Saúde

25% das cidades pararam vacinação por falta de doses, diz Confederação Nacional dos Municípios

Foto: Pilar Olivares/Reuters (7.abr.2021)

Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), está faltando vacinas contra a Covid-19 em cerca de um quarto das cidades brasileiras.

“Esta semana divulgamos mais uma etapa da pesquisa que realizamos semanalmente junto a prefeitas, prefeitos e secretários de saúde o Brasil inteiro e os resultados indicaram que cerca de 25% dos municípios que nós pesquisamos estão suspendendo a aplicação da vacina por falta do imunizante”, afirma o consultor da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Eduardo Stranz.

No sábado, o Minstério da Saúde atualizou o cronograma do recebimento de doses e houve uma redução de mais de 22,5% nas entregas previstas.

Eduardo acredita que a mudança de orientação do Ministério da Saúde em relação a reservar ou não a segunda dose para quem já recebeu a primeira tem confundido os gestores municipais. Segundo, ele, “49% afirmaram que ainda estão guardando a dose e 49% disseram que estavam aplicando todo o estoque que chega.”

A falta de regularidade na entrega das vacinas, que faz com que uma a cada quatro cidades brasileiras estejam com a vacinação parada, atinge todo o Brasil.

“É uma realidade geral. Nós entrevistamos prefeitos de todos os estados e regiões e se constatou em todos. Não é uma coisa sazonal ou regional. É uma coisa que está nas grandes, pequenas e médias cidades”, diz o consultor da CNM.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Os governos estaduais não estão distribuindo as vacinas que recebem do governo federal. Além de não fazer NADA para combater o vírus, os governadores de oposição ainda boicotam a vacinação. Para essa gente, só a politicagem importa.

  2. Vixe! Kd a logística do general Pezadello? Kd a eficiência do presidente inepto? Já sei, deve ser pq nesses municípios o prefeito eh petista, comunista, esquerdista, socialista…

  3. Governo do Estado possui “Reserva Técnica” com mais de 10.000 doses de CoronaVac enquanto a população do estado precisa tomar a 2 dose.
    Para quê fazer uma reserva se não existe a titular?!
    Coloca essas vacinas para evitar que parte da população tenham tomado a 1º dose em vão!

    1. Agora sim, 10 mil doses vão resolver o problema. Uhuuu

      Cadê os 500 milhões de doses do Pazuzu?

  4. Se o governo do genocida tivesse comprado as 70 milhões de doses da Pfizer ano passado, 50% da população estaria vacinada.

    1. Se tivesse comprado ainda n teria recebido Veja o próprio Canadá quando comprou e o que recebeu até hj

    2. Vai tomar teu imussupressores babaca papagaio, junto com ze mane e outros otarios ptralhas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Itamaraty diz a chefe da embaixada dos EUA no Brasil que críticas a Moraes configuram ‘ameaças inaceitáveis’

Embaixada dos Estados Unidos no Brasil diz estar ‘monitorando de perto’ o Judiciário brasileiro | Foto: Wilton Junior/Estadão

O Ministério das Relações Exteriores convocou mais uma vez o atual chefe da embaixada americana, Gabriel Escobar, para nova reprimenda motivada por publicações da representação diplomática dos Estados Unidos no País.

O Itamaraty expressou a Escobar “profunda indignação” com as postagens da embaixada e do Departamento de Estado, no tom e no conteúdo. Ele foi recebido pelo embaixador Flavio Goldman, interino da Secretraria de Europa e América Latina.

Segundo diplomatas a par das conversas, Goldman expressou que, para o governo, as publicações configuram “clara ingerência” em assuntos internos e “ameaças inaceitáveis” a autoridades públicas nacionais.

Nesta quinta-feira, 7, a embaixada comandada por Escobar afirmou que há censura, perseguição política e violações de direitos humanos no Brasil. As condutas foram atribuídas pela embaixada, principalmente, ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, punido com a Lei Magnitsky.

“O ministro Moraes é o principal arquiteto da censura e perseguição contra Bolsonaro e seus apoiadores. Suas flagrantes violações de direitos humanos resultaram em sanções pela Lei Magnitsky, determinadas pelo presidente Trump. Os aliados de Moraes no Judiciário e em outras esferas estão avisados para não apoiar nem facilitar a conduta de Moraes. Estamos monitorando a situação de perto”, escreveu a embaixada americana em Brasília.

Alexandre de Moraes foi alvo de sanções do governo dos Estados Unidos via Lei Magnitsky. O dispositivo norte-americano impede Moraes de acessar o país, de movimentar bens e de ter acesso a serviços de empresas norte-americanas. Até o momento, a norma só tinha sido usada para punir violadores de direitos humanos, ditadores e criminosos.

A iniciativa do governo de Donald Trump, ao aplicar as sanções, é uma resposta à ação penal sobre tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, da qual Bolsonaro é réu, e às decisões relacionadas às redes sociais.

A equipe de Escobar republicou o teor de mensagem do subsecretário para Diplomacia Pública, Darren Beattie. Ele, por sua vez, retransmitiu no X uma postagem do Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental, uma unidade do Departamento de Estado que se ocupa do Brasil. Essa publicação condenava a prisão domiciliar do ex-presidente e cobrava: “Deixem Bolsonaro falar”.

Além deles, o número dois da diplomacia americana, o secretário adjunto de Estado, Christopher Landau, também havia criticado a decisão de Moraes e apontado a existência de uma “ditadura do judiciário”, em post no X

Embora entenda que a embaixada atua sob instruções vindas de Washington, o Itamaraty considera que as manifestações oficiais “intromissões” reiteradas que devem ser rebatidas por meio dos canais diplomáticos de praxe, como são as convocações à chancelaria.

A questão é que, a partir das manifestações feitas do Brasil, mesmo que em ambiente virtual, o governo entende que há uma interferência em assuntos domésticos, o que contraria as normas diplomáticas. O artigo 41 da Convenção de Viena de Sobre Relações Diplomáticas afirma que os diplomatas têm o “dever de não se imiscuir nos assuntos internos” dos países onde atuam.

A nova convocação de Escobar foi a quarta desde o início do governo Donald Trump. As três primeiras foram para tratar da deportação de imigrantes, sobre manifestações políticas e sobre a carta de Trump anunciando o tarifaço.

Diplomata de carreira, ele atua no País como encarregado de negócios, tendo chegado em janeiro, nos últimos dias do governo Joe Biden. Trump jamais indicou um representante seu como embaixador desde então.

A embaixada americana confirmou o encontro, mas não comentou o teor da conversa: “O encarregado de negócios da Embaixada e Consulados dos EUA, Gabriel Escobar, se reuniu hoje com representantes do Ministério da Relações Exteriores. A embaixada não divulga conteúdo de reuniões privadas”.

Com informações de Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Hugo defende punição “pedagógica” a deputados por ocupação de plenário da Câmara

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse em entrevista à CNN Brasil que defenderá uma punição “pedagógica” a deputados de oposição que ocuparam o plenário da Casa. A Mesa Diretora tem reunião marcada para a tarde desta sexta-feira (8), em que discutirá o assunto.

“Eu acho que deve ter [punição] porque o que aconteceu foi grave, até para que isso não volte a acontecer”, afirmou Motta em entrevista exclusiva à CNN. “Nós não podemos concordar com o que aconteceu, até porque nós temos que ser pedagógicos nessa situação”, completou.

O presidente da Casa disse considerar que a oposição “extrapolou tudo aquilo que poderia ser o limite do razoável”.

“Eu não tenho a menor dúvida que a oposição extrapolou tudo aquilo que poderia ser o limite do razoável com esse movimento dessa semana. Esse é, penso eu, um pensamento majoritário”, frisou.

Hugo defendeu ainda que o que aconteceu foi “muito grave” e que nunca tinha se visto antes um movimento feito desta forma.

Nesta semana, deputados de oposição ocuparam a Mesa Diretora do plenário da Câmara em protesto à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), de decretar a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL).

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Hospital Maria Alice Fernandes suspende recebimento de novos pacientes na UTI neonatal por falta de medicamentos e materiais essenciais


Fotos: cedidas

A UTI neonatal do Hospital Maria Alice Fernandes, em Natal, suspendeu o recebimento de novos pacientes por falta de insumos básicos para atendimento. A unidade, que tem 20 leitos de UTI neonatal, está funcionando com 10 e, destes, apenas cinco permanecem ativos.

Segundo a médica intensivista da unidade, Ilka Maria Batista, o hospital enfrenta desabastecimento de medicamentos e materiais essenciais, como fenobarbital (para convulsões), cafeína (para prematuros), tubos para ventilação mecânica, telas para hérnia diafragmática, cateteres e luvas de procedimento.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública informou que o hospital finalizou recentemente uma licitação para aquisição de insumos, com pedidos de entrega previstos para serem feitos entre esta sexta-feira (8) e o início da próxima semana, dependendo da disponibilidade de orçamento.

“Nós somos referência no estado todo para cirurgia pediátrica, cardiologia, nefrologia. Então, não pode faltar. Somos o único hospital pediátrico do estado”, disse a médica Ilka Maria Batista.

A profissional afirmou que a situação vem sendo informada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desde que os insumos começaram a acabar, mas que o problema não foi solucionado.

Ilka destacou que a abertura da UTI neonatal foi determinada por ordem judicial e que órgãos como Ministério Público e Conselho Regional de Medicina já foram comunicados sobre o caso. “Nós precisamos de ajuda, estamos gritando, precisamos de condições para trabalhar”, disse.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Produção industrial do RN recua 21,4% e registra a maior queda do País em junho de 2025, aponta IBGE

Foto: RPCC/Divulgação

A produção industrial do Rio Grande do Norte registrou, em junho de 2025, a maior retração entre os 18 estados pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda foi de 21,4% em relação ao mesmo mês do ano passado, conforme aponta a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional – Produção Física, divulgada nesta sexta-feira (8).

Segundo o levantamento, o resultado negativo foi puxado principalmente pela forte redução nos setores de coque, que são produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (óleo diesel). Esse segmento sozinho teve uma variação negativa de 34,3% em junho de 2025, comparado a junho de 2024.

Apesar do tombo puxado pelo setor energético, os demais segmentos industriais apresentaram desempenho positivo no mesmo período. A indústria extrativista cresceu 36,6%, enquanto o setor de confecção de vestuário e acessórios subiu 22,4%. Já a fabricação de produtos alimentícios avançou 5,1%. O IBGE destacou que, mesmo com esses bons resultados, o peso do setor de derivados do petróleo acabou puxando o índice geral do estado para baixo.

Na variação acumulada de 2025, o cenário se mantém: queda de 27,1% nos setores de coque, derivados de petróleo e biocombustíveis, enquanto os demais continuam em alta. A indústria extrativista acumulou crescimento de 12,5% no ano, a confecção subiu 6,9% e a alimentícia, 5,9%.

Já no acumulado dos últimos 12 meses, os únicos segmentos com crescimento foram os de produtos alimentícios (9,1%) e indústrias extrativistas (3%). Por outro lado, os setores de coque, derivados de petróleo e biocombustíveis caíram 18,2% e o de confecção recuou 3,7%.

A Pesquisa Industrial Mensal acompanha mensalmente o comportamento das indústrias extrativas e de transformação nas 18 unidades da federação com maior participação no valor da transformação industrial nacional, além da região Nordeste como um todo.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vacina contra o Alzheimer tem avanço promissor e segue para testes em humanos

Imagem: Getty Images

Cientistas do estado do Novo México-EUA conseguiram um grande avanço no desenvolvimento de uma vacina que impede o avanço do Alzheimer. Segundo os pesquisadores, o imunizante ensina o sistema imunológico a eliminar a proteína tau, que em excesso danifica os neurônios e causa a perda de memória característica da doença.

Pesquisadores se preparam para testes em humanos

A vacina já foi testada com camundongos e primatas não humanos e teve como resultado a redução de danos cerebrais e até recuperou memória. Isso sugere que a vacina não apenas pode prevenir a progressão da doença, mas também interromper danos cerebrais já em curso. Esses achados foram reforçados por testes em primatas não humanos, conduzidos em colaboração com a Universidade da Califórnia, em Davis, que mostraram uma resposta imune robusta e duradoura.

O estudo foi publicado no Alzheimer’s & Dementia: The Journal of the Alzheimer’s Association, e realizado uma equipe de pesquisa liderada pelo Dr. Kiran Bhaskar, professor do Departamento de Genética Molecular e Microbiologia da Faculdade de Medicina da UNM

A ideia dos cientistas é chegar a uma solução menos invasiva e mais acessível do que os atuais tratamentos, promovendo uma mudança real no combate ao Alzheimer.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Juliana Soares, agredida com 61 socos em elevador em Natal, mostra recuperação sete dias após cirurgia de reconstrução facial

Foto: reprodução

Juliana Soares segue em processo de recuperação da cirurgia realizada para reconstruir a face. O procedimento foi necessário em razão dos 61 socos que ela sofreu do então namorado Igor Cabral em um elevador em Natal.

Nesta sexta-feira (8), ela mostrou nas redes sociais como está o rosto após 7 dias da realização da cirurgia pela qual passou no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL–UFRN/Ebserh).

O procedimento

Juliana foi submetida a uma osteossíntese que durou mais de sete horas. Foram utilizadas miniplacas, parafusos e feitas as correções das fraturas nas estruturas faciais, incluindo nariz, maxilar, bochecha e globo ocular.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Veja o que sabe sobre caso da brasileira, presa em Portugal, por suspeita de matar cinco filhos

Foto: Reprodução

Gisele Oliveira, de 40 anos, foi presa nesta quarta-feira (06), na cidade de Coimbra, em Portugal. A mulher é acusada de matar os próprios cinco filhos em Minas Gerais. Foragida da Justiça brasileira há cerca de um ano, ela foi localizada pela Polícia Judiciária portuguesa e teve a prisão preventiva decretada após audiência no Tribunal da Relação.

Investigações
Segundo o Ministério Público, Gisele é suspeita de ter envenenado as crianças ao longo de cinco anos, entre 2008 e 2013. Os casos ocorreram no município de Timóteo, a cerca de 200 km de Belo Horizonte.

No início, as mortes eram tratadas como naturais ou acidentais, mas a própria mãe da suspeita, e avó das vítimas, desconfiou da sequência de óbitos e procurou a polícia. Segundo ela, a filha dava sedativos às crianças durante a noite. A denúncia deu origem à investigação que levou ao pedido de prisão internacional.

Mãe da suspeita
Em entrevista exclusiva à RECORD, a mãe da brasileira presa em Portugal suspeita de matar cinco filhos contou que está assustada com os desdobramentos do caso. Segundo a mãe da suspeita, as mortes aconteceram depois que a mulher ofereceu doses altas de medicamentos às crianças. A senhora contou também que assustou com a atitude da filha, já que os netos eram saudáveis e estavam bem de saúde.

As duas primeiras crianças morreram em 2010. O Kauan, de 10 meses, e o João Vitor, de 2 anos. Em 2019, o crime volta a acontecer, quando outros dois filhos faleceram. A Ana Júlia e o Kaique, os dois com 1 ano. Em 2023, Gisele Oliveira teria matado a quinta vítima, o filho Tiago.

Ainda segundo a mãe de Gisele, a suspeita fazia tratamento com psicólogo e psiquiatra, mas interrompeu o tratamento. Após alegar problemas familiares, Gisele fugiu para Coimbra, onde foi presa. O governo brasileiro solicitou a extradição para que responda às acusações no país.

Prisão
No momento da prisão, Gisele estava ilegalmente em Portugal desde abril, vivendo com o atual companheiro e um filho menor de idade, que não é uma das vítimas. A polícia informou que a criança foi acolhida pelos serviços de proteção infantil do país. O homem, que é pai do menor e de três das crianças mortas no Brasil, não foi preso.

A brasileira não resistiu à prisão e, segundo as autoridades portuguesas, poderá permanecer detida por até 40 dias enquanto o Brasil formaliza o pedido de extradição. Se condenada pelos crimes, ela poderá enfrentar penas que, somadas, ultrapassam 150 anos de prisão, embora a legislação brasileira limite o cumprimento da pena a 30 anos, conforme o Código Penal vigente.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] MAIS UM: Saiba quem é o homem que espancou mulher com socos e cotoveladas em elevador no DF

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BandNews TV (@bandnewstv)

Vídeo: Reprodução

Um empresário do Distrito Federal foi preso na última quarta-feira (6) depois de agredir, com socos e cotoveladas, sua companheira. As agressões foram cometidas dentro do elevador do prédio onde o casal vivia, no Guará, e foram registradas por câmeras de segurança.

O homem é Cleber Lúcio Borges, ele tem 55 anos e vivia com a vítima há anos. Ele é empresário do ramo de móveis e tem empresas no Distrito Federal e em Goiás.

Cleber foi preso durante busca e apreensão realizada pela Polícia Civil (PCDF) na casa onde ele vivia com a vítima, na última quarta (6). Na ocasião, os policiais encontraram duas armas de fogo sem registro e mais de 500 munições para diferentes calibres.

Após a apreensão, o homem foi preso em flagrante por posse ilegal de armas e foi conduzido à delegacia, onde pagou fiança no valor de R$ 25.900.

Apesar do pagamento, o suspeito não foi liberado e permanece preso preventivamente devido às agressões que cometeu contra a companheira — já que não cabe fiança no processo pela agressão.

Até a manhã desta sexta-feira (8), o homem ainda estava preso no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal.

Denúncia feita pela mãe da vítima
Durante a internação da vítima, uma mulher de 34 anos, os médicos alertaram à mãe da mulher que os ferimentos tinham características de violência. Foi a mãe quem então acionou a Polícia Civil.

Após a denúncia, a polícia expediu um mandado de prisão preventiva e busca e apreensão contra Cleber, que foram deflagrados na última quarta (6), cinco dias após as agressões. Foi quando o empresário foi preso.

De acordo com as investigações, a mulher já foi vítima de outras agressões. Até esta semana, ela nunca tinha procurado as autoridades.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO E FOTOS: Motorista perde o controle e invade imóvel na Hermes da Fonseca

Vídeo: Gustavo Negreiros

Na manhã desta sexta-feira (8), um homem perdeu o controle do carro na Avenida Hermes da Fonseca, em Natal.

De acordo com testemunhas, ao sair de uma loja, ele deu ré com o veículo, colidiu com outro carro e, em seguida, acelerou, invadindo um imóvel.

Felizmente, ninguém ficou ferido. Houve apenas danos materiais.

Veja fotos:

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Paulinho Freire é o único gestor aprovado em Natal; Lula e Fátima são reprovados

Foto: Reprodução

Com o índice de 60,32% o prefeito de Natal, Paulinho Freire, é o único gestor da capital potiguar a ser aprovado pela população, de acordo com a mais recente pesquisa Exatus.

Enquanto isso, Fátima e Lula amargam uma reprovação de mais da metade da população. A governadora é rejeitada por 68,50%  e o presidente Lula tem 55,56% de desaprovação.

A pesquisa ouviu 819 eleitores entre os dias 29 e 30 de julho na capital potiguar. Tem margem de erro de 3,43 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

A pesquisa de maio foi realizada entre os dias 13 e 15 daquele mês, ouvindo 817 eleitores em Natal. A margem de erro também era de 3,43 pontos percentuais, para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%.

Opinião dos leitores

  1. Chupa essa jaboticaba aí Luladrão.
    Fatão na pindaíba também.
    Tem que ter cuidado na hora de votar o ano que entra, Zenaide, Fatão e Lula, não merece o seu voto.
    Se liga.
    Aprendam a votar.
    Esse Lula até agora só aumentou impostos e nada mais.
    Fora os três!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *