PROJEÇÃO DO BG: Confira as projeções para a coligação Trabalho e Superação IV para deputado estadual

O Blog do BG mais uma vez lança rodada de projeções para as eleições proporcionais como fez nos pleitos de 2012 e Natal, 2014 no Estado e 2016 em Natal. As projeções são feitas com base nas pesquisas realizadas pelo Instituto Consult de junho até a primeira semana de outubro. Ela abrange as eleições para deputado estadual e para deputado federal. Em 2012, o blog acertou 24 dos 29 vereadores eleitos. Em 2016, o BG acertou 21 dos 29 vereadores eleitos em Natal em Natal. No pleito de 2014, para deputados, o BG acertou os oito deputados federais eleitos e 21 dos 24 deputados eleitos.

Para 2018, a base de pesquisas foi a maior da história do Rio Grande do Norte. Foram realizadas 6.800 entrevistas divididas em quatro pesquisas de 1700 questionários. Nas quatro pesquisas, foram citados 131 nomes 296 aptos pela Justiça Eleitoral para a concorrerem nas eleições de deputado estadual.

Todas as análises feitas foram projetadas com base em cada coligação de forma separada levando em consideração o eleitorado potiguar de 2.373.678. Estimando, aproximadamente 40% de votos em branco, nulos e abstenções, deveremos aproximadamente 1.500.000 de votos válidos. Por tanto, o quociente eleitoral para deputado estadual deverá ficar entre 62 e 70 mil, ou seja, a cada vez que uma coligação ou partido não-coligado atingir esse total de votos, elege um representante na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN).

Trabalho e Superação IV (AVANTE/PRB)

Essa coligação conta com 45 candidatos. Foram mais citados nas pesquisas Consult:

1º Doutor Bernardo
1º Kleber Rodrigues
——————
3º Bispo Francisco de Assis

Projeção do Blog: 1 + 1

Pela análise do Blog em cima dos números das pesquisas Consult, é possível avaliar que essa coligação elege um deputado estadual com possibilidades reais de eleger um segundo deputado a depender da votação dos integrantes da coligação.

Estão em pé de igualdade na disputa Doutor Bernardo e Kleber Fernandes como os mais citados na pesquisa Consult. Em terceiro, ainda segundo os dados da pesquisa, está o Bispo Francisco de Assis entre os que tem chances de se eleger.

As citações dos outros candidatos são tão irrisórias, inexiste chances de um outro nome figurar entre os eleitos.