Diversos

Organização internacional alerta que pode faltar vinho em 2022

Foto: Pixabay

Após uma considerável alta no consumo de vinhos em 2020 e 2021, há um “risco iminente” de escassez de vinho no mundo todo. Sim! Você não leu errado! O mundo pode ficar sem vinho. O alerta é da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), maior entidade do setor.

De acordo com a organização, o motivo é o mau tempo, que impactou a produção em países como Itália, Espanha e França. Nos países da União Europeia, a queda no volume produzido deve ser de 13% em relação ao ano passado. Segundo a associação, a produção da bebida em 2021 foi uma das mais baixas de toda a história.

“E não há vacina” para a mudança do clima, acrescentou Roca. “Existem soluções de longo prazo que exigirão grandes esforços em termos de práticas sustentáveis de cultivo da vinha e produção de vinho”, finalizou.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Agora fudeu tudo. Pode faltar o feijão o arroz e a carne mas se faltar vinho o mundo para de vez

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Banco Central comunica vazamento de dados de 160,1 mil chaves Pix da Acesso Pagamentos

Foto: Reprodução

O Banco Central (BC) comunicou nesta sexta-feira (21) que houve um vazamento de dados pessoais de 160,1 mil chaves Pix da Acesso Soluções de Pagamento. Segundo o BC, houve falhas pontuais no sistemas da empresa.

Em nota, o BC ressaltou que dados sensíveis e protegidos pelo sigilo bancário como senhas, saldos e informações de movimentações não foram expostos. As únicas informações que foram expostas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, de acordo com o BC.

Os dados foram expostos do dia 3 a 5 de dezembro do ano passado. As informações potencialmente vazadas são de nome de usuário, CPF, instituição de relacionamento, número da agência e da conta.

Segundo o Banco Central, as pessoas que tiveram seus dados vazados serão notificadas apenas pelo aplicativo da Acesso ou por meio do internet banking. A autoridade monetária ressalta que não haverá comunicação por telefone, mensagens, SMS ou e-mail.

O BC também anunciou que adotou as “ações necessárias” para apurar o caso e poderá aplicar as sanções previstas no regulamento do Pix, que podem ser multa, suspensão ou até exclusão do sistema.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Grupo Conexão, detentora da Cabo Telecom, apresenta novo CEO

Foto: Reprodução

A Triple Play Brasil Participações SA (“Grupo Conexão”), companhia controlada pelo fundo de investimentos Grain Management, LLC (“Grain”), anuncia Denis Marcel Ferreira como o novo CEO da Companhia. Ferreira também assumirá o cargo de membro do Conselho de Administração, sucedendo o Gilbert Minionis, a partir dessa segunda-feira (17).

Minionis, que integrou o Grupo Conexão desde sua fundação em 2015, liderou a expansão do Grupo a partir da operação em Natal, a Cabo Telecom, quando a organização contava à época com aproximadamente 93 mil assinantes. Hoje, o Grupo Conexão possui presença em mais de 100 municípios e aproximadamente 460 mil assinantes até 30 de setembro de 2021. Ele foi fundamental na condução da transformação do Grupo em uma operadora líder, com foco em banda larga FTTH no mercado, através de uma expansão orgânica e 14 aquisições estratégicas.

Denis Ferreira conta com mais de 20 anos de experiência em alta liderança no setor de telecomunicações com foco em soluções de fibra ótica e banda larga. Antes de ingressar no Grupo Conexão, foi Head de Residential Solutions da TIM (“TIM Live”), unidade de negócios que fornece serviços de banda ultralarga fixa (FTTH e FTTC), banda larga residencial móvel e telefonia. Na TIM Live, foi responsável pelas áreas de marketing, vendas, operações, finanças e planejamento, aumentando organicamente as receitas e base de clientes de modo substancial ao longo de seu mandato de quatro anos.

Ferreira também ocupou cargos de liderança nos setores de telecomunicações e consultoria de gestão, incluindo posições na Vivo, GVT e Claro, onde manteve um forte histórico de aceleração do crescimento. Iniciou sua carreira como consultor de gestão na Accenture, Gemini Consulting e Siemens Telecommunications. Possui MBA pela SDA Bocconi School of Management, Especialização em Administração de Empresas (CEAG) pela FGV/Escola de Administração de Empresas de São Paulo e bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo, Campus de São Carlos.

“Desde o início do nosso investimento, foi um grande prazer contar com a parceria com Gilbert, cuja liderança e visão estratégica foram fundamentais para transformar o Grupo Conexão no negócio excepcional que é hoje. Agradecemos a Gilbert por suas muitas contribuições e orientação durante essa transição coordenada e por nos ajudar a preparar essa equipe para o sucesso futuro. Desejamos a ele o melhor nesse momento em que busca assumir novos empreendimentos familiares e profissionais”, resume Ricardo Rodriguez, Presidente do Conselho do Grupo Conexão e Diretor da Grain.

“O Denis é um gestor talentoso com as habilidades e experiência certas para aproveitar este momento do Grupo Conexão e liderar o negócio em sua próxima fase de expansão. Estamos confiantes de que elevará ainda mais nossa forte equipe e será um sucessor altamente capaz para o posto. A Grain espera trabalhar em parceria com Denis enquanto o Grupo Conexão desenvolve suas iniciativas estratégicas na busca contínua por excelência no atendimento a seus clientes atuais e futuros.”

“Estou muito motivado e animado em me juntar à equipe do Grupo Conexão neste momento de grandes oportunidades. Acredito que a companhia está bem posicionado para aproveitar as muitas perspectivas de crescimento do mercado brasileiro de banda larga”, planeja Ferreira.

Sobre o Grupo Conexão

O Grupo Conexão fornece serviços de banda larga usando principalmente a tecnologia de fibra para casa para aproximadamente 438.000 clientes residenciais e 22.000 clientes empresariais em seis estados do Brasil: no Nordeste (Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Bahia) e Sudeste (São Paulo e Minas Gerais). O Grupo Conexão opera várias marcas, incluindo Cabo Telecom, Multiplay, Conexão, Outcenter, StarWeb entre outras.

O Grupo Conexão se orgulha de sua superior experiência com o cliente e de décadas de tecnologia de ponta no fornecimento de conectividade de banda larga, TV por assinatura, serviços de telefonia e Serviços Corporativos de TI. Sua infraestrutura própria abrange mais de 14.000 quilômetros de redes de fibra óptica e HFC de alto nível, alcançando abrangência de mais de 1,6 milhões de domicílios e negócios. Para mais informações, visite www.grupoconexao.com.br.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Religião

Igrejas e templos religiosos não são obrigados a exigir passaporte vacinal no RN, diz governo

Foto: Geraldo Jerônimo

O governo do Rio Grande do Norte confirmou nesta sexta-feira (21) que igrejas e templos religiosos do estado não são obrigado a exigir passaporte vacinal para entrada de pessoas. A informação foi dada pelo Gabinete Civil do Estado.

Passou a valer pela manhã o decreto do governo do estado que determina que shoppings, restaurantes, bares e outros estabelecimentos, mesmo que em local aberto, com mais de 100 pessoas, exijam o comprovante de vacinação a seus frequentadores.

Porém, segundo o estado, pelo menos por enquanto, a medida não vai se aplicar aos templos religiosos.

A confirmação foi feita após a governadora Fátima Bezerra (PT) ter participado de uma audiência com representantes da Ordem dos Pastores Evangélicos, na quinta-feira (20). De acordo com o governo, a audiência foi feita a pedido da entidade.

O deputado estadual Albert Dickson (Pros), que também participou da reunião, afirmou que os lideres religiosos defenderam que a medida não seria necessária.

“Nas igrejas estão se cumprindo rigorosamente todos os protocolos. Além disso, não existe a necessidade de retirar máscaras para se alimentar como nas festas e restaurantes. Todos lá ficam todo o tempo com as máscaras”, disse.

Shoppings, restaurantes, bares e outros estabelecimentos do Rio Grande do Norte devem começar a cobrar o passaporte da vacinação a partir desta sexta-feira (21), de acordo com o decreto publicado pelo governo do estado na última terça-feira (18).

g1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

ENEM 2022: Provas estão previstas para os dias 13 e 20 de novembro

Foto: AGÊNCIA BRASIL / REPRODUÇÃO

As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2022 já tem data definida. Os exames devem ser realizados nos dias 13 e 20 de novembro, conforme anúncio feito pelo Ministro da Educação, Milton Ribeiro em sua página oficial do Twitter na noite de ontem e publicado no DOU (Diário Oficial da União) nesta sexta-feira (21).

Além do Enem, foi publicado no DOU nesta manhã o calendário das datas previstas para realização de exames e avaliações, nacionais e internacionais em 2022 sob responsabilidade do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Confira a seguir:

– Revalida 1ª Etapa – 6 de março de 2022.
– Revalida 2ª etapa – 25 e 26 de junho de 2022.
– Revalida 1ª Etapa (2ª edição) – 7 de agosto de 2022.
– Encceja – 28 de agosto de 2022.
– Encceja exterior – 18 de setembro de 2022.
– Encceja PPL – 11 e 12 de outubro de 2022.
– Enem – 13 e 20 de novembro de 2022.
– Enade – 27 de novembro de 2022.
– Revalida 2ª etapa (2ª edição) – 3 e 4 de dezembro de 2022.
– Enem PPL – 13 e 14 de dezembro de 2022.

De acordo com o presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, os exames e avaliações poderão ser cancelados ou ter as datas de realização alteradas a critério do Inep em decorrência da necessidade de ajuste das etapas inerentes à realização ou inviabilidade de alguma delas.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura de Pau dos Ferros e Sesap investigam mortes de crianças com sintomas respiratórios

Foto: Reprodução

A população do Alto Oeste potiguar está assustada com recentes casos de mortes de crianças em decorrência de problemas respiratórios na cidade de Pau dos Ferros. Os casos ocorreram na quarta-feira (19) e na manhã desta sexta-feira (21), com crianças de até 2 anos de idade. Ainda não há a detalhes sobre as circunstâncias das mortes e os diagnósticos estão sendo analisados. Não há confirmação se as crianças estavam com covid.

Até o momento, só há a confirmação de que as duas crianças estavam internadas no hospital regional Cleodon Carlos de Andrade com sintomas respiratórios e, no caso da que faleceu nesta sexta, havia quadro de pneumonia. O hospital recebe pacientes com covid-19, mas os testes realizados nas crianças ainda não foram concluídos.

Nas redes sociais, após as mortes, várias pessoas divulgaram informações não-oficiais de que há outras crianças em cidades vizinhas com sintomas respiratórios graves, incluindo as cidades de São Miguel e Luis Gomes.

Por nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Pau dos Ferros informou que as duas crianças que faleceram no Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade não passaram pelo serviço de saúde da rede municipal, por isso a Secretaria não dispõe de alguns dados. Porém, ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, “devido à situação preocupante, a equipe da Secretaria está reunida desde cedo para decidir algumas estratégias”.

Entre as medidas que estão sendo articuladas, de acordo com a Prefeitura, está a instalação de um ambulatório para atender apenas crianças com sintomas gripais, “uma vez que muitos pais acabam nem passando pela rede com as crianças com receio de contágio”. “A medida deve auxiliar na assistência específica e fornecer dados concretos para a avaliação do cenário no município”. Ainda na nota, a Secretaria pediu celeridade à Sesap na investigação e lamentou as mortes.

Nenhuma das duas crianças estava no grupo que poderia tomar a vacina contra a covid-19.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça apresenta proposta de suspensão da greve dos rodoviários com concessão de reajuste de 75% do vale alimentação

Foto: Ayrton Freire

A justiça apresentou uma proposta de suspensão da greve dos rodoviários  com concessão de reajuste de 75% do vale alimentação. A orientação foi feita pelo Desembargador Federal do Trabalho, Eridson Medeiros.

Nova audiência no TRT/RN foi marcada para quarta-feira, dia 26. O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Rio Grande do Norte (Sintro) vai levar para assembleia da categoria às 15h.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra 02 óbitos por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 1.070

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (21). São 400.653 casos totalizados. Na terça (20) eram contabilizados 399.213, ou seja, 1.440 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 1.070 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.628 no total. Dois (02) óbitos foram registrados nas últimas 24 horas no RN (em Mossoró e Itajá). Na terça (20), eram 7.622 mortes. A Sesap não registrou óbito após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.482.

Recuperados são 381.655. Casos suspeitos somam 4.870 e descartados são 845.341. Estimativa de casos em acompanhamento: 11.370.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: RN possui 31 leitos críticos e 46 leitos clínicos disponíveis

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 12h15 desta sexta-feira (21).

Neste período, haviam 16 pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e 4 aguardavam avaliação. Foram registrados disponíveis 31 leitos críticos e outros 46, sendo clínicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 60%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 60%, registrada no início da tarde desta sexta-feira (21). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 119.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 61,4% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 61,1% e a Região Seridó tem 50%.

Até o momento desta publicação são 31 leitos críticos (UTI) disponíveis e 72 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 46 disponíveis e 47 ocupados.

Outros 17 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 21 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

Em virtude do surto gripal que atinge não somente o RN, a Sesap informou no dia 6 de janeiro que disponibilizou leitos da rede Covid para pacientes com outras síndromes gripais que tenham teste negativo para Covid-19, resguardando as medidas de biossegurança para evitar contaminação.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Salto da Energia Solar Distribuída no RN em 2021 registra crescimento acima do índice Brasil

O salto da energia solar distribuída no Brasil em 2021 foi enorme e no Rio Grande do Norte os números comprovam que o crescimento foi ainda maior, superando a marca do País. O segmento atraiu em território nacional mais de R$ 21,8 bilhões em investimentos e cresceu 78,6%, enquanto no Rio Grande do Norte o crescimento foi de 124,5%, acima também da Região Nordeste, que cresceu 95,7%. Em 2021 os investimentos estimados no RN foram superiores a R$ 543 milhões, devendo superar R$ 1 bilhão em 2022.

Em termos absolutos, o RN fica atrás apenas da BA, CE e PE. Se considerarmos uma proporcionalidade em relação PIB e à população, o Estado ocupa a 2ª melhor posição na região Nordeste, tendo apenas o estado do PI à sua frente.

Esse crescimento está representado em mais de 18 mil domicílios residenciais, comerciais e industriais que recebem energia limpa, renovável e inesgotável, proporcionando significativa redução em suas despesas com energia elétrica. Outro dado interessante é que 98% dos municípios potiguares contam com, pelo menos, um sistema de energia solar fotovoltaica instalado. Uma verdadeira demonstração da grande aceitação da tecnologia por parte da população. Dos 167 municípios potiguares, 164 cidades já possuem energia solar.

Através do levantamento feito pela Associação Potiguar de Energias Renováveis – APER, os dados comprovam a vocação que o Rio Grande do Norte apresenta para a geração de energias renováveis, quer seja de fonte eólica (onde desponta como o maior produtor nacional) ou solar (distribuída ou centralizada), além de ratificar o espírito empreendedor do norte-rio-grandense e o apoio que essas fontes de energia têm recebido de instituições como SEBRAE, SENAI, Federação das Indústrias e Governo do Estado.

“Os elevados reajustes nas tarifas de energia elétrica – que vêm ocorrendo sistematicamente em índices superiores à inflação nos últimos anos e com perspectiva de novos aumentos reais -, têm contribuído para que a energia solar distribuída tenha se tornado extremamente atrativa sob o ponto de vista econômico-financeiro, representando economia imediata e duradoura para os produtores-consumidores e apresentando baixos prazos para o retorno dos investimentos”, comenta José Maria Vilar, vice-presidente da APER e responsável pelo levantamento.

Por outro lado, o avanço da tecnologia tornou os equipamentos mais eficientes e robustos, com a expectativa de geração por um longo prazo, com os fabricantes prevendo uma pequena perda gradativa de eficiência ao longo do tempo, com estimativa dos fabricantes de alcançar 80% de eficiência no 25º ano de funcionamento; evidentemente que manutenção adequada e eventuais substituições de parte dos equipamentos ao longo do período fazem parte do processo.

Para Max Pereira, presidente da APER, o setor de geração de energia solar fotovoltaica distribuída consegue alcançar um raro equilíbrio: “Economia no bolso com sustentabilidade ambiental, tornando-o altamente atrativo, sob os diversos ângulos: para as famílias, representa significativa economia em seu orçamento doméstico; para as empresas, redução substancial do seu custo com energia elétrica, que em muitos casos representa o segundo maior item de custo, tornando-as mais competitivas”, comenta.

A energia solar parece ser um caminho sem volta, considerando a existência de uma rara convergência entre interesses governamentais – dada sua contribuição para a diversificação e segurança da matriz energética do país; econômicos, sociais e ambientais.

Opinião dos leitores

  1. Ótimo, porém ainda ficar não mão da disbuidora é suicídio. E burrice. No RN, quando falta energia as pessoas passam 3 horas no mínimo sem energia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *