Educação

Medalha de ouro, estudante potiguar é classificado para seletiva internacional da Olimpíada Brasileira de Biologia

 

Foto: Divulgação

O estudante Anísio Uchoa Leite Santana, do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Porto, foi medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Biologia e está classificado para a seletiva internacional. Ele é o único representante do Rio Grande do Norte nessa fase e figura na lista de 25 selecionados do país.

“O Colégio Porto está em festa. O aluno teve um desempenho incrível estando ainda no segundo ano do Ensino Médio, e concorrendo de igual para igual com alunos concluintes, do pré”, destacou o diretor acadêmico, André Cury.

O estudante agora irá participar de uma capacitação virtual entre os dias 16 e 20 de maio, realizada por pesquisadores e educadores do Instituto Butantan e convidados, sob orientação da equipe do Colégio Porto.

Os participantes capacitados serão avaliados e classificados para as Olimpíadas Internacionais por provas virtuais (teórico/prática) compostas por questões de múltipla-escolha elaboradas pela equipe do Butantan. O resultado final será no dia 22 deste mês.

Para a mãe do estudante, Luciana Uchôa Leite, a conquista é um motivo de muito orgulho. “Ele sempre estava à frente de tudo nos estudos, é disciplinado, organizado e o diferencial dele é que não espera que a informação chegue até ele, ele corre atrás do saber”, disse ela. “Agradeço a parceria e a oportunidade dele estar nessa instituição de ensino que tem como principal compromisso desenvolver o hábito e o prazer em estudar e valorizar de forma individualizada os resultados alcançados por seus alunos, só gratidão”, completou.

A Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) é um projeto voltado para alunos de Ensino Médio organizado pelo Instituto Butantan com o intuito de promover e disseminar conhecimento nas áreas da Biologia e Ciência. O tema desse ano foi “desafios e possibilidades na erradicação de doenças negligenciadas”.

 

Opinião dos leitores

    1. Nunca terá, essa corja não gosta de estudar. O chefe deles o Nove Dedos, já disse que nunca leu um livro, porque tem preguiça de Estudar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ABC abre comemorações dos 107 anos do clube com carreata neste sábado

O ABC realiza neste sábado uma carreata para marcar o início das comemorações dos 107 anos do clube. A partir das 12h, a torcida vai se encontrar ao lado do Teatro Alberto Maranhão (TAM), na Ribeira, bairro onde o Alvinegro foi fundado. O destino será o Estádio Frasqueirão, que recebe o jogo contra o Confiança a partir das 17h.

A saída da carreata será às 14h, subindo a lateral do colégio Salesiano, passando pelo Palácio dos Esportes até chegar ao Colégio Atheneu, passando pela Avenida Hermes da Fonseca, Midway Mall, Portugal Center, até chegar na BR-101. O comboio, então, seguirá pelo Viaduto de Ponta Negra, Avenida Engenheiro Roberto até chegar à Rota do So

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ações contra planos de saúde crescem 39% no RN em dois anos

O número de processos ajuizados contra planos de saúde na Justiça do Rio Grande do Norte cresceu 15% nos cinco primeiros meses deste ano, no comparativo com o mesmo período do ano passado. Até maio, o Tribunal de Justiça do Estado (TJRN) contabilizou 914 ações de usuários contra as operadoras ante 793 ações no mesmo intervalo de 2021. Se comparado com 2020 (656 ações), o aumento verificado foi de 39%. A negativa de tratamentos é o principal motivo para os beneficiários  recorrerem à judicialização, de acordo com a juíza Valéria Lacerda, coordenadora do Comitê Estadual das Demandas da Saúde do Rio Grande do Norte.
“Acreditamos que o aumento em face dos planos seja em decorrência também das negativas surgidas na saúde suplementar, o que ocasiona também a demanda dos planos de saúde. A maioria das reclamações são negativas de atendimento”, ressalta. Na avaliação de Renato Dumaresq, presidente da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN), além da recusa dos planos, ele acrescenta que as empresas vêm adotando medidas administrativas internas que contribuem para o aumento da judicialização da saúde suplementar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Boletim da Balneabilidade aponta dez pontos impróprios para banho em praias do RN

Foto:Anadelly Fernandes

O Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte Nº 23, emitido nesta sexta-feira (24), informa que 23 pontos seguem com condições adequadas de balneabilidade e 10 trechos analisados estão impróprios para banho. Os trechos identificados como impróprios foram: Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta; Rio Pium (Ponte Nova), Rio Pium (Balneário Pium), Pirangi do Norte (APURN), Pirangi do Norte (Coqueiros), em Parnamirim; Via Costeira (Cacimba de Boi), Praia do Meio (Iemajá), Redinha (Rio Potengi), Redinha (Igreja), em Natal; e a Lagoa de Pitangui em Extremoz.

Foram coletadas e classificadas amostras de água em 33 pontos distribuídos na faixa costeira situada entre os municípios de Nísia Floresta e Extremoz, a fim de informar aos banhistas quais as condições das praias monitoradas. As análises registraram os dois locais com 1600 – NMP/100 ml de H2O, cada, que significa a presença de microrganismos pelo Número Mais Provável(NMP). A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas (Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA).

O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), e faz parte do Programa Água Azul.

Para conferir boletins semanais basta acessar www.idema.rn.gov.br

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça bloqueia valores de ex-deputado Antônio Jácome por dívidas da campanha de 2018

Reprodução

Decisão judicial contra o ex-deputado federal e então candidato a senador em 2018, Antonio Jácome, determinou o bloqueio de bens em processo movido por empresa de comunicação referente a dívidas de material de campanha que não teriam sido pagas.

A empresa reclama na justiça que cerca de 12 profissionais entre jornalistas, produtores, social media não receberam valores por serviços prestados na campanha. Até o momento a Justiça bloqueou cerca de R$ 12 mil do ex-deputado.

O processo tramita na 24ª Vara Cível de Natal e ainda cabe recurso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Suprema Corte dos EUA derruba decisão que garante direito ao aborto

Foto: Reprodução

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta sexta-feira (24) derrubar a decisão que garantia nacionalmente o direito ao aborto legal no país. Com isso, agora caberá a cada estado norte-americano decidir se permite ou não a interrupção da gravidez.

Por seis votos contra três, os juízes derrubaram a chamada ‘Roe contra Wade’, uma decisão histórica da própria Suprema Corte da década de 1970 que estabeleceu o direito ao aborto nos Estados Unidos.

A decisão, já adiantada por um rascunho vazado pela imprensa em maio, representa uma vitória para o Partido Republicano e as alas conservadoras e religiosas do país, que queriam proibir esse tipo de procedimento.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Após prisão, mulher de Milton Ribeiro disse que ex-ministro sabia de operação da PF

FOto: Reprodução

Pouco depois de o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro ser preso pela Polícia Federal na última quarta-feira (22), a mulher dele afirmou a uma pessoa, por telefone, que ele já sabia que seria alvo de uma operação. A conversa, por telefone, foi grampeada pela PF.

“Ele ‘tava’, no fundo, ele não queria acreditar, mas ele ‘tava’ sabendo. Eu falei: ‘para ter rumores do alto é porque o negócio já ‘tava’ certo’”, disse Myrian Ribeiro ao comentar a prisão. O homem que conversa com ela foi identificado somente como Edu.

Em manifestação enviada à Justiça Federal, o delegado Bruno Calandrini, responsável pela investigação, diz que a declaração “leva a crer” que o ex-ministro havia sido informado com antecedência sobre a possibilidade de uma operação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro exalta queda no desemprego para 9,4% e critica PT

Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) exaltou nesta 6ª feira (24.jun.2022) um levantamento divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) que mostra a queda na taxa de desemprego no Brasil para 9,4% em abril de 2022. É o menor patamar desde outubro de 2015, segundo o estudo. Em seu perfil no Twitter, o chefe do Executivo celebrou dados da pesquisa e culpou o PT (Partido dos Trabalhadores) pelas taxas anteriores. Disse que a sigla foi responsável “pelo maior esquema da história do país”.

“O que conseguiram destruir em tempos normais, o Brasil está recuperando em meio a uma guerra e uma pandemia!”, escreveu o presidente”

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Natal vacina público em geral a partir dos seis meses contra a Influenza

Foto: Alex Regis

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) está vacinando qualquer pessoa, a partir dos seis meses de idade, contra a Influenza no município. Após o período da campanha nacional, os imunobiológicos remanescentes podem ser aplicados além do público prioritário. As vacinas estão disponíveis em todos os locais, incluindo unidades básicas de saúde e pontos extras. Para mais informações, basta acessar vacina.natal.rn.gov.br .

O imunizante contra a Influenza (gripe) atende às cepas H1N1, H3N2 e Victoria. De abril até a primeira quinzena de junho, período da campanha, foram aplicadas 133.494 doses (63% da meta do Ministério da Saúde). É necessário que os usuários levem a caderneta de vacinação e documento com foto para receber a imunização.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Míssil de defesa aérea russo falha, dá meia-volta e explode a própria base de lançamento

Após o lançamento de um míssil de defesa aérea russo, o projétil apresentou mau funcionamento, deu uma volta de 180 graus e explodiu em sua própria base de lançamento – nenhuma baixa foi notificada.

O episódio ocorreu na região de Luhansk na madrugada desta sexta (24), e segundo informações locais o sistema era operado por separatistas pró-russos.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Aneel mantém bandeira verde no mês de julho

Foto: R7

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou nesta sexta-feira (24) que manterá a aplicação da bandeira verde para as tarifas de energia no mês de julho. Em vigor desde maio, a tarifa não tem custo adicional ao consumidor.

Foi a 1ª vez que a bandeira verde foi aplicada a todos os consumidores desde a crise hídrica, em 16 de abril de 2021. A expectativa do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) é que fique em vigência até o final de 2022.

A medida sinaliza condições favoráveis de geração de energia elétrica. Para os consumidores beneficiários da tarifa social, a bandeira verde está em vigor desde dezembro de 2021.

A Aneel reajustou as demais bandeiras tarifárias na terça-feira (21), que começariam a valer julho de 2022 a junho de 2023. O aumento foi de 59,5% para a bandeira amarela, 63,7% para a vermelha patamar 1 e 3,2% para a vermelha patamar 2.

Eis os valores aprovados:

  • verde: sem custo adicional;
  • amarela: R$ 2,99 a cada 100 KWh;
  • vermelha patamar 1: R$ 6,50 a cada 100 KWh;
  • vermelha patamar 2: R$ 9,79 a cada 100 KWh.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *