Foto: Jaque Silva/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) afirmou na noite desta terça-feira (8) que, até o momento, os provedores de internet não foram oficialmente notificados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre o retorno do X (antigo Twitter).
Mais cedo, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou o retorno do funcionamento da rede social no país e determinou à Anatel que desbloqueie a plataforma em até 24 horas.
“A Abrint reforça que, assim que a notificação for recebida, a liberação poderá ocorrer em questão de horas. Caso a notificação seja recebida fora do horário comercial, alguns provedores poderão retomar o serviço apenas no início da manhã do dia seguinte”, disse a associação em nota.
No entanto, alguns usuários do país já conseguem acessar e publicar na rede social. Em nota publicada no seu perfil na plataforma, o X disse ter “orgulho de estar de volta ao Brasil”
“Proporcionar a dezenas de milhões de brasileiros acesso à nossa plataforma indispensável foi prioridade durante todo este processo. Continuaremos a defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei, em todos os lugares onde operamos”, escreveu a empresa.
As candidatas(os) e partidos políticos que disputaram somente o 1º turno das Eleições 2024 têm prazo até hoje terça-feira (5) para entregarem à mídia eletrônica à Justiça Eleitoral relativo à prestação de contas final da campanha, conforme estabelece o Calendário Eleitoral e a Resolução TSE nº 23.607/2019.
Para as candidaturas majoritárias e agremiações partidárias que participaram do 2º turno em Natal/RN, o prazo se estende até 16/11/2024, sendo obrigatório, todavia, o envio das informações do 1º Turno via sistema SPCE/2024 até 05/11/2024.
Além do registro de toda a movimentação financeira da campanha, a prestação de contas deve conter a respectiva documentação fiscal comprobatória, os comprovantes de transferências ao Tesouro Nacional de valores de recursos do FEFC não utilizados, bem como, das sobras de campanha de Fundo Partidário e de outros recursos à direção partidária da circunscrição.
Sistemas SIEME e SPCE
A elaboração, o envio das informações e a geração da mídia eletrônica da prestação de contas são feitos por meio do Sistema SPCE/2024. A entrega da mídia eletrônica, contendo a documentação comprobatória, deve ser feita por meio do portal do Sistema de Entrega de Mídia Eletrônica – SIEME. (https://sieme.tse.jus.br/)
Excepcionalmente, para a eventualidade de alguma impossibilidade técnica do envio tempestivo da mídia eletrônica por meio do portal SIEME, o prestador de contas (candidatos a Prefeito/Vereador/Diretório Municipal) poderá comparecer à Zona Eleitoral competente, conforme expediente de funcionamento, para entrega presencial da referida mídia gravada em PENDRIVE.
Consequências para quem não presta contas?
A candidata(o) que permanecer omissa(o) ante o dever de prestar contas, no caso de julgamento de contas não prestadas, ficará impedida(o) de obter a certidão de quitação eleitoral, não poderá se candidatar nas eleições seguintes e terá que devolver integralmente os recursos do FEFC/Fundo Partidário, caso recebidos, ao Tesouro Nacional.
Já os partidos políticos poderão ficar inaptos a receberem repasses de recursos do Fundo Partidário, além da suspensão do registro ou anotação na Justiça Eleitoral e devolver os recursos do FEFC/Fundo Partidário recebidos, no caso de julgamento de contas não prestadas.
Em 2024, o Grupo Unimetais celebra 30 anos de compromisso e seriedade no mercado. Três décadas transformando o setor, inovando processos e evoluindo com ética e profissionalismo. Cada conquista reflete nossa dedicação em entregar soluções robustas e eficientes, sempre com o olhar no futuro. Juntos, seguimos construindo um legado de excelência.
Mães de crianças com necessidades especiais fizeram um protesto na manhã desta terça-feira (5) contra a suspensão do serviço do Programa de Acessibilidade Especial Porta a Porta (Prae), que transporta pacientes para os locais de tratamento em Natal.
As famílias dos pacientes disseram que foram pegas de surpresa nesta segunda-feira (4), ao serem informadas pelos motoristas que não poderiam mais contar com o atendimento.
Procurada pelo g1, a Secretaria de Saúde Pública de Natal não explicou o motivo da suspensão do serviço até a última atualização desta reportagem.
A dona Maria do Carmo, de 49 anos é mãe de uma adolescente de 14 anos que tem hidrocefalia, além outras condições de saúde e já passou por 26 cirurgias. Ela conta que a filha precisa de terapia intensiva diariamente e foi surpreendida pela medida.
“Eles não tiveram nem a responsabilidade, o respeito pelos nossos filhos especiais, de avisar diretamente. A gente ficou sabendo por terceiros, pelos motoristas, que ficaram com pena e disseram. Eram 20 carros, agora só tem três que não dão para a demanda. Esse carro do Prae é muito responsável pela qualidade de vida e saúde da minha filha”, disse.
“A gente que vive com o salário mínimo, que é o BPC das crianças, não tem condição de estar pagando carro, porque se for pagar, não vai ter medicação, alimentação, fralda. Além disso, ainda tem descriminação, porque alguns motoristas de aplicativo não querem pessoas com deficiência, recusam”, relata.
A dona de casa Adriana Carvalho, de 51 anos, reclamou da falta de informação aos familiares.
“É mais uma luta. E agora, o que a gente vai fazer? Como essas crianças vão para a terapia? Porque terapia para essas crianças é vida e saúde mental para as mães e para os pais, porque isso tira até o nosso sono. A gente sofre demais, nós precisamos de acolhimento, por favor, nós precisamos de sensibilidade, de empatia. Ninguém suspende um serviço assim”, disse.
A Secretaria de Saúde Pública de Natal informou que reuniões sobre o assunto seriam realizadas ao longo da manhã desta terça-feira (5) e somente depois delas poderia apresentar um posicionamento sobre a suspensão do serviço.
Um usuário do Tinder acionou o Procon de Porto Alegre (RS) por não conseguir, em quatro anos, marcar encontros por intermédio do aplicativo de relacionamento, mesmo na modalidade paga.
O que aconteceu
Usuário alega que paga o Tinder para ter o perfil impulsionado e, ainda assim, não marca encontros. A reclamação foi registrada em outubro, segundo o diretor do órgão na capital gaúcha, Rafael Gonçalves. A identidade do assinante foi preservada.
Homem questiona a qualidade do serviço pago. Nos anúncios, a plataforma alega que pagar para ter o perfil impulsionado aumenta as chances de encontrar um “date”, ou seja, de marcar um encontro para se conhecer pessoalmente.
Procon notificou a plataforma de relacionamentos, que tem até o dia 7 de novembro para se manifestar a respeito da reclamação do assinante. Desde 2016, o Tinder proporciona aos seus usuários a função do “Tinder Boost”. Na prática, a pessoa pode pagar um valor para ter seu perfil impulsionado na região em que se encontra por um determinado período de tempo, mas não é garantia de que vai rolar “match”, ou seja, de que haverá interesse de outros usuários naquele perfil em específico.
O UOL entrou em contato com o Tinder para pedir posicionamento, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.
A Neoenergia Cosern abre nesta quinta-feira (7/11), as inscrições para seleção de uma nova turma mista da Escola de Eletricistas. O curso é gratuito e terá duração de seis meses. As aulas teóricas e práticas serão ministradas no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RN), na Av. Cap. Mor Gouveia, no bairro Lagoa Nova.
As inscrições serão feitas no site do Portal do Aluno do Senai-RN –https://shre.ink/ESCOLADEELETRICISTAS2025 -, instituição responsável pela formação, e deverão se encerrar no sábado, dia 9/11, ou quando o número de inscritos chegar a 300. A carga horária do curso é de 540 horas e as aulas deverão começar em fevereiro de 2025, no período noturno.
O curso de Eletricista de Rede de Distribuição oferece capacitação profissional gratuita contribuindo com a qualificação e o ingresso no mercado de trabalho. Podem participar candidatas e candidatos acima de 18 anos, com Ensino Médio Completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias B, C ou D.
Após a conclusão do curso, alunas e alunos podem trabalhar como eletricistas no mercado de trabalho ou serem contratada(o)s para vagas na Neoenergia. Dos mais de 4,4 mil eletricistas formados pela Escola, cerca de 3,3 mil já foram contratados para atuarem no grupo Neoenergia.
Esse curso poderia ser ministrado pelo sistema S. A Cosern viu a carência e criou o próprio curso, aproveitando no seu quadro de funcionários os melhores alunos.
A procura por morar em condomínios fechados próximos à região central de Natal tem crescido, mas a falta de terrenos disponíveis torna essa área ainda mais valorizada. A região de Candelária, especialmente nas imediações do Sam’s Club e San Valle, tem atraído a atenção de grandes investidores, graças às obras de drenagem e pavimentação que já estão em fase final, o que promete impulsionar ainda mais a valorização imobiliária da área.
Nesse cenário, o Di Maria Parque Condomínio Clube surge como uma oportunidade frente à demanda de um público de classe média alta, que busca segurança, conforto e qualidade de vida. Com 210 unidades privativas distribuídas em 09 quadras e lotes a partir de 300m², o empreendimento é o primeiro condomínio horizontal da Torre Forte Incorporações.
Localizado a apenas 200 metros da BR-101, o Di Maria Parque oferece fácil acesso à região central da cidade e está em uma avenida em processo de duplicação, fator que promete agregar ainda mais valor à área.
O condomínio oferece uma ampla infraestrutura de lazer, incluindo piscinas adulto e infantil, saunas, hidromassagem, quiosques com churrasqueiras, quadras de beach tennis, tênis e vôlei de praia, além de um campo de futebol society. Os espaços de convivência contam com academia, sala de ginástica, salão de jogos, espaço kids, playground, salão de festas, espaço gourmet e uma área verde de preservação ambiental.
O Di Maria Parque será entregue com todos os espaços mobiliados e equipados, rede elétrica subterrânea, placas fotovoltaicas para as áreas comuns e 66 vagas de estacionamento internas para visitantes, reforçando seu compromisso com sustentabilidade e conforto.
Se você procura exclusividade e o melhor para sua família, o Di Maria Parque Condomínio Clube é a escolha ideal. Para mais informações e garantir seu lote, entre em contato pelo telefone (84) 2010-6655 ou visite nossa central de vendas na Rua Simon Bolívar, nº 17, Neópolis – Natal/RN.
Os candidatos à Casa Branca Donald Trump (Partido Republicano) e Kamala Harris (Partido Democrata) empataram na 1ª votação finalizada nos Estados Unidos. Dixville Notch, pequena comunidade no Estado norte-americano de New Hampshire, tem tradição de iniciar a votação à meia-noite.
O local tem 6 moradores, segundo o site do Estado. Dos 6 votos computados, 4 foram de eleitores registrados como republicanos e 2 como independentes. Apesar disso, Trump teve 3 votos. Kamala ficou com os outros 3.
Conforme a emissora norte-americana, pela tradição local, os eleitores se reúnem no Balsams Hotel para votar assim que as urnas abrem à meia-noite. Assim, os votos são computados e os resultados anunciados horas antes de qualquer outro lugar nos EUA.
Os eleitores de Dixville Notch votaram, nas últimas duas eleições presidenciais, nos candidatos do Partido Democrata. Em 2020, a comunidade registrou 5 votos, todos em Joe Biden. No pleito anterior, em 2016, Hillary Clinton teve 4 dos 7 votos. Dois foram para Trump e 1 para Gary Johnson.
A noite desta sexta-feira (01) foi marcada pela concretização de mais um projeto inovador da Unimed Natal. Em um evento prestigiado por empresários varejistas e entidades representativas, a diretoria da cooperativa lançou oficialmente o Uniclube, o marketplace desenvolvido pela operadora, com o objetivo de apoiar o comércio varejista local no mundo digital.
O evento contou com palestras ministradas por especialistas em estratégia e vendas online. O CGO da Processo de Vendas e especialista em Varejo, Inovação e Tecnologia, Matheus Quirino, falou sobre como acelerar as vendas no digital. Na sequência, o fundador da Loja Integrada, e um dos percursores do e-commerce no Brasil, Adriano Caetano, falou sobre o Uniclube como uma oportunidade para as empresas estarem presentes no mundo online.
“A presença virtual leva fluxo para sua operação física, possibilita a venda para quem ainda não conhece seu produto e no caso do Uniclube, sua empresa passa a ser parceira de uma das marcas mais renomadas do país”, disse o palestrante.
O diretor-presidente da Unimed Natal, Dr. Fernando Pinto, destacou a força da marca Unimed como um pilar na Economia do RN.
“Hoje a Unimed Natal está consolidada como a empresa privada que mais apoia a cultura e esporte do RN e ao lançar o Uniclube a Unimed Natal estabelece mais um pilar na Economia do estado. Nele, o varejista potiguar vai contar com toda a força de mídia da marca e vai se relacionar com a base de mais de 230 mil clientes da Unimed Natal, além de ter uma página online exclusiva para sua empresa, onde ele terá toda a gestão de estoque, entrega e pagamento para vender os seus produtos e serviços”, disse o diretor-presidente da Unimed Natal, Dr. Fernando Pinto.
O Uniclube já está em operação, no endereço uniclube.com.br, com diversas marcas potiguares já cadastradas e disponíveis para vender seus produtos e serviços. Um dos diferenciais desse marketplace é o tempo de entrega, já que toda operação logística é feita em parceria com cooperativas de transportes locais.
O Assessor Especial da Divisão de Relações Institucionais da Fecomércio RN, Fernando Virgílio, representou a entidade no evento e destacou a contribuição que a Unimed Natal faz ao setor ao inaugurar o Uniclube.
“A Unimed Natal é uma empresa potiguar que se preocupa com o comercio varejista do nosso estado, então essa integração terá um bom efeito no varejo , um segmento que está precisando de um espaço online para poder incrementar a suas vendas “, disse Virgílio.
Pois não deveria, deveria gastar esse dinheirama com os usuários do plano autorizando exames e outros tipos de serviços que é preciso entrar na justiça. Bom pensar nisso!
O homem suspeito de matar Maria Fernanda Silva Ramos foi identificado como Alex Moreira da Silva, de 34 anos. De acordo a delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, o “Bila”, como era mais conhecido, confessou ter assassinado a estudante e enterrado o corpo no caminho para a praia de Pititinga, no litoral Norte potiguar
Alex Moreira da Silva, de 34 anos, morava por trás da casa da vítima e já vinha se relacionando com Maria Fernanda. Conforme a delegada, antes de matar a jovem, eles tiveram um encontro, houve um desentendimento e Alex matou a menina, na mesmo data do desaparecimento, quinta-feira (31).
A estudante seguia para a Escola Municipal Genésio Cabral de Macedo, localizada no bairro Golandim, por volta das 12h30. Desde então, a família não teve mais notícias a respeito de Maria Fernanda.
Logo depois de ocultar o corpo, o suspeito queimou o veículo, uma pick-up modelo S10 em um terreno na localidade de Macaíba e empreendeu fuga para São José do Mipibu, onde foi localizado em Arenã pelos agentes da DHPP.
O Tribunal de Justiça do Pará determinou, na última sexta-feira (1), a retirada das publicações da ginecologista e mastologista doutora Lana Almeida das redes sociais, após a divulgação de afirmações sobre o câncer de mama consideradas como falsas, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Segundo a Justiça, o pedido para que Lana apague as publicações, nas quais ela nega a existência do câncer de mama, além de promover tratamentos sem comprovação científica, partiu do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
A ação civil pública, movida pela instituição, destaca que a médica paraense não possui nenhum registro de especialidade encontrada no Conselho Regional do estado. No entanto, Lana aparece inscrita no Conselho do Pará e, segundo o órgão, foi dado o prazo de 48 horas para ela apresentar os registros nas especialidades médicas.
De acordo com a decisão, a juíza Lailce Ana Marron da Silva Cardoso ressaltou que a veiculação pública dos conteúdos pela médica não estão de acordo com “os fundamentos e legislações pátrias trazidas a discussão, em evidente veiculação de tratamentos não comprovados e sem a qualificação necessária através de publicidade enganosa ou abusiva, bem como da descredibilização de métodos científicos reconhecidos, para o tratamento do câncer de mama”.
Além disso, a juíza destacou que o perigo de dano está comprovado não apenas pela conduta inadequada da médica – uma vez que ela utilizou de suas redes para promover a descredibilização dos métodos científicos de diagnóstico e tratamento do câncer de mama -, mas também pela indevida divulgação de método de tratamento da doença, sem qualquer comprovação científica.
A Justiça, além de determinar que a médica retire imediatamente do ar as publicações, a obrigou a parar de anunciar:
qualquer sugestão de tratamento para doenças que não tenham evidência científica,
cura ou método alternativo para patologias;
que o exame da mamografia é prejudicial à saúde.
Cardoso destacou que, em caso de descumprimento da decisão, a médica fica sujeita ao pagamento de multa diária de R$ 1.500.
Relembre o caso
Lana Almeida utilizou das suas redes sociais – atualmente privadas por ela – para divulgar afirmações sobre o câncer de mama consideradas como falsas, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Nas publicações, a médica pedia para que os internautas “esquecessem o outubro rosa”, além de fazer diversas afirmações impróprias acerca da doença.
“Por isso venho falar para vocês que câncer de mama não existe então, esqueçam o outubro rosa, esqueçam mamografia, a mamografia vai causar inflamações nas mamas. Por que eu falo que câncer de mama não existe? Porque simplesmente o que existe é uma inflamação crônica nas mamas que pode ser inflamação da tireoide, do rim, do fígado, em qualquer lugar é cálcio nas mamas”, declarou ela.
Comente aqui