Presidente do COI diz que Jogos Olímpicos não devem ser “feira de manifestações”; Thomas Bach afirma que evento não é sobre política


Foto: Reuters

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, afirmou que os Jogos Olímpicos não são sobre política e que precisam ser protegidos para não se tornarem uma “feira de manifestações”.

Com o pano de fundo do movimento Black Lives Matter (vidas negras importam), que protesta contra a injustiça racial, a pressão aumentou para uma mudança na regra 50 da Carta Olímpica, que proíbe qualquer forma de protesto político durante os Jogos.

O presidente da Federação Internacional de Atletismo, Sebastian Coe, afirmou no começo do mês que acredita que os atletas têm o direito de fazerem gestos de protesto político durante os Jogos, contrariando a política oficial do COI.

“Os Jogos Olímpicos são primariamente sobre esportes. Os atletas personificam valores de excelência, solidariedade e paz”, escreveu Bach em artgigo publicado no jornal inglês The Guardian.

“Eles expressam a inclusão e o respeito mútuo também por serem politicamente neutros nas competições e durante as cerimônias. Em certos momentos, esse foco no esporte precisa ser reconciliado com a liberdade de expressão da qual todos os atletas também usufruem nos Jogos”, declarou o dirigente.

“O poder unificador dos Jogos só pode ser desenvolvido se todos mostrarem respeito e solidariedade uns para com os outros. Caso contrário, os Jogos se tornarão uma feira de manifestações de todos os tipos, dividindo ao invés de unir o mundo”, concluiu.

Agência Brasil

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Santos disse:

    Rapaz… ver o que os bozonaristas escrevem é engraçado viu!
    🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  2. Paulo disse:

    Os negros nos Estados Unidos vivem melhor do que os negros na África e na Europa.
    O movimento ultraradical Black lives matter atua a serviço dos democratas e da China para enfraquecer os Estados Unidos.
    A China está por trás disso.
    Esse pessoal queima delegacias, apoia traficantes e gangues que agem nas comunidades pobres.
    Não têm respeito pelo hino e bandeira nacionais.

    • Eu disse:

      Me parece que eles só querem ter a mesma vida dos outros americanos. Simples assim.

    • Paulo Lixo disse:

      Vc é mais podre que qualquer lixo que possa existir.
      Preconceituoso, sujo. Sua sorte é não encontrar uma pessoa como eu na sua frente.
      Lixo

  3. Boi 🐂 Tungão disse:

    Lançamento de ferro quente no gado 🐄

    • Paulo disse:

      Os jumentos de Lula servindo de burro de carga do chefe.
      Dia e noite arrotando bizarrices.
      A turma de Maduro quer destruir o Brasil…

COMENTE AQUI