Os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), tem conversado desde terça-feira (5) sobre uma saída conjunta para o impasse em torno da obstrução nos trabalhos do Congresso.
A ideia seria um posicionamento único do Senado e da Câmara sobre medidas para evitar a paralisia da pauta legislativa.
A mesa diretora da Câmara pediu uma reunião com Hugo para alinhar uma postura em relação à obstrução — especialmente depois da fala do vice-presidente, Altineu Cortes (PL-RJ), de que colocará em votação o projeto da anistia caso o presidente da Câmara viaje ao exterior.
Para parlamentares do centrão, Hugo e Alcolumbre precisam fazer um aceno à oposição diante do que descrevem como um desconforto generalizado depois de ameaças do governo americano sobre sanções a autoridades brasileiras.
Por isso, não descartam a possibilidade de a Câmara votar um texto consensuado sobre anistia para encerrar o embate.
Uma versão alternativa do PL da Anistia estava sendo discutida entre Hugo e Alcolumbre. Bolsonaro também participava das negociações.
Essa versão não contemplaria o próprio Bolsonaro. O texto focaria na tipificação, em só crime, do que hoje tem dois enquadramentos distintos: tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado democrático de direito.
A ideia do projeto “light” de anistia é reduzir as penas totais de quem já foi condenado e, com isso, acelerar a liberdade de pessoas que já cumpriram tempo de suficiente de condenação.
Oposição: um bando de noiados, incompetentes e irresponsáveis, gastando tempo e dinheiro da nação por uma causa de anistia, onde sequer aconteceu o julgamento e a condenação… quadrilha de babões, aproveitadores e perdulários….
Anistia já, diferente daquela tempo atraz que anistiou, facinoras terroristas, assaltantes de bancos, sequestradores de autoridades do exterior. vai dormir matuto.
Governança avançada, inovação e cultura organizacional foram levados em consideração em Prêmio que leva assinatura do Valor Econômico, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Itaú e Fundação Dom Cabral
A Ecocil foi uma das 20 empresas do país vencedoras da primeira edição do Prêmio Médias de Valor, realizado na noite de ontem (sexta, 12) em um prestigiado evento no Hotel Rosewood, em São Paulo. Selecionada para o prêmio que contou com mais de 500 empresas inscritas, a Ecocil esteve entre vencedoras na faixa de faturamento entre R$ 15 milhões e R$ 99,9 milhões, sendo reconhecida pela governança, práticas de gestão e sustentabilidade. Apenas duas empresas do Nordeste estiveram entre as premiadas.
A avaliação realizada para o prêmio incluiu ampla verificação documental, análise de histórico e trajetória, além de considerar práticas de inclusão, sustentabilidade e impacto social na comunidade promovidas pelas empresas. A Ecocil respondeu a um amplo questionário técnico com 209 perguntas aprofundadas sobre as informações e práticas da empresa, que tem 77 anos de fundação.
“É um prêmio muito relevante e ter ganhado na primeira faixa de faturamento significa que estamos prontos para crescer”, destacou Silvio Bezerra, CEO da Ecocil, que esteve em São Paulo para receber a premiação ao lado do sócio, Marcelo Freitas. “É a primeira vez que a gente vê quatro instituições respeitadas dando força às médias empresas”, disse Silvio, mencionando as promotoras do Prêmio: jornal Valor Econômico, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Fundação Dom Cabral e Itaú Unibanco.
Para Silvio Bezerra, o que levou a Ecocil a conquistar o reconhecimento nacional foram, especialmente, as práticas de governança e transparência adotadas pela construtora. “Temos uma governança madura, típica das empresas listadas em bolsas de valores, apesar de ainda não termos tamanho para isso. Nossos instrumentos de governança corporativa são fantásticos”, comentou, mencionando o conselho consultivo que orienta os caminhos da empresa, as reuniões periódicas registradas em atas e o planejamento estratégico que sempre prevê os três anos à frente, e é anualmente revisitado, além das práticas ESG.
De acordo com o Valor Econômico, as empresas vencedoras se destacaram, sobretudo, pela gestão estratégica, atingindo 97% da nota máxima. Entre elas, a estratégia é formalizada, monitorada e integrada ao dia a dia. As vencedoras também se destacaram pela forte incorporação do propósito e dos valores à cultura organizacional, elementos chave para as decisões. A maturidade da gestão e a capacidade de inovação também foram consideradas.
Ao listar as vencedoras, o Prêmio Médias de Valor classificou a Ecocil como “empresas que se reinventou ao concentrar a atuação na Grande Natal, transformando o foco regional em vantagem competitiva. Hoje, detém cerca de 30% do mercado local”. O prêmio ressaltou ainda que a Ecocil “fortaleceu gestão, ampliou governança e acelerou lançamentos” e mencionou o Harmonia, mais novo e mais ousado projeto da construtora: “Em 2024, a Ecocil iniciou o seu projeto mais ousado: um complexo de 5 mil unidades de 240 hectares”, ressaltou.
A violência voltou a se destacar como uma das principais preocupações dos brasileiros. Uma nova pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado (13), revela que 16% da população apontam a segurança pública como o problema mais grave do país, ficando atrás apenas da saúde, citada por 20% dos entrevistados, liderando a lista.
A economia, que até abril liderava as preocupações de 22% das pessoas ouvidas, caiu para a terceira posição, com 11%.
Imagem: reprodução/Folha de S. Paulo
O levantamento foi realizado presencialmente entre os dias 2 e 4 de dezembro, com 2.002 participantes distribuídos em 113 municípios, e apresenta margem de erro de dois pontos percentuais.
Ao longo da gestão Lula 3, o Datafolha mostra que a saúde se mantém como uma preocupação constante e dominante, oscilando entre 20% e 22% da população. Já a economia, que chegou a liderar em março de 2024 com cerca de 22%, perdeu força ao longo do segundo semestre, fechando dezembro próximo a 10% ou 11%.
A segurança pública, por sua vez, teve um pico em setembro, atingindo aproximadamente 22%, antes de recuar para 16% na última medição.
Esse movimento sugere um deslocamento do foco da população do bolso para a segurança, enquanto a saúde segue como um gargalo estrutural persistente. Vale destacar que essas oscilações estão dentro da margem de erro de ±2 pontos percentuais.
O Flamengo está na final da Copa Intercontinental da Fifa depois de vencer o Pyramids neste sábado (13) pela semifinal da competição. O Rubro-negro, que ficou com a taça da Challenger Cup, terá agora o PSG pela frente na decisão do torneio mundial.
No Estádio Ahmad bin Ali, em Al-Rayyan, Léo Pereira abriu o placar aos 23 minutos de jogo. Arrascaeta cruzou na medida para o zagueiro mandar, de cabeça, para o fundo da rede.
Na segunda etapa, Arrascaeta apareceu de novo, em mais uma assistência, mas dessa vez para Danilo. Após cobrança de falta do uruguaio, Danilo surgiu na segunda trave para cabecear e ampliar o placar para o Rubro-negro.
O Flamengo agora se prepara para enfrentar o PSG, campeão da Champions League, na final do Intercontinental. As equipes entram em campo na próxima quarta-feira (17), às 14h (de Brasília), também no Estádio Ahmad bin Ali.
Os Estados Unidos apreenderam nesta semana, em águas internacionais próximas à Venezuela, o petroleiro Skipper, que transportava petróleo venezuelano ligado a um esquema de apoio econômico do governo de Nicolás Maduro a Cuba. Segundo documentos da estatal PDVSA, o navio saiu da Venezuela em 4 de dezembro com quase 2 milhões de barris de petróleo pesado, tendo como destino declarado o porto de Matanzas, em Cuba.
Dados de rastreamento indicam que apenas cerca de 50 mil barris foram transferidos para outro navio, o Neptune 6, que seguiu para Cuba. O restante da carga teria sido redirecionado à Ásia, principalmente à China, prática usada para gerar divisas ao governo cubano, segundo fontes do setor petrolífero venezuelano.
Venezuela e Cuba mantêm há décadas um acordo de fornecimento de petróleo subsidiado, em troca do envio de médicos, técnicos e profissionais de segurança cubanos a Caracas. Nos últimos anos, porém, grande parte do petróleo destinado à ilha tem sido revendida, devido às sanções internacionais.
A operação americana ocorreu na quarta-feira, quando agentes armados desceram de helicóptero sobre o Skipper. A tripulação, majoritariamente russa, não resistiu. Os EUA informaram que pedirão um mandado para apreender a carga, avaliada em dezenas de milhões de dólares, e que o navio seguirá para um porto americano, possivelmente no Texas.
Cuba, Venezuela e Irã classificaram a ação como “pirataria” e “terrorismo marítimo”. O Departamento do Tesouro dos EUA também anunciou sanções contra o empresário panamenho Ramón Carretero, apontado como principal intermediário do comércio de petróleo entre Venezuela e Cuba.
O caso expõe uma rede energética que envolve Venezuela, Cuba, Irã e Rússia, países sancionados por Washington que cooperam para manter exportações de petróleo fora do mercado formal, principalmente com destino à China.
A carga tributária brasileira registrou em 2024 o maior nível da série histórica iniciada em 2002, impulsionada pelo aumento de impostos em todos os níveis de governo — federal, estadual e municipal, aponta a Secretaria da Receita Federal. Em 2024, o peso dos tributos no Produto Interno Bruto (PIB) subiu dois pontos percentuais em relação a 2023 e atingiu um novo recorde, mantendo o país no patamar mais elevado em mais de duas décadas.
O crescimento da carga reflete elevações em tributos como PIS/Cofins, ICMS, IPI e IRRF, além da reversão de desonerações e do fim de subsídios, que impulsionaram a arrecadação. Esse aumento acontece mesmo com mudanças metodológicas adotadas pela Receita, que excluíram contribuições ao FGTS e ao Sistema S do cálculo, adotando práticas alinhadas a padrões internacionais
Imagem: reprodução/g1
Principais números
A carga tributária bruta total — soma de tributos pagos sobre a riqueza produzida no país (PIB) por União, estados e municípios — chegou a 32,2% do PIB em 2024, o maior patamar desde 2002, com alta de cerca de 2 pontos percentuais em relação a 2023.
Pela metodologia anterior de cálculo, a carga tributária teria atingido 34,1% do PIB, também um recorde histórico.
O crescimento da arrecadação foi puxado principalmente pelo aumento de tributos sobre bens e serviços, e também por maiores receitas de impostos como IRRF e IPI, além da reoneração de combustíveis.
Relembre outros aumentos de impostos desde o início do governo Lula:
Tributação de fundos exclusivos, os “offshores”;
Mudanças na tributação de incentivos (subvenções) concedidos por estados;
Tributação das bets;
Imposto sobre encomendas internacionais (taxa das blusinhas);
Reoneração gradual da folha de pagamentos;
Fim de benefícios para o setor de eventos (Perse);
Em evento com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou o que chamou de “polarização acirrada” no país e defendeu que “está na hora de mudar essa chave”.
O governador falava da importância do jornalismo, durante a inauguração do SBT News nessa sexta-feira (12), na capital paulista.
“Um momento de polarização acirrada, de polarização afetiva, onde as pessoas às vezes se odeiam simplesmente porque pensam diferente. Logo aqui, no Brasil, o país do sincretismo, o país da tolerância, está na hora de mudar essa chave”, começou Tarcísio.
“Está na hora de dar a volta por cima. Nós podemos sim pensar diferente. O debate vai acontecer na arena política. Mas a gente tem como construir a convergência. Um projeto de futuro”, acrescentou.
Essa não é a primeira vez que o chefe do Executivo paulista discursa sobre a necessidade de mudança no país. Em novembro, o governador afirmou que bastava o Brasil trocar o “CEO” para voltar a funcionar.
A sigla em inglês se refere ao diretor-executivo de uma organização, que ocupa o cargo mais alto na hierarquia de uma empresa. No caso da publicação de Tarcísio, era uma referência velada a Lula.
Apesar de insistir que será candidato à reeleição na disputa do ano que vem, o governador vinha sendo apontado como possível sucessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível.
Na semana passada, porém, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou que foi escolhido pelo pai para se lançar candidato ao Palácio do Planalto nas eleições de 2026.
Candidato do centrão, da faria lima, governa um pib maior do que o do Paraguai, Uruguai e igual o da Argentina.
Vai findar ficando sem nada pra largar de ser Otário.
Flávio Bolsonaro 22.
Um terremoto de magnitude 4,4 foi registrado na noite dessa sexta-feira (12) em Araxá, no interior de Minas Gerais. O tremor foi registrado por volta das 22h10.
De acordo com a Defesa Civil, até o momento não há registros de graves danos materiais nem de feridos ou vítimas fatais em decorrência do abalo. As mineradoras que atuam no município foram acionadas, e as barragens instaladas na cidade permanecem estáveis.
O Corpo de Bombeiros foi acionado após moradores relatarem a ocorrência de fortes estrondos, com intervalos de cerca de três segundos entre eles, além da sensação de tremores no solo.
Em nota, a Prefeitura alertou para a possibilidade de novos tremores nas próximas horas e informou que o município segue em monitoramento permanente, em conjunto com órgãos técnicos.
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, enviou nesta sexta-feira (12) ao Ministério da Justiça informações sobre onde a deputada Carla Zambelli (PL-SP) deverá cumprir pena caso seja extraditada. O documento será repassado às autoridades da Itália, que solicitaram os esclarecimentos.
Segundo Moraes, como Zambelli tem residência em Brasília, a pena deverá ser cumprida em um presídio da capital federal, conforme dados fornecidos pela Vara de Execuções Penais.
Presídio indicado
A deputada ficaria na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia, localizada no Gama, a cerca de 35 km do centro de Brasília.
A unidade tem capacidade para 1.062 detentas e abriga presas em regimes fechado, semiaberto e provisório.
Atualmente, 809 pessoas cumprem pena no local.
presídio conta ainda com uma Ala de Tratamento Psiquiátrico e oferece atendimento médico, psicológico, odontológico e ginecológico, além de assistência pediátrica, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária.
Um professor temporário da rede estadual de ensino foi afastado do cargo após ser flagrado com drogas enquanto estava acompanhado de um estudante, em Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar. O caso ocorreu nesta sexta-feira (13) e foi confirmado pela Secretaria de Estado da Educação (SEEC).
Segundo a pasta, o afastamento foi imediato e um procedimento administrativo foi aberto para apurar os fatos. As drogas foram encontradas na bolsa do professor durante uma abordagem da Polícia Militar. O educador e o estudante — que é maior de idade — foram conduzidos à delegacia, onde o aluno prestou depoimento como testemunha.
De acordo com o delegado Paulo Cesário, não houve prisão porque não foi configurado flagrante de tráfico. “Não ficou comprovado que ele estava traficando, nem que estava consumindo junto com o aluno. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência por posse de droga”, afirmou.
A SEEC informou ainda que o professor não estava em unidade escolar nem em horário de atividade da rede estadual no momento da abordagem e destacou que não compactua com condutas que violem a segurança e o bem-estar da comunidade escolar.
O município de Caiçara do Rio do Vento recebeu, nesta sexta-feira, o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), certificação máxima concedida aos entes públicos que se destacam pela excelência na transparência e no acesso às informações oficiais.
A conquista coloca Caiçara do Rio do Vento entre os municípios mais transparentes do Rio Grande do Norte, reforçando o compromisso da gestão municipal com a integridade, a responsabilidade administrativa e o respeito ao cidadão.
A prefeita Ceiça Lisboa celebrou o reconhecimento e destacou que a transparência é um dos pilares da atual administração.
“Esse Selo Diamante é resultado de um trabalho sério, responsável e comprometido com o dinheiro público. Transparência, para nossa gestão, é respeito à população e compromisso permanente com uma administração correta, aberta e acessível”, afirmou a prefeita.
O Programa Nacional de Transparência Pública avalia critérios rigorosos relacionados à transparência ativa, incluindo a disponibilização clara de informações sobre despesas, contratos, atos administrativos e gestão fiscal nos portais oficiais.
Não foi difícil tirar Bolsonaro do poder; difícil será fechar a porta do hospício que ele abriu!!!
Oposição: um bando de noiados, incompetentes e irresponsáveis, gastando tempo e dinheiro da nação por uma causa de anistia, onde sequer aconteceu o julgamento e a condenação… quadrilha de babões, aproveitadores e perdulários….
Anistia já, diferente daquela tempo atraz que anistiou, facinoras terroristas, assaltantes de bancos, sequestradores de autoridades do exterior. vai dormir matuto.