Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula decidiu embarcar para a Índia e a Coreia do Sul após o feriado de Carnaval levando na bagagem ministros, um governador do PT e representantes da indústria. A viagem marca a segunda agenda internacional do petista em 2026 e envolve compromissos políticos e econômicos fora do país.
Fazem parte da comitiva os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Esther Dweck (Gestão e Inovação), além do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Este confirmou que pretende discutir uma parceria entre o governo e a iniciativa privada para a produção de medicamentos contra o câncer por meio da Bahiafarma, uma estatal baiana voltada à fabricação de remédios oncológicos, hoje considerados de alto custo para o SUS.
Na Índia, Lula participará de uma Cúpula sobre Inteligência Artificial e cumprirá uma visita oficial de Estado. A aproximação ocorre no momento em que o Brasil tenta reforçar laços econômicos com o país asiático, especialmente após a imposição de tarifas pelos Estados Unidos, o que levou o governo federal a buscar novos parceiros comerciais.
Já a passagem pela Coreia do Sul faz parte da estratégia do Planalto de ampliar mercados internacionais, com foco na abertura para exportações de carne brasileira. Antes dessa agenda asiática, Lula esteve no Panamá, no fim de janeiro, onde firmou acordos voltados à facilitação de investimentos entre os dois países.
e por que não falou que Janja Esbanja vai junto pra cuidar do idoso?
Mais uma grande obra😵💫😵💫 para o Brasil e os brasileiros.
Fazer Turismo com o nosso dinheiro.
Um passeio desses gusta milhões de reais.
Diga aí uma grana dessas na mão de um administrador?
No entanto, vai pro lixo.
Se não fosse os idiotas não haveria os espertoes.
Qual foi o investimento que ele trouxe nesses tantas viagens, diga pelo ao menos um
Além de fazer turismo com nosso dinheiro mundo a fora ainda leva a gang do puxa saco
Muito bom! Sempre trazendo investimentos para nossa querida Pátria!