MP vai apurar se Álvaro Dias cometeu crime por distribuir ivermectina

O Ministério Público do Rio Grande do Norte abriu um procedimento para apurar possível crime eleitoral praticado pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias. A 4ª Promotoria Pública de Natal instaurou notícia de fato para apurar se a distribuição gratuita do medicamento ivermectina, para uso no combate à Covid-19, foi uma forma de propaganda eleitoral antecipada.
Segundo o procedimento, que foi aberto em 9 de julho, a instauração da notícia de fato foi feita após envio de ofício da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE). O procedimento também inclui postagens do prefeito Álvaro Dias no Facebook sobre a distribuição do medicamento ivermectina na rede municipal de saúde, gratuitamente.

Na publicação, de 30 de junho, Álvaro Dias anunciou a abertura de um centro de profilaxia contra a Covid-19 no Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal, onde ocorre, desde a semana passada, a distribuição do medicamento.

“Vamos iniciar um trabalho de distribuição em massa da Ivermectina, com todo o acompanhamento médico necessário. Está comprovado que esse medicamento é eficaz na prevenção do coronavírus e vamos usar essa arma em nosso favor para vencer a guerra contra essa pandemia”, escreveu o prefeito à época, sem citar quais estudos embasavam a decisão.

Apesar da distribuição do medicamento pelo poder público, não há provas científicas sobre a eficácia da ivermectina no tratamento da Covid-19. Na última segunda-feira (13), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se posicionou contra uso do remédio na prevenção e tratamento da doença pelo novo coronavírus, reforçando que o medicamento antiparasitário tem apenas indicação para o tratamento de escabiose e piolho.

Caso a promotoria encontre provas substanciais que corroborem para o crime de propaganda eleitoral, o procedimento pode ser transformado em inquérito civil. Com isso, o Ministério Público pode solicitar maiores esclarecimentos à Prefeitura do Natal e, caso se comprove a irregularidade, um denúncia pode ser encaminhadoa à Justiça.

A abertura do ginásio esportivo para ações de combate à Covid-19 também é alvo de investigações por parte do Ministério Público Estadual. A 62ª Promotoria Pública de Natal abriu inquérito civil para acompanhar o funcionamento do Centro de Profilaxia.

AGORA RN

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Marcos araujo disse:

    Falta do que fazer. Agora eles ficam em casa procurando agulha no palheiro. Mas qdo passar a pandemia virá o período de descanso, férias e recesso

  2. Azevedo disse:

    Alguém tem que colocar um freio nesse pessoal do MP, pois os membros do mesmo estão se achando acima de tudo e de todos. O ato praticado pelo prefeito Álvaro Dias foi legal e autêntico de um gestor que se importa com os seus munícipes. Parabéns prefeito, faça pelo povo mais necessitado o que determinadas “autoridades” não fazem.

  3. João Macena disse:

    MPRN, vergonhoso. Altos salários e pouca produtividade. Independente se o prefeito é Álvaro Dias ou não. Deixe o gestor trabalhar. Ele fez correto. João Macena.

  4. Mari Moraes disse:

    A prova é que após o tratamento com ivermectina o número de internação desabou!
    O Prefeito está salvando o povo de Natal! Isso é fato!
    Ainda não disse isso!
    Estou postando pela primeira vez!

  5. Mari Moraes disse:

    A prova é que após o tratamento com ivermectina o número de internação desabou!
    O Prefeito está salvando o povo de Natal! Isso é fato!

  6. CNN disse:

    E o MP ajudou em Q?

  7. lulamaria disse:

    É muito triste vê o MP , que não faz nada e de encontro ao Prefeito Álvaro Dias por ter distribuído Ivermectina ao povo da capital e zelando pela nossa saúde. "SÓ PARA LEMBRAR COMO ESTAR A SITUAÇÃO DO TERRENO QUE FOI COMPRADO PELO MP NA DEODORO , ESQUINA COM O COLÉGIO MARISTA".

  8. CIDADAO55 disse:

    Infelizmente, pudemos observar nos últimos meses que o MPRN virou um puxadinho do governo FATÃO BOKU’S e atua com total subserviência aos mandos e desmandos do executivo estadual.
    Mas, agora, tá ficando feio e escrachado MPRN!
    Suas tomadas de decisões nos denotam que, aparentemente, virou cabo eleitoral de FATÃO BOKU’S e já está fazendo campanha eleitoral antecipada contra o pré-candidato e mandatário do executivo municipal, prefeito Álvaro Dias.
    E eu, inocente, que sempre pensei que o judiciário fosse o guardião das leis, da moral e da ética.
    Lamentável!

  9. Sandro disse:

    A verdade é que o brasileiro adora uma teoria da conspiração, como essa de que a cura da COVID foi descoberta pelo prefeito de Natal.
    Patético!

  10. Carlúcio disse:

    O MP vai tentar de todas formas tentar incriminar o prefeito, por não ter seguido a sua cartinha.

  11. Manoel disse:

    A maioria aqui apoia um Prefeito distribuir remédio contra piolho SEM NENHUMA EFICÁCIA E EVIDÊNCIA que PREVINE ou CURA o Covid19? É isso?
    Nao a toa tem gente no Brasil até defendendo que a terra é plana. Ficará conhecida como a década da imbecilizaçao do povo.

    • Priziaka disse:

      Quem defende o ladrão do Lula como tu, não tem moral pra criticar ninguém!

  12. José Macedo disse:

    Parabéns ao prefeito, o único no país a montar um centro de tratamento para os infectados.
    Senhores do MP, vão atrás de rachadinhas de superfaturamentos e deixem o sr.prefeito salvar vidas, se vocês forem para frente com este absurdo e a quantidade de óbitos aumentarem certamente haverá uma ação pública culpando os senhores por tais mortes.
    Aguardem.

  13. LULA LADRAO disse:

    Pq não investiga os 5 milhões do governo de Fatão???

  14. José disse:

    O RN vai entrar pr ahistória. Querem punir um homem que distribuiu remédio ao invés de punir umas mulher que distribuiu dinheiro em milhões para os companheiros do consórcio Nordeste

  15. Alexandre disse:

    O Prefeito seguiu uma orientação técnica de um grupo de médicos, com reconhecida competência e experiência profissional.
    Esperamos que o MP, tb, esteja fiscalizando as aquisições de materiais e instalações de leitos de UTIs por todos os gestores públicos.

  16. Alex Nascimemto disse:

    Esse povo não tem oq fazer não é ? Vão caçar ninho de avião

  17. Raimundo disse:

    O prefeito é médico! MP do RN tem ações politiqueiras

  18. Paulo Medeiros de araujo junior disse:

    Muito suspeito o ministério público , isso e querer ganhar com a morte

  19. Eliana disse:

    Álvaro Dias está de parabéns, isso sim!!! O MP deveria investigar os desvios de dinheiro, mas está parecendo ideologicamente direcionados !

  20. Martinha disse:

    Estou cada dia mais estupefada. Indignos de receber salários à custa dos nossos impostos. Onde iremos parar?

  21. Pedro disse:

    Se vivêssemos em um país sério, quem deveria ser investigado era o próprio MP. As farmácias estão abertas desde sempre, para tomar Ivermevtina, basta ir a uma delas, comprar ou mandar manipular e fazer uso, ação para gastar o nosso dinheiro e se manter na mídia.

  22. Eduardo disse:

    Além de não ajudar em nada, agora o MP decidiu atrapalhar.
    Isso se chama RETALIAÇÃO, pq diferente de Fátima, Álvaro não cedeu a pressão do todo poderoso MP e manteve a abertura gradual das atividades.
    Façam Jus aos seus absurdos vencimentos e vão atrás dos respiradores. Isso sim, é o que o povo deseja.

  23. Flauberto Wagner disse:

    Não morro de amores pelo prefeito Álvaro Dias, inclusive até acho que em determinados momentos que ele se perde no manejo de sua gestão.
    Com certeza ele comentou um crime político eleitoral na ótica míope do MPRN, que só enxerga o que lhe convêm no que tange a sua autopromoção.
    A distribuição de medicamentos e/ou de outros paliativos com forma de amenizar o atual estágio da pandemia são ações de saúde pública de grande valia, todavia cabe as pessoas buscarem um aporte maior de informações acerca do uso deste ou daquele remédio.
    A população de Natal precisa de apoio do poder publico, razão maior da ação de governo municipal.
    Aí eu pergunto ao MPRN o que os senhores acham das ações do desgoverno do RN, aliás da falta delas!
    Em terras de Poti polemizar sempre deu e dá Ibope.

  24. Valéria disse:

    Absurdo!!! O Ministério Público pensa que é o dono do mundo? Será que falta o que fazer ? Eles é que deveriam ser processados por estarem indo além das atribuições.

  25. Antenado disse:

    O MP acaba de eleger Álvaro Dias prefeito de Natal.

  26. Aluizio disse:

    Para esse pessoal de gabinete, roubar , desviar dinheiro público, não e crime, crime, e fazer algo , pra tentar ajudar os mais nessecitados

  27. rms disse:

    MP DEVERIA INVESTIGAR FATÃO QUE NADA ESTA FAZENDO, ALEM DE COLETIVAS DE IMPRENSA, DEIXE QUE ESTA TENTANDO SALVAR VIDAS TRABALHAR…..

  28. Mgil disse:

    E o contrato das ambulâncias? Por que o MP bates manifesta e não fala nada? A opinião pública que paga os salários do MP quer saber. Ou será que o MP deu aval a esse contrato?

  29. Dr. Veneno disse:

    Esse MP está ultrapassando todos os limites aceitáveis.
    Coisas simples, como o absurdo de promotores e procuradores receberem centenas de milhares de reais sem entrar na lista de precatórios, eles silenciam, enqto professores esperam décadas.
    Vergonhoso!

  30. Ana disse:

    O MP tá passando vergonha a vista mesmo! Não cobra probidade de quem deveria, vai tentar penalizar que tá fazendo. Tão querendo tocar fofo no parquinho? Vão cobrar no governo de GD que só assinou decretos e nada mais!

  31. Dedé disse:

    O que o MP sabe fazer direitinho procurar brecha em tudo pra fu… alguém, isso eles gostam!

  32. Acorda RN disse:

    Inuteis do MP! Parasitas que sugam a máquina pra fazer isso? Vão procurar uma lavagem de roupa!!! Vão atrás do cartel de postos de combustível! Dos respiradores do PT!!! Que indignação!!!

  33. Isabel disse:

    Kkkkkkkkkkkkk……tem q rir muito…..pra não chorar!!! Não tem mesmo o que fazer !!!

  34. Carlos Roberto disse:

    Ministério Público do RN sempre tem que Justificar o Auxílio Moradia que recebem , na Grande Maioria dos fatos é pra aparecer, sensibilizar a midea atraindo holofotes, um Magistrado acabou de receber 200.000 em um mês aqui no RN ( um estado falido e pobre de insdustrias) , os Promotores não falam nada.

  35. Haroldo Azevedo disse:

    Como o Prefeito Alvaro Dias cometeu crime, se protegeu e zelou pela saúde da população? Que danado de mundo é esse ? Alo BG, tem algo de errado, que sinaliza que foi feito mesmo comentário?

  36. Haroldo Azevedo disse:

    Como o Prefeito Alvaro Dias cometeu crime, se protegeu e zelou pela saúde da população? Que danado de mundo é esse ?

  37. Fabio disse:

    Tá parecendo mesmo é com uma polícia política, uma espécie de puxadinho da governadoria.

  38. Fábio disse:

    Deveriam investigar o desvio de R$ 5milhões.
    Isso sim!

  39. J.Dantas disse:

    Não consegue ajudar, não atrapalha…. já passaram muita vergonha.

  40. Fábio disse:

    Vão trabalhar, façam jus os seus salários absurdos que ja ganham sem merecerem

  41. Alex disse:

    Proooto, agora deu certo mesmo!

  42. Biró disse:

    Homi, vão procurar uma lavagem de roupa!
    O povo quer é se curar!

COMENTE AQUI