Embaixada chinesa reage a postagem de Eduardo Bolsonaro e fala em ‘consequências negativas’

A embaixada chinesa no Brasil afirmou nesta terça-feira (24) que o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) segue os Estados Unidos para caluniar a China e pediu que a retórica norte-americana seja abandonada para evitar “consequências negativas”.

A declaração, postada em redes sociais, é uma resposta a publicações feitas na segunda-feira (23) pelo deputado, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara.

No Twitter, Eduardo disse que o programa Clean Network, ao qual o Brasil declarou apoio, pretende proteger seus participantes de invasões e violações a informações particulares. Segundo ele, a iniciativa afasta a tecnologia da China e evita espionagem do país asiático.

“Isso ocorre com repúdio a entidades classificadas como agressivas e inimigas da liberdade, a exemplo do Partido Comunista da China”, completou o deputado, que depois apagou parte das publicações.

Em resposta, também pelo Twitter, a embaixada do país asiático disse que o deputado acusou a China de fazer espionagem cibernética e ressaltou que ele defendeu iniciativa que discrimina a tecnologia de 5G chinesa.

“Tais declarações infundadas não são condignas com o cargo de presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados. Prestam-se a seguir os ditames dos EUA no uso abusivo do conceito de segurança nacional para caluniar a China e cercear as atividades de empresas chinesas. Isso é totalmente inaceitável para o lado chinês e manifestamos forte insatisfação e veemente repúdio a esse comportamento”, afirmou.

A representação diplomática disse ainda que a China é o maior parceiro comercial do Brasil, respondendo por 33% das exportações brasileiras.

De acordo com a embaixada, o deputado tem produzido declarações infames que “solapam a atmosfera amistosa entre os dois países” e prejudicam a imagem do Brasil.

“Instamos essas personalidades a deixar de seguir a retórica da extrema direita norte-americana, cessar as desinformações e calúnias sobre a China e a amizade sino-brasileira, e evitar ir longe demais no caminho equivocado tendo em vista os interesses de ambos os povos e a tendência geral da parceria bilateral. Caso contrário, vão arcar com as consequências negativas e carregar a responsabilidade histórica de perturbar a normalidade da parceria China-Brasil”, afirmou.

A embaixada disse que os EUA têm um “histórico indecente” em matéria de segurança de dados. Segundo a representação, políticos norte-americanos interferem na construção da rede 5G em outros países e constroem mentiras, além de bloquear a gigante chinesa Huawei.

FOLHAPRESS

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. François Cevert disse:

    Tico Santacruz tem razão… Na letra de micheque diz que bananinha passa o dia arrumando confusão na Internet.

  2. Dr. Del Gado disse:

    Bananinha já apagou o Twitter, pratica usada também por seu pai e outros bananas que só pensam depois de publicar. Como se isso pudesse também apagar a péssima imagem que têm junto à população. Aliás Bananinha não só apagou como fez a Sra. Bananinha voltar atrás num post que havia feito sobre vacinas e política. Da nojo!

  3. avelino disse:

    A CHINA É UMA DAS POTÊNCIAS DO MUNDO, AI ACHA ONDE ELA CONSEGUI UMA VAGA NA VAI ESPIONAR E TIRA PROVEITO DISSO, É MUITA FALTA DE INTELIGENCIA. O BRASIL É RIQUISSIMO, EM MINERIOS, RIQUEZAS MIL, FLORESTA COM ARVORES MEDICAMENTOSAS DE ALTO PADRAÕ, QUEM É QUE NÃO QUER CHEGAR JUNTO? PORÉM A CHINA É PERIGOSA, E TEM INTERESSE NÃO PATTRIOTICOS PARA COM O BRASIL.

  4. FAKE AMADA BRASIL!!! disse:

    Naro e os filhos foram vendidos como defensores dos bens costumes. Kkkkkk. Na verdade eles têm costumes de bandidos conservadores da criminalidade e da indisciplina. Bravateiros mentirosos e sem caráter.

  5. José, o arquiteto do universo. disse:

    O governo dos EUA sabem de tudo sobre as nossas vida privadas através do Google,eles visualizam o dia todo as nossas imagens corporais e todos os nossos passos e movimentos em casa,no trabalho e etc…,nas viagens de carros,de motos e de ônibus,também ouvem o áudio de todas as nossas falas,conversas,gemidos,sussurros,respiração,tossidos,espirros,flatulências tudo através dos nossos celulares.
    E agora vem Esse jumento batizado filho do presidente Jair Bolsonaro falar e escrever besteiras nas mídias sociais sobre a espionagem da China.

  6. chicó disse:

    Fico imaginando como pode ter gente burra assim:
    Os EUA espionaram o mundo todo, comprovadamente, agora acusam a China de espionarem e os jumentos dos Bolsonaros compram a ideia idiota e sem provas.

    É como se os americanos pegassem as mulheres deles na cara dura e depois dissesse que evitassem os chineses porque eles iriam pegar tmb.

    Daí os Bozos concordassem.

    • avelino disse:

      O NEGOCIO É MUITO MAIS SERIO, ALEM DOS SEUS PENSAMENTOS. COM A CHINA OS INTERESSES DELES SÃO A IDEOLOGIA, E O INTERESSE DE VENDAS. JÁ COM O EUA TAMOS EM CASA A DEMOCRACIA É A MESMA LIBERDADE, FRATERNIDADE E IGUALDADE. E NA CHINA QUAL SERÁ?

  7. Edilson disse:

    Estão defendendo a China?
    Então faz o seguinte, entra com um requerimento ao itamarati e solicita passagem e vão mora lá.

    • Calígula menininha do Pr. disse:

      Isso meu cumpadre, boicote total a todos os produtos chineses, inclusive estou pesquisando se os celulares positivos tem alguma peça chinesa dentro deles, parece me que são os únicos nacionalistas.

    • Everton disse:

      Edilson, boicote os produtos chineses. Só que infelizmente, você não posta aqui sem utilizar um microchip daquela terra.

  8. Jailson disse:

    Os bolsominions estão arrumando briga c o maior parceiro comercial do Brasil…
    Quanta inteligência meu Deus.
    Kkkkkkkkkkk

  9. MITO, M I T O, M I T O disse:

    Partindo do deputado bananinha, é cutucar a China com vara curta mesmo!

  10. Everton disse:

    "A representação diplomática disse ainda que a China é o MAIOR parceiro comercial do Brasil, respondendo por 33% das exportações brasileiras."
    Acho q o bebezinho Naro tem q levar tapinha na mão e aprender a calar a boquinha.

  11. Botelho Pinto disse:

    Assim como a raça asquerosa de pato donald trump tem que ficar pianinho com os camaradas do Putin pra não levar borracahada no lombo, é bom esses imbecis e inúteis filhos do doente mental BOZO não cutucarem a China com vara curta. Não fiquem pensando que os china são a justiça inoperante e morosa do braZil, que estão vendo as provas cabais de que os caras são bandidos mas não fazem p…nenhuma, os china descem a macaca no lombo, viu neném???
    Cuidado, patetas!

  12. Luiz Antônio disse:

    O boneco de ventríloquo não tem noção nenhuma do que diz.
    Se fosse um deputado do Nordeste ou do Norte, as críticas seriam ferinas, mas sendo do Sudeste…

  13. Eu disse:

    Será que esqueceram o caso da agência de espionagem americana NSA.

COMENTE AQUI