Moro pede Lei de Segurança Nacional para Lula e PF ouve ex-presidente

Foto: Jorge William / Agência O Globo

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, pediu à Polícia Federal (PF) a abertura de um inquérito para investigar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com base num enquadramento na Lei de Segurança Nacional. A lei e os instrumentos legais que antecederam a lei foram usados pela ditadura militar para enquadrar e perseguir opositores, entre 1964 e 1985.

A PF ouviu Lula na manhã desta quarta-feira, três meses depois do pedido feito por Moro. O depoimento foi colhido por um delegado da PF. A base da acusação é uma afirmação do ex-presidente que sugere que o presidente Jair Bolsonaro seja um “miliciano”.

A assessoria de Moro confirmou ao GLOBO que o ministro solicitou a abertura de investigação. O ministro encaminhou uma representação à PF pedindo a abertura do inquérito. No pedido, ele sugeriu o enquadramento em dois crimes: crime contra a honra, previsto no Código Penal, e crime de calúnia ou difamação do presidente da República, “imputando-lhe fato definido como crime ou fato ofensivo à reputação”. Este último crime está previsto no artigo 26 da Lei de Segurança Nacional, e prevê pena de prisão de um a quatro anos.

O Globo

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Brasil disse:

    Falta do que fazer

  2. Tarcísio Eimar disse:

    Essa molusco FDP sem dedo não vai ficar preso de verdade em nenhum momento? Assim eu vou partir pra bandidagem também

  3. PAULO disse:

    Super-Moro deixa os Petralhas nervosinhos……kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Fora bolsotralhas disse:

    Esse sergio moro esta mostrando quem é o verdadeiro bandido….ele próprio…esta na hora do supremo, oab, e outras instituições cassarem esse cidadão mal feitor

    • Aleixo Silva disse:

      Petralha idiota

    • Marcos disse:

      Engraçado que Moro só abre processo e inquérito para um lado. Bolsonaro todo dia solta uma pérola e nada de investigação esta em trâmite, eita Brasil de igualdade.

    • Bento disse:

      Normal Aleixo
      Tu já visse bandido tratar bem uma autoridade.

  5. Fora larápios disse:

    Quem é mais bandido MORO OU BOLSONARO? DOIS PILANTRAS OPORTUNISTAS….CADÊ A JUSTIÇA QUE MANTEM ESSES CANALHAS LIVRES….UM MAL FEITOR E O OUTRO PROTETOR…OH BRASIL, CONTA TUA HISTORIA…PAVOR A ESSA QUADRILHA…NOJO….NOJOOOO

    • VTNC disse:

      lugar de psicopata é na cadeia !!!

    • Manoel disse:

      Eu não sei responder sua pergunta, mas uma coisa eu sei: Lula eh responsável pelo maior esquema de corrupção que o mundo já viu!

    • Chicó disse:

      E o pior disso tudo é um condenado solto espalhando mentiras pelo país !

COMENTE AQUI