Foto: Reuters e Getty Images
Após vitória nas eleições do último domingo (19/11), o economista e deputado Javier Milei (Libertad Avanza) se prepara para assumir a Presidência da Argentina em dezembro. Declarações e gestos tanto do lado brasileiro quanto do argentino indicam como deve ser a relação entre os países vizinhos diante da mudança de gestão na Argentina. Especialistas consultados pelo Metrópoles projetam distanciamento entre as lideranças, mas sem deixar de lado o pragmatismo.
Poucas horas após a vitória, nesta segunda-feira (20/11), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou o trecho de uma ligação de vídeo que recebeu de Javier Milei. No contato, o presidente eleito convidou o ex-mandatário brasileiro para comparecer à posse, marcada para 10 de dezembro, em Buenos Aires. “Tenha certeza que, [para] tudo que for possível fazer por você, estaremos à disposição”, afirmou Bolsonaro em um vídeo divulgado no X (antigo Twitter).
Entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Javier Milei não houve contato direto após a vitória. “Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, comentou o petista nas redes sociais, sem citar o presidente eleito.
Lula decidiu não ir à posse do argentino. Ele ainda avalia qual substituto enviará no lugar, se o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, ou o chanceler Mauro Vieira. A decisão estaria relacionada com ofensas proferidas pelo argentino, que chegou a chamar Lula de “presidiário comunista” e “corrupto”.
Metrópoles
O expresidiario, só vai a posse de líder do hamas, hezbolla, Isis, Venezuela, cuba, Coreia do Norte, Angola ,da Bolívia que tomou nossas refinarias na marra e este cachaceiro não fez nada. Que retorno estes países podem dá , bando de idiotas!!!!
Que umas aulas como receber umas joias nas privatizações…
Até parece que o bozo é alguma coisa que se aproveite..!
É lógico que ele vai se aproximar de pessoas do bem. Quem quer diálogo com a esquerda é Maduro, Ortega, aquele povo que tem diálogo cabuloso, aqueles que têm livre acesso ao ministério da justiça, entre outras mazelas. Não pessoas do bem.
Quero saber se Bolsonaro pode assinar uma nota de Uber pelo menos pra ajudar a FALUDA Argentina?.. kkkkkk… O presidente do Brasil é Lula, a Argentjna precisa demais do Brasil neste momento, então terá que negociar com o governo Lula… e de quem será a assinatura necessária? Lula…kkkkk… então o que Bolsonaro pode, nada…nada mesmo.
Quem vai pagar o empréstimo de $ 01 bilhão de dólares que LULA enviou para ARGENTINA para mudar o rumo da política.
Graças Enfim apareceu um normal sem ser alienado
Em breve a Argentina saberá quem é o o corrupto ladrão, esse MILLEI VAI DAR UM CALOTE QUE A ARGENTINA VAI BUSCAR NO WUJNTO DOS INFERNOS A SUA PROMESSA GLORIOSA DE SALVADOR
Tem sido difícil osmdias para você, né?
O calote já está em curso no Brasil babaca !!! Olha pro teu umbigo idiota útil !!!
Às suas escrituras devem ter sido escritas pelo Satan. O choro é livre, já falava Maju. Ela agora tá exercendo a liberdade de chorar.
Tem que pedir à justiça já que está com o passaporte apreendido.
Seu otário desinformado, retardado, em país do Mercosul não se pede passaporte. Não é à toa que você vota num ex-presidiário. Tá amplamente justificado. Kkkk
Dois canalhas.
Dois capachos lambe botas do norte americanos, que se orgulham de serem chamados de sub raça por aquela raça asquerosa.
Os argentinos vão sentir na pele o que é ser governado por um canalha.
Lula quem deve isolar a argentina e procurar outro parceiro pra agregar ao BRINCS. Depois ela volta pedindo esmola com o pires na mão!
Chora não pintinho, dói mais passa.
Vai virar rotina. Nada mais claro que a promiscuidade dessa turma com o crime.
Por acaso a Argentina tá bombando economicamente mané , obras pela boca com argumentos rasos !