Um adolescente de 17 anos foi assassinado na frente da família, no final da tarde desta terça-feira (28), no distrito de Cana Brava, na cidade de Macaíba, região Metropolitana de Natal. De acordo com a polícia, o pai da vítima era o alvo.
Ainda segundo informações policiais, os criminosos chegaram em um carro, usando máscaras e armados com pistolas, eles perguntaram se “Novinho”, o pai de José, estava na casa e com a negativa eles decidiram matar o adolescente, que ainda pediu para não ser morto.
Após a execução os assassinos fugiram para um destino até agora desconhecido. A polícia foi acionada e realizou diligências, mas nenhum suspeito foi localizado.
A Polícia Federal (PF) deflagra, na manhã desta sexta-feira (12), a Operação Transparência para investigar irregularidades na destinação de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares. A ex-assessora do ex-presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira, Mariângela Fialek, é um dos alvos da ação da PF.
A ação concentra-se em Brasília, onde os agentes federais cumprem dois mandados de busca e apreensão.
A operação foca em apurar o desvio de verbas destinadas a projetos públicos. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e são cumpridos no Distrito Federal.
Os crimes sob investigação incluem peculato, falsidade ideológica, uso de documento falso e corrupção. O objetivo da PF é reunir provas para detalhar a extensão e o modo de operação do esquema de desvio de recursos públicos federais.
O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) criticou a decisão proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou nula a decisão da Câmara que manteve o mandato de Carla Zambelli (PL-SP).
Segundo Nikolas, a “Constituição não passa de um papel higiênico pro Moraes”.
“E tem gente achando que ainda da pra fazer algo contra a ditadura dentro da “normalidade”. Fecha o Congresso logo, não tem o porque estar aberto”, escreveu o parlamentar no X.
Moraes declarou nula a decisão da Câmara que manteve o mandato de Carla Zambelli (PL-SP) e determinou nesta quinta-feira, 11, a posse do suplente da parlamentar, Coronel Tadeu (PL-SP).
Para o ministro, a deliberação do plenário que rejeitou a cassação da parlamentar “ocorreu em clara violação” à Constituição.
Um novo golpe do Pix está se espalhando rapidamente pelo país e enganando até usuários experientes. A fraude imita processos reais dos bancos, cria um clima de urgência e usa engenharia social para levar a vítima a agir sem pensar.
Como o golpe funciona
Os criminosos enviam mensagens que parecem vir do banco ou da operadora, informando suspeita de fraude, bloqueio temporário ou necessidade de verificação urgente. O contato inclui um link que leva a um site falso, idêntico ao oficial.
Ao acessar a página e inserir dados como senha, CPF, conta ou token, a vítima fornece aos golpistas tudo o que precisam para acessar a conta real e realizar operações via Pix.
Por que o golpe engana até usuários experientes
A fraude combina:
clonagem de número, fazendo a mensagem parecer oficial;
páginas falsas muito bem produzidas;
mensagens com urgência, como “sua conta será bloqueada em 30 minutos”.
Esse conjunto reduz a atenção da vítima e aumenta a chance de erro.
O que acontece após clicar no link
Com os dados capturados, os golpistas podem habilitar o aplicativo em outro aparelho, alterar informações da conta e fazer transferências. Em alguns casos, chegam a fazer chamadas em vídeo fingindo ser atendentes para obter mais dados.
Como identificar que a mensagem é falsa
Mesmo sendo sofisticado, o golpe deixa sinais claros:
bancos não pedem senha, token ou dados sensíveis por WhatsApp, SMS ou ligação;
links encurtados ou com domínios estranhos;
erros de escrita;
mensagens enviadas em horários incomuns ou com ameaças de bloqueio imediato.
Como se proteger
Não clique em links enviados por mensagens.
Acesse sua conta apenas pelo aplicativo oficial.
Ative a autenticação em duas etapas.
Confirme qualquer alerta diretamente no app do banco ou pela central de atendimento.
A principal defesa é desconfiar de qualquer comunicação com tom de urgência e nunca fornecer dados de segurança fora do aplicativo oficial.
O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) publicou nesta sexta-feira (12) um vídeo que, segundo ele, mostra o agravamento do estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na postagem, Carlos afirma que não pretendia tornar público o material, mas decidiu fazê-lo por considerar necessário diante da piora do pai.
No texto que acompanha o vídeo, o vereador relata que Bolsonaro sofre reflexos da facada que sofreu em 2018 e que sua condição “só piora”, exigindo cuidados especiais 24 horas por dia. Ele afirma que a situação registrada nas imagens ocorreu antes da prisão do ex-presidente, mas reflete o que, segundo ele, a família enfrenta diariamente.
Carlos Bolsonaro diz ainda que há episódios “muito mais graves” do que os mostrados no vídeo e alerta para o risco de broncoaspiração devido ao refluxo constante, o que poderia levar à morte. Ele afirma que, sem acompanhamento médico contínuo e ambiente adequado, o ex-presidente estaria diante de uma “tragédia anunciada”.
A publicação ocorre em meio ao debate sobre o estado de saúde de Bolsonaro e o contexto político envolvendo sua prisão e processos em andamento.
Dois homens foram presos por porte ilegal de arma de fogo e tentativa de assalto pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite desta quinta-feira (11), no km 7 da BR-226, em Natal. A ação ocorreu durante a Operação Território Seguro, que reforça o policiamento em áreas estratégicas da capital.
Os indivíduos estavam em um Renault Logan prata que desobedeceu à ordem de parada. Após acompanhamento, o veículo entrou em uma rua sem saída e foi interceptado. No local, os policiais descobriram que o motorista era, na verdade, vítima de um assalto e estava sendo mantido sob ameaça pelos dois passageiros.
Durante a revista, a PRF apreendeu dois revólveres calibre .38, 13 munições e R$ 320 em espécie. Os dois homens foram presos por porte ilegal de arma e tentativa de roubo.
A ocorrência foi encaminhada à 1ª Delegacia de Plantão da Polícia Civil da Zona Sul para os procedimentos cabíveis. A ação integra a Operação Território Seguro, coordenada pelo Ministério da Justiça, que intensifica o patrulhamento preventivo na região metropolitana.
Fotos: Alejandro Zambrana/Secom/TSE e Mário Agra/Câmara dos Deputados
A Primeira Turma do STF analisa nesta sexta-feira (12) a decisão do ministro Alexandre de Moraes que cassou o mandato da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP), revertendo a posição da Câmara, que havia mantido a parlamentar no cargo. O julgamento acontece em plenário virtual, das 11h às 18h.
Moraes anulou a votação da Câmara e determinou a perda imediata do mandato, ordenando que o presidente da Casa, Hugo Motta, dê posse ao suplente em até 48 horas. Ele afirmou que os deputados não tinham competência para rever a decisão do STF e que a votação que preservou o mandato violou a Constituição.
Na quarta-feira (10), a Câmara rejeitou a cassação: foram 227 votos a favor e 170 contra — número insuficiente para atingir os 257 votos necessários. Com isso, o processo havia sido arquivado.
Carla Zambelli foi condenada em duas ações penais no STF:
10 anos de prisão pela invasão aos sistemas do CNJ;
5 anos e 3 meses por perseguição armada a um apoiador de Lula em 2022.
A deputada está presa na Itália desde junho, após fugir do Brasil. Foi detida nos arredores de Roma e aguarda análise da Justiça italiana sobre o pedido de extradição feito pelo governo brasileiro.
A Prefeitura de Extremoz notificou a empresa Paiva Empreendimentos, incorporadora responsável pelo Loteamento Portal do Sol, para que realize reparos nas vias e apresente um cronograma de conclusão do conjunto, diante dos recorrentes problemas enfrentados pelos moradores, principalmente relacionados às ruas esburacadas e à infraestrutura viária.
A gestão municipal explica aos moradores que o loteamento Portal do Sol ainda não foi oficialmente entregue ao município, pois não cumpriu os requisitos técnicos e legais exigidos para a incorporação ao patrimônio público. Por essa razão, a Prefeitura esclarece que, legalmente, não pode executar obras estruturais no local, uma vez que toda a responsabilidade permanece com o empreendedor.
A primeira notificação foi emitida no dia 26 de julho, quando o município cobrou a recuperação das ruas e a formalização do cronograma de entrega do loteamento Portal do Sol. Diante da continuidade dos problemas, uma nova notificação foi encaminhada em 19 de novembro, estabelecendo prazo de 48 horas para que a empresa se manifestasse e iniciasse os reparos necessários.
Após as cobranças, equipes técnicas da Prefeitura realizaram vistoria no local e constataram a presença de empresa contratada pela incorporadora executando serviços pontuais de recuperação em vias como a Rua Ariano Suassuna e a Rua Nova Andradina, conforme compromisso assumido pelo proprietário do empreendimento.
Apesar das ações emergenciais, a administração municipal destaca que os problemas no Portal do Sol continuam sendo acompanhados e que por isso foi instaurado auto de infração em desfavor da empresa, atualmente em tramitação técnica e jurídica, podendo resultar em sanções administrativas, incluindo multa.
“Toda a situação ocorre porque o loteamento segue em fase de implantação, não tendo sido entregue oficialmente ao município. Somente após o cumprimento integral das exigências legais a administração poderá assumir a manutenção das vias e demais serviços públicos”, reforça o secretário de meio ambiente e urbanismo, Jair Damasceno.
Enquanto isso, o município intensifica a fiscalização e as cobranças formais à incorporadora, com o objetivo de minimizar os transtornos à população e garantir que as obrigações legais do empreendedor sejam cumpridas.
A Guarda Nacional Bolivariana (GNB) da Venezuela cometeu graves violações de direitos humanos e crimes contra a humanidade ao longo de mais de uma década, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira (11) por uma Missão de Apuração de Fatos da ONU.
O documento aponta que a GNB esteve envolvida em detenções arbitrárias, violência sexual, tortura, repressão de protestos e perseguição política sistemática desde 2014, sob o regime de Nicolás Maduro. As vítimas, segundo a ONU, eram escolhidas por serem opositoras — ou percebidas como opositoras — ao governo.
“A repressão coordenada contra críticos do regime persiste há mais de dez anos”, afirmou Marta Valinas, chefe da missão.
O relatório também destaca o papel da GNB na operação “toc-toc”, realizada após as eleições de 2024, quando agentes realizaram batidas repentinas em casas de críticos, atingindo inclusive moradores de áreas pobres.
A publicação ocorre em meio ao aumento da tensão entre Estados Unidos e Venezuela, após o presidente americano, Donald Trump, voltar a mencionar a possibilidade de intervenção militar, sob o argumento de combater o tráfico de drogas. Maduro acusa Washington de tentar derrubá-lo para controlar as reservas de petróleo do país.
Integrantes do regime venezuelano rejeitaram as conclusões, classificando relatórios anteriores da ONU como “repletos de falsidades”.
A celebração dos 67 anos de Emancipação Política de São Gonçalo do Amarante ganhou um brilho especial na noite desta quinta-feira (11). Pela primeira vez, a praça do Parque das Fontes, no centro da cidade, recebeu uma moderna iluminação natalina e até neve artificial, atraindo uma multidão que aguardava ansiosa pelo acendimento oficial.
O secretário de Serviços Urbanos, Magnus Kebyo, ressaltou a importância do momento para a gestão municipal e para os moradores. “É uma alegria imensa. Com determinação, coragem e muito empenho, nosso prefeito, doutor Jaime, nos apresentou esse projeto de iluminação preparado com grande carinho. Hoje entregamos essa bela decoração natalina para que o povo de São Gonçalo tenha orgulho da sua cidade e receba o Menino Jesus de braços abertos e bem iluminados”, afirmou.
Além do Parque das Fontes e da Praça Senador Dinarte Mariz, outras 30 comunidades também estão recebendo decoração natalina com árvores e presépios. O investimento total é de R$ 2.680.000,00, provenientes da COSIP (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação)
O prefeito Jaime Calado realizou o acendimento das luzes ao lado da primeira-dama e senadora Zenaide Maia, emocionando o público que lotou a praça Prefeito Paulo Emídio de Medeiros. Houve show de fogos e até neve artificial, encantando crianças, jovens e adultos. “Essa iluminação é uma forma concreta de mostrar que a cidade se prepara para receber o Menino Jesus, nosso Salvador. No fim do ano, cresce em nós o desejo de confraternizar, ser solidário, perdoar. E, coincidindo com o aniversário da cidade, vivemos uma dupla emoção. Por isso inauguramos hoje essa linda e moderna iluminação natalina”, declarou o prefeito.
Moradores comemoraram a novidade. “Para mim e para a população é muito importante, porque nunca tivemos algo assim. Estamos vendo isso pela primeira vez, e é uma diversão para todos: crianças, adultos, todo mundo”, disse Lucicleide Melo, moradora do bairro Jardins.
A programação contou com apresentações do Samba do Galo, de Erlon Bezerra e participação especial de Mirelli Lima, embalando a celebração da data histórica e da nova iluminação natalina.
O morador Dartagnam Rodrigo, de Santo Antônio do Potengi, também destacou a iniciativa inédita. “Isso nunca aconteceu aqui. Estamos muito felizes com o que o prefeito Jaime Calado está trazendo para nós e para nossos filhos. É realmente algo inédito. Só temos a agradecer por esse momento tão especial.”
Nas redes sociais, a repercussão do evento foi imediata e ganhou grande alcance, impulsionada pelas imagens da neve artificial e pela beleza da iluminação. Além do prefeito Jaime Calado e da senadora Zenaide Maia, estiveram presentes na solenidade, a deputada estadual Terezinha Maia, o vice-prefeito Flávio Henrique, secretários municipais representados por Mada Calado e vereadores da cidade de São Gonçalo do Amarante.
A iluminação natalina estará acesa todos os dias, mas o espetáculo da neve artificial acontecerá de quinta-feira a domingo pelas próximas semanas.
Tyler Robinson, o jovem de 22 anos de Utah acusado de matar Charlie Kirk, compareceu pessoalmente ao tribunal pela primeira vez nesta quinta-feira (11).
Robinson, que até o momento havia sido ouvido apenas por videoconferência ou por áudio, chegou ao tribunal com algemas nos pulsos e tornozelos, mas vestindo camisa social, gravata e calça social.
Tyler Robinson é acusado de homicídio qualificado pelo assassinato a tiros do ativista conservador Charlie Kirk no dia 10 de setembro, no campus da Universidade Utah Valley. Os promotores planejam pedir a pena de morte.
Ao entrar, ele sorriu para os familiares sentados na primeira fila do tribunal. A mãe, que estava sentada ao lado do marido e do irmão de Robinson, se emocionou e enxugou as lágrimas com um lenço de papel.
A equipe jurídica de Robinson e o Gabinete do Xerife do Condado de Utah pediram ao juiz Tony Graf que proibisse câmeras no tribunal. Os advogados de defesa argumentam que a grande repercussão do caso na imprensa pode interferir no direito a um julgamento justo, porque a ampla divulgação de imagens dele algemado e vestindo roupas de presidiário poderia influenciar negativamente futuros jurados.
Até o momento, o juiz proibiu a mídia de filmar ou fotografar Robinson apenas enquanto ele estivesse algemado. A defesa dele luta para limitar mais o acesso da mídia às audiências.
E o que Fátima tem haver com o mijo dos outros.
amigo, não é “tem haver” é “tem a ver”.
A Segurança Pública do RN na Indigestão Fátima do PT , tá uma reieragem grande.