Foto: REUTERS / Lucas Landau
Especialistas ouvidos pela CNN acreditam que a variante Ômicron deve perder força a partir do mês de fevereiro. De acordo com presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alberto Chebabo, o pico de contágio deve ocorrer em uma a duas semanas. “É uma estimativa difícil. Mas depois do pico, começa a cair. Talvez, no final de fevereiro o número de casos já será bem menor”, explicou.
A variante foi relatada pela primeira vez à Organização Mundial da Saúde (OMS) pela África do Sul, no dia 24 de novembro do ano passado, e tomou o mundo com rapidez. Um relatório divulgado há uma semana pela OMS mostrou que a cepa já é responsável por quase 60% dos casos de Covid-19 sequenciados no último mês. No exterior, as curvas de transmissão de países como Canadá e Reino Unido, que têm coberturas vacinais semelhantes às do Brasil, caíram depois de um mês da chegada da Ômicron.
“A variante se comportou muito parecida com os outros países: é um aumento muito intenso e muito rápido do número de casos, é uma onda bastante aguda. Isso sempre preocupa. A gente viu que fica próximo a 30 dias a duração dessa curva”, explicou o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, que é médico sanitarista.
“No momento a gente ainda tem o número de casos numa curva crescente. Os números continuam aumentando e aumentando quase na mesma velocidade que na África do Sul, na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá. Então são curvas muito parecidas, com uma velocidade de aumento um pouco menor no Rio de Janeiro”, diz Soranz.
“A gente está com um índice de replicação de 4. Nesses países a gente chegou a ver um índice de replicação de 6. Então a gente está indo em uma velocidade um pouco menor mas muito intensa de casos”, avalia o secretário.
CNN Brasil
Vagabundo não tem vergonha. Falam só para liberar o Carnaval para as escolas
Fevereiro é carnaval e no carnaval não pode ter ômicrom. As escolas de samba do Rio e SP tem que desfilar né não rede globo ??
Tudo culpa do presidente, se estivesse no poder um esquerdopata com certeza nem o vírus existiriam, já que eles roubam tudo
Avise a OMS para freiar logo que as aulas no Salesiano irão começar. Obg
Os especialistas não conhecem o vírus COVID, podem ter certeza, dias piores viram…
Pelo amor de Deus vamos ser um pouco mais otimista.
Aguardemos a próxima variante!
Ou as próximas!
Enquanto houver o dominando haverá o dominante.
Vivemos e viveremos dias aonde o medo será a principal arma de dominação.
Uma guerra nuclear alcança a todos e uma biológica é seletiva.
Vamos aguadar próximas variantes e suas esdrúxulas origens.