Odebrecht fez pagamentos a Toffoli quando ele era advogado-Geral da União, disse Marcelo Odebrecht à PGR

Foto: Will Shutter/Câmara dos Deputados

O empreiteiro Marcelo Odebrecht disse à Procuradoria-Geral da República que seu grupo empresarial mantinha um acerto ilícito com o então advogado-Geral da União, Dias Toffoli, e que fazia pagamentos a ele no decorrer do segundo mandato de Lula, entre 2007 e 2009.

As afirmações foram feitas nos dias seis e sete de maio, em depoimento autorizado pelo relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, nos autos da PET 8319, que corre em sigilo. Esses autos contêm o HD de um computador de Marcelo Odebrecht apreendido pela Polícia Federal em 2015.

Como descrevemos na reportagem principal desta série, o empresário, hoje delator, prestou essas informações após ser confrontado pelos procuradores com uma série de emails encontrados no computador dele. Disse que um diretor da Odebrecht e um advogado ligado ao PT eram os responsáveis diretos pelo acerto e pelos pagamentos. Não soube especificar valores nem detalhar aspectos operacionais do acerto narrado.

Diante do depoimento de Marcelo Odebrecht e do teor dos emails encontrados de modo independente no HD dele, os procuradores do Grupo de Trabalho da Lava Jato na PGR enviaram a seus superiores pedido de abertura de inquérito por suspeita de corrupção passiva contra o atual presidente do Supremo. Até a saída coletiva dos procuradores, no dia 26 de junho, o procurador-Geral da República, Augusto Aras, e a subprocuradora Lindôra Araújo, chefe formal da Lava Jato na PGR desde janeiro, não haviam manifestado intenção de apresentar ao Supremo esse pedido de investigação. Eles dizem com frequência, a interlocutores, que Toffoli é o único aliado no Supremo da cúpula da PGR.

O presidente do tribunal elogiou recentemente e em público a atuação de Aras. Na quinta-feira, dia 9 de julho, atendeu a pedido da PGR, no recesso Judiciário, para que as forças-tarefa da Lava Jato no Paraná, no Rio e em São Paulo entregassem a Aras todo o acervo sigiloso obtido em cinco anos de investigações.

Vortex

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. João Macena disse:

    Escrever o quê? Concordo plenamente c vc, caro Cidadão 55. Parabéns! João Macena.

  2. Pedro disse:

    Vai mandar abrir um inquérito contra Marcelo Odebrecht, por ter mentido, vai mandar o careca investigar e caso seja preso (impossível) Celso de Melo e Gilmar Falcatrua solitária. Aí que parece, não é só ele por ter sido pupilo de nove dedos é a família toda envolvida em maracutaias e sim é verdade, a Grobo não vai dar uma linha, o PT, PSOL, PCB, PCDOB E OUTROS, não vão pedir o seu impedimento. Vamos ter que engolir as falcatruas da ditadura da toga.

  3. Gibira disse:

    Será que vai passar no JN?

  4. Bader disse:

    Quero vê quando investigarem o Alexandre Imoral. Aí a casa cai de vez.

  5. Pedro disse:

    Quem vai investigar esse rapaz ?

  6. Mgil disse:

    Situação agora complicou.

  7. CIDADAO55 disse:

    egundo General Heleno: “se gritar PEGA LADRÃO não fica um, meu irmão”.
    A política, o judiciário e a burguesia brasileira “FEDEM”. É sujeira pra todo lado. Ninguém respeita a Constituição e seus preceitos éticos e morais. Ary Barroso foi muito preciso quando escreveu em Aquarela do Brasil “[…] Brasil meu Brasil brasileiro, mulato inzoneiro […]” – Brasil inzoneiro = Brasil da malandragem.

    Desse jeito é muito fácil dizer #FiqueEmCasa qquando se ganha mais de 30 mil reais por mês e várias regalias pro resto da vida, além de ter férias/ recesso de, pelo menos, 90 dias no ano. Ou seja, SE LASQUE PRA LÁ POVO BRASILEIRO.,

    #AcordaPovoBrasileiro

    Vamos exigir dos políticos que elegemos nas últimas eleições reformas para um BRASIL MELHOR.
    #ReformaPolítica
    #ReformaDoJudiciário
    #ReformaTributária
    #ReformaDoCódigoPenal
    #ReformaEducacional
    #AjustesNasReformasTrabalhistaEPrevidenciária

  8. Chicó disse:

    Já sei o que ele vai fazer ! Vai chamar essa notícia de ato antidemocrático e, numa canetada, mandar censurar os jornais que a publicarem !!!

COMENTE AQUI