Geral

[VÍDEO] Aliados de Lula participam de “treinamento do PT” para defesa do presidente nas redes sociais

Imagem: Reprodução

Ex-ministros e parlamentares da base aliada de Lula que disputarão as eleições de outubro participam, neste momento, do evento Porta-Vozes do Lula. A inciativa quer capacitar lideranças e apoiadores para atuar nas redes sociais em defesa do presidente e das ações do governo.

A reportagem completa está na coluna de @milenah_teixeira. Basta acessar metropoles.com.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ministra do TSE pede vista e suspende julgamento sobre pesquisa desfavorável a Flávio

Foto: Divulgação

O julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre decisão do ministro Nunes Marques que suspendeu pesquisa da AtlasIntel desfavorável a Flávio Bolsonaro (PL) foi paralisado por pedido de vista. Logo após o relator do caso e presidente da Corte eleitoral votar pela manutenção da suspensão do levantamento, a ministra Estela Aranha anunciou que pediria mais tempo para analisar o caso.

Ao conceder a liminar, que foi submetida ao referendo iniciado nesta terça-feira (9/6), Nunes Marques atendeu a pedido do Partido Liberal (PL) e apontou indícios de comprometimento da metodologia adotada pela AtlasIntel. O levantamento com a queda nas intenções de voto de Flávio foi divulgado após a revelação de conversas entre Flávio e o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, sobre o financiamento do filme Dark Horse, que contará a trajetória do ex-presidente.

Segundo Nunes Marques, há elementos que sugerem possível indução dos entrevistados, entre eles a inclusão de conteúdos relacionados a investigações e o uso de perguntas com carga valorativa negativa.

“Os elementos trazidos aos autos após manifestação da representada reforçam, em juízo de cognição sumária, os indícios relevantes de comprometimento da metodologia da pesquisa impugnada”, afirmou.

Para Kassio, a controvérsia não se limita a divergências metodológicas, mas envolve a possibilidade de utilização do questionário como mecanismo de indução dos entrevistados.

O ministro destacou ainda que, ao analisar outras 27 pesquisas registradas pela AtlasIntel no TSE, não encontrou questionários com estrutura semelhante nem a utilização de áudios, como ocorreu no levantamento contestado.

A decisão liminar de Nunes Marques segue válida até o julgamento de mérito da questão. Estela Aranha tem 90 dias para devolver o voto-vista.

Defesas

O advogado da AtlasIntel, Gualter Rafael Maciel Bezerra, defendeu durante o julgamento que a discordância do Partido Liberal sobre pesquisa que apontou queda de Flávio Bolsonaro (PL) nas intenções de voto é “política”.

Durante sustentação oral, Gualter Bezerra argumentou que “a representação não traz discordância da metodologia, mas sim com relação a um fato político, público e notório, qual seja a relação de Flávio Bolsonaro com Daniel Vorcaro e com a questão do Banco Master”.

Para o defensor da AtlasIntel, o PL “não trouxe nenhuma prova de contaminação cognitiva. Foi apenas presumida a partir de leitura objetva de que o candidato estaria prejudicado”, afirmou durante sustentação oral.

A advogada do Partido Liberal, Maria Claudia Bucchianeri sustentou que o levantamento da AtlasIntel/Bloomberg apresenta falhas metodológicas, uso de técnicas de indução de respostas e omissão de um vídeo que teria sido exibido aos entrevistados.

“E eu nem precisava adentrar nos outros problemas, que são graves também e que se referem à técnica de framing e de induzimento. A pergunta de qual é a sua visão, positiva ou negativa, de diversas autoridades, não apenas Flávio Bolsonaro, Lula, Hugo Motta, Davi Alcolumbre, ela é apenas a de número 22″, disse em plenário.

A advogada prosseguiu: “Depois de o candidato, o pré-candidato do PL, ter sido submetido a todo tipo de observação envolvendo o escândalo [Banco Master], onde ele nem sequer é investigado, se ele deveria ou não manter a sua candidatura, isso nunca foi colocado na mesa. E só no item 22 pergunto: qual é a sua visão sobre ele, positiva ou negativa? Nenhum dos outros candidatos cujos nomes estão expostos ali se submeteu a esse framing.”

Pesquisa

Na pesquisa AtlasIntel divulgada em abril, Lula e Flávio Bolsonaro apareciam tecnicamente empatados em um cenário de segundo turno. O senador tinha 47,8% das intenções de voto, enquanto o presidente registrava 47,5%.

Já no levantamento divulgado em 19 de maio, Lula apareceu com 48,9%, ante 41,8% de Flávio. O resultado indicou queda de seis pontos percentuais para o senador entre uma pesquisa e outra.

Ao acionar o TSE, o Partido Liberal alegou divulgação de pesquisa fraudulenta, questionou a metodologia utilizada e sustentou que o questionário teria sido estruturado para induzir percepção negativa sobre Flávio Bolsonaro.

 

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal reforça importância da vacinação no Dia Nacional da Imunização

Foto: SMS

A vacinação é uma das principais formas de prevenir doenças e infecções. Nesta terça-feira (9), quando é celebrado o Dia Nacional da Imunização, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal reforça a necessidade de manter a caderneta de vacinação atualizada, especialmente entre os grupos prioritários.

A chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica da SMS, Lorena de Souza Araújo, ressalta o significado da data para a saúde pública. “O Dia Nacional da Imunização nos lembra da importância da vacinação como um gesto de cuidado e proteção. As vacinas salvam vidas, previnem doenças e contribuem para uma sociedade mais saudável. Manter a caderneta em dia é proteger a si mesmo, a quem você ama e toda a comunidade. Vacinar é cuidar do presente e construir um futuro mais seguro para todos”, afirmou.

Além da proteção individual, a vacinação contribui para evitar o retorno de doenças já eliminadas ou controladas no país e reduz o risco de agravamento de diversas enfermidades.

A chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), Veruska Ramos, lembra que Natal ampliou, desde o dia 1º de junho, a vacinação contra a influenza para toda a população a partir dos seis meses de idade, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e reduzir a circulação do vírus na capital. “Atualmente, cerca de 32% do público-alvo foi imunizado contra a gripe. Por isso, estamos convocando a população a procurar nossas salas de vacinação, especialmente crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde”, explicou.

Veruska também destacou as ações da Estratégia de Vacinação nas Escolas 2026, iniciativa que integra o Programa Saúde na Escola (PSE) e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes da rede pública de ensino, além de conscientizar as famílias sobre a importância da atualização da caderneta de vacinação.

Em Natal, todas as salas de vacinação oferecem os imunizantes de rotina e das campanhas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que protegem contra doenças como Covid-19, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, difteria, tétano, coqueluche, influenza, poliomielite, HPV, meningites, pneumonias, rotavírus e hepatites A e B. O município também disponibiliza a vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

A vacinação ocorre nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h, conforme a organização de cada serviço.

A população também pode procurar os pontos extras de vacinação instalados nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 10h às 15h. Outra opção é o ponto de vacinação localizado no SESI Clínica Natal, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CCJ da Câmara adia análise da PEC da redução da maioridade penal

Foto: Renato Araújo

A votação da proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/15 que reduz a maioridade penal foi adiada novamente nesta terça-feira (9) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara dos Deputados.

O adiamento ocorreu em razão do início da Ordem do Dia no plenário da Casa.

O presidente do colegiado, Leur Lomanto Júnior (União-BA), agendou o reinício da discussão para a manhã desta quarta-feira (10). A votação do texto foi adiada, pela primeira vez, por causa de um pedido de vista.

O relator da proposta, deputado Coronel Assis (PL-MT), elaborou parecer favorável à mudança da maioridade penal, de 18 anos para 16 anos. No entanto, o parlamentar retirou a emenda que previa que jovens com 16 anos poderiam se casar, celebrar contratos, tirar carteira de habilitação e votar obrigatoriamente.

Divergências

O tema não é consenso entre os deputados integrantes da CCJ, comissão responsável por analisar a admissibilidade da proposta.

A deputada Érica Kokay (PT-DF), uma das lideranças críticas à proposta, argumenta que a iniciativa fere a Constituição. Segundo ela, a definição da maioridade é uma cláusula pétrea (dispositivos que não podem ser mudados ou abolidos por PEC) e que qualquer alteração só poderia ocorrer por meio de uma nova Constituinte.

“Estamos aqui ao arrepio da própria Constituição discutindo uma matéria que fere de forma absolutamente nítida direitos e garantias individuais garantidos pela nossa Constituição”, alertou, acrescentando que os crimes graves praticados por jovens representam menos de 4% dos crimes violentos no país.

A deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) também criticou o andamento da proposta.

“Estamos em um ano eleitoral e o que a extrema-direita faz? Ela pega um sentimento legítimo de medo das pessoas, de insegurança com a violência urbana, de insegurança com o feminicídio e diz que reduzindo a maioridade penal as famílias vão ficar seguras. Lidam com o medo dessas pessoas para apresentar uma falsa solução”, criticou.

Já o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), a favor da redução da maioridade penal, defende que os adolescentes reincidentes em crimes devem ficar presos.

“A solução para a reincidência é deixar preso. Simples assim, aí não tem reincidência”, disse.

Atualmente, jovens maiores de 16 anos que cometem infrações graves cumprem medidas socioeducativas de internação por, no máximo, três anos. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) indicam que cerca de 12 mil adolescentes estão em unidades de internação ou em privação de liberdade – menos de 1% dos 28 milhões de jovens nessa faixa etária, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Durante a sessão, o deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE) lamentou que o debate ocorra de forma híbrida, o que permite aos deputados poderem votar remotamente. Para ele, a proposta é controversa e precisa ser melhor discutida.

“É lamentável que um tema com essa magnitude, uma emenda à Constituição, a gente esteja para votar na Comissão de Constituição e Justiça, pelo Infoleg [remoto] sem que sequer deputadas e deputados estejam aqui, para a gente realizar o debate que é necessário”, criticou.

Caso a PEC da redução da maioridade penal avance na CCJ, uma comissão especial será criada para seguir com a discussão do tema antes de ir a plenário.

 

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Projeto de Robinson Faria proíbe multas condominiais contra famílias de pessoas com autismo


Foto: Divulgação

O deputado federal Robinson Faria apresentou o Projeto de Lei nº 2.300/2026, que proíbe a aplicação de multas condominiais a pessoas com autismo quando situações relacionadas à sua condição resultarem em barulhos ou comportamentos involuntários. A proposta surgiu após um caso registrado no Rio Grande do Norte, em que uma família com dois filhos autistas, um de 8 anos com nível 3 de suporte e outro de 17 anos com nível 1, passou a receber penalidades financeiras do condomínio sob a justificativa de perturbação do sossego, mesmo que os ruídos decorressem de comportamentos inerentes à condição das crianças.

O projeto estabelece que multas condominiais não poderão ser aplicadas quando o comportamento estiver relacionado às características próprias do autismo, garantindo mais proteção e segurança jurídica às famílias atípicas em todo o país. “O condomínio precisa ser um espaço de convivência, acolhimento e respeito. Não é razoável que famílias sejam multadas por manifestações comportamentais que decorrem diretamente do autismo”, afirmou Robinson Faria.

A iniciativa reforça os princípios de acessibilidade, dignidade da pessoa humana e inclusão social previstos na legislação brasileira e na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Autismo, e reflete o compromisso do deputado com a causa das famílias atípicas, bandeira que Robinson Faria tem levantado por meio de projetos de lei e destinação de emendas a associações e centros de atendimento em todo o Rio Grande do Norte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Milei privatiza hotéis de turismo social e encerra modelo criado no governo Perón

Foto: Reprodução/X

O presidente da Argentina, Javier Milei, iniciou o processo de transferência de hotéis estatais para a iniciativa privada. A medida encerra o modelo de turismo social criado na década de 1940 durante o governo de Juan Domingo Perón.

Os complexos ofereciam hospedagem subsidiada a trabalhadores por cerca de US$ 10 por diária.

O governo argentino eliminou em 2025 a obrigação legal de manter programas de turismo subsidiado. Milei considera que a operação de hotéis pelo Estado contraria sua política de livre mercado e o plano de redução da máquina pública. Em 2024, a atividade consumiu aproximadamente US$ 7 milhões em recursos públicos.

O ministro da Desregulamentação, Federico Sturzenegger, afirmou que a administração de empreendimentos hoteleiros não deve ficar sob responsabilidade do Estado. Segundo ele, operadores privados têm melhores condições de ampliar o potencial turístico dos locais.

A decisão provocou reação de sindicatos e partidos de oposição. Em maio deste ano, o governo demitiu os 50 funcionários que ainda trabalhavam no complexo de Chapadmalal. A medida gerou protestos e disputas judiciais.

Outro foco de atrito envolve o governador da Província de Buenos Aires, Axel Kicillof. Adversário político de Milei, ele pediu autorização para assumir a gestão dos hotéis por meio da administração provincial. O governo federal ainda não respondeu ao pedido.

 

Revista Oeste

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Saiba quais senadores assinam a PEC do Trabalho Flexível apresentada por Rogério Marinho

Foto: Agência Senado

Dos 81 senadores, 41 assinaram a chamada PEC do Trabalho Flexível, apresentada pelo líder no Senado, o senador Rogério Marinho (PL-RN), que cria um modelo alternativo de contratação baseado nas horas efetivamente trabalhadas. Dos senadores que apoiaram a apresentação do texto, 3 tentaram retirar seus nomes após a repercussão negativa nas redes sociais, mas o Senado negou os pedidos.

Protocolada em 28 de maio, a PEC permite que empregadores e trabalhadores escolham entre o regime tradicional previsto na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e um modelo flexível de contratação. Nesse formato, a remuneração seria calculada com base nas horas efetivamente trabalhadas, enquanto benefícios como FGTS, férias e 13º salário seriam pagos proporcionalmente à carga horária cumprida.

A proposta também estabelece que o contrato individual prevalecerá sobre eventuais acordos coletivos relacionados à jornada de trabalho. O texto foi apresentado como alternativa à PEC aprovada pela Câmara que reduz a jornada da escala 6 X 1 para 5 X 2.

A iniciativa ganhou respaldo de entidades empresariais. A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e centenas de organizações dos setores produtivo e de serviços divulgaram nesta 3ª feira (9.jun.2026) o manifesto “Uma carta para o Brasil que acorda cedo”, em defesa da proposta e com críticas à PEC que prevê o fim da escala 6 X 1.

Os senadores Romário (PL-RJ), Zequinha Marinho (Podemos-PA) e Cleitinho (Republicanos-MG) passaram a afirmar publicamente que são favoráveis ao fim da escala 6 X 1 e disseram que o apoio inicial à PEC teve o objetivo de permitir o debate da matéria no Senado.

Em nota enviada ao Poder360, Zequinha disse ter decidido retirar sua assinatura depois de se reunir com representantes dos trabalhadores do Pará. Segundo o senador, a PEC poderia fragilizar acordos entre empregados e empregadores sobre jornada de trabalho.

Para protocolar uma PEC no Senado são necessárias ao menos 27 assinaturas. A proposta superou esse número e reuniu apoio de praticamente metade da Casa.

Veja quais senadores assinaram a proposta protocolada por Rogério Marinho: 

Senador Rogerio Marinho (PL-RN);
Senadora Damares Alves (Republicanos-DF);
Senador Eduardo Girão (Novo-CE);
Senador Laércio Oliveira (PP-SE);
Senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS);
Senador Plínio Valério (PSDB-AM);
Senador Marcos Rogério (PL-RO);
Senador Hermes Klann (PL-SC);
Senador Zequinha Marinho (Podemos-PA);
Senador Luis Carlos Heinze (PP-RS);
Senador Magno Malta (PL-ES);
Senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP);
Senador Wilder Morais (PL-GO);
Senador Jaime Bagattoli (PL-RO);
Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ);
Senador Styvenson Valentim (Podemos-RN);
Senador Ciro Nogueira (PP-PI);
Senadora Tereza Cristina (PP-MS);
Senador Carlos Portinho (PL-RJ);
Senador Dr. Hiran (PP-RR);
Senador Eduardo Gomes (PL/TO);
Senador Marcio Bittar (PL-AC);
Senador Lucas Barreto (PSD-AP);
Senador Sergio Moro (PL-PR);
Senador Romário (PL-RJ);
Senador Angelo Coronel (Republicanos-BA);
Senador Marcos do Val (Avante-ES);
Senador Efraim Filho (PL-PB);
Senadora Dra. Eudócia (PSDB-AL);
Senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO);
Senador Izalci Lucas (PL-DF);
Senadora Roberta Acioly (Republicanos-RR);
Senador Sérgio Petecão (PSD-AC);
Senador Cleitinho (Republicanos-MG);
Senador Esperidião Amin (PP-SC);
Senador Wellington Fagundes (PL-MT);
Senador Jayme Campos (União Brasil-MT);
Senador Nelsinho Trad (PSD-MS);
Senador Carlos Viana (PSD-MG);
Senador Oriovisto Guimarães (PSDB-PR);
Senadora Ivete da Silveira (MDB-SC).

 

Com informações de Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

FATALIDADE: Homem morre atropelado entre shoppings na zona Sul de Natal

Foto: Reprodução/Redes sociais

Um homem morreu após ser atropelado por um ônibus durante a tarde desta terça-feira (9) em um trecho da BR-101, nas proximidades de um shopping na zona Sul de Natal.

De acordo com informações preliminares da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), o caso foi registrado por volta das 18h. Testemunhas relataram que o ônibus seguia pela via quando, no meio do trajeto, o homem caiu na pista e foi atingido pelo veículo, da linha 3008 – Nova Parnamirim.

O motorista não conseguiu frear a tempo.

Até a publicação desta matéria, a identidade da vítima não foi confirmada. Policiais foram acionados para isolar a área e apurar as circunstâncias do acidente.

 

Com informações do Portal 98 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Jogos da Copa deverão impulsionar em até 20% as vendas nos bares e restaurantes, projeta Abrasel/RN

Foto: Gerada por IA

Os bares e restaurantes do Rio Grande do Norte já se organizam para a transmissão dos jogos da Copa do Mundo e projetam impacto positivo no faturamento durante o período das partidas, especialmente nos jogos da seleção brasileira.

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Norte, 53% dos estabelecimentos pretendem transmitir os jogos da Copa. Entre esses, 82% esperam aumento no faturamento em relação aos dias sem jogos. A maioria projeta crescimento de até 20% nas vendas.A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 26 de maio com empresários do Rio Grande do Norte.

O presidente da Abrasel no RN, Thiago Machado, afirma que o evento deve alterar significativamente a rotina do setor. “É um grande evento para o setor, onde durante os jogos do Brasil tem um incremento grande, muito forte, num dia que seria um dia normal de faturamento”, disse. Ele destaca ainda que os empresários já estão se preparando com estruturas de transmissão e ações voltadas ao público.

Segundo o levantamento, a transmissão das partidas deve ser uma das principais estratégias dos estabelecimentos durante o evento, especialmente em dias de jogos do Brasil, quando o movimento tende a ser mais intenso. Os estabelecimentos têm investido em telões, melhorias de som, decoração temática e ações promocionais, como combos especiais e produtos personalizados para o período da Copa. A estratégia também inclui a ambientação dos espaços com cores da seleção brasileira e equipes uniformizadas.

A pesquisa aponta ainda que parte do setor vê o delivery como oportunidade de crescimento, já que muitos consumidores devem optar por acompanhar os jogos em casa. Um estudo citado pelo setor indica que cerca de 30% do público deve assistir às partidas em bares e restaurantes, enquanto a maior parte deve permanecer em casa, ampliando a demanda por entregas.

“Alguns fazem combos, outros criam produtos novos para a Copa, batizando com nomes de futebol. É uma forma de atrair o cliente. Esse segmento de delivery vai ser bem aquecido. É uma oportunidade importante para o setor”, afirmou Thiago.

 

Com informações do Portal 98 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Entre maio e junho, Seinfra recupera 36 vias em diferentes regiões de Natal

Foto: Seinfra

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), intensificou os serviços de recuperação viária em todas as regiões da capital. As ações têm como objetivo corrigir danos no pavimento, melhorar as condições de tráfego e garantir mais segurança para motoristas e pedestres.

Entre os dias 25 de maio e 2 de junho, as equipes do Departamento de Conservação da Seinfra atuaram em 36 vias da cidade, executando serviços de recuperação em pavimentação asfáltica e em paralelepípedo. As intervenções seguiram o cronograma estabelecido pela secretaria, com prioridade para os trechos que apresentavam maior necessidade de manutenção.

Os trabalhos contemplaram ruas e avenidas localizadas nos bairros Dix-Sept Rosado, Bom Pastor, Felipe Camarão, Alecrim, Potengi, Ponta Negra, Capim Macio, Neópolis, Lagoa Nova, Pitimbu, Quintas e Nossa Senhora da Apresentação.

Segundo a secretária municipal de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti, as equipes seguem atuando de forma permanente para reduzir os impactos causados pelo desgaste natural das vias e pelas chuvas. “Os serviços são realizados diariamente em todas as regiões da cidade, com base em critérios técnicos que permitem identificar os pontos com maior necessidade de intervenção. O trabalho busca melhorar as condições de circulação e proporcionar mais segurança para quem utiliza as vias da capital”, afirmou.

Confira as vias que receberam serviços de recuperação entre os dias 25 de maio e 2 de junho:

Recuperação em pavimentação de paralelepípedo

Avenida Antônio Basílio (Dix-Sept Rosado e Bom Pastor)

Rua Bom Jesus (Felipe Camarão)

Rua Antônio Trigueiro (Felipe Camarão)

Rua São Joaquim (Felipe Camarão)

Rua Luzia Dias (Felipe Camarão)

Rua Santa Maria (Felipe Camarão)

Travessa Granja ABC (Felipe Camarão)

Travessa São José (Felipe Camarão)

Rua Praia de Jacumã (Ponta Negra)

Rua Poços de Caldas (Neópolis)

Rua Alterosa (Neópolis)

Rua Cambuim (Neópolis)

Rua Maria José Lira (Potengi)

Rua José Augusto (Potengi)

Rua Salto Veloso (Potengi)

 

Recuperação em pavimentação asfáltica

Rua dos Canindés (Alecrim)

Avenida Alexandrino de Alencar (Alecrim)

Rua Sílvio Pélico (Alecrim)

Rua Walter Pereira (Capim Macio)

Rua Ismael Pereira (Capim Macio)

Rua Miguel Castro (Lagoa Nova)

Avenida dos Xavantes (Pitimbu)

Avenida dos Caiapós (Pitimbu)

Avenida Interventor Mário Câmara (Alecrim)

Avenida Presidente Sarmento (Alecrim)

Rua José Mauro de Vasconcelos (Capim Macio)

Rua Industrial João Motta (Capim Macio)

Rua Dirce Coutinho (Capim Macio)

Rua Graciliano Ramos (Capim Macio)

Rua Teatrólogo Meira Pires (Capim Macio)

Rua Vereador Manoel Sátiro (Ponta Negra)

Rua Vereador Manoel Coringa (Ponta Negra)

Rua Santa Clara (Felipe Camarão)

Rua São José (Felipe Camarão)

Avenida Boa Sorte (Nossa Senhora da Apresentação)

Avenida Nevaldo Rocha (Quintas)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

EUA lançam ataques contra o Irã em resposta à queda de helicóptero militar

Foto: Reprodução/ Boeing

O CENTCOM (Comando Central dos EUA) afirmou nesta terça-feira (9) que suas forças começaram a lançar ataques de “autodefesa” contra o Irã às 18h (horário de Brasília), em resposta à queda de um helicóptero Apache do Exército dos EUA.

A extensão e a intensidade dos ataques dos EUA não ficaram imediatamente claras, embora a publicação do Comando Central os tenha descrito como uma “resposta proporcional à agressão injustificada do Irã”.

Anteriormente, a agência de notícias iraniana Mehr afirmou, citando moradores, que explosões foram ouvidas na região de Sirik, acrescentando que a natureza dos estrondos era desconhecida.

Já a agência de notícias semioficial do Irã Fars noticiou que explosões também foram ouvidas em partes do leste da província de Hormozgan.

Mais cedo, o presidente dos EUA, Donald Trump afirmou que foi informado pelo Exército Americano que o Irã abateu um helicóptero Apache dos EUA que caiu na costa de Omã.

Ele pontuou que as Forças Armadas dos EUA “devem, necessariamente, responder a este ataque”.

“Acabei de ser informado por nossas Forças Armadas que, na noite passada, os iranianos abateram um de nossos sofisticados helicópteros Apache enquanto patrulhava o Estreito de Ormuz. Havia dois pilotos envolvidos, ambos estão seguros e ilesos”, publicou o presidente na Truth Social.

“Mesmo assim, os Estados Unidos devem, necessariamente, responder a este ataque”, disse ele.

Um drone marítimo americano resgatou os dois tripulantes do helicóptero. O caso marcou a primeira perda de um Apache desde o início do conflito com o Irã.

Em resposta, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, instou as forças estrangeiras a deixarem o Estreito de Ormuz ou correrem o risco de serem “pegos em constante perigo”, após o presidente dos EUA, Donald Trump, acusar Teerã de abater um helicóptero Apache do Exército na costa de Omã.

“As forças estrangeiras próximas ao nosso território correm risco constante devido a erros humanos, acidentes ou por potencialmente serem pegas em fogo cruzado”, disse Araghchi em uma publicação na rede social X.

“Para reduzir o risco, a melhor solução é que as forças estrangeiras deixem, o mais rápido possível, um ambiente que nunca será hospitaleiro a uma presença hostil”, acrescentou.

O ministro das Relações Exteriores iraniano acrescentou que, embora Teerã prefira “a linguagem da diplomacia… como nossos bravos guerreiros demonstraram ao mundo, também sabemos falar outras línguas”, ecoando uma declaração semelhante feita anteriormente pelo principal negociador do Irã, Mohammad Bagher Ghalibaf.

O ministro das Relações Exteriores afirmou que o Estreito de Ormuz não é considerado águas internacionais, mas sim compartilhado pelo Irã e Omã. Ele prometeu que as forças armadas iranianas estão em constante alerta para “qualquer violação do espaço aéreo, território ou águas territoriais do Irã”.

 

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Rubio promete R$ 2,7 bilhões para o Brasil combater PCC e CV com apoio direto de Trump

Imagem: Reprodução/X

O secretário de Estado dos Estados Unidos afirmou que o Brasil poderá receber ajuda do governo Trump no combate ao narcotráfico, com verba de R$ 2,7 bilhões prevista para cooperação policial com países da América do Sul em 2027.

O anúncio vem logo após Trump classificar PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas e acende o debate sobre até onde vai a disposição do Brasil em aceitar interferência americana no combate ao crime organizado.

 

Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio Bolsonaro diz que, se eleito, irá suspender reforma tributária por um ano

Foto: Divulgação

O senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato à Presidência da República pelo PL, afirmou, nesta terça-feira (9), que, se eleito, suspenderá por um ano a entrada em vigor da reforma tributária aprovada pelo Congresso Nacional. Segundo ele, durante esse tempo, serão formuladas novas regras.

“Vamos suspender a entrada em vigor dela por, pelo menos, um ano, porque já ultrapassamos a famosa Curva de Laffer há muito tempo. Muito tributo, altíssima carga tributária e, com isso, começa a haver sonegação”, declarou, durante visita à Times Brasil/CNBC.

A Curva de Laffer é a teoria que defende que o aumento de imposto nem sempre resulta em mais receita, pois alíquotas excessivamente altas desestimulam a economia e reduzem a base.

Flávio afirmou que, tal como está, a reforma tributária “veio para aumentar carga tributária” e “complicou ainda mais” o sistema tributário. “Temos que buscar uma reforma tributária que seja negativa. A gente consegue, com um governo mais moderno, mais enxuto, usando tecnologia, inteligência artificial, apertando os gargalos de desperdício de dinheiro público, e com isso, vamos conseguir oferecer uma carga tributária mais baixa”, falou.

O senador defendeu uma revisão para algumas atividades econômicas. “Tem setores que são impossíveis de pagar. Quem é profissional liberal vai pagar quase 40% de imposto”, disse.

 

Com informações da Jovem Pan

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Presidente da Bolívia culpa ‘narcoterroristas’ por caos no país

Foto: Reprodução/X

O presidente da Bolívia, Rodrigo Paz, sancionou uma lei nesta segunda-feira, 8, que regulamenta o estado de exceção no país e permite o uso de tropas do Exército para desobstruir rodovias. O chefe de Estado declarou que “narcoterroristas” financiam os protestos que exigem sua renúncia e mandou um recado direto aos bandos armados, ao avisar que os dias deles estão contados. O novo mecanismo jurídico autoriza o Executivo a limitar as liberdades de reunião e de circulação da população.

Segundo informações da Revista Oeste, a medida drástica surge quando o país atinge uma semana consecutiva de paralisações coordenadas por sindicatos de operários, camponeses, mineiros, professores e caminhoneiros. Os bloqueios asfixiam a economia e provocam o desabastecimento generalizado nas principais capitais. Em La Paz e El Alto, o preço dos alimentos básicos dobrou, e hospitais já registram falta de medicamentos, além de filas quilométricas nos postos de combustíveis.

O governo federal acusa abertamente o ex-presidente socialista Evo Morales de chefiar a mobilização para tentar derrubar a democracia por meio do caos social. Durante a cerimônia de assinatura da lei no palácio presidencial, Rodrigo Paz discursou ladeado por ministros e comandantes das Forças Armadas e da Polícia Nacional. O presidente justificou o endurecimento da segurança pública depois que facções ligadas ao tráfico de cocaína feriram quatro policiais à bala em confrontos recentes nas estradas.

Os manifestantes radicais, conhecidos como “evistas”, rejeitam as reformas econômicas implementadas pela gestão de direita. Paz assumiu o comando do país e encerrou duas décadas de hegemonia da esquerda sob o controle de Evo Morales e Luis Arce. O governo anterior deixou a Bolívia em colapso financeiro, com uma inflação que passou dos 20% no ano passado e previsão de forte encolhimento da economia para este ano.

Evo Morales classificou as manifestações como uma “rebelião legítima” e atacou o atual mandatário, chamando-o de submisso ao presidente norte-americano, Donald Trump. O ex-ditador está foragido da Justiça em um processo por tráfico de uma menor de idade. Desde o fim do ano passado, ele vive cercado por milícias armadas em seu reduto político e sindical no Trópico de Cochabamba para evitar a sua captura.

Os apoiadores do ex-presidente chegaram a depredar e bloquear a pista do Aeroporto de Chimoré com galhos e pedras para impedir o pouso de aeronaves militares que pudessem transportar agentes policiais. Lideranças dos piquetes afirmam na internet que pretendem defender o chefe do partido mesmo que a resistência resulte na perda de vidas. Do outro lado, centenas de moradores de La Paz realizaram marchas pacíficas com bandeiras brancas para cobrar o desbloqueio das vias.

 

 

 

 

 

 

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Governo Lula deve aprovar em 15 dias aumento de etanol para 32% na gasolina

Foto: Divulgação

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), disse nesta 3ª feira (9.jun.2026) que o governo vai debater na próxima reunião do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) o avanço da mistura obrigatória do etanol na gasolina de 30% (E30) para 32% (E32). O encontro será marcado no período dos próximos 15 dias.

Silveira fez o anúncio após se reunir com representantes do setor de etanol, que vem pressionando pelo avanço da mistura. A medida favorece diretamente o segmento, que aumentará sua participação no mercado nacional de combustíveis com o novo teor obrigatório.

“Os estudos técnicos necessários nos permitem ir até o E32, por uma indicação trazida hoje pelo setor e que vai ser submetida pela determinação do presidente da República ao próximo Conselho Nacional de Política Energética, que será marcada nos próximos 15 dias, para que a gente definitivamente possa debater, e eu espero que deliberar, o tema”, disse Silveira a jornalistas no Palácio do Planalto.

Depois de 2 adiamentos, o avanço do E32 aguarda análise do CNPE há pelo menos 1 mês. O tema estava na pauta da reunião marcada inicialmente para 7 de maio, que foi adiada para 11 de maio e posteriormente cancelada. Na ocasião, Silveira, que preside o colegiado, viajou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano).

Nos últimos meses, congressistas, associações, empresas e executivos ligados ao segmento de biocombustíveis aumentaram a pressão pelo avanço imediato da mistura do etanol na gasolina e do biodiesel no diesel, sob a justificativa de que o país precisa reduzir a dependência da importação de combustíveis, sobretudo em períodos de instabilidade internacional como a guerra do Irã.

Segundo estimativas do governo, o avanço da mistura representaria 450 milhões de litros a menos de importação de gasolina no Brasil. Silveira afirmou que a medida é fundamental para a segurança energética e para tornar o país autossuficiente no abastecimento de combustíveis, “minimizando os impactos da guerra que nós sabemos que não é uma guerra nossa”.

“É uma guerra que não depende de nós, mas estamos tomando as medidas necessárias para que a gente possa ter o menor impacto possível no Brasil. Temos que seguir tanto com as subvenções quanto com as desonerações [de impostos], para que [o combustível] possa chegar na bomba com o menor preço possível”, declarou.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Abertura da Copa do Mundo 2026: confira data, horário, shows e onde assistir

Foto: Divulgação/Fifa

A Copa do Mundo de 2026 começa oficialmente nesta quinta-feira (11), com uma cerimônia de abertura no Estádio Azteca, na Cidade do México, antes da partida entre México e África do Sul. O torneio será o primeiro da história realizado por três países-sede — México, Estados Unidos e Canadá — e também marca a estreia do novo formato com 48 seleções participantes.

A cerimônia principal está prevista para começar às 14h30 (horário de Brasília), enquanto o jogo inaugural será disputado às 16h. Tanto a abertura como os jogos serão transmitidos ao vivo na TV aberta pela Globo e pelo SBT, e na TV fechada pelo SporTV. No streaming, a cobertura oficial será feita pelo Globoplay; pela CazéTV e GE TV no YouTube.

Pela primeira vez na história dos Mundiais, a abertura conta com cerimônias coordenadas nos três países anfitriões. Além do evento realizado na Cidade do México, apresentações especiais acontecerão em Los Angeles, nos Estados Unidos, e em Toronto, no Canadá. O Azteca alcança uma marca inédita ao receber pela terceira vez uma abertura de Copa do Mundo, após sediar os eventos inaugurais das edições de 1970 e 1986.

Os espetáculos foram concebidos dentro de uma proposta integrada que combina futebol, música e identidade cultural. A produção é assinada pelo italiano Marco Balich, conhecido por comandar grandes eventos internacionais e responsável também pela cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina.

No México, o espetáculo dá destaque a elementos tradicionais da cultura local, com apresentações de dança, música e referências ao papel picado, símbolo festivo do país. A programação também conta com a participação de artistas indígenas e manifestações do folclore contemporâneo mexicano.

Shakira, Anitta e Katy Perry estão entre as atrações

A Fifa confirmou um elenco internacional para as celebrações da abertura. No Estádio Azteca, as apresentações ficam por conta de nomes como Shakira, Burna Boy, Alejandro Fernández, Belinda, Danny Ocean, J Balvin, Lila Downs, Los Ángeles Azules e Maná.

Shakira e Burna Boy apresentam “Dai Dai”, música oficial do Mundial de 2026. A faixa integra uma campanha voltada para arrecadação de recursos destinados ao Fundo de Educação Fifa Global Citizen.

Nos Estados Unidos, a cerimônia realizada em Los Angeles conta com apresentações de Katy Perry, Future, Anitta, Lisa, Rema e Tyla. O evento antecede a partida entre Estados Unidos e Paraguai e terá como destaque a canção “Goals”, interpretada por Anitta, Lisa e Rema.

Já em Toronto, no Canadá, os shows reúnem artistas como Alanis Morissette, Alessia Cara, Michael Bublé, Jessie Reyez, Elyanna, Nora Fatehi, Sanjoy, Vegedream e William Prince. As apresentações ocorrerão de forma coordenada com os demais eventos de abertura do torneio. As informações são do portal O Tempo.

 

Tudo sobre a abertura da Copa do Mundo 2026

Data: 11 de junho de 2026 (quinta-feira)
Horário da cerimônia: 14h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio Azteca
Jogo de abertura: México x África do Sul
Horário da partida: 16h (horário de Brasília)
Onde assistir: Globo, SBT, SporTV, Globoplay, CazéTV e GE TV.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *