Saúde

Unimed Natal divulga comunicado sobre o período de isolamento recomendado em caso de suspeita e/ou diagnóstico de Covid-19

Foto Ilustrativa: Said Khatib / AFP / CP

A Unimed Natal divulgou um comunicado importante nesta sexta-feira (14). A nota é a respeito do período de isolamento recomendado em caso de suspeita e/ou diagnóstico de Covid-19.

Confira abaixo na íntegra:

Com base na atualização do Ministério da Saúde sobre o protocolo de isolamento para os casos sintomáticos considerados como suspeitos ou confirmados de Covid-19, a Unimed Natal atualiza as suas recomendações para a duração do período de isolamento para pacientes com Covid-19 sintomática.

Considerando que a maioria dos pacientes transmite a Covid-19 nos primeiros sete (07) dias, recomendamos que os pacientes com Covid-19 sintomáticos, independentemente de histórico vacinal contra a Covid-19:

Permanecer em isolamento domiciliar, com restrição de deslocamento nas áreas comuns do domicílio e utilizar máscara cirúrgica. O término do isolamento está indicado quando o paciente preencher os três critérios abaixo:

  1. Ausência de febre no mínimo de 24h sem uso de antitérmico;
  2. Melhora dos sintomas respiratórios e
  3. Passados os 7 dias a contar do primeiro dia de início dos sintomas;

Pacientes que se mantém sintomáticos no sétimo dia devem manter o isolamento por mais três (03) dias, completando o período de 10 dias.

Nesses casos, recomenda-se sair do isolamento após os 10 dias corridos se o caso apresentar melhora dos sintomas respiratórios, com ausência de febre, sem uso de medicamentos antitérmicos após 24h,

Reiteramos que todas as medidas de proteção, como o uso de máscaras, evitar aglomerações e higienização das mãos devem ser mantidas durante todo o período de isolamento, ou seja, por 10 dias seguidos,

Para paciente imunocomprometidos (ex: tratamento quimioterápico, infecção por HIV com CD4<200, uso de prednisona em dose maior que 20mg/dia por mais de 14 dias ou outras situações de acordo com o julgamento clínico) ou com quadro grave de Covid 19, considerar 20 dias de isolamento após o início dos sintomas.

Não recomendamos a realização de testes (RT-PCR ou teste rápido de antígeno) para sair do isolamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

Conectado como Ângelo Boanerge. Sair?

Polícia

VÍDEO: Bandidos levam pertences, carro e toda mercadoria de loja em Candelária

A criminalidade não dá trégua em Natal. Desta vez, uma loja de roupa, localizada no bairro de Candelária, na Zona Sul, foi vítima dos bandidos.

Em vídeos de câmera de segurança é possível ver um casal, um homem e uma mulher, fingirem ser clientes, até que anunciam o assalto. Em seguida, outro bandido entra no estabelecimento.

Foram levados os celulares dos funcionários, carro e toda a mercadoria.

Comente aqui

Deixe um comentário

Conectado como Ângelo Boanerge. Sair?

Saúde

Em 14 dias, janeiro supera número de casos de Covid registrados no mês de dezembro no RN

Foto: Bruno Concha

Em menos de 15 dias, janeiro de 2022 superou o número de casos de covid-19 confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) ao longo de todo o mês de dezembro do ano passado.

Até a manhã desta sexta-feira (14), o estado já registrou mais de 6,7 mil casos confirmados em janeiro, contra pouco 5,4 mil registrados no mês anterior.

Pela manhã, a Sesap confirmou o registro de 1.351 novos casos em relação ao último boletim. Desse total, 968 testes positivos tiveram resultado nas últimas 24 horas e os demais são testes de outros dias que foram acrescentados entre as notificações.

Esse é o maior número de novos casos registrados no estado desde o dia 24 de julho de 2021, quando o estado registrou, em um dia, 1.973 notificações.

Ao todo, são 6.763 casos positivos de covid-19 notificados nos 14 primeiros dias do mês – uma média de 483 por dia – contra 5.499 casos ao longo de todo o mês de dezembro – média de 177 por dia.

g1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

Conectado como Ângelo Boanerge. Sair?

Política

Ministro Rogério Marinho vai a São Gonçalo anunciar recursos para nova ponte ligando Natal ao aeroporto internacional

Fotos: Reprodução

O Prefeito Paulo Emídio, o Paulinho, vai receber, nesta segunda-feira (17), o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para anúncio da liberação de R$ 40 milhões para o município de São Gonçalo do Amarante/RN construir uma nova ponte com acesso para Natal. O ato acontecerá às 9h na comunidade Uruaçu, onde está o Monumento aos Santos Mártires.

A Ponte dos Mártires, como vem sendo denominada, fará a ligação do monumento, que tem acesso ao aeroporto, com a estrada ‘Km 6′ e o bairro Quintas, nas proximidades da Avenida Capitão Mor-Gouveia em Natal. Com extensão de 400 metros e 10 metros de largura, a obra será construída no local mais estreito de travessia sobre o Rio Jundiaí, efluente do Rio Potengi.

“Trabalhamos nesta possibilidade por muito tempo, pedindo estudos, projetos e, agora, viabilizando os recursos para uma obra de excelente custo-benefício, e que vai transformar o nosso monumento em um centro de visitação católica favorecendo o turismo religioso pela facilidade de acesso. Tanto de Natal quanto de turistas de fora que também estamos criando uma nova rota, mais curta e mais rápida ao aeroporto internacional passando pelos Mártires”, destacou Paulinho.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vagner Araujo, também enfatizou a importância da terceira ponte ligando Natal ao aeroporto. “Essa obra vai dar maior atratividade ao aeroporto justo no momento em que ele está sendo relicitado para uma nova empresa com aumento de vôos e implantação do polo empresarial no seu entorno. E o acesso ao nosso monumento será outro depois desta obra”, disse.

Os recursos para a construção da nova ponte foram alocados no Orçamento Geral da União através de emenda do relator proposta pelo deputado João Maia e solicitada pelo Prefeito Paulo Emídio junto ao Ministro Rogério Marinho. Os recursos já estão empenhados e o contrato de repasse já foi assinado com a Caixa Econômica Federal.

Comente aqui

Deixe um comentário

Conectado como Ângelo Boanerge. Sair?

Meio Dia RN

VÍDEO MEIO-DIA RN: Confira o programa desta sexta-feira

Confira programa desta sexta-feira (14). O Meio-Dia RN, com este blogueiro, debateu os principais assuntos no Estado, pelo país e no mundo. Clique abaixo e assista via YouTube.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

Conectado como Ângelo Boanerge. Sair?

Nacional

Policiais dizem que ministro da Justiça mantém compromisso com reajuste

Foto: Agência Brasil

O ministro da Justiça, Anderson Torres, se reuniu nesta quinta-feira (13) com policiais que aguardam o reajuste salarial e teria reafirmado o compromisso de que o governo vai pagar.

Marcus Firme, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), que participou da reunião, afirmou à CNN, que a categoria está confiante. “Temos um valor que está na lei orçamentária. Outras carreiras tiveram reestruturação em governos passados e nós não tivemos. É uma luta histórica nossa para uma maior eficiência. Poderíamos fazer muito mais, se tivéssemos as carreiras reestruturadas. Todos têm a ganhar. Muito mais a sociedade”, disse.

O encontro contou com representantes da polícia federal, peritos federais, polícia rodoviária federal e servidores do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

De acordo com participantes da reunião, o ministro Anderson Torres falou das pressões que o governo vem sofrendo de outras categorias que também reivindicam reajustes e gratificações, a exemplo dos auditores fiscais. O ministro esteve reunido nesta segunda-feira com Bolsonaro, no Planalto.

O orçamento deste ano ainda não foi sancionado. O texto prevê a utilização de R$ 1,7 bilhão em aumentos salariais e reestruturação de carreiras ligadas ao Poder Executivo Federal. O presidente Jair Bolsonaro prometeu conceder reajuste às categorias policiais. Mas ainda não editou a norma que dará uma destinação aos recursos. O governo ainda está decidindo se enviará ao Congresso uma Medida Provisória ou um Projeto de Lei.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

Conectado como Ângelo Boanerge. Sair?

Esporte

Jogadores testam positivo para Covid e estreia do Funvic Natal no Palácio dos Esportes é adiada

Foto: Divulgação / SEL

A primeira partida do Funvic Natal no Palácio dos Esportes Djalma Maranhão foi adiada em razão dos casos de Covid-19 no elenco e na Comissão Técnica. O time potiguar enfrentaria o Brasília Vôlei no próximo domingo, 16 de janeiro, às 21h.

Foi o segundo confronto seguido de Natal na Superliga de Vôlei adiado por causa da Covid-19. O jogo contra o Goiás Vôlei, marcado para o último sábado pela primeira rodada do returno, também não foi realizado. As novas datas e horários serão definidas pela CBV nos próximos dias.

O Palácio dos Esportes, em Petrópolis, será a casa do Funvic Natal nos jogos do returno da fase classificatória da Superliga de Vôlei Masculino, que acontecerão no primeiro trimestre de 2022.

Além do confronto contra o Brasília Vôlei, no returno da fase classificatória da Superliga de Vôlei, o Funvic Natal terá mais três jogos na capital potiguar: Natal X Uberlândia (12/02), Natal x Guarulhos (23/02) e Natal x Vôlei Renata (12/03).

Comente aqui

Deixe um comentário

Conectado como Ângelo Boanerge. Sair?

Economia

Vendas do comércio sobem 0,6% em novembro, diz IBGE

Foto: Reprodução

As vendas do varejo subiram 0,6% em novembro contra outubro na comparação com ajuste sazonal –espécie de ajuste para comparar períodos diferentes. Esse foi o 2º resultado positivo consecutivo do setor.

Os dados foram divulgados nesta 6ª feira (14.jan.2022) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O comércio acumula alta de 1,9% no ano passado até novembro. Em 12 meses, também registra alta de 1,9%, após desacelerar com o mesmo período até outubro (2,6%).

Apesar da alta mensal, o IBGE disse que 5 das 8 atividades pesquisadas no mês tiveram queda em novembro contra outubro:

  • móveis e eletrodomésticos (-2,3%);
  • tecidos, vestuário e calçados (-1,9%);
  • combustíveis e lubrificantes (-1,4%);
  • livros, jornais, revistas e papelaria (-1,4%);
  • e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,1%).

A alta no mês foi puxada pelos setores de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+0,9%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+1,2%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (+2,2%).

As vendas do comércio caíram 4,2% em novembro contra o mesmo mês de 2020. Esse foi o 4º mês consecutivo de queda.

COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas avançou 0,5% em novembro contra outubro. Interrompeu uma sequência de 3 meses negativos de queda seguidos.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

Conectado como Ângelo Boanerge. Sair?

Saúde

RN recebe 1º lote da vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos

Foto: Reprodução

O Rio Grande do Norte recebeu nesta sexta-feira (14), as primeiras doses de vacina contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos.

Segundo o governo, a imunização das crianças tem previsão de ser iniciada ainda neste sábado (15). Apesar disso, as prefeituras ainda não informaram quando vão começar as suas campanhas.

O estado tem cerca de 350 mil crianças nessa faixa etária e recebeu do Ministério da Saúde 20.900 doses do imunizante da Pfizer, específico para a vacinação dos menores. “Por ser um quantitativo baixo, em relação ao público, a orientação é que inicie com crianças com comorbidades e com deficiência”, informou a Sesap.

Ainda segundo a Sesap, a previsão é que as doses sejam distribuídas para todas as regionais de saúde às 15h desta sexta feira (14). Saiba mais AQUI.

Comente aqui

Deixe um comentário

Conectado como Ângelo Boanerge. Sair?

Nacional

Criança indígena de SP é primeira a ser vacinada no Brasil contra a Covid-19

Foto: Reprodução

A primeira vacina contra a Covid-19 em uma criança foi aplicada nesta sexta-feira (14), no Hospital das Clínicas de São Paulo (HCFMUSP). Davi Seremramiwe, de 8 anos, foi a primeira criança a ser vacinada no país. O garoto indígena é natural de Mato Grosso, mas vive em São Paulo para realizar tratamento de saúde.

O imunizante da Pfizer recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância de Saúde (Anvisa), em 16 de dezembro, para ser aplicado em crianças de 5 a 11 anos no Brasil. Até o momento, a vacina da farmacêutica norte-americana é a única liberada pela autoridade sanitária para ser aplicada nesta faixa etária.

A primeira remessa de doses da vacina infantil da Pfizer contra a Covid-19 chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (13). No lote, vieram 1,2 milhão de vacinas destinadas ao governo brasileiro para distribuição aos estados e municípios, seguindo o critério populacional.

Ao todo, o Brasil deve receber 4,3 milhões de doses em janeiro. Para fevereiro, a expectativa é que a Pfizer entregue mais 7,2 milhões de doses e, em março, mais 8,4 milhões de imunizantes. O esquema vacinal para crianças é composto por duas doses com intervalo de oito semanas.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

Conectado como Ângelo Boanerge. Sair?

Saúde

RN registra 04 óbitos por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 968

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (14). São 393.965 casos totalizados. Na quinta (13) eram contabilizados 392.614, ou seja, 1.351 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 968 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.593 no total. Quatro (04) óbitos foram registrados nas últimas 24 horas, em Mossoró, Natal e Açu. Na quinta-feira (13) eram 7.587 mortes. A Sesap não registrou óbito após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.455.

Recuperados são 379.975. Casos suspeitos somam 116.615 e descartados são 838.005. Estimativa de casos em acompanhamento: 6.397.

Comente aqui

Deixe um comentário

Conectado como Ângelo Boanerge. Sair?