Foto: Divulgação
O marqueteiro e jornalista Alan Oliveira palestrou nesta terça-feira (24), em Florianópolis/SC, durante o Compol Brasil, considerado o maior evento de comunicação institucional e marketing político da América Latina. O tema foi “Humanização e o storytelling como tempero da estratégia”.
Em sua apresentação, Alan destacou cases de algumas das 15 campanhas eleitorais realizadas por sua agência, a Persona Marketing, somente em 2025. Ele chamou atenção para estratégias vencedoras em disputas consideradas improváveis, além de ações consistentes de gestão da comunicação oficial durante os mandatos.
*Simbologia, reputação, gestão de imagem e IA na política*
Com criatividade, Alan recorreu à simbologia do basquete ao homenagear o ídolo Oscar Schmidt, com quem trabalhou em uma campanha publicitária em Natal/RN. Ele fez uma analogia entre o recorde histórico de arremessos de três pontos de Oscar e o uso, ou a ausência, da inteligência artificial na comunicação política, destacando a importância do elemento humano como diferencial estratégico.
Durante a palestra, foram apresentados exemplos de prefeitos do Rio Grande do Norte que conseguem equilibrar com sucesso a comunicação institucional e a comunicação pessoal. Além disso, foram expostos cases nacionais, como o do prefeito Topázio Neto (Florianópolis/SC) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ambos reconhecidos pelo posicionamento estratégico em suas gestões.
Outro ponto de destaque foi a repercussão do caso envolvendo a prefeita de Marituba/PA, Patrícia Alencar, após a divulgação indevida de um vídeo pessoal. Segundo Alan, a resposta rápida e assertiva diante da crise, somada à imagem consolidada da gestão, foi decisiva para conter danos e sustentar o apoio popular, inclusive no ambiente digital.
As boas práticas em comunicação pública do RN ganharam destaque nacional. Entre os cases apresentados, chamaram atenção o quadro “Repórter Mirim”, da Prefeitura de Pedro Avelino, e ações de prefeitos como José Figueiredo (São José de Mipibu), Wedna Mendonça (Passagem), Aize Bezerra (João Câmara) e Ricardo Brito (Pureza), todos do RN. Esses exemplos foram citados com foco no pertencimento e na conexão com a população.
“O Compol é um movimento de conteúdo diferenciado sobre como se deve fazer comunicação pública e marketing político no Brasil. Esta foi nossa segunda participação no evento, e é uma honra compartilhar as experiências da Persona e celebrar nossas conquistas com a equipe, os clientes e o público nacional”, declarou Alan Oliveira.
*Persona Summit 2025 já tem data confirmada*
Durante o evento, Alan também confirmou a 2ª edição do Persona Summit, marcada para 23 de outubro de 2025, no Holiday Inn Natal. Os ingressos promocionais estão disponíveis pelo Sympla, e as novidades podem ser acompanhadas pelo Instagram oficial @personasummit.
Entre os primeiros nomes confirmados para o line-up do evento estão: a prevista de Marituba/PA, Patrícia Alencar (teve no evento na primeira edição e volta após repercussão de vídeo que viralizou sobre sua dança nas redes sociais), Lucas Pimenta (SP), Emerson Saraiva – Eleja-se (PB), Fred Perillo (MG), Marcello Natale (SC), Júnior Campos (PB), Bárbara Silva (DF), além do próprio Alan Oliveira (RN).
Comente aqui