Foto: Ricardo Stuckert/PR
O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz (CDU), afirmou que pretende conhecer melhor Belém em sua próxima passagem pelo Brasil. A declaração foi dada durante encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Joanesburgo, na África do Sul, durante a Cúpula do G20. Merz disse que planeja explorar mais a capital paraense, após ter gerado controvérsia com comentários feitos durante a COP30.
No dia 13 de novembro, ao encerrar sua agenda na conferência, Merz afirmou que ele e sua equipe estavam “contentes” por deixar Belém e retornar à Alemanha, o que provocou reação imediata de Lula. O chanceler não pediu desculpas diretamente, alegando que suas palavras foram tiradas de contexto. No novo encontro, Lula chegou a recomendar restaurantes e danças tradicionais da cidade.
Em publicação no X, Merz afirmou que pretende aproveitar melhor a experiência na próxima visita. “Da próxima vez que estiver em Belém, vou explorar mais – dos passos de dança à gastronomia local e à floresta tropical. Espero fortalecer ainda mais nossa relação de parceria e amizade”, escreveu. Lula comentou que o político alemão “não conheceu a noite de Belém” e atribuiu o episódio a “falta de experiência política”.
O governo brasileiro confirmou que Lula viajará à Alemanha em abril de 2026 para participar da abertura da Hannover Messe, importante feira de tecnologia industrial. Merz também reiterou apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), ao qual a Alemanha anunciou aporte de 1 bilhão de euros.
Com informações do Poder 360
Programe a sua viagem para daqui a 40 anos, visitei Belém a 20 e já era daquele modelo, não mudou nada, povo simpático, cidade suja, criminalidade em alta, urubus em demasia, sem acomodações dignas, o retrato pobre do Brasil que o presidente quer.
Se essa gente boa do Belém está esperando por Lula vai morrer na fedentida ele é um mentiroso, e Ladrão
Apenas educação protocolar do primeiro ministro alemão. Nada mais do que isso.
Será que até lá vão fazer os 80% que falta pra sanear Belém? Em caso negativo, vai continuar com o fedor a céu aberto.