Cultura

Iphan descarta rever análise técnica para tombamento do Reis Magos

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) explicou que a reabertura do processo que analisa um pedido de tombamento para o Hotel Reis Magos, em Natal, não significa que o órgão reconsidera tombar o edifício.

Em nota, o Iphan ressaltou que o processo só foi reaberto, em maio do ano passado, por causa de uma solicitação do Instituto dos Amigos do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural e da Cidadania (Iaphacc) – autor do pedido original para tombamento -, mas que isso não implica em revisão da “análise técnica” que resultou na decisão, em fevereiro de 2017, pelo não tombamento da estrutura.

Na ocasião, o Iphan concluiu que o prédio não tinha valores nacionais, e sim locais. Por isso, não caberia proteção nacional. “Apesar da contextualização do bem no cenário mais amplo do modernismo brasileiro, sua importância está mais relacionada a questões econômicas e da urbanização local”, ressaltou o órgão federal. É esse entendimento que o Iaphacc contesta.

HISTÓRICO

Há três processos de tombamento em tramitação na esfera administrativa, todos de iniciativa do Iaphacc: o no Iphan, um no âmbito da Prefeitura do Natal e outro que é analisado pelo Governo do Estado. Em 2014, o Estado determinou o “tombamento provisório” do imóvel, até que a situação seja definida em sua última instância.

No início deste ano, após analisar os autos do processo que corre na Fundação José Augusto, a procuradora Marjorie Madruga emitiu parecer pela preservação da fachada e da volumetria do imóvel, além de um corredor, por representarem aspectos da arquitetura modernista brasileira.

O parecer de Marjorie Madruga foi discutido pelo Conselho Estadual de Cultura no mês passado. Por nove votos a um, o colegiado – que é de caráter consultivo, não deliberativo – opinou pelo não tombamento do prédio, o que poderia abrir caminho para a demolição. A decisão final, entretanto, cabe ao secretário estadual de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Getúlio Marques Ferreira, que analisa o processo atualmente, sem prazo para se pronunciar.

Na esfera judicial, o processo de tombamento do Reis Magos tramita na Justiça Federal. A mais recente decisão envolvendo o hotel foi proferida pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, de Recife, em julgamento de recurso. Na ocasião, os desembargadores entenderam que não cabia tombamento pela via judicial. Na mesma decisão, o TRF-5 advertiu que isso não significa autorização para a demolição do imóvel, tendo em vista que outros processos correm na esfera administrativa.

AGORA RN

Opinião dos leitores

  1. Importante resaltar que em Paises de primeiro mundo o tombamento é pedido pela gestão publica e este faz um planejamento em que consiste o predio tombado e seu perímetro e cria a condição junto com a comunidade e profissionais de planejamento urbano competentes rezultando em um projeto que agrada e abraça a sociedade geralmente de cunho de lazer, cultura entre outros e assim lança a ideia e busca consorcios e outros patrocinadores e interessados. Por exemplo uma faculdade de gastronomia ou outra que se intetesse alêm de outras empresasmaiores e que tenham interesse de abraçar o projeto de cunho social e usar essa ação na sua publicidade! Bruno eu poderia citar aqui dezenas de maneira do governo viabilizar esse projeto mas vou parar e só para garantir que um projeto dessa importância e desse cunho atrai investidores de todos os lados e é surpreendente como isso sempre acontece. Portanto acho que deveríamos estar discutindo sobre esses casos e valorizando o que é nosso e foi destruido e nos tirado acervo cultural por um estrangeiro que mora no estado vizinho e não tem o menor respeito nem apêgo ao nosso estado! Por favor leiam o processo antes de falarem!

  2. Como pode ter uma Comissão de cultura que recebe a missão de datr o parecer sobre tombamentos de prédios onde avaliam o seu valor histórico e Arquitetônico com temas como cultura, valor socio cultural e estetico entre outros! Como podemos aceitar que nesse conselho inexiste arquitetos que são os profissionais que realmente tem competência para julgá-lo por ter uma formação complexa e ter total dominio sobre o assunto. Absurdo inexistir Arquitetos ali! Deveria ser formada de 100% de Arquitetos quando se analizasse Arquitetura Patrimonial. Ainda lembrando o modo como foi analizado o processo do tombamento do hotel e eu estava lá e dou o meu depoimento do que presenciei. Infelizmente as coisas estão vindo a imprensa distorcidas e sem base sólida e as pessoas absorvem sem sequer conhecer as opções existentes de se tomar outro rumo bem mais produtivo e rendável considerando que num estado que vive de turismo a sua historia e cultura. Bem vendida lhe traz muito dinheiro. Cabe ao secretario de turismo entender sobre isso e faxer a gestão publica ver com os olhos de quem valoriza essa historia e a cultura do seu povo. Tentando assim fazer o que na Europa se faz muito bem e que atrai milhões de turistas. A nossa orla esta sem investimento de infra estrutura por parte dos gestores a anos ou dezenas de anos e agora o hotel é o responsável por termos a orla abandonada! Cadê os investimentos? Cadê as regulamentações das leis? Cadê o plano de desenvolvimento sociocultural, econômico e ambiental? Faz tempo que eles abandonaram a nossa orla resalvo o arrocamento e chamo a atenção para o problema dos ratos que surgiram com as pedras e hoje é uma realidade em ponta negra e areia preta.

  3. Bruno meu amigo ainda chamo a atenção que o proprietario atual adquiriu esse hotel em 1977 em um leilão do nosso estado com o intuito de fomentar a exploração do mesmo e que este estava em funcionamento e em condições normais de uso e lembro que se você ler o processo vai ver que eles foram omissos e descumpriram tudo que estava como cláusula para que adquirissem aquele imovel. Eles tiveram depois isenção de IPTU num valor muito alto e ainda usaram e exploratam o hotel vindo depois a fechá-lo e abandoná-lo transformando-o no que ele é hoje e que chamam de lixo. Ainda levaram daqui todo o acervo de obras de arte que faziam parte do hotel dando ao estado um imenso prejuizo cultural. E o pior é que eles nem daqui são! Triste assistir tantos desmandos e tanta impunidade! Sinceramente meu amigo pense ai o que esta sendo realmente discutido e se é justo apoiarmos essa falta de respeito e tantas mentiras! Muita omissão por partedas gestões que se acomodaram e não tomaram uma atitude para devolver a nossa cidade o que nos foi tirado. E agora! Quem é o culpado? Quem deve a quem? Quem esta sendo enganado?
    Estaremos perdendo agora a nossa historia e a tradição do bairro e ainda todo o valor simbólico cultural e Patrimonial que deveria ser valorizado, explorado e usado oara nos trazer turistas e eventos getando retorno financeiro e cultural. Poderia inserir a área e o seu perimetro em um polo cultural, gastronomico , de lazer e turismo abrangendo toda a orla e indo ate a redinha. Mas que seja em comum com as comunidades viventes no local e apoiado pela sociedade que iriam desfrutar desses locais.

  4. Bruno ainda lembrando que esse caso não é o único que prova o descaso da gestão pública com a nossa cultura e Patrimônio. Temos dezenas de projetos feitos por diversos arquitetos muito competentes referentes a restauração de predios antigos e bairros como na ribeira, j7nqueira aires, pedra do rosário, cidade entre muitos outros. O maior exemplo do que a restauração traz de valores agregados temos hoje a cidade alta com o projeto de Delcindo que apenas com latas de tintas e arte transformou o beco da lama de latrina urbana a um pomo cultural e econômico que atualmente chega a receber 4.000 pessoas nos seus eventos e hoje esses imoveis que se encontram no seu perimetro estão com valor de mercado aumentado e passaram a ser desejados por empreendedores e investidores. Portanto penso que deveriamos estar discutindo sobre isso ou seja sobre qual a melhor maneira de aproveitarmos o que sobrou do hotel e usá-lo como valor agregado na área e como transformar uma ideia em algo viável social, cultural, economicamente. E ainda digo mais!

  5. Impressionante como os cidadãos da nossa cidade nada entendem sobre Patrimônio e cultura e nem mesmo de Arquitetura! Triste ver tamanha ignorância!
    Bruno meu amigo a imprensa esta fazendo um papel inverso pois a nossa cidade vive de turismo e se derrubarmos o resto do hotel sem nem ao menos preservarmos algum traço dele como fizemos na capitania das artes perderemos 50 anos de historia e cultura. São valores imateriais que agregam e atraem turistas de todo o mundo! Pelo que sei o tombamento pedido é parcial e garante a referência do passado. Precisamos valorizar a nossa historia.
    Concordo com todos que o que esta la do hotel esta muito feio e insalubre mas nem por isso merece ir 100% a baixo pois isso seria uma prova da nossa ignorância e do nosso descaso com a nossa poisória e cultura.
    Eu estava assistindo a votação da comissão de cultura e garanto a todos que foi triste ver que nenhum deles chegou a ler oconteuúdo do processo de quase 700 paginas e a votação foi mesmo no achismo! Infelizmente presenciei tudo o que houve e sai de la deprimida de ver tal descaso!
    Em todos os paizes do primeiro mundo se pratica a presenvação Patrimonial onde a gestão pública em harmonia com a comunidade local estuda e planeja a intervenção urbanista em áreas em situações de abandono e insalubridades. Ela gera o projeto de restauração do imóvel e da área perimetral circulante e busca parcerias para financiamento.transforma uma área inóspita em um polo de cultura, lazer, serviços, gastronômico, turistico onde envolve toda a comunidade local e a sociedade toda e faz aquela área valorizar cerca de 30% no mercado imobiario e ainda gera emprego e renda. Mas parte da gestão publica valorizar ou não o potencial cultural de cada localidade.

  6. É sabido que o Patrimônio Histórico faz parte da identidade de uma sociedade, quanto suas características, costumes, seu comportamento, além de ser um registro fundamental para seus sucessores.
    Segundo alguns historiadores como Jacques Le Goff (1990 ), Michael Pollak (1989 e 1992 ) e Pedro Paulo Funari (2009 ), a importância da Preservação do Patrimônio Histórico pode ser associada a memória coletiva e individual, pois é através da memória que nos orientamos para compreender o passado, o comportamento de um determinado grupo social, cidade e nação . O avivamento da memória também contribui para a formação de identidade, resgate de raízes, está ligada formação cultural e econômica de um povo.
    A História é construída, a consciência da história e a memória são parte de uma construção que se fixam ao longo do tempo e dá identidade a um ser humano. O resgate da memória é envolvido por sentimento que estimula e alimenta a necessidade do homem saber sobre si, sobre seu passado, sobre seu presente, sobre suas conquistas, sendo então a memória um combustível da história.
    Falar do que não se conhece ou entende é apenas jogar conversa fora.
    Bom estudar um pouco mais antes de falarem sobre qualquer assunto, e assim contribuir com o debate, ao invés de só cuspir preconceitos e agressões sobre o que não conseguem sequer entender.
    Acordem enquanto é tempo. A internet não faz ninguém mais sábio e inteligente Só o estudo pode melhorar o nível de conhecimento de uma pessoa.

  7. Isso porq se acha uma pessoa inteligente da burrisse kkkk querer adorar um HOTEL que não existem mais tirando toda beleza da praia porisso os turistas quamd vão aí não viu te mais falam mal de Natal eles falam que é uma cidade sem instrura urbanística e e uma verdade você vai no centro comercial e no Alecrim da nojo só de ver as barracas Rasgada e um ABERSURDO

  8. Só vendo uma mentalidade atrasada mesma dessa mulher querer segurar um lixo desse tirando toda beleza da praia porisso os comentários de todos que vam a Natal falam mal da estrutura da cidade porq muitos desses que moram aí igual essa mulher não imchegar os defeitos que essa cidade tão bela tem depois perdem turistas para outras capitais aí ficam chorando questionando porq e por causa de jumentisse mesmo não sabem valorizar mais a beleza que essa cidade oferece para todos

  9. Sugiro ao proprietário que faça como fez o proprietário da casa que fica na esquina entre entre à Av.Nilo Peçanha com a Rua Seridó, onde funcionou uma escola de música. Mande derrubar com maquinas antes do dia amanhecer e deixe esses saudosistas chorarem em missa de corpo presente!

  10. Tem que demolir URGENTEMENTE essa casa dos horrores. Ou então, coloca os marajás, procuradores do Estado do RN, para trabalharem lá.

  11. Derrubem aquela bosta pelo amor de Deus!!!!! aquilo lá está infestado de crakudos, caindo aos pedaços e cheio de bosta dentro.

  12. A única pessoa no Brasil favorável pelo tombamento é essa mulher, será que ela quer ser a Gilmar Mendes do RN, onde seus posicionamentos só interessa a eles próprios?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

[VÍDEO] Ex-prefeita de Sítio Novo se pronuncia depois de supostas ameaças de morte

Nesta quarta-feira (24), a ex-prefeita do município de Sítio Novo, Wanira Brasil, publicou um vídeo onde se pronuncia sobre uma possível ameaça de morte divulgada na última sexta-feira (19), por meio de mensagens na redes sociais. A ameaça atinge sua família e amigos próximos, além de integrantes da gestão da atual prefeita Andrezza Brasil (PT).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Com ameaça de greve, servidores do DETRAN devem avaliar proposta do Governo na próxima terça

Foto: Divulgação/Detran

Os servidores do Detran-RN deverão se reunir em Assembleia na próxima terça-feira 30, às 10h, na sede da entidade, para avaliar a proposta do Governo do Estado em atenção às reivindicações da categoria.

A Assembleia Geral Extraordinária foi convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (Sinai-RN) nesta quarta 24.

Na reunião, os servidores também poderão deliberar sobre um indicativo de greve.

Entre as reivindicações atuais da categoria estão:

  • Cumprimento da data-base no mês de março, conforme estabelecido pela Lei nº 696/2022;
  • Reajuste para recomposição da inflação do período de janeiro de 2022 a fevereiro de 2024, mais ganho real de 20% para os servidores da ativa, aposentados e pensionistas;
  • Cumprimento do acordo do Concurso Público;
  • Regulamentação das Gratificações;
  • Reajuste do Auxílio Alimentação para R$ 1.700,00;
  • Programa de Incentivo a Qualificação (PIQ); e
  • Reforma Estatutária e adoção de medidas administrativas no Departamento, que contemple: a) o respeito e a autonomia administrativa do órgão; b) o retorno da vinculação da Autarquia à Secretaria de Segurança Pública do RN; c) a eleição direta para Diretor Geral do DETRAN; e d) a criação do cargo de agente de trânsito.

Greves do RN
No Rio Grande do Norte, duas categorias de servidores estaduais estão em greve no momento.

Na segunda-feira 22, os policiais civis decidiram iniciar uma paralisação geral por tempo indeterminado, em Assembleia Geral, cobrando um plano de valorização salarial e a nomeação de 153 policiais formados em fevereiro deste ano.

Já o os servidores estaduais da saúde iniciaram a greve no dia 3 de abril. A decisão foi tomada após negociações com o Governo do Estado para a recomposição e reajuste salarial de várias categorias. O Sindicato dos trabalhadores da saúde do Estado (Sindsaúde) rejeitou uma proposta de reajuste salarial zero para 2024 feita pelo Governo do Estado. Os trabalhadores também reivindicam melhores condições de trabalho, a convocação do cadastro de reserva, um novo concurso público e o abastecimento efetivo de insumos e medicamentos nos hospitais estaduais.

Fonte: Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Veja o momento que suspeito de matar psicóloga é preso entrando em condomínio

 

Vídeo mostra momento exato em que o servidor do TJRN João Batista de Carvalho Neto foi preso nesta quarta-feira, 24, quando entrava em um condomínio de luxo em Natal.

Ainda não se tem confirmação sobre o motivo exato do crime, mas o suspeito confessou o crime.

A vítima foi encontrada morta em sua casa, em Assu, no Oeste potiguar, por volta das 18h desta terça-feira, 24. O corpo estava amordaçado e com marcas de ferimentos feitos com armas brancas.

Opinião dos leitores

  1. O filho de Lula bateu na mulher e nunhuma feminista disse nada. Cadê as feministas?? Cadê Natália Bonavides, Isolda, Brisa?? Falem gente! Sinto falta. Também sou mulher.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Suspeito de matar psicóloga em ASSU é servidor do TJRN

Imagem: Reprodução

O suspeito de matar a psicóloga a Fabiana Maia Veras, de 42 anos, em Assu, chama-se João Batista de Carvalho Neto, ele é servidor do Fórum Miguel Seabra.

João Carvalho como é conhecido foi preso nesta quarta-feira, 24, em Natal, no bairro Nova Descoberta, em um condomínio de luxo.

Foto: Cedida

Ainda não se tem confirmação sobre o motivo exato do crime.

A vítima foi encontrada morta em sua casa, em Assu, no Oeste potiguar, por volta das 18h desta terça-feira, 23. O corpo estava amordaçado e com marcas de ferimentos feitos com armas brancas.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Google proíbe impulsionamento de conteúdo político para as eleições de 2024 no Brasil

 Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

O Google vai proibir a veiculação de anúncios políticos no Brasil nas eleições municipais de 2024. A decisão foi tomada após a atualização das regras para impulsionamento de propaganda eleitoral feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro.

Em nota, a empresa afirma que vai atualizar sua política de conteúdo político do Google Ads “para não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país”. A informação foi antecipada pelo site “Poder360” e confirmada pelo GLOBO.

“Essa atualização acontecerá em maio tendo em vista a entrada em vigor das resoluções eleitorais para 2024. Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto”, diz a empresa.

A resolução 23.732, que altera as regras sobre propaganda eleitoral aprovadas pela Justiça Eleitoral em 2019, traz uma definição de “conteúdo político-eleitoral” considerada ampla demais pelo Google. Para o TSE, esse tipo de propaganda é toda aquela que “versar sobre eleições, partidos políticos, federações e coligações, cargos eletivos, pessoas detentoras de cargos eletivos, pessoas candidatas, propostas de governo, projetos de lei, exercício do direito ao voto e de outros direitos políticos ou matérias relacionadas ao processo eleitoral”.

A Justiça Eleitoral exige que as plataformas digitais que oferecerem esse tipo de serviço de impulsionamento de conteúdo eleitoral precisam manter um repositório dos anúncios “para acompanhamento, em tempo real, do conteúdo, dos valores, dos responsáveis pelo pagamento e das características dos grupos populacionais que compõem a audiência (perfilamento) da publicidade contratada”.

As empresas também devem disponibilizar uma ferramenta de consulta, “acessível e de fácil manejo, que permita realizar busca avançada nos dados do repositório” a partir de palavras-chave e nome dos anunciantes, por exemplo.

O Tribunal também proíbe a priorização paga de conteúdo que promova propaganda negativa (de outros candidatos) ou “difunda dados falsos, notícias fraudulentas ou fatos notoriamente inverídicos ou gravemente descontextualizados, ainda que benéficas à usuária ou a usuário responsável pelo impulsionamento”.

As medidas previstas pelo TSE deverem ser implementadas em até 60 dias da entrada em vigor da norma, no caso de plataformas que já oferecessem o serviço de impulsionamento de anúncios, e valem até para anos não eleitorais.

O Google, controlado pela Alphabet, que registrou um lucro líquido de US$ 73,79 bilhões em 2023 (alta de 23% em relação ao ano anterior), avalia que seria inviável moderar tantos anúncios numa eleição que ocorrerá em mais de 5 mil municípios. Também teme que a amplitude do conceito traga insegurança para a moderação.

Em 2020, em que as eleições municipais foram marcadas pelo curto período de campanha e pelas restrições impostas pela pandemia, O GLOBO levantou que os candidatos tinham gastado R$36 milhões em impulsionamentos de conteúdos na internet para aquele pleito.

Os maiores valores com impulsionamento de conteúdo político na internet foram gastos com três empresas: Facebook, que também administra o Instagram; Adyen, fintech responsável pelo sistema de pagamentos da plataforma, e o Google.

Fonte: O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Praça Augusto Severo segue com reforma abandonada e sem previsão de ser retomada

Foto: José Adenir

A Praça Augusto Severo, localizada no Centro Histórico de Natal, no bairro da Ribeira, continua sem previsão de conclusão da reforma que foi prevista no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) em 2014, mas que foi paralisada em fevereiro de 2021, e até agora, segue abandonada.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN), a retomada da reforma está em discussão e não há indicativo de um prazo. “Não temos a indicação da retomada porque os trâmites de dotação com o Iphan Nacional não saíram para o orçamento das etapas de licitação e ordem de serviço para a execução do término”, conta a assessoria.

A SIN pretendia, em novembro do ano passado, publicar uma licitação para dar início a volta da reforma em janeiro. Porém, até agora, quase cinco meses depois da possível publicação da licitação, nada foi feito e a licitação sequer foi aberta.

O orçamento inicial da obra possuía o valor de R$ 2.654.060,21. Mas segundo a assessoria da SIN, esse valor será atualizado quando sair a nova previsão orçamentária, que será anunciada em breve.

Devido ao abandono, a praça é atualmente moradia de pessoas em situação de rua. Além disso, passou a ser alvo de vandalismo e pichações. O local sofre descarte de lixo constantemente, atraindo pombos e baratas. Além disso, o ambiente conta com água parada, que contribui para proliferação de mosquitos.
A assessoria da SIN conta que o governo e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estão em tratativas no objetivo de estipular a volta da reforma e novo orçamento.

Fonte: Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Polícia prende suspeito de matar psicóloga no interior do RN

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Polícia Civil do Rio Grande do Norte confirmou que foi preso em Natal o homem suspeito de matar a psicóloga Fabiana Maia Veras, de 42 anos, na tarde de terça-feira (23), em Assu, no Oeste potiguar.

A polícia ainda não deu detalhes sobre as circunstâncias da prisão desta quarta-feira (24). A detenção, porém, teria acontecido no bairro Nova Descoberta.

Imagens gravadas por câmeras de segurança registraram um suspeito entrando na casa da vítima e sendo recebido por ela. Segundo a polícia, o homem preso é o mesmo que aparece nas filmagens.

Fabiana Veras foi encontrada morta dentro da casa onde morava e onde também realizava seus atendimentos em Assu, no Oeste potiguar, na noite desta terça-feira (23), por volta das 18h.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Multado em Mossoró enquanto trabalhava em Natal, motociclista comprova erro do Detran

Foto: Reprodução

Um motociclista foi multado em Mossoró enquanto estava em expediente em Natal. A multa foi emitida no dia 21 de março deste ano, às 10h, na avenida Rio Branco.

O homem foi ao Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) e conseguiu comprovar um erro do agente.

O servidor teria anotado um número errado na placa, no momento da autuação. Contudo, mesmo com o erro admitido, o motociclista ainda precisou perder o dia de trabalho para fazer requerimentos e comprovar o equívoco.

Fonte: Portal 96Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Militar prende quadrilha e apreende armas de fogo em Parnamirim

Foto: Divulgação

Policiais militares do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) prenderam na noite desta terça-feira (23), três suspeitos e apreenderam duas armas de fogo, sendo uma calibre 12 e um revólver calibre 38. A prisão aconteceu no bairro Sonho Verde, em Parnamirim e um quarto suspeito conseguiu fugir da abordagem policial.

Os policiais estavam em um ponto de apoio entre os bairros de Cajupiranga e Sonho Verde, em Parnamirim, quando perceberam homens em atitude suspeita em um veículo tipo HB20 na cor prata. Neste momento, os policiais solicitaram a parada do veículo, mas não foi obedecido e assim iniciaram um acompanhamento tático pelas ruas do bairro Sonho Verde aos suspeitos. Porém, o condutor do veículo perdeu o controle e acabou colidindo o carro.

Viaturas da Guarda Municipal de Parnamirim e da Polícia Militar foram acionadas para auxiliar na ocorrência. Dentre os três suspeitos detidos: um possuía mandado de prisão em aberto pela prática do crime de homicídio, outro usava tornozeleira eletrônica. Há suspeita de que eles estariam praticando roubos em Parnamirim.

Fonte: Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

De 63 reservatórios monitorados pelo Igarn, 21 chegam a 100% da capacidade total

Foto: Mateus de Paula

Dos 63 reservatórios monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), 21 apresentam 100% de capacidade, e outros 9 com 80% do volume atingido. O marco foi alcançado após a grande quantidade de chuvas que o RN recebeu no últimos meses.

De acordo com o Igarn, em janeiro deste ano a média geral do acúmulo de água nos reservatórios já era a melhor que em 12 anos no RN. Segundo o presidente da Instituto, Paulo Sidney, espera-se que este ano seja alcançado o recorde histórico de volume de água acumulada nos reservatórios, que ocorreu pela última vez em 2011.

No começo do mês, o açude Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, finalmente atingiu sua cota máxima e “sangrou” após 13 anos. Localizado em Acari, o açude comporta 44.421.480,38 m³ de capacidade.

O maior reservatório hídrico do Rio Grande do Norte, a barragem Armando Armando Ribeiro Gonçalves, está com 77,51% de sua capacidade total de volume de água, segundo dados da última segunda-feira 22.
De acordo com Departamento Nacional de obras contra as secas (DNOCS), o Açude Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves contribui para o abastecimento de cerca 500 mil pessoas. A barragem está localizada na bacia hidrográfica do rio Piranhas-Açu e abrange os municípios de Itajá, São Rafael e Jucurutu.

Os reservatórios que chegaram ao marco de 100% até agora são: Mendubi (Assu), Campo Grande (São Paulo do Potengi), Pataxó (Ipanguaçu), Dourado (Currais Novos), Apanha Peixe (Caraúbas), Apanha Peixes (Caraúbas), Riacho da Cruz II (Riacho da Cruz), Santo Antônio de Carúbas (Caraúbas), Passagem (Rodolfo Fernandes), Beldroega (Paraú), Malhada Vermelha (Severiano Melo), Encanto (Encanto), Marechal Dutra “Gargalheiras” (Acarí), Trairi (Tangará), Dinamarca (Serra Negra do Norte), Novo Angicos (Angicos), Riachão (Rodolfo Fernandes), Curraes (Itaú), Pinga (Cerro Corá), Tesoura (Francisco Dantas), Sossego (Rodolfo Fernandes), Francisco Cardoso (Currais Novos).

Os que chegaram a mais de 80% de seu volume são: Cruzeta (Cruzeta), Rodeador (Umarizal), Boqueirão de Angicos (Afonso Bezerra), Gangorra (Rafael Fernandes), Flechas (José da Penhas), Morcego (Campo Grande), Santa Cruz do Trairi (Santa Cruz), Corredor (Antônio Martins), Currais Novos (Currais Novos).

Outros reservatórios que estão com um bom volume são o de Pau dos Ferros, com um percentual de 71,82%, e Poço Branco, com 74,87%.

Fonte: Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *