O ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu, nesta segunda-feira (23), revogar a decisão que impedia o PL de retirar o deputado Marcelo Ramos (PSD-AM) da vice-presidência da Câmara.
No entendimento do ministro, eventual ilegalidade sobre a troca na Mesa Diretora da Câmara deve ser submetida ao Supremo Tribunal Federal (STF).
“A liminar concedida garantiu o pleno exercício do mandato parlamentar até a solução sobre o reconhecimento de justa causa para a desfiliação partidária, tendo, a partir da presente decisão, esgotado seus efeitos, uma vez que, eventual ilegalidade na futura interpretação e aplicação do artigo 26 da Lei 9096 (‘Perde automaticamente a função ou cargo que exerça, na respectiva Casa Legislativa, em virtude da proporção partidária, o parlamentar que deixar o partido sob cuja legenda tenha sido eleito’) pela Mesa da Câmara dos Deputados será de competência do Supremo Tribunal Federal”, disse.
O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 14h00 desta terça-feira (5).
Neste período, havia sete (07) pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e um (01) aguardando avaliação. Foram registrados disponíveis 11 leitos críticos e outros 22, sendo clínicos.
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (5). São 530.632 casos totalizados. Nas últimas 24 horas foram registrados 1.152 novos casos e três (03) óbitos (São Gonçalo do Amarante, Tenente Ananias e Macau).
Óbitos confirmados para Covid-19: 8.278. Em investigação são 1.326. Recuperados são 530.632. Casos suspeitos somam 2.435 e descartados são 997.958. Estimativa de casos em acompanhamento: 12.010.
Lei aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Valdenício Costa, o “Nicinho”, garante aos vereadores do município de Tibau do Sul, a partir de agora, o direito de receber mensalmente uma verba indenizatória. A verba, denominada Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar Municipal (CEAPM), cobre gastos com passagens para vereadores e assessores, combustíveis para veículos alugados ou próprios, contratação de consultorias, assessorias, pesquisas e trabalhos técnicos, alimentação e hospedagem.
De acordo com a Lei Municipal nº 752, de 30 de junho último, a verba indenizatória não é forma de remuneração, não compondo o subsídio do parlamentar. A lei revoga outra lei municipal, a de nº 469, de junho de 2013, que criou a verba indenizatória no valor de 1 mil reais. Com a nova lei, a verba deverá atingir 6,5 mil reais.
A aprovação e sanção da nova lei despertou muitas críticas aos vereadores e prefeito. Este ano a Câmara aprovou lei encaminhada pelo prefeito que desmembrou secretarias e criou órgãos e cargos. No ano passado, os vereadores aprovaram o aumento do IPTU, coisa que Valdenício Costa já havia conseguido fazer em 2013, em sua primeira gestão.
Ainda no primeiro mandato, “Nicinho” conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse reajuste de remuneração de cargos na Prefeitura de Tibau do Sul. Houve também reajuste de subsídios de vereadores e assessores parlamentares.
Com esta sucessão de leis, os gastos públicos em Tibau do Sul só fazem aumentar. E o IPTU também. Enquanto isso, a média salarial do município não passa de 1,6 mil reais.
As fortes chuvas causaram transtornos para os moradores de Nova Parnamirim. Pelas imagens, é possível ver o quanto as ruas ficaram alagadas e intransitáveis.
Entre a segunda-feira e esta terça-feira, a região Leste do estado teve chuvas próximas aos 50mm em vários municípios, incluindo Parnamirim (47.8mm) e Natal (43.4mm), enquanto Parnamirim e Vila Flor registraram as maiores chuvas, com 53mm.
Um ônibus, que fazia a linha O-33B (Planalto/Lagoa Seca), derrubou o muro de uma residência na noite dessa segunda-feira (04). O caso aconteceu no bairro do Planalto, na zona Oeste de Natal, nas proximidades do terminal do transporte coletivo.
De acordo com informações iniciais, ninguém ficou ferido e o acidente teria acontecido por problemas mecânicos no veículo. O ônibus desceu a rua e bateu no muro com a parte traseira. Chovia no momento da colisão.
Ainda segundo populares, o ônibus só parou após bater em uma escada de concreto. Funcionários da empresa foram ao local para remover o ônibus.
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB), participou nesta terça-feira (5) de uma reunião com o diretor geral da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Evaldo Bazeggio, e com o deputado Diogo Moraes (PE), vice-presidente Regional Nordeste da Unale. Na oportunidade, Ezequiel Ferreira, colocou a disposição dos demais legislativos os sistemas utilizados no Legislativo Potiguar de gestão de RH, dos processos legislativos, transmissão das sessões com participação híbrida e o processo de implantação de governança via Planejamento Estratégico.
O presidente da ALRN explicou que o Sistema E-Legis recentemente foi concedido a Câmara Municipal de Bauru e pode ser direcionado a outros legislativos do país. O Sistema E-Legis foi vencedor do prêmio Unale na categoria Gestão, também é exportado a outros legislativos do país como as assembleias de Santa Catarina, São Paulo e câmaras municipais aqui no Estado. Na ocasião o encontro ainda tratou da luta pelas prerrogativas dos parlamentares, defesa de pautas em comum como redução do ICMS para combustíveis e transposição do São Francisco e socorro às cidades nordestinas que estão passando por dificuldades com as chuvas acima da média nas últimas semanas causando estragos em ruas, avenidas e áreas de encostas.
“O Legislativo Potiguar é atualmente bicampeão do prêmio nacional da União Nacional Dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) na categoria Gestão, que destaca iniciativas modernas e que é modelo na Gestão Pública de parlamentos em todo o País. A boa imagem da ALRN nacionalmente vem sendo conquistada com reconhecimentos nacionais também direcionados às atividades da Escola da Assembleia; projetos da Procuradoria Geral; Diretoria Legislativa; Diretoria de Comunicação, que têm nos projetos de inclusão como campanhas institucionais premiadas, transparência e gestão com DNA Potiguar, premiações e honrarias em todo o País”, disse Ezequiel Ferreira.
O deputado Ezequiel Ferreira explicou o Planejamento Estratégico desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, denominado “Horizonte 2023”, validado por todas as unidades da Casa e aprovado pela Mesa Diretora. O plano estratégico contempla a definição da visão de futuro até 2023 e dos macrodesafios (objetivos estratégicos) que nortearão as ações da Assembleia Legislativa no próximo quadriênio. “O plano elaborado teve como base o levantamento dos cenários interno e externo e definição dos principias problemas identificados ao longo da elaboração do documento, com metas para serem alcançadas nos próximos quatro anos. Compõem o documento 68 iniciativas estratégicas, 28 indicadores e metas, 18 iniciativas específicas e 1 Projeto Institucional”, detalhou.
Vixe o Nordeste tá tão ruim assim de parlamentares? Os parlamentares do RN serem bom campeão em gestão, deve ser uma piada de mal gosto ou os políticos do Nordeste foram nivelados por baixo.
Que Bixiga é essa?
O publicitário Marcos Valério declarou em sua delação à Polícia Federal (PF) que era administrador de um caixa clandestino com R$ 100 milhões que pertencia ao Partido dos Trabalhadores (PT). As informações foram publicadas neste domingo (3) pela site da revista “Veja”.
Em 2005, Valério teria sido procurado pela legenda para entregar R$ 6 milhões do montante ao empresário Ronan Maria Pinto, que chantageava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para contar detalhes sobre a ligação do Primeiro Comando da Capital (PCC) com a morte do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel (PT), em 2002.
“Eu simplesmente, eu tinha muito mais que os seis milhões na mão deles, eu tinha umas dez vezes mais que isso na mão, então, pagar os 6 milhões não era o problema”, alegou Valério.
Segundo o publicitário, o pagamento não foi realizado por envolver o caso Celso Daniel. “Se eu não tivesse rastreado tudo isso, e não tivesse chegado a essa conclusão, eu teria feito, gente. Por que que eu não ia fazer? Eu tinha mais de 100 milhões deles na mão”, continuou Valério.
É de lascar, essa imprensa imunda quer acabar com o PT, a VEJA agora resolveu abrir o bico toda semana, que escroto isso, bota sem cuspe e dó no partido e ex presidente mais honesto do mundo, vamos amigos escribas do BG, eu não gosto de me meter, mais vcs devem fazer alguma coisa, NOSTRADEU, SANTOS, PIXULECO, SAPIROTO, MARIA E outros menos cotados, vamos turma.
Incrível é ver as pessoas desinformado votando em Lula, veja o que esse rapaz denuncia, são graves, mas o povo quer um ladrão de volta. Veja o que o amigo de Lula fez, assim que ganhou pra presidente da Colômbia, mandou soltar todos os presos, vcs entenderam? O cara mandou soltar todos os presos… Esse é mais um exemplo de LULA, caso ganhe. Voto em qualquer um, menos em Lula.
na verdade a materia é uma cortina de fumaça para encobrir mais uma pesquisa que mostra fátima e lula ganhando no 1 turno e que o blog não teve coragem de publicar mas o blog do xerife e o de barreto que são serios publicaram,,, o resto é fumaça
Primeira facção CRIMINOSA é é sempre será o PT… Depois veio o CV, PCC e mais facções.. agora ver aqui defensores do Luladrao, para mim, são doentes mentais ou bandidos com o luladrao defende. Roubar um celular para tomar uma cervejinha, embora que a vítima morra. Então o que me falar de Lula E PT sobre desonestidade, para mim é normal, esses pulhas ficam lacrando quem matou uma tal de Mariela e quem matou Celso Daniel? Quando a P..ca vai no r..bo. desses vagabundos, não interessa a eles.
Eu sinceramente gosto muitooooooooo quando o nosso presidente diz com tanta ênfase que não tem acesso às investigações e operações da nossa gloriosa Polícia Federal. Kkkkkkkkkkkk.
A chegada de chuvas mais intensas, como aquelas observadas em Natal nesse último fim de semana, são um teste para verificar o funcionamento das lagoas de captação, que têm a importante função de garantir a drenagem e infiltração das águas pluviais. Mas, das 48 lagoas de captação localizadas na capital, pelo menos 21 apresentam um elevado risco de transbordamento.
A constatação foi divulgada por meio de relatório elaborado pelo Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES), da Prefeitura Municipal do Natal. Dentre os principais problemas, a maioria das lagoas apresentam vegetação em sua área interna, algumas estão sem vigilância e tiveram suas bombas para drenar a água roubadas. Em alguns locais, também foram observadas ligações clandestinas de esgotos nas lagoas que foram projetadas para receber apenas águas de chuva.
Em Natal, a chuva do final de semana quase superou a média esperada para o mês de julho em todo o Rio Grande do Norte e foi maior do que o volume esperado para a Região Leste, onde está localizada a capital potiguar. O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou um acumulado de 235mm na capital, quando a média para todo o mês era de 245mm.
Sem a drenagem adequada, alguns pontos da cidade continuavam interditados na manhã desta terça (05), como o trecho da Avenida Ayrton Senna que fica ao lado da Lagoa de Pirangi ou Jiqui, no bairro de Neópolis, capital. A Defesa Civil do estado também vai visitar alguns municípios do interior nesta terça (05) que também apresentaram problemas decorrentes das chuvas mais intensas, como a cidade litorânea de Touros.
RISCO ELEVADO DE TRANSBORDAMENTO
Lagoa Dom Pedro I – bairro Pajuçara II
Lagoa de Santarém ou Nova República – Potengi
Lagoa Acaraú – bairro Panatis I
Lagoa do Preá – bairro Lagoa Nova
Lagoa dos Potiguares – bairro Morro Branco
Lagoa do San Vale ou Integração
Lagoa de Cidade Jardim I
Lagoa de Cidade Jardim II
Lagoa dos Xavantes I
Lagoa dos Xavantes II (Caiapós)
Lagoa de Pirangi ou Jiqui – bairro Neópolis
Lagoa do Makro
Lagoa de Pirangi II ou Lagoa do Society
Lagoa do Pirangi
RISCO MÉDIO
Lagoa do Pajuçara 2 ou Visconde de Ouro Preto
Lagoa do Panatis
Lagoa do Jardim Primavera ou Jardim Progresso
Lagoa de São Conrado
Lagoa da Cidade da Esperança
Lagoa do Horto
Lagoa de Mirassol
BAIXO RISCO
Lagoa do Gramorezinho ou do Sapo – bairro de Lagoa Azul
Lagoa do José Sarney – bairro Potengi
Lagoa Vila Verde I (Pajuçara ou Dr Carneiro Ribeiro)
Lagoa do Vila Verde – Parque das Dunas III – bairro Pajuçara
A Polícia Civil realizou nesta terça-feira (5), a Operação Miragem com o objetivo combater o tráfico de drogas na capital potiguar. Ao todo, a operação visou o cumprimento de 26 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão.
O trabalho foi realizado por meio da Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC) de Natal, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Penal do Rio Grande do Norte. De acordo com a Defesa Civil, diversos bairros foram contemplados pela operação, dentre os quais, estão Mãe Luiza, Paço da Pátria, Felipe Camarão, Alecrim, Cidade Nova, Lagoa Nova e Gramoré.
Os resultados do trabalho vão ser apresentados à imprensa nesta terça-feira, às 12h, na sede da DENARC, localizada na Avenida Ayrton Senna, no bairro Neópolis, Zona Sul de Natal. Para expor os objetivos alcançados, como o número de presos e os materiais apreendidos, vão estar presentes a delegada titular da DENARC, Anna Laura, e o delegado-adjunto, Marcuse Cabral.
Estudantes do quinto ao oitavo ano da Maple Bear Natal, com idades entre 10 e 14 anos, colocaram em prática a conscientização social, o empreendedorismo e a solução de problemas durante o III Hackaton Educacional do Nordeste, uma maratona de ideias promovida em parceria com a For Education Edtech, empresa representante da Google no Brasil, que se encerrou na última sexta-feira (1º).
O tema dessa edição foi a busca por soluções para melhorar a mobilidade urbana e os transportes na capital.
A equipe vencedora foi a CH8, composta pelos alunos João Vinícius, Pedro Medeiros, José Arthur, José Madson, Theo Lima e Marcelo Melo. Eles desenvolveram o jogo Aventuras do Eduardo, no qual o personagem principal é um cidadão natalense que entende sobre mobilidade urbana, mas quer se aprofundar no tema por meio de entrevistas. Ele entrevista pessoas, que vão dando opiniões e soluções para os problemas observados na cidade.
Em segundo, ficou o grupo Spice Girls, composto pelas estudantes Ana Luíza Barbosa, Clara Lamartine, Luane Gianasi, Luíza Baêta, Luisa Leite e Maria Isabel Gurgel, que tiveram como tema central a mobilidade urbana e temas secundários o transporte e a infraestrutura, englobando os problemas que enfrentam as pessoas com mobilidade reduzida.
Em terceiro lugar ficou a equipe Martian Potassium, composta por Ana Clara Bezerra Moura, Gladstone Santos da Costa Junior, Pedro Souza Albuquerque de Araújo Bezerra, Arthur Dutra Torquatro, Henrique Matheus Neves Moreira e Rafael Zampier Ulbrich, que desenvolveram o jogo Metromania, no qual um indivíduo chamado Dan tem o objetivo de melhorar a mobilidade e o transporte público na cidade dele, passando por várias dificuldades no processo.
Sobre o III Hackaton Educacional do Nordeste
Participaram da maratona 15 equipes de 6 alunos, somando 89 crianças e adolescentes. O objetivo final de cada equipe era a programação de um jogo que propusesse soluções para o tema em questão. Os estudantes tiveram até a quinta (30) para finalizar os trabalhos, pernoitando na escola durante a maratona, numa imersão no melhor estilo Campus Party.
A apresentação final das ideais, a entrega das premiações e dos certificados aconteceu na sexta. O Hackaton Maple Bear Natal é destaque na rede Maple Bear, por ser uma iniciativa de sucesso da unidade de Natal. Uma das diretrizes da educação canadenses é a busca de soluções para problemas cotidianos.
🇧🇷Mais uma vez o STF agindo politicamente para proteger os opositores do Bolsonaro.🇧🇷