Foto: Reprodução
O PT e o Palácio do Planalto deram a ordem: ninguém deve comentar a decisão do STF que manteve a condenação de Jair Bolsonaro no inquérito do golpe. A orientação vale para ministros, parlamentares e aliados do governo. A justificativa oficial? A decisão “já era esperada” e não merece debate público.
Segundo informações do Metrópoles, a estratégia é clara: minimizar Bolsonaro e evitar qualquer repercussão negativa que tire o foco do governo. No momento, a prioridade do Planalto é a COP30, conferência da ONU sobre clima em Belém, e não brigar com o ex-presidente condenado.
Integrantes do PT reforçam que Bolsonaro “já está no passado” e que não será o adversário de Lula em 2026, tentando desarmar politicamente a narrativa da oposição. A mensagem interna é: não alimentar polêmica com o ex-presidente e manter a atenção em políticas e eventos positivos para o governo.
Enquanto isso, no STF, a Primeira Turma manteve a condenação de Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão, com votos de Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin. Mas no Planalto, o recado é simples: foco na gestão, silêncio sobre o ex-presidente.
Comente aqui