‘Não vou dizer que eu sou um excelente presidente’, diz Bolsonaro

Pressionado por críticas ao enfrentamento da pandemia da covid-19 e alvo de novos pedidos de impeachment, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira, 19, que não pode dizer que é um “excelente presidente”. Ele disse, contudo, estar “cumprindo uma missão” e fez referência a gestões anteriores.

“Não vou dizer que eu sou um excelente presidente. Mas tem muita gente querendo voltar o que eram os anteriores. Já reparou? É impressionante. Estão com uma saudade de uma…, disse para apoiadores nesta manhã, sem concluir a frase.

A fala do presidente ocorre em meio a pressões sobre o governo federal devido à atuação no combate à pandemia da covid-19. A sobrecarga do sistema de saúde em Manaus (AM) e a falta de oxigênio em hospitais afetaram a imagem do governo e do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que já adota tom defensivo em seus discursos. Na sexta-feira, o governo de Bolsonaro foi alvo de panelaços em todo o País.

A crise em Manaus motivou partidos de oposição, que somam 119 deputados, a apresentarem novo pedido de impeachment contra Bolsonaro. Rede, PSB, PT, PCdoB e PDT pedem que o presidente seja responsabilizado política e criminalmente pela situação no Amazonas e por sua conduta de desacreditar medidas de proteção durante a pandemia. O pedido se soma a outros cerca de 60 entregues à Câmara dos Deputados desde o início do mandato de Bolsonaro.

O atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), descartou um possível processo de impeachment neste momento. Na segunda-feira, 18, ele afirmou, contudo, que não descarta a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no futuro para investigar as ações do governo no enfrentamento do novo coronavírus.

A aprovação do uso emergencial da vacina contra a covid-19 também foi vista como um derrota para o governo. A Coronovac, produzida pela chinesa Sinovac e pelo Instituto Butantan, foi alvejada por Bolsonaro durante seu desenvolvimento.

Ao longo da pandemia, Bolsonaro questionou a origem da vacina, colocou em dúvida a segurança do imunizante e chegou a comemorar a interrupção dos testes da Coronavac nas redes sociais. O imunizante foi desenvolvido pelo Instituto Butantan, ligado ao governo paulista, liderado por seu adversário político, João Doria (PSDB).

ESTADÃO

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Georgino Queiroz disse:

    Ele está só sendo humilde mais é disparado o melhor até hoje só em ter tirado o brasileiro das mãos dos comunistas já é um feito para ficar na história. Por isso que ele é considerado Mito.

  2. Natalense disse:

    Humilhação. Pior presidente da história do país.

    • Luciano disse:

      Disseram isso de Temer, só não dizem a verdade, que o pior presidente da história mesmo foi Dilma do PT que mesmo sem uma pandemia afundou muito mais o Brasil

  3. Analista disse:

    Um louco sensato !

  4. Beto Araújo disse:

    Prefiro qualquer M… Do quê um lixo igual a ele. Volte pro i.nferno, traidor!

  5. Manoel disse:

    Vc eh um presidente inepto MINTOmaníaco. Sai dessa! Seu cagao…

    • João Soares disse:

      Deixa luladrao voltar, por favor, a dieta com o dinheiro público ta grande. Kkkk

  6. Asclepíades Morais disse:

    Não é excelente, mas é disparado o melhot de todos.
    Mito 2022.
    Primeiro turno.

  7. João disse:

    Ainda bem que nesse momento, teve um pouco de noção.. pq não é mesmo, viu? É só um idiota falador que não desceu do palanque e que só pensa em livrar os filhos da cadeia… vá governar, estrume!

  8. Hugo disse:

    Melhor governador que o RN já teve sem sobra de dúvidas!!

  9. Damiao disse:

    No mundo tem gente para tudo, uns mascam fumo é outros votam em bostanaro, fora presidente destrambelhado., vergonha do Brasil é do mundo.

  10. Emerson Fonseca disse:

    Aboiando para o Gado…. Quero sim voltar para o que éramos " com urgência "

  11. Anti-Político de Estimação disse:

    Pior vai ser quando começarem a aparecer os "podres" desse sujeito. Aí vão ver que além de toda a incompetência e histrionismo , não tem nada de honesto, assim como a maioria dos políticos profissionais desse Brasil varonil.
    Rachadinhas e envolvimento com milícias são apenas o começo do carretel…..

  12. João Soares disse:

    É mais um péssimo presidente que temos, a pequena diferença é em relação ao roubo e corrupção, onde o combate é inegável. Diferente dos anteriores que roubavam, deixavam roubar tudo que podiam, do menor ao maior. O principal e maior ladrão do mundo segundo o Google e o Barack Obama era o LULADRAO.

  13. Tico de Adauto disse:

    Pede pra c…. e sai abestalhado bovino.

  14. Mgil disse:

    Olha a chamada que é feita para o texto. Tá ridícula essa imprensa. O desespero é grande. Mas o véi é duro, é bom e o povo tá com ele.

  15. LULADRÃO disse:

    O HOMEM É BOM , O HOMEM É ESPETÁCULAR!
    MELHOR PRESIDENTE DE TODOS OS TEMPOS. OS JUMENTOS PTRALHAS COMEDORES DE CAPIM SECO, FICAM LOUCOS.

  16. Geraldo disse:

    Bolsonaro ta reeleito.
    Os ladrões não tem vez mais no Brasil.
    Pode espernear.
    MITO 2022.

  17. Chimbau disse:

    CAi FOra BOSTANARO

    • João Soares disse:

      Quero luladrao e dilmanta de volta pra continuar o roubo e a corrupção desenfreada em todo pais.

  18. Levi disse:

    LUGAR DE DOIDO E NO HOSPICIO

    PRESIDENTE XIBATINHA

    FORAAAAAAAAA

  19. Junin disse:

    Nem é preciso dizer mais essa asneira tonto!!! Todos estão vendo!!! Só aparece pra falar bosta!!!! Atos pra melhorar o país NADA….!!!pede pra sair….

  20. ZéGado disse:

    É um excelente sim, és um excelente LIXO!
    Sua hora vai chegar e da sua boiada também.

COMENTE AQUI