição no SISU inseriu a nota dela no ENEM em outros cursos que não eram de interesse da estudante. E mais, segundo o colega, usando cotas as quais a estudante não teria como comprovar fazer parte, não tendo assim com ingressar na faculdade, explica João no vídeo.

Diante de tal situação, Rutinéia e os amigos informaram que devolverão todo o dinheiro aos doadores da campanha e disseram que buscarão os direitos da amiga através da Justiça. A estudante pediu perdão a todos que assim como ela se sentiram enganados com o que aconteceu.

Opinião dos leitores

  1. Antes eu ficava com pena da menina, e com raiva do amigo, mas hoje não, situação como essa, é reflexo de um país de impunidade, o cara faz isso porque sabe que não vai ser punido, isso é reflexo da impunidade , escancarado em especial pela suprema corte do país , que deixa na impunidade o maior bandido do Brasil.

    1. Ele se inspirou em luladrão, se faz de amigo dos pobres e rouba bilhões com os mega tubarões, destruindo o país e as oportunidades dos trabalhadores.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

América-RN vence o ABC por 1 a 0 no primeiro Clássico Rei do ano

Imagem: reprodução/YouTube – Band RN

Com um gol do atacane Wallace Pernambucano logo no início da partida, o América-RN venceu o ABC por 1 a 0, no primeiro Clássico Rei de 2021, válido pela quinta rodada do primeiro turno do Campeonato Potiguar.

A partida ainda teve a expulsão de Geovani pelo lado alvirrubro e Marco Antônio do Mais Querido que se desentenderam em uma jogada. Após serem expulsos, os jogadores se cumprimentaram no caminho para os vestiários.

Com o resultado, o América-RN chega aos 13 pontos e divide a liderança com o Globo. O ABC é o quarto, com sete pontos, mas tem dois jogos a menos que América e Globo.

Opinião dos leitores

  1. Silêncio, respeita que Papai chegou !!
    A burrinha deu adeus ao turno hoje, pode escrever.
    Hora de dar tchau mas não chora não que a mamadeira ta cheia de leite, viu bebê?
    Kkkkkkkkkk
    Ganhar é bom mas ganhar da burra de pium…
    Não tem preço!!

  2. Com certeza esse jogo deve está ENTRE OS 3 PIORES JOGOS DA HISTÓRIA ENTRE ABC X AMÉRICA. NÍVEL HORROROSO, O ABC DEU UM CHUTE A GOL AOS 16 MIN DO SEGUNDO TEMPO. O AMERICA SÓ CHUTOU A BOLA DO GOL.

    1. O abcD só chutou uma bola porque a defesa do América estava impecável hoje.

      Venceu o maior do RN.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Civil prende foragidos suspeitos de assalto a bancos no RN e apreende fuzis e 20kg de explosivos que seriam usados em resgate de presos no estado

A Divisão Especializada em Investigação e Combate do Crime Organizado (DEICOR) da Policia Civil do RN prendeu neste sábado (17) dois foragidos da Justiça, suspeitos de participação no assalto a duas agências bancárias de São Paulo do Potengi, em outubro de 2020.

A ação teve duas frentes, sendo uma na zona rural de Alexandria/RN e outra na cidade de Campina Grande/PB. Na primeira, foi preso Camilo Cassimiro Nunes, conhecido como “Camilo Bombado”, com quatro mandados de prisão em aberto e nove processos na Justiça. Na segunda, foi preso em Campina Grande, o paraibano, Allan Pereira Paes Maciel, conhecido como Allan Capacete, de 25 anos.

As informações divulgadas pelo Deicor, dão conta que Camilo Bombado, estava escondido na zona rural de Alexandria/RN. Ele foi preso na posse de duas pistolas de calibre 9mm, sendo uma com seletor de rajada e numeração raspada, além de dezenas de munições do mesmo calibre. Na hora da abordagem, apresentou um documento falso aos policiais, mas foi reconhecido.

Após a prisão, Camilo Bombado, colaborou com os policiais, indicando uma granja onde estavam enterrados 03 fuzis de calibres 7,62 com 90 munições, cerca de mil munições de calibre 5,56, 13 munições de calibre 12, 142 munições de calibre 9mm, 20kg de explosivos, 6 coletes balísticos (sendo um da PMRN e outro da PCRN), balaclava e roupas utilizadas nas ações criminosas.

Aos policiais, Camilo ainda disse que o material apreendido seria utilizado em uma ação de resgate de alguns presos de alta periculosidade, em um presídio do Estado do Rio Grande do Norte e negou que fosse participar da empreitada.

Já o Allan Capacete, foi preso em João Pessoa/PB. Com ele os policiais encontraram um RG falso e munições de calibre ponto 50.

A DEICOR continua com as investigações para identificar e prender todos os envolvidos nas recentes empreitadas criminosas, em especial aos que estão fazendo parte do plano de resgate.

Opinião dos leitores

  1. Parabéns a nossa briosa polícia civil, isso prova atenção especial que a Governadora tem com a segurança.

  2. Enquanto nosso governo e nossa polícia segue com a prioridade de prender ambulantes e comerciantes, a bandidagem segue forte com o propósito de continuar a dominar nosso pobre RN.

    1. Leu a matéria não? A DEICOR, do RN, que efetuou as prisões e apreendeu o material. A sanha ideológica é tão grande que esquece de ler.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Televisão

F1 faz Band colar na Globo e ocupar vice-liderança da audiência

Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

O GP da Emília-Romanha de F1 deste domingo (18) foi marcado pela vitória de Max Verstappen e pelas diversas reviravoltas na pista – e tudo isso significou, para a Band, ocupar por 45 minutos (não consecutivos) a vice-liderança da audiência na Grande São Paulo.

A transmissão da prova da F1 em Ímola deu média de 4,3 pontos de audiência para a Band, tendo como pico 5,5 pontos na aferição, obtidos nas voltas finais da prova. Vale lembrar que o ponto de audiência representa 76.557 domicílios e 205.377 indivíduos.

Enquanto a emoção acontecia na pista, em etapa válida pela segunda etapa do Mundial de 2021, a emissora paulista oscilou entre a segunda e a terceira posição da audiência, perdendo para a líder Globo e disputando a segunda posição com o SBT. A Band, porém, ficou bastante próxima da Globo: da largada ao final da prova, a diferença caiu de 5,2 pontos para apenas 1,3 ponto, de acordo com o Teleguiado.

Durante a transmissão completa, que englobou o pré-corrida, a prova, a entrega dos troféus e os comentários de Reginaldo Leme e Max Wilson já no ‘Show do Esporte’, a Band obteve 3,8 pontos de média, igualando-se a Record e ficando atrás do SBT (4,3) e Globo (7,4), que ocuparam as primeiras duas posições.

Terra

Opinião dos leitores

  1. Estamos aí ansiosos pra ver a Rede Globo Lixo de Televisão fechar suas portas para nunca mais abrir. O tempo da globo tá chegando.

  2. Sério? Faz tempo que não sei da grade de programas da Globo e com todos que me comunico também não assistem a emissora. Ela ainda é líder de audiência? Isso é pesquisa feita por quem?
    Parece que muitos estão vivendo crise de credibilidade e insistem em vender suas versões com se realidade fosse. Talvez em algum momento a Globo lidere a audiência, mas as demais estão com muita audiência e a liderança deve ser dividida por 03 emissoras atualmente.

    1. Só em nosso grupo de whatsapp tinham mais de 80 pessoas assistindo e discutindo a corrida. Talvez você estivesse preocupado com a volta do bolsa esmola e por isso só assiste a emissora da morte. No Brasil a F1 tem mais de 05 milhões de espectadores, fora aqueles que assistem por diversão. Se liga Romero, nem todo mundo vive alienado.

  3. Esse blog virou uma espécie de canal comparativo? É a Band e a Globolixo, Natal e João Pessoa, Fatão GD e outros governadores, Bozo e Luladrão, pense numa politização da bixiga e BG ainda fala que esse é um dos grandes problemas do Brasil, mas faz o mesmo.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *