Isolamento seletivo ou ‘vertical’ tem defensores

O presidente Jair Bolsonaro não está sozinho na defesa do “isolamento vertical” para combater o coronavírus sem paralisar a economia e provocar quebradeira e desemprego em massa. Além do seu ex-ministro Osmar Terra, que é médico e coordenou o combate à gripe H1N1, que matou quase 800 brasileiros somente em 2019, surgem vozes como Tallis Gomes, empreendedor brasileiro premiado em todo o mundo, que, criador do transporte por aplicativo, ficou bilionário aos 26 anos.

O ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde), em coletiva nesta quarta, mudou um pouco seu discurso e passou a criticar medidas isolacionistas.

Tallis Gomes adverte que pequenas e médias empresas têm, em média, caixa por 27 dias. Com o isolamento total, todas devem quebrar.

A conta é simples: Tallis lembra que 81% dos empregos no Brasil são gerados por micro, pequenos e médios empresários.

O isolamento social imposto à população tem sido apontado como responsável pela explosão dos casos de coronavírus em países como Itália e Espanha: proibidos de sair de casa, jovens infectados, mas assintomáticos, acabaram contaminando os próprios pais e avós.

O bloqueio insano decretado por alguns governadores pode fazer muito mal. A polícia de Goiás chegou a barrar e atrasou o comboio de caminhões a caminho de Brasília com milhares de vacinas contra gripe.

CLÁUDIO HUMBERTO

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Eudes disse:

    Para o debate: sou professor, 61 anos, trabalho com jovens que estão entre 11 a 14 anos, 6ºs anos ao 9º ano. Vou para sala de aula, meus alunos, que podem ser assintomáticos não poderão contaminar por acaso o professor e aos outros professores. Quando se debate sobre esse fator até parece que nas escolas somente há professores com pouca idade.
    Um outro fator: as crianças estão em casa, estão em contato apenas com os da casa que estão em quarentena, indo para as escolas entrarão em contato com outros 450 alunos, que por sua vez entrarão em contato com os pais, os avós, tios, entre outros. Ai fica a pergunta: esta vontade em restabelecer as aulas não é egoismo ou falta de pensar? imagine as escolas funcionando como estaria o quadro de contaminação neste momento.

    • Deco disse:

      Caro Eudes, respeitosamente..
      se os alunos não forem pra escola quem vai bancar o salário e o emprego dos professores?
      o caso não é de facil decisão. ainda mais num pais pobre.
      mais cedo ou mais tarde, a necessidade vai preponderar.. aí todos terão que enfrentar o bicho… infelizmente.

  2. Roberto Costa disse:

    Isso está parecendo aquele caso do cara que ouve uma piada, não entende e vai rir duas horas depois. O isolamento vertical foi defendido pela Inglaterra, no inicio de Janeiro. Logo depois a própria Inglaterra abandonou essa ideia e adotou o protocolo da OMS. Lá o no resto do mundo não se discute mais isso, é página virada.

  3. Ivan disse:

    O isolamento vertical é a melhor solução, mas tem q acertar o time (tempo) certo…Creio q seja após a instalação dos hospitais de campanha com respiradores a pronto emprego…Aí faremos o isolamento vertical sem sacrificar a economia e matar feirantes e ambulante de fome…

  4. Antonio Turci disse:

    SIM, isolamento vertical. Que voltem imediatamente as atividades produtivas e, em seguida, as aulas escolas privadas, públicas em todos os níveis.

  5. Amon Carlos de Oliveira disse:

    Sou a favor do isolamento vertical, não temos outra saida; se ouver uma quebradeira geral nas pequenas e medias empresas, muita gente não terá condiçoês de sobrevivencia, só não vê quem não quer

  6. Ricardo lúcido disse:

    Claro que tem . Ele é pertinente . A questão é a hora exata que deve acontecer . Em breve espero .

  7. Maria disse:

    Mandeta não se elegeu e perdeu a maior oportunidade de se eleger futuramente, o homem estava sendo elogiado pela direita, esquerda, centro e agora mela as calças divergindo da quarentena, é uma Pena. Se o isolamento achatar a curva, ele pede demissão com vergonha.

  8. Anti-Político de Estimação disse:

    Acredito que esse isolamento vertical deveria ser utilizado já a partir da próxima semana.

  9. Observando disse:

    " jovens infectados, mas assintomáticos, acabaram contaminando os próprios pais e avós". SE os jovens estivessem em isolamento social nao estariam infectados., meu caro e ilustre Claudio Humberto.

COMENTE AQUI