Economia

21% dos brasileiros já tiveram o cartão clonado, mostra PoderData

Pesquisa PoderData mostra que 21% dos brasileiros já tiveram o cartão de crédito clonado. Outros 65% nunca sofreram esse crime, enquanto 14% afirmaram que não sabem. O PoderData destacou, também, os recortes para as respostas à pergunta sobre os brasileiros que tiveram o cartão de crédito clonado. Foram analisados os perfis por sexo, idade, nível de instrução, região e renda.

Aqueles que mais sofreram com o crime são homens (26%), de 25 a 44 anos (27%), moradores da região Nordeste (28%), com ensino superior (39%) e renda de 5 a 10 salários mínimos (40%).

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes. Os dados foram coletados de 15 a 17 de fevereiro, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 456 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

HIGHLIGHTS DEMOGRÁFICOS

Quem é mais vítima de cartão clonado

homens (26%);
pessoas de 25 a 44 anos (27%);
os que estudaram até o ensino superior (39%);
moradores da região Nordeste (28%);
quem ganha de 5 a 10 salários mínimos (40%).

Quem é menos vítima de cartão clonado

mulheres (17%);
jovens de 16 a 24 anos (5%);
quem tem ensino fundamental (14%);
moradores da região Centro-Oeste (10%);
os que estão desempregados ou não têm renda fixa (18%).

Dados coletados pelo Relatório Anual 2020 de Atividade Criminosa On-line no Brasil, elaborado pela empresa de cibersegurança Axur, mostram que, no ano passado, o país foi campeão em vazamentos de dados de cartões, acumulando de forma isolada 45,4% do total de casos do mundo, separado por mais de dez pontos percentuais dos Estados Unidos (34,3%), ocupam o 2º lugar.

Consultado pelo Poder360, Pablo Cerdeira, sócio do Galdino & Coelho Advogados, vice-presidente do CBMA (Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem), compartilha dicas para segurança digital em cartões de crédito. Ele citou quatro pontos para a proteção:

Jamais compartilhar o cartão e a senha: não se deve fazer isso nem que seja para um empréstimo a familiares. Ainda que não tenha má-fé, a senha acabará sendo anotada e poderá vazar, junto com o cartão. E nesse caso a responsabilidade é inteira do consumidor.

Sempre manter o cartão em suas mãos: há golpes em que o cartão de crédito é trocado por algum muito parecido pelo vendedor de má-fé, quando entregamos o cartão para que ele insira na máquina. Se ele observar a senha digitada e ficar com o cartão, poderá realizar gastos em seu nome e é muito difícil provar que o consumidor caiu em um golpe.

Usar cartões virtuais para compras na internet: muitos bancos e operadores de cartões já oferecem a modalidade de cartão virtual. Em todo caso, o ideal é sempre gerar um cartão virtual novo a cada compra, cancelando o antigo. Com isso, mesmo que os dados vazem, será de um cartão que não tem mais validade.

Cartões virtuais por aproximação: a forma mais segura mesmo é o uso de cartões virtuais por aproximação, como o oferecido pela Apple, no Apple Pay. Nesse modelo, os números do cartão e seu código de segurança nunca saem do telefone, pois a cada operação um número único é gerado e depois descartado.

PODER360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Professor da UFR no Mato Grosso esquece filho de 3 anos no carro e criança morre

Foto: reprodução

Uma criança de apenas três anos morreu após ser deixada, por cerca de quatro horas, dentro de um veículo no estacionamento da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), no município de Rondonópolis (MT). O pai, que é professor da instituição, esqueceu o filho na cadeirinha depois de estacionar o carro.

A tragédia ocorreu na tarde da última quinta-feira (19/3) e foi registrada como morte acidental. O caso é investigado pela Polícia Civil. O pai ficou em estado de choque e também precisou de atendimento médico.

De acordo com as informações repassadas às autoridades, o pai da criança chegou ao local por volta das 13h30 para trabalhar e levava o filho em uma cadeirinha instalada no banco traseiro do veículo. O carro foi estacionado próximo à calçada de acesso a um dos blocos da universidade e permaneceu no local durante toda a tarde.

Somente por volta das 17h30, quando retornou ao veículo, o pai percebeu que o menino ainda estava no banco de trás, preso à cadeirinha. Desesperado, ele pediu socorro imediatamente.

Médicos que trabalham na própria universidade prestaram os primeiros atendimentos, mas a criança já não apresentava sinais vitais. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionada e confirmou o óbito no local. A Politec foi chamada para realizar os procedimentos periciais e esclarecer as circunstâncias da morte.

Em nota, a UFR, por meio da Administração Central, comunicou “com profundo pesar, a declaração de luto oficial por três dias”. As atividades acadêmicas e administrativas foram suspensas durante o período, em sinal de respeito e solidariedade.

“A UFR manifesta suas mais sinceras condolências, unindo-se à comunidade acadêmica neste momento de luto.”

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Flávio Bolsonaro é ovacionado por apoiadores ao chegar em Natal

Imagem: reprodução

O senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro foi recebido calorosamente por apoiadores ao desembarcar em Natal para evento de filiação ao PL do pré-candidato ao Governo do RN, Álvaro Dias.

Flávio foi cercado por apoiadores que gritavam seu nome repetidamente. Em seguida, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro seguiu rumo ao Boulevard, em Nova Parnamirim, para participar do evento do PL, onde uma multidão aguardava no local.

Veja abaixo o momento da chegada de Flávio em Natal:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por BlogdoBG (@blogdobg)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mendonça manda leiloar carros de luxo do Careca do INSS

Foto: reprodução/PF

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, determinou o leilão de 10 carros apreendidos na Operação Sem Desconto, que investiga fraudes no INSS. Outros seis veículos serão incorporados ao patrimônio da Polícia Federal do Brasil.

A decisão, obtida pelo colunista Tácio Lorran, do portal Metrópoles, com exclusividade, foi dada no último dia 9 em caráter sigiloso.

A maioria dos automóveis pertence ao lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS. Entre os modelos estão carros de luxo como Porsche, Lamborghini e BMW. Há também carros do empresário Maurício Camisotti e da esposa dele, Cecília Montalvão Simões, além de outros investigados.

Segundo a decisão, a venda antecipada busca evitar desvalorização e preservar recursos que podem ser usados para ressarcir cofres públicos em caso de condenação. Parte dos veículos destinados à PF poderá ser usada em operações e atividades de segurança.

Mendonça também negou pedidos do lobista para desbloqueio de valores e devolução de carros, alegando indícios de ligação dos bens com atividades ilícitas e a necessidade de garantir a eficácia da investigação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Companhias aéreas da Europa e Ásia elaboram planos para cancelar voos em meio a temor por alta de combustível

Foto: Divulgação

A escalada do conflito no Oriente Médio, com novos ataques no Irã, já impacta o setor aéreo. Companhias estudam cancelar voos diante do risco de alta no preço e escassez de combustível. A informação foi publicada pelo jornal britânico The Telegraph.

O fechamento do Estreito de Hormuz — responsável por cerca de 20% do transporte global de petróleo e gás — interrompeu o abastecimento de refinarias na região, elevando a preocupação das empresas.

A Air France-KLM avalia suspender rotas, especialmente de longa distância, por receio de não conseguir combustível para voos de retorno. Países do sudeste asiático, mais dependentes do Golfo, já enfrentam risco maior de escassez.

Na Europa, há combustível para curto prazo, mas o impacto já começou: a Scandinavian Airlines cancelou centenas de voos devido ao aumento nos custos.

O Vietnã alertou para possível falta de querosene no próximo mês, enquanto China e Tailândia reduziram exportações para preservar estoques.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEOS: Veja novas imagens do confronto entre integrantes de torcidas organizadas de ABC e América, na BR-101

Veja novas imagens do confronto entre integrantes de torcidas organizadas de ABC e América, ocorrido na BR-101, nas imediações do Carrefour.

É possível ver homens arremessando pedras, e tiros de rojão, enquanto o trânsito ficou parado nos dois sentidos da rodovida federal. É possível notar nas imagens divulgadas pelo Via Certa Natal que um micro-ônibus, faz o retorno passando por cima do canteiro central para fugir da confusão.

ABC e América decidem o título de campeão estadual 2026, na Arena das Dunas, a partir das 16h deste sábado (21).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Hospital diz ao STF que Bolsonaro está bem, sem infecção e com ‘melhora progressiva’; Moraes aguarda PGR para decidir sobre domiciliar

Foto: Reprodução/X/Carlos Bolsonaro

O hospital em que Jair Bolsonaro (PL) está internado desde o dia 13 de março informou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que o ex-presidente está sem sinais de sepse, sem instabilidade e com melhora progressiva.

O relatório embasou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que mandou a PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestar sobre o pedido de prisão domiciliar apresentado pela defesa de Jair Bolsonaro.

De acordo com o hospital, a situação atual é de melhora clínica e radiológica da pneumonia, com estabilidade hemodinâmica.

Bolsonaro permanece, entretanto, com necessidade de continuidade de tratamento antibiótico e monitorização clínica por 7 a 14 dias, a depender da evolução clínica e laboratorial.

Segundo o hospital, Bolsonaro apresentou melhora do quadro clínico, com suspensão do uso de oxigênio após 24 horas da admissão.

Além disso, houve melhora progressiva do quadro clínico (melhora da dispneia, astenia e prostração), além de melhora dos biomarcadores inflamatórios e infecciosos.

O paciente, segundo a unidade, foi submetido a um ecocardiograma que revelou normalidade da função cardíaca, além da melhora das consolidações pulmonares.

Domiciliar

No pedido para prisão domiciliar, a defesa sustenta que Bolsonaro apresenta um quadro de “multimorbidade grave”.

Segundo os advogados, o ex-presidente teve um mal-estar súbito, com febre, vômitos e queda na saturação de oxigênio, sendo posteriormente diagnosticado com pneumonia bacteriana nos dois pulmões decorrente de broncoaspiração.

Os defensores de Bolsonaro afirmam que houve demora no atendimento médico dentro da Papudinha. De acordo com a petição, os sintomas começaram por volta das 2h, mas o primeiro atendimento só teria ocorrido às 6h45 — intervalo que, segundo eles, elevou o risco de complicações graves, como infecção generalizada e até morte.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Membros de torcidas organizadas de ABC e América entram em confronto no meio da BR-101

Integrantes de torcidas organizadas de ABC e América entraram em confronto em plena BR-101, na tarde deste sábado (21), poucos horas antes do início do Clássico-Rei que decide o campeonato estadual 2026.

A briga paralizou momentaneamente o trânsito nos dois sentidos da via, na altura do Carrefour. Veículos desviavam para a pista marginal, enquanto outros tentavam voltar na contramão.

O motorista de um veículo que passava pelo local no momento da confusão registrou o momento em que um homem ferido era retirado da pista para o meio-fio. Também havia pedras usadas no confronto espalhadas pela pista.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Flávio Bolsonaro e Rogério Marinho convocam apoiadores para evento de filiação ao PL no RN neste sábado (21)

O pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro, convoca apoiadores para o evento de filiação ao PL e lançamento da pré-candidatura de Álvaro Dias ao Governo do RN, neste sábado (21), às 16h, no Boulevard, em Nova Parnamirim. Ao lado do senador Rogério Marinho, Flávio também lembrou o aniversário do pai, Jair Bolsonaro, que completa 71 anos. “Vem com a gente cantar esse parabéns pra ele. Era surpresa, mas já tô adiantando”, disse Flávio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro faz 71 anos e segue sem previsão de alta; boletim médico diz que ex-presidente segue com boa evolução

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro segue internado na UTI do Hospital DF Star, em Brasília, sem previsão de alta. Ele está hospitalizado há uma semana com pneumonia bacteriana bilateral, após episódio de broncoaspiração.

Segundo boletim médico deste sábado (21), dia em que Bolsonaro completa 71 anos de idade, o ex-presidente apresenta evolução estável, sem intercorrências, mas iniciou tratamento odontológico por dores na mandíbula. Ele permanece sob antibióticos, fisioterapia e cuidados intensivos.

A defesa de Bolsonaro pede a conversão da pena para prisão domiciliar. Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, aguarda parecer da PGR sobre o pedido.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vorcaro negocia delação premiada desde início do ano e prevê citar até 15 políticos, entre deputados e senadores


Fotos: reprodução

A delação premiada do empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, está em fase inicial e pode envolver até 15 políticos, entre deputados e senadores. A informação é da coluna da jornalista Natália Portinari, no UOL.

Vorcaro foi transferido para a superintendência da Polícia Federal do Brasil em Brasília, onde assinou um termo de confidencialidade — etapa inicial para negociação do acordo com a Procuradoria-Geral da República.

A defesa agora é conduzida pelo advogado José Luis Oliveira Lima, que também atua na delação de João Carlos Mansur, empresa investigada por lavagem de dinheiro.

O caso está sob relatoria do ministro André Mendonça no Supremo Tribunal Federal, que determinou que a colaboração seja completa, sem restrições. Após negativas de liberdade, Vorcaro trocou sua equipe jurídica e decidiu avançar nas negociações.

A expectativa é que o acordo ganhe força com a participação conjunta da PGR e da Polícia Federal.

Opinião dos leitores

  1. Tem que explicar as conversas com Moraes e porque esse contrato milionário. Delação amputada não vale.

  2. Faltou só um esclarecimento, 15 políticos no primeiro dia, depois vão surgir mais algumas dezenas, mas isso é só um detalhe. Político bandido e corruptos é o que nao falta, portanto, Pega fogo cabaré.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *