Geral

Flávio diz que Michelle ‘atropelou’ Bolsonaro e defende ‘tapar o nariz’ por aliança com Ciro Gomes no Ceará

Fotos: Júlio Caesar/O POVO; Evaristo Sá/AFP⁠

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) fez críticas diretas à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Segundo ele, Michelle “atropelou” as tratativas do partido e agiu de forma “autoritária e constrangedora” ao repreender o deputado federal André Fernandes (PL-CE) durante o lançamento da pré-candidatura de Eduardo Girão (Novo) ao governo cearense, no último domingo, 30, em Fortaleza.

Flávio afirmou que tanto ele quanto André Fernandes tinham aval do ex-presidente Jair Bolsonaro para aproximar o PL do ex-governador Ciro Gomes (PSDB) no estado. Segundo o senador, trata-se de uma aliança estratégica para “tapar o nariz”, aproveitar uma “janela de oportunidade” e enfraquecer Lula e o PT no Nordeste.

Michelle, porém, criticou publicamente o acordo conduzido pelo PL cearense, presidido por Fernandes, e classificou a aproximação com Ciro como “precipitada”. Flávio reagiu dizendo que Michelle não participa das decisões sobre candidaturas majoritárias nos estados, reforçando que “ela não é política” e que a palavra final nessas articulações cabe ao ex-presidente.

“A Michelle atropelou o próprio presidente Bolsonaro, que havia autorizado o movimento do deputado André Fernandes no Ceará. E a forma com que ela se dirigiu a ele, que talvez seja nossa maior liderança local, foi autoritária e constrangedora”, afirmou Flávio ao correspondente do jornal O POVO em Brasília, João Paulo Biage.

Com informações de O Povo

Opinião dos leitores

  1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a convivência com o mico tem que aprender alguma coisa ne, autoritária e constrangedora

  2. Dessa vez concordo com Flavio Bolsonaro, foi um erro essa intervencao dda Michele.A direita precisa somar e gregar nesse momento.Por isso Luis ganha as eleicoes,isso ele sabe fazer juntar t todos agregados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Homem é encontrado com marca de facada e morre em hospital no interior do RN

Foto: Reprodução

Um homem de 35 anos morreu após ser atingido por um golpe de arma branca na noite desta segunda-feira (2) no bairro Walfredo Gurgel, em Caicó, na região Seridó potiguar.

Segundo a Polícia Militar, a vítima tinha acabado de encerrar o expediente em uma hamburgueria onde trabalhava e seguia para a casa de um amigo quando foi ferida.

O homem identificado como Erinaldo Alexandre Santos, natural de São Fernando, foi encontrado caído em uma rua e socorrido por moradores da cidade.

A Polícia Militar informou que só foi acionada por volta das 23h30, após o homem dar entrada no Hospital Regional de Caicó.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Após protesto, Governo diz que edital para destinar área do Diba ao MST está em fase final

Foto: Reprodução

Um dia após manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) bloquearem um dos acessos ao Distrito Irrigado do Baixo Açu (Diba), na RN-118, o Governo do Rio Grande do Norte afirmou que está finalizando o edital que vai selecionar integrantes do movimento para ocupação de áreas do projeto irrigado.

O protesto aconteceu na manhã de segunda-feira (1º), quando cerca de 300 militantes fecharam a via usando galhos e fogo para cobrar o repasse de terras.

O secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Guilherme Saldanha, disse que o processo está em fase final e deve ser publicado “em breve”. Segundo ele, o edital atenderá uma demanda dos agricultores da região e vai regulamentar a seleção dos beneficiários para uma área do Baixo Açu.

“Tem um edital de licitação destinado à agricultura familiar que o Governo do Estado está preparando e concluindo o processo, que vai tratar da seleção desses agricultores familiares para uma área lá do Baixo Açu. O governo está correndo, tem as questões legais que precisam ser cumpridas, mas num breve espaço de tempo isso deve estar sendo liberado, porque é uma cobrança dos agricultores”, afirmou.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Nós nos resolvemos”, diz Flávio após atrito com Michelle

Foto: Agência Senado

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que conversou na segunda-feira (1º) com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e os dois se resolveram.

No final de semana, Michelle criticou o apoio do PL à candidatura de Ciro Gomes (PSDB) ao governo do Ceará, o que causou um mal-estar na cúpula da legenda.

“Eu conversei longamente com a Michelle ontem. Nós nos resolvemos e expliquei a ela que não havia nenhuma decisão tomada sobre palanques, nem no Ceará nem em nenhum outro estado”, afirmou.

O filho mais velho de Jair Bolsonaro (PL) afirmou que, como interlocutor do pai, analisará os cenários em todas as unidades da federação com a participação de Michelle. Segundo ele, porém, a decisão final será do ex-presidente.

“Prefiro enxergar o que aconteceu pelo lado bom, de dar um freio de arrumação para que todos pensem juntos o melhor a fazer com foco na estratégia nacional, porque temos um Brasil para redemocratizar”, salientou.

Nesta terça-feira (2), Michelle se reunirá com a cúpula nacional do PL para afinar o discurso e evitar novos atritos públicos. A discordância, na visão de dirigentes da direita, só enfraquece o espectro conservador.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ATLASINTEL: Desaprovação de Lula volta a subir e vai a 50,7%

Foto: Reprodução

Levantamento da AtlasIntel divulgado nesta 3ª feira (2.dez.2025) mostra que a taxa de desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a subir em novembro. Agora, 50,7% dos eleitores se dizem insatisfeitos com o desempenho do petista. O percentual supera o dos que declaram aprovar (48,6%) a gestão petista.

Desde outubro, a taxa dos que dizem aprovar o governo oscilou 2,6 pontos percentuais para baixo e a dos que afirmam reprovar oscilou 2,6 pontos percentuais para cima. As variações superaram a margem de erro, de 1 ponto percentual. Em outubro, a aprovação era de 51,2% e a desaprovação, 48,1%.

As curvas do infográfico acima mostram que, depois de 2 meses de alta, a aprovação de Lula parou de melhorar e a desaprovação voltou a subir. Os números confirmam os dados publicados em meados de novembro por Quaest e Paraná Pesquisas, que indicavam essa tendência.

A AtlasIntel/Bloomberg entrevistou 5.510 eleitores em todo o Brasil de 22 a 27 de novembro de 2025. As entrevistas foram feitas on-line. A margem de erro é de 1 ponto percentual e o nível de confiança é de 95%.

Na pergunta sobre a avaliação do governo, 44,4% dos eleitores afirmam que a administração petista é “boa” ou “ótima”. Os que a avaliam como “ruim” ou “péssima” são 48,6%. Outros 7,0% entendem a gestão como “regular”. Os percentuais também oscilaram desfavoravelmente a Lula e a avaliação negativa voltou a superar a positiva.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Autoescolas correm ao Congresso e ao STF para barrar fim da obrigatoriedade nas aulas da CNH

Foto: Reprodução

Entidades ligadas às autoescolas entraram em modo de emergência depois que o Contran extinguiu a obrigatoriedade das aulas em autoescola para tirar a CNH. A decisão — defendida pelo governo federal sob a bandeira da “desburocratização” — acendeu o alerta no setor, que agora articula um contra-ataque político e jurídico em Brasília.

O presidente da Feneauto, Ygor Valença, acusou o governo de atropelar o debate e agir sem transparência, dizendo que o Executivo estaria invadindo competências do Congresso.

Ele se reuniu com o presidente da Câmara, Hugo Motta, que deve instalar uma comissão especial já nesta terça (2) para reagir à mudança. A federação também prepara um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para anular a resolução assim que ela for publicada.

A ofensiva não para aí: a CNC, que representa o comércio nacional, vai ao STF com uma ação contra a medida. Entidades estaduais afirmam que a resolução abre brecha para “banalizar” a formação do condutor, reduz carga horária e cria o instrutor autônomo — um profissional independente que, segundo o setor, ameaça o modelo tradicional das autoescolas e coloca em risco a segurança no trânsito.

Apesar da gritaria das autoescolas, o CLP (Centro de Liderança Pública) apoia a decisão do Contran. A instituição afirma que o Brasil segue tendência internacional ao baratear a CNH — hoje uma das mais caras do mundo — e lembra que 40% dos veículos no país são conduzidos por motoristas sem habilitação.

Para o CLP, simplificar o processo pode ajudar a regularizar milhões de brasileiros e ainda movimentar a economia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: MST trava BR-118 no Oeste cobrando assentamento parado há 12 anos

Imagens: Reprodução

Um protesto do MST fechou totalmente a RN-118, em Alto do Rodrigues, na manhã desta segunda-feira (1º), e transformou o acesso ao Distrito de Irrigação do Baixo Açu (Diba) num caos. O grupo colocou fogo em galhos de árvores e bloqueou a pista, impedindo a passagem de qualquer veículo. Motoristas ficaram retidos e a região do Vale do Açu começou o dia travada por mais uma ação do movimento.

Foto: Reprodução

Segundo o MST, cerca de 300 militantes participaram da mobilização. A cobrança mira o Governo do Estado, comandado por Fátima Bezerra (PT), que segundo eles não teria cumprido um acordo antigo sobre o assentamento do Baixo Açu — uma novela que, de acordo com o movimento, se arrasta há mais de 10 anos.

Foto: Reprodução

Nas redes sociais, o MST afirmou que 100 famílias esperam há 12 anos o repasse de 3,5 mil hectares de terras consideradas improdutivas e pertencentes ao Diba. O movimento diz que o governo prometeu destinar a área, mas nunca efetivou a entrega, alimentando tensão e frustração entre os grupos assentados.

Foto: Reprodução

“A governadora precisa responder. Seguiremos mobilizados até que as autoridades compareçam ao local”, diz a nota divulgada pelo MST. Enquanto isso, quem depende da RN-118 sofre as consequências diretas de mais um bloqueio realizado pelo movimento no interior do RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump fecha cerco e deixa Maduro em alerta máximo: clima de pré-conflito na Venezuela

Foto: Getty Images

Donald Trump elevou a pressão contra Nicolás Maduro e colocou a Venezuela em clima de alerta total. No fim de semana, o presidente dos EUA anunciou o fechamento unilateral do espaço aéreo venezuelano, medida rara e geralmente usada em cenários de conflito militar — um recado direto ao regime chavista, cada vez mais isolado internacionalmente.

Maduro, que já é apontado há meses por Washington como chefe do cartel de Los Soles — recém-classificado como organização terrorista — virou alvo central da mobilização militar norte-americana no Caribe e na América Latina. Oficialmente, Trump fala em combater “narcoterrorismo” e cartéis de drogas.

Na prática, cresce o temor de uma operação direta contra o território venezuelano, por terra ou ar, usando o fechamento do espaço aéreo como justificativa estratégica.

Desde agosto, os EUA enviaram para a região uma frota robusta: o porta-aviões USS Gerald R. Ford, o submarino nuclear USS Newport News, caças F-35 e fuzileiros navais realizando treinamentos que lembram preparação para ataque terrestre.

Washington também já anunciou 22 bombardeios contra barcos no Caribe e Pacífico, alegando ligação com o tráfico — sem apresentar provas. A ofensiva inclui ainda a planejada Operação Lança do Sul, pronta para ser acionada a qualquer momento.

Mesmo no meio da tensão, Trump afirma ter conversado com Maduro, e a imprensa americana fala em ultimato: o líder chavista e seus aliados poderiam fugir do país antes de ações mais duras ocorrerem.

Caracas nega tudo e acusa os EUA de usar o “combate ao tráfico” como desculpa para invadir a Venezuela e tomar as gigantescas reservas de petróleo. Enquanto isso, o continente observa — e o clima esquenta cada vez mais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Senadora Zenaide celebra aniversário com mais de 70 prefeitos, deputados e lideranças de todo o RN

Foto: Divulgação

A senadora Zenaide Maia comemorou seu aniversário, nesta segunda-feira (1º), em Natal, ao lado de aliados políticos em um encontro marcado pela confraternização e pela demonstração de força e união.

O evento reuniu mais de 70 prefeitos, além de deputados estaduais, deputados federais, ex-prefeitos, vereadores e demais lideranças que reafirmaram o compromisso com o trabalho conjunto em prol dos municípios potiguares.

O momento simbolizou mais um ano de parceria administrativa entre a senadora e gestores municipais, reforçando a construção de projetos e a destinação de recursos para diferentes regiões do Estado.

Zenaide destacou a alegria de celebrar a data ao lado daqueles que caminham com ela na defesa do RN. “Estou muito feliz por estar aqui com vocês. Agradeço a cada um e cada uma que veio comemorar comigo. Este não é um encontro de partido A ou B, é a união de pessoas que lutam pelo nosso povo. Esse trabalho é coletivo, e juntos seguimos firmes pelo desenvolvimento do RN”.

Representando os prefeitos presentes, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra ressaltou o respeito e a gratidão que os administradores municipais têm pela atuação da senadora.

“Todos nós prefeitos temos um carinho muito grande pela senadora Zenaide, uma atenção e uma gratidão pelo trabalho que ela desenvolve ao longo de todo o ano. Ela representa nossos municípios, luta, abre portas em Brasília, envia recursos e dedica atenção a cada um. Hoje é um momento de parabenizá-la por mais um aniversário e também de confraternização de fim de ano. Estamos empenhados para que a senadora continue seu mandato, trabalhando por cada potiguar, porque sabemos que todo cidadão reconhece o quanto ela contribui para o sucesso de cada gestão municipal”, afirmou Allyson.

Lideranças presentes

O encontro contou com a presença dos deputados estaduais Eudiane Macedo, Terezinha Maia, Ubaldo Fernandes, Kleber Rodrigues e Hermano Morais, além dos deputados federais Robinson Faria, João Maia e Benes Leocádio, que reforçaram o apoio político à senadora.

A celebração fortalece a ampla base de sustentação que acompanha Zenaide Maia e simbolizou mais um ano de união, parcerias e compromisso com o desenvolvimento dos municípios do RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Polícia Federal desmonta ataque de grupos radicais contra deputados antiborto

Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira a Operação Intolerans para identificar os hackers que atacaram sites de deputados federais favoráveis ao projeto que iguala aborto a homicídio. As equipes estão nas ruas em São Paulo (SP) e Curitiba (PR), atrás dos suspeitos de invadir páginas oficiais e tentar intimidar parlamentares que defenderam a pauta pró-vida.

Segundo a PF, vários sites foram invadidos, mas os nomes dos deputados atingidos não foram divulgados. Os ataques aconteceram justamente após a tramitação do projeto que endurece a legislação e reforça penas para quem praticar aborto — tema que vem gerando pressão de grupos radicais na internet.

A operação quer descobrir quem está por trás da ofensiva criminosa e proteger o trabalho dos parlamentares que sofreram tentativa de censura digital. A PF contou com apoio de órgãos internacionais para rastrear a origem dos ataques, que teriam conexão com grupos especializados em invasões e manipulação de dados.

Para o Brasil, o caso acende um alerta: quando até deputados são alvo de guerra cibernética por votarem em defesa da vida, fica claro que a intolerância virou arma política. E a PF, pelo visto, decidiu reagir.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: BARRACO NA CPMI: deputado chama ex-diretor do INSS de “mão suja de corrupção”

Imagens: Reprodução/Metrópoles

A CPMI do INSS pegou fogo nesta segunda-feira (1º) quando o deputado Duarte Jr. partiu pra cima do ex-coordenador de pagamentos do órgão, Jucimar Fonseca, acusado de liberar descontos ilegais de associações direto na aposentadoria de beneficiários.

O ex-diretor, afastado por ordem judicial em julho, afirmou que havia um documento do INSS que desmentiria o Ministério Público — mas não apresentou nada.

Duarte cobrou a tal prova e fez Jucimar ler um parecer da Procuradoria-Geral Federal que, na prática, mostra o contrário: o INSS não podia firmar acordo com uma das entidades investigadas. Sem resposta clara, o depoente elevou o tom e insistiu que o documento existe “no processo”.

A discussão virou bate-boca, e Duarte disparou a frase que dominou a sessão: “Essa sua mão está suja de corrupção.” O episódio expõe mais uma contradição no esquema de descontos suspeitos que atinge aposentados em todo o país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *