Política

PT pede estudo para encaminhar CPI contra Moro por atuação em setor privado

A bancada do PT na Câmara dos Deputados acionou sua assessoria jurídica para emitir um parecer sobre a eventual instalação na Casa uma CPI para investigar a atuação do ex-juiz e presidenciável Sergio Moro no setor privado, como sugeriu o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP).

Teixeira anunciou que começaria a colher assinaturas na Câmara para a criação da comissão parlamentar de inquérito, com o objetivo de apurar suposto “conflito de interesses” na atuação de Moro na empresa Alvarez & Marsal.

Antes de dar continuidade à tarefa de obter as 171 assinaturas necessárias, o PT quer saber os limites para uma investigação no Legislativo avançar sobre um tema que colide com processos que estão no âmbito da Justiça, envolvendo gestão de massa falida, recuperação judicial e falência de empresas.

O encaminhamento foi discutido por Teixeira com o líder do partido na Câmara, Reginaldo Lopes (MG). Petistas avaliam ser possível obter o apoio de parlamentares de outras siglas de esquerda e também do centrão para abrir a CPI.

Os deputados da legenda deverão deliberar sobre o tema no início da próxima semana. Lopes disse que o tema deve entrar na pauta da reunião de terça-feira (1º), ou ser antecipado para segunda-feira (31), dependendo da avaliação do corpo técnico.

A base da investigação na Câmara devem ser os relatórios do TCU (Tribunal de Contas da União), órgão que investiga o caso envolvendo o pré-candidato à Presidência pelo Podemos e a atuação dele como juiz da Operação Lava Jato.

​O tribunal analisa se atos de Moro como juiz fragilizaram a situação econômica de empreiteiras e, alguns anos depois, ele foi trabalhar justamente na companhia responsável pela recuperação judicial da maioria delas.

Já colegas do ex-magistrado no Podemos e outros entusiastas da candidatura de Moro se manifestaram contra a iniciativa, qualificando-a como uma estratégia de vingança, que teria por objetivo desgastar o ex-juiz eleitoralmente para beneficiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial.

Monica Bergamo

Opinião dos leitores

  1. Moro estava na iniciativa privada, não tem nada errado. Imagine a moral Que esses petralhas mensaleiros e do Petrolão tem para investigar alguém. É só politicagem barata.

  2. Isso será o momento adequado pra Moro detalhar o que fazia o pt e assim boa parte do povo brasileiro abrir os olhos em quem está pensando pra entregar os seus destinos. Numa cpi Moro irá mostrar ao Brasil, como o pt e a quadrilha de políticos trabalham e encobrem a verdade para uma boa parte dos cidadãos brasileiros, nós temos nossos empregos pra sustentar a família, recebemos os salários, cumprimos nossas tarefas com dignidade, com ética e sem desonestidade, bem diferente das práticas petralhas, onde a mentira, a desonestidade, a falta de ética, o crime ( o assassinato de Celso Daniel, Toninho do pt…), A corrupção sistêmica onde todos os companheiros de luladrão foram presos e condenados, enquanto favorecia conglomerado econômico poderosos como engevix, oas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, jbs, oi…), Como o resultado disso tudo, deixaram miséria, desemprego e inflação, verdadeiro desastre humano, desastre esse que um presidente como Bolsonaro não consegue reverter, pelo que ele é, apesar de ter tido todas as condições politicas pra reverter, infelizmente ele tinha ilícitos dentro da família, e isso foi determinante pra sua derrocada, além do seu exacerbado destempero combinado a sua inabilidade política, além de seu pouco afinco a trabalho, e essa combinação foi nossa derrocada. Pois bem, nessa cpi Moro mostrará que um trabalho pródigo, com ética e determinação, conseguirá engajamento de toda a sociedade, de trabalhadores, empresário, políticos, sim, todos irão dar sua contribuição, porque saberão que quem comanda está agindo com retidão de caráter, muito trabalho e humildade, sempre pensando no bem estar de todos, como fez e liderou nos trabalhos da lava jato. Portanto, temos que dá essa chance pra o país, ela será uma das únicas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Família divulga print de conversa em que ex se recusa a aceitar fim do namoro com jovem que foi morta a tiros

Foto: Reprodução/ Arquivo pessoal

A família da jovem que foi morta a tiros na última quinta-feira (19) em Pindamonhangaba (SP) divulgou uma troca de mensagens encontrada no celular dela de uma conversa com o ex-namorado, principal suspeito pelo crime. Nela, ele se recusa a aceitar o término do namoro. “Vai terminar comigo o c*”, escreveu.

O crime foi registrado por uma câmera de segurança e mostra que Juliana Fernandes Cândido havia saído da aula e estava entrando no carro dirigido pelo pai dela quando foi surpreendida por um homem que atirou nela pelas costas.

Após a troca de mensagens, ela enviou uma selfie a uma amiga chorando.

Crime

O pai de Juliana estava no carro e foi surpreendido pelos disparos. Ao sair para socorrer a filha, ela já estava morta. A família conta que sabia que ela tinha um relacionamento, conhecia o jovem, mas ela não havia comentado sobre o término. Os parentes souberam do fim da relação por amigos.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Para Mourão, Moraes é parcial e Bolsonaro usa “armas que Justiça dá”

Foto: Marcos Corrêa/PR

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), falou nesta sexta-feira (20) sobre a ação do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Mourão disse considerar Moraes parcial e que Bolsonaro “usa armas que a Justiça dá”.

Bolsonaro apresentou ações no Supremo Tribunal Federal, negada por Dias Toffoli, e na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Moraes por suposto abuso de autoridade.

O presidente também cogita acionar o ministro em cortes internacionais, começando pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. “Eu acho que o presidente está usando as armas que a Justiça te dá”, declarou Mourão nessa sexta-feira.

“Uma vez que você considera que o magistrado está agindo parcialmente em relação à sua pessoa, você tem as suas armas para utilizar, para considerar que ele tá sendo parcial.”

Ao ser questionado sobre se considera Moraes parcial, Mourão declarou: “Eu considero, acho que tá havendo uma certa disruptura nisso tudo. Então eu concordo que o presidente utilizou os instrumentos que tinha à disposição.”

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Após mais de um mês de campanha, RN vacina 26% do público-alvo contra gripe e 30% contra sarampo

Foto: Valdecir Galor/SMCS

O Rio Grande do Norte vacinou 26% do público-alvo contra a gripe e 30% contra o sarampo desde o início da campanha deste ano, há mais de um mês. Os dados foram fornecidos nessa sexta-feira (20) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que considera uma “baixa adesão”.

As campanhas de imunização contra as duas doença foram iniciadas juntas em 4 de abril e e a meta da pasta é vacinar 90% do público contra a gripe e 95% contra o sarampo.

A meta é vacinar, no mínimo, 95% das 207.896 crianças que podem receber a dose contra o sarampo. Até o momento, segundo a Sesap, foram aplicadas 63.957 doses.

Até o momento, foram aplicadas 338.110 doses da vacina, o que representa apenas 26% do público a ser vacinado. Para a influenza a meta é vacinar, no mínimo, 90% de cada um dos grupos prioritários.

g1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Moro diz que é “possível” ser candidato ao Senado por SP

Foto: ADRIANO MACHADO/REUTERS

O ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) disse nessa sexta-feira (20.mai.2022) ser “possível” e “provável” que ele seja candidato ao Senado por São Paulo nas eleições deste ano. Ele também afirmou que eventual candidatura “ainda está em construção”.

Moro também declarou que pode ser candidato “a uma outra posição”. Deu as declarações em entrevista à Webrádio Insuperável, sediada em Boston, nos Estados Unidos. Moro está no país desde 5ª feira (19.mai) participando de evento promovido pela American Academy of Arts e Sciences, segundo sua assessoria.

O ex-juiz disse que é mais importante discutir “bandeiras” do que nomes à eleição. “A minha bandeira sempre foi do combate à corrupção, da integridade da política, da segurança pública, que voltou a ser um tema de grande preocupação para os brasileiros com retorno das pessoas às ruas após a pandemia”.

Em ritmo de campanha, Moro tem viajado pelo Estado de São Paulo. Na semana passada, comeu pastel em Santos.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Prazo para opcionais assumirem linhas de ônibus é prorrogado em Natal

Foto: Reprodução

O juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Francisco Seráphico da Nóbrega Coutinho, prorrogou até o dia 5 de junho o prazo para cumprimento da decisão judicial, proferida no último dia 4 de abril, para que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) de Natal restabeleça 20 linhas suspensas ou devolvidas pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Natal (Seturn), permitindo que o transporte opcional as opere. Contudo, o transporte alternativo enfrenta uma dificuldade: a limitação de não ter acesso ao sistema de bilhetagem eletrônica.

O alerta é feito pelo presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal de Natal, vereador Milklei Leite (PV). “A data definitiva para reativação dessas linhas depende muito da viabilidade de operação das mesmas e a maioria dos veículos do sistema de transporte opcional não dispõe da bilhetagem eletrônica, que é disposta pelo sistema por ônibus”, relembrou o parlamentar.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Economia anuncia contingenciamento de R$ 8,7 bilhões do Orçamento

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério da Economia anunciou hoje (20) o contingenciamento adicional de R$ 8,2 bilhões no Orçamento para cumprir o teto de gastos. O novo bloqueio será somado ao contingenciamento de R$ 1,7 bilhão do primeiro semestre.

Também foi anunciada a redução da previsão do déficit primário de R$ 66,9 bilhões para R$ 65,5 bilhões. Houve ganho na arrecadação de R$ 49,1 bilhões. A receita ainda não leva em conta a estimativa de R$ 25,4 bilhões com a privatização da Eletrobras.

Os números foram anunciados hoje no Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do Segundo Bimestre de 2022.

O relatório também mostra crescimento de R$ 4,8 bilhões de despesas para o pagamento de sentenças judiciais, além do aumento de R$ 1,2 bilhão com gastos com a reabertura do Plano Safra 21/22 e de R$ 2 bilhões com o impacto de eventos climáticos adversos do Proagro.

As despesas não consideram os eventuais reajustes salariais ao funcionalismo público, cujo valor de R$ 1,7 bilhão já está previsto no orçamento deste ano.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Programa Papo de Fogão: Peixe na crosta de rapadura e queijo coalho; e joelho de porco vão surpreender seu paladar neste fim de semana

O Papo de Fogão dessa semana esteve em Fortaleza/CE para aprender a preparar um delicioso peixe em crosta de rapadura e queijo coalho, prato do professor de Gastronomia Chef Edil Costa, do Espaço Edil Costa. E na dica rápida, o Chef Dantas, do Chef Dantas House, de Natal/RN, traz os segredos para preparar um Joelho de porco.

É neste fim de semana!
SÁBADO
Band Nordeste
MARANHÃO, 7h
CEARÁ, 8h
ALAGOAS, 10h

PARAÍBA
TV CORREIO/RECORD – 13h30

DOMINGO⠀
RIO GRANDE DO NORTE – TV Tropical – 10h

Ou no nosso canal do YouTube http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

Mecânico conserta de graça moto de gari que caminhava 5h por dia para ir trabalhar

Cristiano Silva e Jair Lenz – Fotos: Arquivo Pessoal

O mecânico Jair Lenz, de Cruzeiro do Sul (RS), se comoveu com a história do gari Cristiano Silva, que caminhava 5 horas por dia para ir ao trabalho, por não ter dinheiro para pagar o conserto de sua moto.

Após ouvir a triste situação do morador pela rádio da região, o mecânico ofereceu ajuda para consertar a moto.

Quando o serviço terminou Jair disse que Cristiano demorou para acreditar: “Quando comecei a conversar com ele por telefone a ficha dele não estava caindo, parece que ele não estava acreditando porque me disse que não ia ter como pagar. E eu disse que não teria custo algum, simplesmente queria ajudar”, contou.

“Acabei fazendo de bom coração, como se fosse para qualquer outro cliente”, disse Jair.

Caminha 5 horas por dia

Morador de Forqueta Baixa, interior de Arroio do Meio (RS), Cristiano Costa, de 38 anos, caminha cerca de cinco horas por dia para trabalhar como gari, na cidade de Lajeado.

Para chegar na empresa às 7h15, ele sai de casa às 5h, e anda de Forqueta Baixa até a Rua João Abott, no Centro de Lajeado.

“Eu tinha uma moto, mas estragou o motor, desde então, ou caminho ou não trabalho”, contou o gari.

Trabalhando há doze anos na profissão, Cristiano passa oito horas por dia correndo atrás do caminhão, mais cinco no deslocamento entre sua casa e seu trabalho.

“Pela manhã vou mais rápido para Lajeado, mas na volta demoro mais, pois daí já estou bem cansado”, desabafa ele.

O mecânico explicou que desde 2013 não trabalha mais com motos de baixa cilindrada, mas isso não foi motivo para não oferecer ao novo amigo o serviço completo, que levou uma semana para ser concluído.

Só Notícia Boa

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

9 Prefeitos do RN na mira do MP; saiba o motivo

Foto: divulgação/MPRN

Os gestores dos municípios de Goianinha, Tibau do Sul, Espírito Santo, Canguaretama, Baía Formosa, Vila Flor, São José de Mipibu, Lagoa Salgada e Brejinho entraram na mira do MP por descumprimento de acordo para destinação de resíduos sólidos.

Com isso, eles deverão enfrentar uma ação civil pública, ação penal ou lhes ser dada mais uma chance, através de novo acordo, para cumprir o previsto no Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

A lista de municípios foi informada pelo Ministério Público em levantamento solicitado pelo Blog do Dina.

No âmbito criminal, pode haver acordo de não persecução penal com o gestor ou a ação penal, a depender dos contornos que cada caso teve.

O Rio Grande do Norte tem três aterros sanitários, sendo dois na região metropolitana de Natal e um em Mossoró. Todos os municípios citados nessa matéria poderiam destinar seus resíduos aos aterros da região metropolitana.

Via Blog do Dina

Opinião dos leitores

  1. O juiz federal Moro e mais duas instâncias da justiça mandaram um cara para o aterro, Veio o STF e mandou soltar a céu aberto, isso é que foi um erro 🤭🤭🤭

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Homem usa capacete para agredir companheira e chuta vítima em Mossoró

Foto: reprodução

Um homem agrediu uma mulher com um capacete e chutou a vítima caída no chão, na manhã desta sexta-feira (20). O caso aconteceu em Mossoró, na região Oeste potiguar.

Vizinhos filmaram as agressões e os vídeos passaram a circular nas redes sociais.

O caso foi confirmado pela Polícia Militar, que informou que foi acionada e enviou uma equipe à localidade conhecida como Quixabeirinha, no bairro Aeroporto, por volta das 7h20.

Segundo a corporação, a viatura foi acionada pela própria vítima. Porém, quando a equipe chegou à casa na Rua Benedito da Silva Saldanha, o homem já tinha deixado o local.

A vítima foi orientada a procurar uma delegacia da Polícia Civil para registrar o crime e dar informações sobre o agressor, que era o companheiro dela.

Com informações de g1-RN

Opinião dos leitores

  1. Vagabundo, pilantra, safado.
    Uma vez intervi numa briga de casal , quase atirei no sujeito e depois a vagabunda voltou pra ele. Tem certas mulheres que se sujeita a isso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *