PESQUISA: Hoje, eleição presidencial teria Bolsonaro à frente de todos com diferença maior que no 1º turno das eleições 2018

Imagem: Poder360

Pesquisa PoderData indica que o presidente Jair Bolsonaro lidera isolado a intenção de votos para o 1º turno da disputa ao Planalto, em 2022. É o favorito de 38% dos eleitores. O 2º colocado, o ex-ministro Fernando Haddad (PT), é o escolhido de 14%.

A diferença entre o presidente e o petista é de 24 pontos percentuais. É maior que os 17 pontos percentuais que os separaram no 1º turno de 2018. Na ocasião, Bolsonaro teve 46% dos votos. Haddad alcançou 29%.

O ex-ministro Sergio Moro (sem partido) aparece em 3º na corrida presidencial, com 10% de preferência. O levantamento também incluiu Ciro Gomes (PDT), Luiz Henrique Mandetta (DEM), João Doria (PSDB) e Flávio Dino (PC do B).

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360. Os dados foram coletados de 3 a 5 de agosto, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 512 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

O PoderData mostra ainda as intenções de voto para cada 1 dos candidatos por sexo, idade, região, escolaridade e renda.

Os dados indicam que Bolsonaro possivelmente ganharia a eleição em 1º turno se só homens pudessem votar. Ele tem 50% de apoio nesse grupo. O 2º colocado, Haddad, tem 13% das intenções do eleitorado masculino. As mulheres que apoiam a reeleição do presidente em 2022 somam 27% –maior percentual entre os possíveis candidatos.

Considerando a renda, o maior percentual (39%) das intenções de voto de Bolsonaro é entre os desempregados e sem renda fixa –justamente aqueles que recebem hoje o auxílio emergencial. Nesse grupo, Haddad é o 2º a ter mais apoio, com 11% das intenções. A diferença entre os 2 é de 28 pontos percentuais.

O levantamento mostra que Bolsonaro é o favorito entre os jovens de 16 a 24 anos. Tem 40% das intenções de votos desse grupo. Há empate técnico entre Haddad e Moro, considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais. O petista tem 12% e o ex-juiz da Lava Jato tem 10% da preferência entre os mais jovens.

O pior desempenho do presidente é entre os eleitores mais ricos –os que recebem mais de 10 salários mínimos e representam 3% do eleitorado brasileiro. Nesse grupo, Bolsonaro tem 18% contra 21% de Haddad e 17% de Doria. Pela margem de erro, é possível dizer que os 3 candidatos estão embolados nesse eleitorado, em empate técnico.

Apoiadores do governo

Entre os que aprovam o governo do presidente Jair Bolsonaro (45%), o presidente tem 80% das intenções de voto. Em seguida, o possível candidato à Presidência com maior percentual é Moro: 5%.

Haddad lidera as intenções de voto entre os que rejeitam a atual administração federal (45%), com 27%. Em seguida, está Moro. O ex-juiz tem 13% das intenções de voto do grupo.

Apoiadores de Bolsonaro

PoderData também analisou as intenções de voto dos entrevistados conforme a avaliação sobre o trabalho de Bolsonaro como presidente.

Entre os que aprovam o desempenho pessoal do presidente, 86% votariam pela sua reeleição. Só 4% preferem Ciro Gomes; 3% preferem Moro; e 2%, Haddad. O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta tem 9% das intenções de voto do grupo. Brancos e nulos são 20%.

O levantamento mostra ainda que Haddad é o favorito entre os que avaliam o desempenho do presidente como “ruim” ou “péssimo”. O petista tem 27% dos votos desse grupo. Moro tem 13%.

Poder 360

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Rafael Pinheiro disse:

    MORO para Presidente! Vamos eleger o homem que teve coragem de enfrentar a maior quadrilha da história do nosso pais – o PT.
    Vamos também tirar Fátima e o PT do nosso RN.

  2. Tarcísio Eimar disse:

    Dessa relação quem menos pecou politicamente foi MORO e MANDETTA

  3. Maria Bernardes disse:

    Kkkkk
    Só pode ser fake !
    Só espero que apareça alguém de gabarito até lá… se não, estamos LASCADOS !!! JESUSMARIAJOSÉ !!!🙀

  4. Kulk disse:

    Não ganhava de ninguém, terminou eleito, imaginem agora.
    Kkkkkkk
    1 turno apenas.
    Kkkk

  5. Cloroald Ivermec disse:

    Vocês, homens honestos, patriotas, comprometidos com o bem estar geral, votariam em qual político desses aí que não esteja envolvido com corrupção, com milícia, com dinheiro ilícito, que não incite a violência?

  6. Manoel disse:

    E gado acredita em pesquisa?
    Essa turma é 100% incoerência moral e intelectual.
    Deprimente.

  7. Almir disse:

    O PT acabou, só tinha o curral do NE mas está derretendo a passos largos, esta votação de Haddad, nem Lula tem.
    O mito vai levar no primeiro turno.

    • Marcos Benício disse:

      Certa vez esse blogueiro também falou no programa Meio Dia RN que o PT tinha acabado, tinha morrido, igualzinho você agora, e no entanto o PT está sempre em segundo ou primeiro lugar. Não se iluda muito não. Política é uma caixa de surpresa e tudo pode mudar, viu?

  8. Jefferson Silva disse:

    Pior, e saber que tem gente que ainda vota no PT. Pense num povo pra gostar de ladrão! e são moralistas viu, se falar já querem debater " bom Veja bem, o roubo e tals kkkkk Pense numa raça.

    • Marcos Benício disse:

      Então!
      Debater é para quem sabe, você só sabe esbravejar. Não sabe expor ideias, igualzinho seu presidente que fugiu de todos os debates.
      Você deve ser tipo aquele personagem: não ouço, não falo, não vejo! 🤦

  9. duendevermelho disse:

    Eu ainda acredito que essa pesquisa está errada! Se estão colocando o Mito com essa porcentagem aí, pode ir atrás que, no mínimo, ele está ganhando no primeiro turno!

  10. Pepe disse:

    Pode comemorar,mas a verdade será outra. O tempo é o dono da razão.
    Moro ainda não começou a se apresentar como candidato.

  11. Chicó disse:

    Vou digitar 17 no microondas e Jair treinando pra não perder o costume !!! O homi é bom !!!

  12. Tulio disse:

    Cadê Manoel? Lúcido? Kkkkk chora não bebê, a peia vai ser maior.

  13. César Augusto de Oliveira Paiva disse:

    Agora os esquerdopatas vão se matar , imagina a choradeira dos lulistas e o restante da corga , aguenta aí é peia e bomba , Bolsonaro ate 2.026 muuuu , mordam a isca e comecem as esculhambação 😂😂😂😂. Aceitem que dói menos.

  14. Mario Junior disse:

    Vamos torcer para Bolsonaro e Moro no 2° turno. Quem ganhar dos dois tá bom

    Temos que tirar a esquerda do 2° turno.

    A esquerda não existe mais.

  15. Gibira disse:

    Eita chego a chorar de emoção com meu Mito ganhando todas.

  16. Marcelo disse:

    Pelo andar da carroceria ele ganhará no 1° turno.

    O único que poderia bater de frente é Lula, mas não concorrerá.

    Ciro Gomes tá caindo muito. Deve brigar com Boulos ou Cabo Daciolo

    Mandetta e Dória, os partidos estão até o talo envolvidos com corrupção. Aécio Neves, Serra e Alckmin

  17. Biró disse:

    É o mundo todooooo kkkk

COMENTE AQUI