Geral

Moraes dá 15 dias para PF confirmar necessidade de cirurgia pedida por Bolsonaro

Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal faça perícia médica oficial, no prazo de 15 dias, para avaliar a necessidade de imediata intervenção cirúrgica apontada pela defesa de Jair Bolsonaro (PL), preso na Superintendência da PF, desde 25 de novembro.

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) apresentou, em 9 de dezembro, petição na qual pede autorização para que o ex-presidente realizasse procedimentos cirúrgicos no hospital DF Star, em Brasília.

“Conforme relatórios e exames médicos já apresentados a essa C. Suprema Corte, o Peticionário sofre de múltiplas comorbidades graves e crônicas, que incluem as sequelas permanentes das cirurgias abdominais decorrentes do atentado sofrido em 2018 e o quadro de soluços incoercíveis que já demandou atendimento médico urgente”, diz o documento.

Os advogados também pediram que Bolsonaro ficasse no hospital pelo “tempo necessário” para ter recuperação adequada.

A última vez em que Bolsonaro passou por cirurgia foi em setembro. À época, o ex-presidente realizou remoção de lesões na pele. O procedimento foi realizado pelo médico Claudio Birolini, também responsável pela operação de Bolsonaro em abril deste ano, no intestino.

Para justificar parte da solicitação, a defesa citou quadro “de doença grave, crônica, progressiva e múltipla” e precedentes de prisão domiciliar humanitária. “O quadro não é eventual ou pontual: trata-se de doença grave, crônica, progressiva e múltipla, enquadrando-se exatamente nas hipóteses de flexibilização autorizadas pelo art. 318, II, do CPP e pela jurisprudência consolidada desta Suprema Corte, inclusive em precedentes recentes”, diz a defesa.

O ex-presidente está preso desde 22 de novembro na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília (DF). Ele começou cumprindo prisão preventiva em regime fechado no local por causa do episódio da vigília e da tornozeleira. Após o trânsito em julgado do processo sobre a trama golpista, Jair Bolsonaro passou a cumprir a sentença em regime fechado, em 25 de novembro.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dependência financeira silencia 6 em cada 10 vítimas de violência doméstica no Brasil, indica estudo

Imagem: reprodução

Um estudo da Universidade de Brasília (UnB) aponta que a falta de recursos financeiros é uma das principais barreiras para que mulheres consigam romper o ciclo de violência doméstica no Brasil.

A pesquisa analisou dez relatórios nacionais publicados entre 2023 e 2025 e revelou que 61% das mulheres não denunciam as agressões por dependência econômica. Mais da metade (52,2%) vive com renda de até dois salários mínimos; 17,1% dizem ser impedidas de trabalhar ou estudar pelos agressores, e 10% afirmam não ter acesso ao próprio dinheiro.

Segundo a doutora em Psicologia Clínica e Cultura da UnB, Carolina Campos Afonso, a vulnerabilidade financeira contribui para o silêncio das vítimas. “A falta de renda pode potencializar essa situação. Não é um requisito a renda, mas muitas dessas mulheres sofrem violência doméstica e não conseguem sair dessa situação de violência que está atrelada a uma situação de vulnerabilidade econômica”, afirma.

Para enfrentar o problema, delegacias especializadas oferecem espaços de escuta sigilosa e acolhimento aos filhos das vítimas. A delegada Fernanda Caterine Dias orienta que a denúncia seja feita nos primeiros sinais de abuso e lembra que a Lei Maria da Penha prevê medidas de proteção. “Existem mecanismos como alimentos provisórios, auxílio-aluguel por até seis meses e o encaminhamento a centros especializados, onde essa mulher recebe apoio multidisciplinar e ajuda para entrar ou retornar ao mercado de trabalho”, explica.

Com informações de SBT News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Corrida Histórica de Parnamirim chega ao quarto ano e reúne mais de 2 mil corredores

A Corrida Histórica de Parnamirim, organizada pelo vereador e professor Ítalo Siqueira, foi realizada com grande sucesso neste domingo (14) e marcou o quarto ano consecutivo do evento, consolidando-se como uma das mais importantes corridas do calendário esportivo e cultural do município. A prova reuniu mais de 2 mil corredores, vindos de diversas cidades do Rio Grande do Norte, em um momento ímpar de confraternização, integração social e valorização da história local.

A corrida aconteceu dentro da Base Aérea de Natal, nas proximidades do Centro Cultural Trampolim da Vitória, proporcionando aos participantes uma experiência única. Ao longo do percurso, os corredores puderam vivenciar de perto marcos históricos que fazem parte da identidade de Parnamirim, cuja trajetória está diretamente ligada à Base Aérea e aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, além de reviver momentos importantes no Centro Cultural.

O evento foi marcado por um clima de celebração, emoção e pertencimento, unindo esporte, cultura e conhecimento histórico. A cada edição, a Corrida Histórica reforça seu papel na promoção da saúde, do turismo e da valorização do patrimônio histórico de Parnamirim.

A organização agradece a todos os apoiadores e patrocinadores, em especial ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira, à Base Aérea de Natal, à Prefeitura de Parnamirim, por meio da prefeita Nilda, ao presidente da Câmara Municipal, César Maia, e a todos que colaboraram para a realização do evento, que se consolida, mais uma vez, como um marco anual na história de Parnamirim.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Imagens mostram homem desarmando atirador em praia australiana; ‘Herói genuíno’, diz autoridade local

Imagens mostram um dos autores de ataque a tiros sendo desarmado por uma pessoa após atacar uma multidão na Austrália. A ação deixou ao menos 11 mortos neste domingo (14). Governador do estado australiano de Nova Gales do Sul, Chris Minns, chamou o homem de “heroi genuíno”.

“Esse homem é um heroi genuíno e não tenho dúvidas de que muitas, muitas pessoas estão vivas esta noite graças à sua bravura”, disse governador de Nova Gales do Sul.

“É a cena mais inacreditável que já vi: um homem se aproximando de um atirador que havia disparado contra a comunidade e, sozinho, o desarmando, colocando sua própria vida em risco para salvar a vida de inúmeras outras pessoas”, disse Minns em uma coletiva de imprensa no domingo.

A polícia australiana confirmou que ao menos 11 pessoas morreram após um ataque a tiros na praia de Bondi, em Sydney. Ainda há 11 feridos, sendo dois policiais. Um dos atiradores também morreu.

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Atiradores matam ao menos 11 pessoas em evento judaico da Austrália; um suspeito é morto e outro, detido

Um ataque a tiros neste domingo (14) na praia de Bondi, em Sydney, deixou 11 mortos e 11 feridos, incluindo dois policiais. Um dos suspeitos morreu e o outro foi preso. Vídeos nas redes sociais mostram pessoas correndo pela praia enquanto tiros e sirenes são ouvidos.

O ataque ocorreu durante uma celebração do festival judaico de Hanukkah e foi classificado pela polícia australiana como um ato terrorista. Segundo o primeiro-ministro de Nova Gales do Sul, Chris Minns, a ação foi planejada para atingir a comunidade judaica no primeiro dia da celebração.

O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, afirmou em nota que as imagens do local são “chocantes” e informou que equipes de emergência seguem atuando para salvar vidas.

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rio Grande do Norte passa a ter alistamento militar feminino a partir de 2026 após expansão feita pelas Forças Armadas

Foto: Divulgação/Exército Brasileiro

As Forças Armadas brasileiras expandiram o alistamento feminino, permitindo que, em 2026, mulheres de 22 Estados e 145 municípios se alistem no Exército, Marinha ou Aeronáutica. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (12). Neste ano, apenas 14 Estados e 29 municípios estavam inclusos no Serviço Militar Inicial Feminino.

Os Estados do Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia e Roraima foram incluídos na lista da qual já faziam parte Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo que haviam sido os primeiros a receber as mulheres nas Forças Armadas no Serviço Inicial.

O alistamento poderá ser feito de forma online ou presencial entre 1º de janeiro e 30 de julho de 2026, para mulheres que completarem 18 anos. A avaliação inclui inspeção de saúde, testes de aptidão física e verificações psicológicas e culturais.

A incorporação das selecionadas será realizada no primeiro ou segundo semestre de 2027. O número de vagas não foi divulgado. Em 2025, quase 34 mil mulheres se inscreveram voluntariamente para o serviço militar inicial no Brasil, com cerca de 1,5 mil vagas disponíveis.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Polícia divulga filmagem de suspeito de ataque a tiros em universidade dos EUA

Vídeo: Reprodução/X

A polícia de Providence, nos Estados Unidos, divulgou neste domingo (14) imagens do principal suspeito do ataque a tiros ocorrido na Universidade Brown, em Rhode Island. O crime deixou duas pessoas mortas e ao menos nove feridas e segue sob investigação, com o autor ainda foragido.

O vídeo foi publicado nas redes sociais como parte de uma estratégia para obter informações que levem à identificação e prisão do suspeito. Nas imagens, o homem aparece usando roupas escuras e touca, o que dificulta o reconhecimento facial. Junto à divulgação, a polícia disponibilizou um telefone para receber denúncias anônimas.

O ataque aconteceu no sábado (12), no prédio Barus & Holley, que abriga a Faculdade de Engenharia. Segundo a universidade, estudantes realizavam provas finais no momento em que os disparos foram efetuados, provocando pânico no campus.

Houve ainda relatos de tiros em uma rua próxima ao local, levantando a suspeita inicial de mais de um atirador. Até o momento, no entanto, as autoridades trabalham com a hipótese de um único autor. O FBI participa das investigações.

Com informações do Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Investigações da PF irritam centrão e escalam tensão entre Congresso, Planalto e STF

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O avanço de operações da Polícia Federal sobre suspeitas de desvios de recursos públicos ampliou o desgaste entre o Congresso Nacional, o governo Lula e o STF. Lideranças do centrão veem direcionamento político nas investigações, sobretudo nas apurações envolvendo emendas parlamentares, e já sinalizam possível retaliação em votações decisivas no fim do ano legislativo.

O estopim mais recente foi a operação Transparência, deflagrada na sexta-feira (12), que cumpriu mandados contra assessores ligados ao ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL). Autorizada pelo ministro Flávio Dino, a ação aprofundou o mal-estar entre parlamentares e o Supremo, especialmente após decisões que apertaram regras de transparência e execução das emendas ao Orçamento.

O incômodo se estende a investigações envolvendo o Banco Master e o Grupo Fit, cujos empresários mantêm relação com figuras influentes do centrão. PP e União Brasil anteciparam o desembarque do governo, alegando uso político de apurações e vazamentos para desgastar parlamentares às vésperas do calendário eleitoral.

O clima piorou ainda mais após o STF determinar a perda do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), contrariando decisão da Câmara. Deputados veem risco de enfraquecimento do Legislativo e temem que o entendimento de cassação automática passe a ser aplicado a outros casos. Com novos julgamentos sobre emendas previstos para 2026, a tensão entre os Poderes promete seguir em alta.

Com informações da Folha de S.Paulo

Opinião dos leitores

  1. Isso.so vai parar quando o senado brasileiro criar vergonha na cara e colocar esses ministros do STF em especial Moraes e Dino . Toma vergonha na cara Alcolumbre se não tomar as rédeas a ditadura da toga vai continuar a envergonhado o Brasil e toda a população

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Caso Zambelli expõe impasse entre Câmara e STF e leva Hugo Motta a buscar saída jurídica

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), acionou neste domingo (14) a área jurídica da Casa para avaliar como reagir à decisão do STF que determinou a perda imediata do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). A medida ocorre após o plenário da Câmara não alcançar os votos necessários para cassar a parlamentar, mesmo após duas condenações criminais definitivas.

Diante do impasse, Motta avalia consultar formalmente o Supremo para esclarecer a quem cabe a palavra final sobre a cassação de deputados federais: ao Legislativo ou à Corte. Zambelli é considerada foragida da Justiça brasileira desde junho e está presa na Itália, onde aguarda o andamento de um processo de extradição.

Mesmo com a decisão do plenário, o ministro Alexandre de Moraes decretou a perda do mandato, argumento referendado pela maioria do STF. Segundo a Corte, condenações criminais transitadas em julgado suspendem automaticamente os direitos políticos, o que impediria o exercício de mandato eletivo e autorizaria a convocação imediata do suplente.

O caso reacende um debate antigo entre os Poderes. Situações semelhantes ocorreram nos episódios envolvendo os ex-deputados Natan Donadon, Paulo Maluf e Paulo Feijó, quando o STF passou a defender que condenações em regime fechado tornam a cassação automática, sem necessidade de votação em plenário — entendimento que agora volta ao centro da crise institucional.

Com informações da CNN

Opinião dos leitores

  1. Hugo Mota ainda não foi afastado da presidência da Câmara simplesmente pelo fato do primeiro vice-presidente ser o deputado Átila cortês que é fo PL se não fosse Hugo Mota já não era mais presidente, se ele se abestalhar ele se lasca.

  2. Esse deputado Hugo Mota tá brincando com fogo 🔥 se ele não tiver muito cuidado o ministro Alexandre de Moraes manda afastar ele da presidência da Câmara dos deputados, pode anotar que pra acontecer isso é só ele não cumprir o mandato de afastamento dessa deputada presidiária da Carla zambelli, vamos aguardar os próximos capítulos dessa semana.

  3. As Polícias brasileiras e a justiça têm todo o apoio do povo brasileiro! Já que parte do povo gosta de votar em vagabundo, a PF e a Justiça resolvem o problema. Patrimônio sem explicação, capanha financiada pelo crime organizado, roubo de verbas de emendas, cumbustível e peculato com dinheiro de gabinete e assessores e XADREZ nessa vagabundagem.

  4. Vai buscar saída jurídica a onde hein?
    Em Patos PB é??
    Pensavam que o regime ia ficar na perseguição só na direita era?
    Pois chegou no centro.
    Tem que rezar na cartilha viu??
    A farra, a ganancia a brincadeira de vcs por dinheiro de emendas acabou!
    Da lhe Imperador Xandão!!
    Kkkkkkkk.
    Eu acho é pouco.
    Não quiseram aprovar a anistia.
    Kkkkkkkkkkkkkkkk…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Barulho na cela e saúde fragilizada levam STF a avaliar transferência de Bolsonaro

Foto: Reuters/Diego Herculano/Arquivo

O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa a possibilidade de transferir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, a chamada “Papudinha”, no Complexo Penitenciário da Papuda. A discussão ganhou força após a defesa alegar que o atual local de custódia provoca prejuízos à saúde do ex-mandatário, especialmente dores de cabeça atribuídas ao barulho constante de um gerador.

Antes de qualquer decisão, o ministro Alexandre de Moraes determinou a realização de uma perícia médica completa. A Polícia Federal tem prazo de até 15 dias para concluir o exame, que deve avaliar a real necessidade de procedimentos cirúrgicos indicados pelos advogados, como a correção de uma hérnia inguinal e o tratamento de crises recorrentes de soluços. Moraes destacou que o exame feito no dia da prisão não apontou urgência médica e que Bolsonaro já conta com atendimento médico contínuo.

Atualmente, Bolsonaro está detido em uma cela de cerca de 12 metros quadrados na sede da PF, equipada com cama, banheiro privativo, ar-condicionado, televisão e frigobar. Mesmo assim, aliados criticam as condições. O deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), presidente da Comissão de Segurança da Câmara, visitou o local e afirmou que o ex-presidente vive em regime semelhante ao isolamento, permanecendo até 22 horas por dia no espaço.

A situação ganhou novos contornos após o vereador Carlos Bolsonaro divulgar um vídeo em que o pai aparece soluçando enquanto dorme. Segundo ele, o quadro de saúde do ex-presidente estaria se agravando e exigiria cuidados médicos permanentes. A defesa sustenta que a transferência para uma unidade militar poderia oferecer ambiente mais adequado, argumento que agora será confrontado com o laudo pericial solicitado pelo STF.

Com informações do R7

Opinião dos leitores

  1. A VERDADE VERDADEIRA É OS CORRUPTOS E LADRÕES DE DINHEIRO PÚBLICO TEM MEDO DA VERDADE DE BOLSONARO, POIS ELE JOGOU LUZ NAS TREVAS DA CORRUPÇÃO , DA ANARQUIA DOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA INJUSTA COM COMPOSIÇÃO DE ALGUNS CRIMINOSOS BANDIDOS CORRUOPTOS VESTIDOS DE AUTORIDADES COMETENDO CRIMES CONTRA A NAÇÃO QUE TRABALHA E PAGA IMPOSTOS, JOGOU VERDADE ONDE HAVIA BANDIDAGENS , CORRUPÇÃO , MARACUTAIA NA TAL DEMOCRACIA DE BANDIDOS CORRUPDOS E DA NAÇÃO SÉRIA, JOGOU MONSTRANDO A POLITICAGEM QUE EXISTE EM BRASÍLIA, OM,POVO INOCENTE TRQBALHA PAGANDO ALTOS IMPOSTOS PARA OS CANANLHAS ROUBAREM, ROUBAREM E OS TRIBUNAIS NÃO VÊM OU PARTICIPA DO ASSALTO DO DINHEIRO PÚBLICO, UMA LIMPEZ ÉTICA E MORAL É URGENTE PARA EXPULSAR ESSES BANDIDOS DO SERVÇO PÚBLICO E PRENDE-LOS, TEM BANDIDO DEMAIS VESTIDO DE AUTORIDADE COMETENDO CRIMES CONTRA A NAÇÃO , ROUBANDO SEM DÓ O DINHEIRO PÚBLICO , O POVO DEVE REAGIR URGENTEMENTE A ESSA ANARQUIA IMPLANTADA POR SATANÁS E DIABÓLICOS QUE MANDAM E DESMANDAM LEVANDO A NAÇÃO A POBREZA EXTREMA , METADE DA POPULAÇÃO DO BRASIL JÁ ESTÁ NA POBREZA E NA MISÉRIA , PRECIDANDO DE ESMOLA PARA SOBREVIVER, OU SEJA, 100 MILHÕES E POBRES E MISÉRÃVEIS

  2. É o apenado com mais regalias que já se teve notícia. Manda logo esse bandido pra Papuda e pronto. Lugar de criminoso é no xadrez!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF recebeu proposta de código de conduta após desgaste com ministros

Foto: Antonio Augusto/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu, em outubro deste ano, uma proposta formal para a criação de um Código de Conduta voltado aos seus ministros. O documento, intitulado “A Responsabilidade pela Última Palavra”, foi elaborado pela Fundação FHC e entregue pessoalmente ao presidente da Corte, Edson Fachin, logo após sua posse, além de ter sido encaminhado aos demais ministros por e-mail e correio.

A proposta defende regras claras sobre deveres éticos, imparcialidade judicial, transparência de rendimentos, conduta pública e quarentena institucional para ex-ministros. Segundo a Fundação FHC, a adoção do código é necessária diante da perda de confiança social no tribunal. “A redução da confiança no Tribunal pode afetar sensivelmente sua capacidade de cumprir sua missão institucional”, afirma o texto.

O debate ganhou força após revelações envolvendo ministros da Corte. Entre os episódios citados está a viagem do ministro Dias Toffoli a Lima, no Peru, em um jatinho com advogado ligado a investigado do Banco Master, dias antes de impor sigilo máximo às investigações. Também veio à tona um contrato milionário firmado entre o Banco Master e o escritório da advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes.

Dentro do STF, Edson Fachin é um dos principais defensores da criação do Código de Conduta e trabalha em uma proposta inspirada no modelo do Tribunal Constitucional Federal da Alemanha, que impõe regras sobre palestras, eventos privados e divulgação de remunerações. Segundo a assessoria do Supremo, o texto ainda não tem data para ser pautado, mas está em negociação interna entre os ministros.

Com informações do Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *