A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, terá na Rússia compromissos ligados à educação, cultura e combate à fome, além de programação que inclui visita ao Teatro Bolshoi, em Moscou, e a uma apresentação do balé “O Lago dos Cisnes”, em São Petersburgo, informou sua assessoria neste sábado (3).
Janja embarcou nesta sexta-feira (2) para Moscou, cinco dias antes de Lula, que só deve seguir para a Rússia no dia 7.
O motivo oficial da visita do presidente é a celebração dos 80 anos do Dia da Vitória —feriado russo que marca a rendição oficial da Alemanha nazista em 9 de maio de 1945, na Segunda Guerra Mundial.
“A primeira-dama Janja Lula da Silva integra a comitiva brasileira com destino à Rússia onde, além de acompanhar a agenda oficial do presidente Lula no país e a Cerimônia de celebração dos 80 anos do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial, cumprirá uma série de agendas entre os dias 4 e 8 de maio”, disse nota divulgada por sua assessoria.
De acordo com o texto, a relação entre Rússia e Brasil inclui importantes acordos de cooperação na área de educação e cultura, e Janja terá compromissos relacionados a esses temas, além da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, “iniciativa que a primeira-dama tem promovido com muita determinação desde quando a aliança foi proposta pelo presidente Lula durante a presidência brasileira do G20.”
Em Moscou, a primeira-dama terá encontros com a comunidade brasileira na Rússia, incluindo professores de língua portuguesa e alunos na Biblioteca de Literatura Estrangeira, além de participar de evento na Universidade HSE sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
“A convite do governo russo, Janja irá visitar diversos locais de importância histórica e cultural para o país, como o Teatro Bolshoi, visto que o Brasil é o único país fora da Rússia que possui uma filial do Teatro Bolshoi e da Escola do Teatro Bolshoi, o Kremlin de Moscou, o Museu Hermitage, a Catedral do Sangue Derramado e a Fábrica de Porcelana Imperial, uma das mais antigas da Europa, fundada em 1744, a primeira e única empresa na Rússia produzindo produtos de porcelana artísticos”, afirma a nota.
A assessoria diz ainda que, também a convite do governo de Vladimir Putin, a primeira-dama visitará São Petersburgo para encontro com professores russos e estudantes dos cursos de português e relações internacionais da Universidade Estatal da cidade, “além de visitar o Teatro Mariinsky, também uma das principais companhias de ballet da Rússia, onde irá assistir o ballet ‘Lago dos Cisnes’.”
A partir de quinta-feira (8), com a chegada de Lula, Janja o acompanhará nos compromissos oficiais.
Viagens da primeira-dama têm sido alvo de polêmicas, com questionamentos sobre os custos e a necessidade de sua presença em determinadas ocasiões. O presidente Lula defende a atuação de Janja e já disse que ela “vai estar aonde ela quiser, vai falar o que ela quiser e vai andar para onde ela quiser”. “É assim que eu acho que é o papel da mulher.”
As atividades e viagens feitas pela primeira-dama eram alvo de cobranças por maior transparência, o que também acabou motivando a criação de um cargo não remunerado para ela no Palácio do Planalto. O objetivo foi institucionalizar a sua participação em cerimônias e reuniões em diferentes estruturas do governo.
Folhapress

Vixe!
A mesma programação do Macron. KKKKKKKK
Eu sou FÃ de JANJA, estou preparando um FINAL DE SEMANA pra ELA e nosso presidente LULA aqui no litoral potiguar na minha casa de VERANEIO pra comer picanha com vinho importado.
Abelha gosta de mel, mosca gosta de m….
Agenda ou pontos turísticos? Enquanto isso quem está cuidando do idoso?
Esqueceram de divulgar a outra agenda CUltural da madame, essa muito mais movimentada, com direito a pega ladrão, esconde esconde, fugas espetaculares, amantes malhados, 007, carrões, fugas, um cinema.
Vai ter pit-stop na França? Uauuuuuuu
Quem paga a esses turistas adivinha quem é.
Eu e vcs.
É mole ou quer mais???
Imoral!
A nossa primeira DAMA sempre presente nos eventos: Uma mulher prendada e com formação SUPERIOR. Bem diferente da a anterior que do tinha o nível médio o antigo SEGUNDO GRAU (esqueceu de estudar ).
Você todas as 40 gramas de uma só vez
Mudou de nome, filho da Salete? E o Dedé e o Guguinha, como vão?
É inacreditável como pode a justiça brasileira assistir esses absurdos e não tomar uma providência em defesa do povo.
No Brasil não existe mais justiça, o STF virou um partido político de esquerda, hoje o nosso grande problema são os senadores que acompanham tudo isso de camarote e não faz nada, vamos ver se o povo aprende a votar nas próximas eleições
Cadê os petistas que estavam aqui? Povo esquisito!
Enquanto não estivermos como a Venezuela, o PT não vai parar! E o povo, nem OVO nem CAFÉ, muito menos CARNE.
O Brasil espera que a Janja discurse em russo nos eventos em que a sua presença é imprescindível, para que a vergonha e o mico sejam ainda maiores do que nos outros eventos em que já participou.
Coincidentemente Macron também foi. Kkkk
Quem será o acompanhante de Janja nesse evento?