Por que tantos testes de vacina estão acontecendo no Brasil?

Nas últimas semanas, várias empresas farmacêuticas e instituições do exterior anunciaram testes de vacinas em território brasileiro.

Devido à urgência em controlar a pandemia do novo coronavírus, cientistas iniciaram o processo de criação de uma vacina mais rápido já visto pela ciência.

Em pouco mais de oito meses de conhecimento acumulado sobre o vírus, já existem várias fórmulas na última fase de testes em seres humanos.

Três delas serão testadas no Brasil, apesar de serem projetos vindos de laboratórios chinesesingleses e alemães.

Por que então realizar testes em um país tão longe de casa?

CNN coversou com Gustavo Cabral, imunologista com formações em Oxford na Inglaterra e em Berna na Suíça, explicou porque o Brasil se tornou o ambiente perfeito para o desafio da testagem final de vacinas contra a Covid-19.

“Como nós vamos saber que a vacina é eficiente? Se ela proteger do vírus. Ou seja, temos que testar em um ambiente onde as pessoas estarão susceptíveis a serem infectadas”, ele afirma.

Os números recentes da pandemia no Brasil mostram uma taxa de transmissão alta, registrando 1,08 no início de agosto. Esse número representa a quantidade de pessoas que um infectado é capaz de contaminar, em média, na região. Ou seja, 100 infectados no país estão transmitindo a doença aproximadamente para 108 outras pessoas. Para que a epidemia seja considerada como controlada, esse número deveria ser menor do que 1.

“É preciso testar em um ambiente em que a gente sabe que as pessoas serão expostas à doença. Porque a gestão da pandemia foi ruim, o vírus está se propagando tão rapidamente que [o Brasil] se tornou o lugar perfeito para a testagem de vacinas”, diz Cabral.

Ou seja, as farmacêuticas Pfizer, Sinovac e AstraZeneca, juntamente com instituições parceiras, como a Universidade de Oxford, encontraram no Brasil o ambiente ideal para testar suas fórmulas. Em um ambiente com a população tão exposta ao SARS-CoV-2, é mais fácil perceber se a vacina projetada consegue proteger o organismo da infecção, pois é altamente provável que o voluntário testado seja exposto ao vírus em algum momento.

CNN BRASIL

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. José Macedo disse:

    Parabéns presidente e prefeito Álvaro dias por ter um dos maiores índices, de números de curados do Brasil.

  2. O rei do gado disse:

    Resumindo: viramos a maior gaiola de ratinhos de laboratório onde o corona virus reina absoluto. Quando o testo no ratinhis do Brasil funcionar, o outros seres humanos dstao aptos a se vacinar. Parabens Bolsonaro. Ainda bem que vc nao deixou o Mandetta nem o Teich fazer o bom trabalho e viva a nossa ignorancia!

  3. Davi disse:

    PARABÉNS BOLSONARO A PRISãO LHE AGUARDA SEU GENOCIDA. O PT roubou mas não matou, vc faz os dois.

    • Luigi disse:

      Esse título pega melhor na Fátima do PT.
      Desviou dinheiro dos respiradores.
      Muitos morreram sem fôlego Ta??
      Já o presidente Bolsonaro, bancou tudo, não deixou faltar nada, fez, e fez sobrando.
      Me aponte uma irregularidade feito com o dinheiro do povo.
      Vc mesmo ta mordendo 600.00 paus por mês.
      Agradeça o presidente que vc tem.
      Se é do PT, o dinheiro não chegava, era ROUBADO COMO VC MESMO RECONHECE.
      Tchau corruptos!!
      Cadê os 5.000 milhões??
      Como é que é?
      Volta pri povo, ou vai entrar por perna de pinto e sair por pernas de pato??
      Corruptos!!
      Desonestos!!
      Ladrões!!

    • Abílio Rego disse:

      Procure se esclarecer. A roubalheira desenfreada do PT, que você admite, ocasionou sim, e ainda trará milhares de mortes pela falta de saneamento, hospitais, investimentos em pesquisa, e sem falar na falência do sistema educacional, heranças malditas dessa quadrilha. Bolsonaro pode ter suas falhas, mas os governadores e prefeitos são os verdadeiros bandidos nessa história da pandemia.

    • Ronaldo Duarte disse:

      Davi, voce é um doente!
      Aproveita essa quarentena e vá se tratar.

COMENTE AQUI