Foto: Rayane Mainara
O governo federal publicou nesta segunda-feira (17) uma resolução do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) que define a modalidade e as condições para relicitação do Aeroporto Governador Aluízio Alves, localizado na Grande Natal. Segundo o documento, o contrato terá validade de 30 anos.
A resolução publicada no Diário Oficial da União prevê que a modalidade da relicitação será de concessão comum, com desestatização para exploração de infraestrutura aeroportuária.
O terminal fica em São Gonçalo do Amarante e foi o primeiro do país entregue à iniciativa privada, em uma leilão que aconteceu em 2011. Porém, em março de 2020, o consórcio Inframérica, vencedor da licitação, informou que desistiu do contrato.
O processo será feito por meio de um leilão, que deverá ser realizado em sessão pública, com apresentação de propostas econômicas em envelopes fechados e previsão de ofertas de lances em viva-voz, inversão de fases e abertura dos documentos de qualificação do vencedor do leilão.
A resolução assinada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e pelo secretário especial substituto do Programa de Parcerias de Investimentos, Bruno Leal, também aponta regras para contribuições variáveis que deverão ser pagas pela futura concessionária.
Segundo o governo federal divulgou em novembro de 2021, o investimento previsto na nova concessão é estimado em R$ 308,9 milhões e o processo deve gerar 4.545 novos empregos ao longo do contrato – entre diretos, indiretos e efeito-renda. Na mesma ocasião, a União informou que a previsão é de que o leilão ocorra no primeiro semestre de 2022.
Segundo o governo federal divulgou em novembro de 2021, o investimento previsto na nova concessão é estimado em R$ 308,9 milhões e o processo deve gerar 4.545 novos empregos ao longo do contrato – entre diretos, indiretos e efeito-renda. Na mesma ocasião, a União informou que a previsão é de que o leilão ocorra no primeiro semestre de 2022.
Desistência
O leilão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante em 2011 foi a primeira concessão do setor à iniciativa privada no Brasil.
Ao comunicar a devolução do aeroporto, a Inframerica afirmou que a decisão foi motivada, principalmente, pelo tráfego de passageiros “negativamente impactado principalmente pela severa e longa crise econômica enfrentada pelo país, ocorrida justamente no período inicial da concessão e que impactou diretamente o turismo na região”.
A expectativa da empresa para 2019 era que o terminal movimentasse 4,3 milhões de passageiros, mas o fluxo registrado foi de 2,3 milhões.
O terminal foi inaugurado em 2014 e fica a 33 quilômetros do centro de Natal. Ele passou para o controle do grupo argentino em 2012 e o prazo da concessão estabelecido em contrato era de 28 anos.
g1 RN
Manoel FILHO , ( nem nome próprio tem ) sombra do pai , sempre tem a hora de começar , será duro , sair da saia da mamãe depois de mais de 40 anos …aqui eu não babo nenhum político , diferente de você que passa o dia destilando ÓDIO , menino ADULTO, vá arrumar um emprego , e deixa política para ladrao profissional
Brasil, Tico Mia, Calígula, Bruno, Victorino, dentre outros perfis que esse miliciano digital usa para postar as lorotas que o bandido das rachadinhas bosteja… Daqui para 2023 você que terá que arrumar um trabalho já que o MINTO não ganha de jeito nenhum as eleições… KKKKKKK. Daqui para lá vc arruma outra teta (ou algo do tipo) … Muuuuu
Participem da campanha !!!
Arrumem um emprego para o MANOEL F … assim ele não fica o dia inteiro escrevendo BOSTA na internet…
Brasil, só pq vc precisa passar o dia com esse trabalho medíocre de lamber as botas do MINTO das rachadinhas pra merecer sua boquinha, não quer dizer que eu precise passar pelo mesmo tá?! Não precisa se preocupar comigo não vivo às custas de político KKKKK. Muuuu