Geral

RN é o único grande polo de turismo do Nordeste que fica fora de feira por CALOTE

Stands Feira
Na foto todos os grandes concorrentes do RN no Nordeste presentes. Foto instagram de George Costa da edição que começou hoje.

Dos vexames dos quais se fazem a atual administração do Governo do Rio Grande do Norte, poucos parecem tão constrangedores quanta a série de calotes patrocinados pelo Estado contra o turismo potiguar, que é um dos pilares da economia local, respondendo por 75% do PIB potiguar.

O governo parece interessado em arrecadar, mas investir que é bom nada. A vergonha da vez é o calote dado na Aviestur, a feira dos agentes de viagens que começa neste fim de semana em Campinas (SP).

Com o RN vetado para participar pela organização da feira por FALTA DE PAGAMENTO ainda da edição de 2012, o Estado perde uma oportunidade ímpar para ter seu potencial turístico divulgado. Enquanto isso, os vizinhos Ceará e Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia aproveitam a oportunidade para mostrar o que têm de melhor.

Na Aviestur que começa hoje, por exemplo, Porto de Galinhas terá todo o destaque que merece. Justo. Deve receber a devida divulgação quem trabalha para tanto. Ao RN, caberia ser destaque do Serasa.

Curiosamente, no ano passado, a Aviestur elegeu o Rio Grande do Norte pela quarta vez como o melhor destino do Brasil. Para o Governo do Estado, contudo, pareceu irrelevante que uma das feiras mais importantes do setor tenha colocado o RN em patamar tão alto.

A fama de mau pagador no Turismo é recorrente – para não falar de outras áreas. O Centro Administrativo também ignora as dívidas com o Festival de Turismo de Gramado, que neste ano completa 25 anos.

O resultado é o esvaziamento. Pouquíssimas empresas do setor têm a intenção de firmar parceria com o governo-caloteiro para políticas de turismo, com a ladeira abaixo na qual estão a Setur e Emprotur.

Fingindo que está tudo bem, os órgãos governamentais preferem adotar uma agenda positiva e divulgar como grandioso ações que em outras cidades são corriqueiras, como incentivar o uso da Via Costeira aos domingos. De calote em calote, a administração justifica porque vai tão mal.

Opinião dos leitores

  1. Sr. Sergio, o seu exemplo das industrias de SP vem bem a calhar. TODAS recebem algum tipo de benefício fiscal para se instalar, o que não acontece com NENHUM equipamento turístico.
    Outro fator importante é que apenas 35% da renda do turista fica com os hotéis, portanto quando o estado está fazendo promoção para trazer mais turistas toda a cadeia é beneficiada, inclusive atividades que não tem poder financeiro para fazer investimentos, como os ambulantes e barraqueiros na praia, bugueiros, guias, vendedores de coco e os artesãos. Estas atividades dependem do turismo para viver.
    Sobre os parques da Disney te informo que a Florida faz promoções constantemente, inclusive estava com Stand nesta feira, como em várias outras pelo mundo.

    Abraços,

  2. Porque os "empresários" não investem nessas feiras? Qual justificativa serve de fundamento para que recursos públicos sejam empregados para trazer clientes para a casta hoteleira?
    Chega de mamar. Ganharam o terreno na Via Costeira, constroem hotel com juros menores, e ainda querem investimento público para encher seus apartamentos?

    1. Sério que você está perguntando isso? Cara, onde você acha que ficam os impostos da rede hoteleira? Na própria matéria tem dizendo que 75% do PIB do estado vem do turismo; Você não consegue enxergar uma boa justificativa para a promoção do turismo no estado?
      Economia é algo básico, recomendo um pouco de estudo…

    2. Então é por isso? Os parques de Orlando respondem por 65% do PIB daquela cidade. Sabe quanto quanto é investido de recursos públicos para divulgá-los? ZEEEEEEERRRRRRO!!!!!!!!!!
      Antes que você diga não haver comparação, vou concordar. Eles tiveram a competência que falta pela terra de Poti para viver sem as benesses públicas.
      A indústria paulista, para lhe dar um exemplo local, também tem grande parcela no PIB daquele Estado. Você já viu propagandas oficiais, ou o Estado de São Paulo bancar feiras para fazer com que os produtos fabricados por lá sejam adquiridos?
      O Estado precisa, sem dúvida, criar ambiente propício para o investimento. Depois desse momento é a vez de arregaçar as mangas e suar para se manter. Aqui, nossos "empresários hoteleiros", ao que parece, querem se manter nos braços do Estado por toda eternidade.
      Ser empresário significa arriscar e não mamar. Existem vários Sindicatos, Associações e Birôs que poderiam promover seus hotéis e filiados.
      Franklim, se seu emprego ou seu apetite lácteo foi ou está ameaçado, que tal andar com as próprias pernas?

  3. Qual foi o GOVERNO que deu o calote? Foi Wilma, Ibere ou Rosalba? Precisamos saber a verdade. Isso é uma vergonha

    1. È obvio ser o governo Rosalba responsável pela vergonha. Nomear um secretário q prefere patrocinar evento para uns poucos na Via Costeira em detrimento das centenas de milhares de familias q vivem direta e indiretamente do turismo!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Em encontro junino, Felipe Alves destaca coragem de Álvaro Dias e reforça apoio ao seu projeto para o RN

Foto: Divulgação

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, participou nesta segunda-feira, em Natal, de um encontro promovido pelo ex-vereador e atual secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves. Realizada em clima junino, a confraternização reuniu amigos, lideranças políticas e apoiadores em um momento marcado pela celebração das tradições nordestinas e pelo reencontro entre amigos.

Também participaram do encontro a pré-candidata a deputada federal Nina Souza e o presidente da Câmara Municipal de Natal e pré-candidato a deputado estadual, Eriko Jácome, além de convidados e lideranças da capital potiguar.

Ao receber os convidados, Felipe Alves destacou o caráter de confraternização do evento. “Essa reunião é um momento de reunir os amigos. Estou muito feliz por rever tantas pessoas e celebrar ao lado daqueles em quem confiamos. O propósito deste encontro é festejarmos juntos o São João e fortalecermos os laços de amizade”, afirmou.

Felipe também ressaltou sua admiração pela trajetória de Álvaro Dias. “Desde pequeno acompanho a luta de Álvaro pelo Seridó e, mais recentemente, seu trabalho como prefeito de Natal. Hoje temos um grande desafio sobre quem vai conduzir os destinos do nosso estado. Precisamos de alguém com o perfil de Álvaro Dias, um homem de coragem e determinação. Ele teve coragem durante a pandemia e terá a mesma disposição para enfrentar os desafios do Rio Grande do Norte”, declarou.

Durante o encontro, Álvaro agradeceu a recepção e relembrou momentos marcantes de sua gestão à frente da Prefeitura de Natal. “Durante a pandemia, não nos acovardamos. Montamos um hospital de campanha em 40 dias, criamos centros de enfrentamento e trabalhamos para proteger a população. Modernizamos Natal e enfrentamos grandes desafios com coragem e determinação. Se tivemos a capacidade de transformar a capital, teremos a mesma disposição para trabalhar pelo Rio Grande do Norte”, afirmou.

Álvaro também destacou que a experiência adquirida ao longo de sua trajetória administrativa será fundamental para enfrentar os desafios do estado. “Coragem, vontade e determinação estarão ao nosso lado para reconstruir o Rio Grande do Norte e devolver ao nosso povo a esperança de dias melhores”, concluiu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

STJ julga hoje pedido de liberdade da influenciadora Deolane Bezerra

Foto: Reprodução

A Quinta Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) julga nesta terça-feira (9) um pedido de liberdade apresentado pela defesa da advogada e influenciadora Deolane Bezerra.

O caso tramita no STJ em segredo de Justiça. A Quinta Turma do STJ é formada pelos ministros Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas, Joel Ilan Paciornik, Messod Azulay Neto e Maria Marluce Caldas.

Deolane foi presa no final de maio pela Polícia Civil de São Paulo suspeita de participar de um esquema milionário de lavagem de dinheiro do PCC (Primeiro Comando da Capital).

A Polícia Civil de São Paulo indiciou Deolane Bezerra, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, e outras cinco pessoas por suspeita de envolvimento em organização criminosa e lavagem de capitais.

A investigação aponta que ela utilizava, ao menos desde 2022, sua “aparente respeitabilidade social” e projeção pública para conferir uma camada de legalidade a recursos provenientes de atividades ilícitas da facção. Os advogados da influenciadora negam as suspeitas.

Dias após a prisão, a defesa de Deolane acionou o STJ pedindo a revogação da ordem. A Presidência do STJ rejeitou o pedido alegando que um recurso similar foi apresentado ao Tribunal de Justiça de São Paulo e ainda precisaria ser analisado pela primeira instância.

A defesa da influenciadora recorreu da decisão e insistiu em uma nova análise do pedido de revogação da prisão preventiva. O novo recurso, que tramita em sigilo, ainda não foi apreciado.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] MLB acusa governo Lula de cortar moradias para 60 mil famílias e diz que Planalto está “de joelhos” para empresários

Imagens: Reprodução/MLB-RN

Durante um protesto da manhã desta terça-feira (9), em Natal, integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) acusaram o governo do presidente Lula (PT) de promover cortes no programa Minha Casa, Minha Vida Entidades.

Segundo o movimento, a redução de recursos pode afetar mais de 60 mil famílias ligadas a projetos habitacionais organizados por entidades populares.

A manifestação interditou um trecho da BR-101 e reuniu integrantes do movimento, que exibiram cartazes e realizaram discursos com críticas ao governo federal e à política habitacional adotada pela gestão petista.

Durante uma das falas, representantes do MLB afirmaram que o governo estaria priorizando interesses de empresários, latifundiários e do mercado imobiliário em detrimento das famílias de baixa renda.

O movimento também declarou que o Planalto estaria “de joelhos” para esses setores e cobrou a reversão dos cortes apontados.

Segundo os organizadores, a redução dos recursos destinados ao Minha Casa, Minha Vida Entidades compromete uma modalidade do programa voltada a famílias organizadas por movimentos sociais e entidades de moradia.

O grupo defende a manutenção integral dos investimentos e a ampliação das políticas públicas de habitação popular.

Ao longo do ato, integrantes do MLB afirmaram que trabalhadores seguem enfrentando dificuldades para arcar com o custo do aluguel e conquistar a casa própria.

Nas falas, também criticaram a destinação do orçamento público e defenderam que mais recursos sejam direcionados para programas sociais e habitacionais.

Os manifestantes afirmaram ainda que a mobilização faz parte de uma série de atos realizados em diferentes cidades do país para pressionar o governo federal a rever as medidas denunciadas pelo movimento.

Além da pauta da moradia, os participantes associaram o protesto a outras reivindicações defendidas por movimentos sociais, como melhores condições de trabalho, ampliação de direitos para trabalhadores de baixa renda e redução do custo de vida para a população mais pobre.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Militante evangélica do PT reage a críticas e diz: “Não somos demônios”

Imagens: Reprodução/Diário 360

Uma fala durante o 4º Encontro Nacional de Evangélicos e Evangélicas do PT chamou atenção nas redes sociais nesta segunda-feira (8), em Brasília, segundo o Diário 360.

Durante uma oração realizada no encerramento do evento, uma militante filiada ao partido afirmou que o PT estaria sendo alvo de ataques e críticas injustas.

“Estão demonizando o PT, mas não somos demônios. Falamos de amor. Cuidamos do povo”, declarou a participante diante dos demais presentes.

O encontro foi realizado na sede nacional do PT e reuniu militantes evangélicos ligados à legenda. Durante as atividades, os participantes defenderam pautas relacionadas à justiça social e ações voltadas à população.

Também foram feitas orações pelo presidente Lula e pela primeira-dama Janja Lula da Silva. Os participantes pediram proteção, sabedoria e orientação para o governo.

O vídeo com a declaração passou a circular nas redes sociais e gerou reações entre apoiadores e críticos do partido.

Opinião dos leitores

  1. Que dizer que votar em quem apoia o aborto , ideologia de gênero e o crime e ser de Deus. Com certeza o inferno deve tá esperando por esse tipo de evangélico. Tu tás e querendo ganha almas pro satanás.

    1. Tá tomando muito Ypê sabor limao e rezando para ET com celular, não é terraplanista?

  2. Que dizer valorizar quem apoia o aborto e a criminalidade é ser Deus. Evangélico desse tipo o inferno deve tá cheio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CONTA GRÁTIS?: Comissão da Câmara aprova projeto que zera energia para abrigos LGBTQIA+

Foto: Reprodução

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1182/2023, que prevê isenção total da conta de energia elétrica para abrigos que atendem pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social. As informações são do Diário 360.

O parecer aprovado foi apresentado pela deputada federal Erika Hilton. Durante a tramitação na comissão, a relatora ampliou o benefício previsto no texto original, que estabelecia desconto de 30% na tarifa de energia, para gratuidade total.

De acordo com a proposta, os custos do benefício seriam cobertos pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo utilizado para financiar políticas públicas do setor elétrico.

O projeto, no entanto, ainda não se tornou lei. A matéria precisa passar por outras comissões da Câmara dos Deputados, ser aprovada pelo plenário da Casa e, posteriormente, pelo Senado Federal.

A proposta gerou debate entre parlamentares durante a tramitação. Enquanto defensores afirmam que a medida pode ajudar instituições que acolhem pessoas em situação de vulnerabilidade, críticos questionam o impacto financeiro da iniciativa e defendem a ampliação do benefício para outros tipos de entidades sociais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ALERTA FISCAL: Gazeta do Povo revela como as ideias da esquerda levaram o RN à pior crise fiscal do país

Foto: Reprodução

O Rio Grande do Norte encerrou 2025 como o único estado brasileiro acima do limite máximo de gastos com pessoal previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), segundo levantamento publicado pela Gazeta do Povo com base em dados encaminhados ao Tesouro Nacional.

De acordo com informações da Gazeta do Povo, o estado governado por Fátima Bezerra (PT) iniciou 2026 com insuficiência de caixa próxima de R$ 3 bilhões, além de acumular dívida consolidada líquida de R$ 6,34 bilhões.

Os números ajudam a explicar a preocupação crescente com a situação das finanças estaduais. A Gazeta destaca que o RN também possui um dos maiores estoques de precatórios do país, equivalente a 27,2% da Receita Corrente Líquida (RCL).

O principal ponto de pressão está na folha de pagamento.

Dados do Relatório de Gestão Fiscal mostram que o Executivo estadual comprometeu 56,41% da Receita Corrente Líquida com salários, aposentadorias, pensões e encargos até o fim de 2025. O limite máximo permitido pela LRF é de 49%.

Na prática, quase R$ 6 de cada R$ 10 arrecadados pelo estado são destinados ao pagamento de pessoal e despesas relacionadas ao funcionalismo.

A situação impõe restrições à administração pública e reduz a capacidade de investimentos em áreas consideradas estratégicas.

A reportagem também aponta reflexos no cenário político. Nos bastidores, lideranças avaliam que o quadro fiscal tem influenciado as discussões sobre a sucessão estadual de 2026.

Segundo a Gazeta do Povo, a desistência do vice-governador Walter Alves (MDB) de disputar o governo alterou os planos do grupo governista e levou Fátima Bezerra a permanecer no cargo até o fim do mandato.

O tema também preocupa entidades do setor produtivo.

Representantes da Federação das Indústrias do Estado do RN (FIERN), da Federação do Comércio (Fecomércio-RN) e da Federação da Agricultura (Faern) têm defendido medidas de equilíbrio fiscal e ampliação da capacidade de investimento do estado.

A Gazeta do Povo informou que procurou o governo do RN para comentar a situação fiscal e as perspectivas para os próximos anos, mas não recebeu resposta até o fechamento da reportagem.

Opinião dos leitores

  1. Uma INCOMPETENTE sobre todos os aspectos, levou o RN a falência e ainda tem a cara de pau de pedir votos para seus pelegos irresponsáveis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] FOGO E FUMAÇA: MLB fecha a BR-101 em Natal e manda recado a Lula: “Não tire nossas casas”

Imagens: Reprodução/TV Tropical

Integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira (9) e interditaram um trecho da BR-101, nas proximidades do Via Direta, em Natal.

Com fogo e fumaça às margens da rodovia, os manifestantes exibiram faixas e cartazes direcionados ao presidente Lula (PT). Uma das mensagens dizia: “Lula, respeite nossa luta! Não tire nossas casas”.

Segundo o MLB, a mobilização ocorre simultaneamente em várias cidades do país. O movimento afirma que também participa de atos e acampamentos em Brasília ao lado de outras organizações ligadas à pauta da moradia popular.

De acordo com a entidade, o protesto tem como principal reivindicação a ampliação das contratações da modalidade Entidades do programa habitacional Minha Casa Minha Vida.

O MLB afirma que existem projetos já aprovados, famílias organizadas e cerca de 98 mil moradias aptas para contratação. O movimento questiona o fato de apenas uma parte dessas unidades, segundo a entidade, estar prevista para contratação nesta etapa.

“O que falta agora não é capacidade, nem demanda. Falta prioridade política”, declarou o movimento.

Ainda segundo o MLB, a modalidade Entidades permite que associações e movimentos populares participem diretamente da execução dos empreendimentos habitacionais voltados para famílias de baixa renda.

Opinião dos leitores

  1. Até quando meia dúzia de baderneiros vão continuar trazendo o caos à população produtiva da cidade?
    Vão trabalhar bando de vagabundos.
    Provocaram um congestionamento gigantesco na BR 101. Atrasam a vida do trabalhador e dos pacientes que vem do interior para os hospitais da capital buscar atendimento de saúde.

  2. Joga uma carteira de trabalho aí que acaba esse movimento!! Bando de vagabundo, FDP ! Atrapalhando a vida de quem produz.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ANÁLISE: Estadão diz que Lula usa “truques” e gera impacto de R$ 215 bilhões para tentar se reeleger

Foto: Reprodução

O jornal O Estado de S. Paulo publicou um editorial duro contra o governo do presidente Lula (PT), afirmando que medidas adotadas pela gestão federal para estimular a economia e ampliar benefícios têm elevado os gastos públicos sem aparecer integralmente nas regras do novo arcabouço fiscal.

Segundo o texto, a crítica tem como base um relatório do economista Marcos Mendes, divulgado pela XP Investimentos, que contabilizou 33 medidas adotadas pelo governo apenas neste ano.

De acordo com o levantamento citado pelo editorial, o conjunto dessas ações representa cerca de R$ 215 bilhões entre aumento de despesas e redução de receitas.

O Estadão afirma que boa parte desse impacto não aparece nos principais indicadores fiscais usados pelo governo para demonstrar o cumprimento das regras do arcabouço.

O editorial aponta três mecanismos que estariam sendo utilizados pela gestão federal: linhas de crédito subsidiadas, uso de fundos públicos para financiar programas governamentais e abertura de créditos extraordinários.

Para o jornal, essas práticas lembram mecanismos adotados durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, frequentemente associados ao debate sobre as chamadas “pedaladas fiscais”.

O texto ressalta que a discussão não se concentra necessariamente na utilidade dos programas anunciados pelo governo, mas na forma como os impactos fiscais são contabilizados e apresentados à sociedade.

Na avaliação do Estadão, as medidas permitem que despesas e renúncias de arrecadação fiquem parcialmente fora das métricas do arcabouço fiscal, criando uma percepção de equilíbrio das contas públicas que, segundo o jornal, não refletiria integralmente a realidade fiscal do país.

O governo federal tem defendido o novo arcabouço fiscal como instrumento de responsabilidade nas contas públicas e afirma que as medidas econômicas buscam estimular investimentos, ampliar o crédito e fortalecer a atividade econômica.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

INCERTEZA: Ministério da Saúde não tem prazo para encerrar apuração sobre vacina da dengue

Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde informou que não há prazo definido para concluir a investigação sobre a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, cuja aplicação foi suspensa temporariamente pelo governo federal.

Segundo dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI), 501.044 doses da vacina foram aplicadas entre janeiro e 30 de maio. Desse total, mais de 417 mil foram destinadas a profissionais da atenção primária à saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, o sistema de monitoramento registrou 3.703 notificações de pessoas que apresentaram sintomas semelhantes aos da dengue após a vacinação. Entre os registros, 42 casos apresentaram sinais de alerta considerados graves. Três que evoluíram para quadros graves e dois dos pacientes morreram. Um terceiro recebeu alta após internação.

O ministério afirma que ainda não é possível concluir que os casos foram causados pela vacina. Segundo a pasta, a proximidade entre a imunização e o surgimento dos sintomas não comprova, por si só, uma relação de causa e efeito.

As investigações analisam fatores como histórico clínico dos pacientes, doenças preexistentes, possíveis causas alternativas, qualidade dos lotes utilizados e eventuais falhas no processo de vacinação.

A suspensão não afeta a vacina contra a dengue atualmente oferecida pelo SUS para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A medida envolve exclusivamente o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan.

Enquanto a apuração continua, estados e municípios foram orientados a interromper temporariamente a aplicação das doses já distribuídas, que permanecerão armazenadas até a conclusão das análises.

Em nota, o Instituto Butantan afirmou que a interrupção tem caráter preventivo e destacou que os eventos adversos graves representam uma parcela muito pequena do total de vacinados. A instituição informou ainda que continuará colaborando com o Ministério da Saúde e com a Anvisa durante as investigações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Em evento, Flávio diz que Lula parece ser “chefe do PCC”

Foto: Agência Senado

O pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL) disse nesta segunda-feira (8) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se parece com “o chefe do PCC” durante evento com empresários, em São Paulo. As informações são da CNN.

“[A classificação] é a maior oportunidade que nós temos de acabar com esse poder paralelo, que é o que eles são. Então não tem que ter tolerância, tem que ter unidade da nossa parte. Aí você olha para o presidente do Brasil, ele pensa o contrário. Parece que ele é o chefe do PCC. Muitas pessoas começam a pensar nisso”, disse Flávio.

A declaração, feita durante o almoço do grupo Voto no Palácio Tangará, se deu pela postura contrária do Planalto diante da decisão dos Estados Unidos classificarem o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o Comando Vermelho como organizações terroristas.

O posicionamento defendido pelo governo Lula é de que nenhum dos dois grupos têm motivações políticas ou religiosas, essenciais para a classificação de terrorismo, e que os Estados Unidos estariam ferindo a soberania do Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *